A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto Dissertativo Argumentativo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto Dissertativo Argumentativo"— Transcrição da apresentação:

1 Texto Dissertativo Argumentativo
Redação Texto Dissertativo Argumentativo Professor: Ulisses Coelho Blog:

2 O que é a redação do ENEM? O tipo textual requisitado é o DISSERTATIVO – ARGUMENTATIVO, no qual você irá se posicionar frente a um tema de ordem social, científica, cultural ou política, no intuito de convencer o leitor acerca da concretude de seus argumentos.

3 O que é Texto Argumentativo Dissertativo?
Um texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. A opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos tendo como objetivo formar a opinião do leitor ou ouvinte e tentar convencê-lo de que a ideia defendida é correta. Para isso, é preciso expor e explicar ideias. É dessa mistura que vem a sua natureza: o texto é argumentativo porque defende uma tese e é dissertativo porque é necessário o uso de uma série de explicações que a justifiquem.

4 O que é Texto Argumentativo Dissertativo?
O objetivo de quem produz esse tipo de texto, no caso você, é, em última análise, convencer o leitor – ou pelo menos tentar -, mediante a apresentação de razões, por meio da evidência de provas e contando com um raciocínio coerente e consistente. Para alcançar essa coerência o estudante deve se preocupar, basicamente, em oferecer argumentos que se relacionem entre si e, principalmente, pensar naquilo que vai escrever.

5 Estrutura da redação Introdução A introdução apresenta o tema e traz o recorte que será feito dele. Como a introdução faz o primeiro contato com o leitor, preferencialmente deve conter uma contextualização nela e tem que expor a tese, o que tornará a leitura direcionada e facilitará a compreensão dos argumentos.

6 Estrutura da redação Desenvolvimento
O desenvolvimento é o que sustentará o texto. Nele confirmamos a tese, defendendo as ideias de forma consistente, se possível, provando-as. Uma ideia estratégica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando cada aspecto. Deves sempre apresentar dados científicos ou citações de pensadores da área que não estejam no material de apoio para fundamentar tua argumentação.

7 Estrutura da redação Conclusão
Na conclusão, você deve retomar as ideias que expôs na introdução e ligar os argumentos que as justificam, para confirmar a tese e apresentar uma proposta de solução para o problema.

8 Competências do ENEM Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; (NORMA PADRÃO) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

9 Competências do ENEM Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; (ARGUMENTAÇÃO e COERÊNCIA) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção argumentativa; (COESÃO)

10 Competências do ENEM Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. (SOLUÇÃO)

11 Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Ausência de marcas de oralidade e de registro informal (como “aí”, “opa”, “supimpa”…) Precisão vocabular (use palavras dicionarizadas, nada de querer falar bonito e inventar palavras que nem existem, ok?)

12 Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Obediência às regras gramaticais: Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal, Pontuação, Flexão de nomes e verbos, Colocação de pronomes átonos, Grafia das palavras, Acentuação gráfica, Emprego de letras maiúsculas e minúsculas, Divisão silábica na mudança de linha.

13 ARGUMENTAÇÃO leia com atenção a proposta da Redação Enem e os textos motivadores para Compreender bem o que está sendo solicitado; evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores; não copie trechos dos textos motivadores; reflita sobre o tema  da Redação Enem proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e quais os  argumentos que vai utilizar para defendê-lo;

14 ARGUMENTAÇÃO Apresentar uma tese (ideia) e as justificativas (argumentos) que defendam o seu ponto de vista;  Utilizar estratégias argumentativas – são recursos que você pode utilizar para desenvolver os argumentos que comprovem a sua tese, tais como: exemplos, dados estatísticos, pesquisas, fatos comprováveis, citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto, alusões históricas, e comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.

15 Coerência, Coerência, Coerência!!!

16 Coesão substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização, artigos; substituição de termos ou expressões por sinônimos, antônimos, hipônimos, hiperônimos, expressões resumitivas ou expressões metafóricas;

17 coesão substituição de substantivos, verbos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que resumam e retomem o que já foi dito; elipse ou omissão de elementos que já tenham sido citados anteriormente ou sejam facilmente identificáveis.

18 solução


Carregar ppt "Texto Dissertativo Argumentativo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google