A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tiago Felipe Ribeiro de Morais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tiago Felipe Ribeiro de Morais"— Transcrição da apresentação:

1 Tiago Felipe Ribeiro de Morais
CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS Missão: Formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras Ana Luyza Berti Luana El Guedr Renato Machado Tiago Felipe Ribeiro de Morais Disciplina: Engenharia IV Professor(a): Elias Ramos Turma: Arquitetura e Urbanismo, 6° período B Turno: Noturno Foz do Iguaçu 2016

2 Laje Pré-Moldada Protendida

3 Processo de Fabricação
São feitas cinco vigotas de 173m que aproximadamente conseguem cobrir 800m² de laje , e as vigotas são cortadas de acordo com a necessidade do cliente . De acordo com o vão e a sobrecarga são dimensionadas o tipo de vigota a ser utilizada , se utilizam vigotas de 3 a 7 fios de acordo com a necessidade da obra Utilizasse um aço especial de 4mm próprio para proteção o CP 175 e 3 vezes mais forte que o aço convencional (processo de fabricarão de uma empresa especifica Protempar)

4 Os fios de aço são presos em uma das extremidades da pista para, em seguida, serem esticados por macaco hidráulico e presos na outra extremidade. São usadas cunhas especiais para manter a tensão aplicada nos fios, evitando assim, a relaxação natural do aço.

5 Em seguida, os agregados da massa de concreto são dosados por balanças eletrônicas controladas por computador. A massa é batida e levada até a máquina extrusora que molda as viguetas no formato “T”. Quando o concreto está curado, as viguetas são serradas nos tamanhos adequados para cada obra.

6 Processo de fabricação
São constituídas por concreto estrutural, executadas industrialmente sob rigorosas condições de controle de qualidade, com seção de concreto usualmente formando um “T” invertido, com armadura ativa pré-tensionada totalmente englobada pelo concreto da vigota, também designada em projeto como LP (Laje Protendida).

7 Ex: de Vigueta com 7 fios e EPS de 12 cm de altura que serve para grandes vãos e sobrecargas.
As Lajes pré moldadas com EPS deixa a laje mais leve é muito mais viavel do que com cerâmicas.

8 Vantagens Permite atingir vãos e cargas elevadas , ate mesmo na etapa de montagem Redução significativa de escoramento Vãos maiores sem aumento da espessura Redução do volume de concreto Redução do preso próprio Redução de vigamentos e pilares Diminuição da mão de obra Remoção antecipada do escoramento Diminuição de fissuras

9 Vigotas Protendidas com EPS

10 Pilares Detalhamento dos pilares com dimensões de 15x40m utilizando o espaçamento das paredes para melhor acabamento colocados de 5 à 7m.

11 Divisórias Detalhamento das divisórias feito em gesso acartonado
Divisórias em alvenaria

12 Vigas Disposição das vigas

13 Corte

14 Detalhes

15 Conclusão Muitas vezes, a solução protendida deixa de ser usada porque um dos participantes não estão familiarizado com a tecnologia da protensão e suas vantagens como maior liberdade arquitetônica, vãos maiores e maior flexibilidade, estruturas de transição resolvendo o conflito da descontinuidade vertical no uso da edificação, ambientes amplos e livres de pilares, garagens generosas, etc. Em resumo, a pós-tensão promove o concreto e melhora a qualidade da estrutura. Nos últimos tempos, graças a uma vivência já bastante amadurecida, as características do concreto protendido vêm sendo muito bem aproveitadas também no campo das laje protendida, fato interessante porque cabe à laje uma parcela significativa do custo da estrutura. Do interesse comum que uniu os esforços de estudiosos, projetistas, firmas de protensão e construtores, resultaram as Normas e Recomendações disponíveis sobre o assunto, tendo já sido projetadas e construídas com sucesso pelo mundo afora milhões de metros quadrados de lajes protendidas.


Carregar ppt "Tiago Felipe Ribeiro de Morais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google