A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESIGUALDADE REGIONAL e regionalismos NO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESIGUALDADE REGIONAL e regionalismos NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 DESIGUALDADE REGIONAL e regionalismos NO BRASIL
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG-0386: Regionalização do Espaço Brasileiro DG/FFLCH/USP DESIGUALDADE REGIONAL e regionalismos NO BRASIL

2 ESQUEMA DA AULA 1. Breve recapitulação de aulas anteriores
2. Regionalismo no mundo 3. Regionalismo no Brasil 4. Reflexões teórico-metodológicas e conceituais

3 2. REGIONALISMO NO MUNDO

4

5 República da Irlanda x Irlanda do Norte
Séc. XIX: Union Act (Irlanda se integra ao Reino Unido da Grã- Bretanha) Resistência e surgimento do Estado Livre da Irlanda (1922)/Irlanda do Norte (Ulster) permanece sob o domínio ingles Na década de 1960 acirram-se os conflitos; Os católicos do norte, minoria, demandavam a unificação com a República da Irlanda (maioria católica). Protestantes, majoritários no Norte, foram historicamente contrários.

6 A questão basca

7 A questão basca Estima-se que o povo basco (atualmente 3 milhões de pessoas) ocupe a península ibérica há mais de 2000 anos, tendo construído aí uma identidade cultural, linguística e territorial) Acirramento dos conflitos durante a ditadura do general Franco ( ) Surgimento do ETA-Euzkadi Ta Askatana/Pátria Basca e Liberdade, em 1959

8 Outros exemplos de regionalismo no mundo
A questão Palestina Os conflitos entre Rússia e República da Chechênia (independência sem reconhecimento internacional) Rússia, Geórgia e Ossétia do Sul (reconhecimento da independência em 2008) Sérvia e Kosovo (não tem o reconhecimento de independência por parte da comunidade internacional) China e Tibete

9 3. O REGIONALISMO NO BRASIL

10 Conflitos regionais na história o Brasil
Capitanias isoladas criam um “sentimento regional” Alguns exemplos: Inconfidência Mineira (1789); Revolta dos Alfaiates, Bahia (1798); Conspiração dos Suaçunas, Olinda (1800); Confederação do Equador, Pernambuco (1824), Guerra dos Farrapos, RGS ( ); Revolução Praieira ( ), Pernambuco; Guerra do Contestado ( ), entre Paraná e Santa Catarina, entre outros.

11 Particularidades dos regionalismos brasileiros
No período em que se formou o Estado sem que existisse ainda a nação, as pessoas se julgavam primeiro pernambucanas, paraibanas, paulistas, mineiras, fluminenses, gaúchas etc. e depois brasileiras. A condição de brasileiro, da nacionalidade, vinha depois da naturalidade. (Andrade, 2004) Assim, em certa medida, pode-se dizer que há uma relativa coincidência “territorial entre divisão político-administrativa e regionalismo (gaúcho, baiano, paulista, carioca etc)

12 Separatismo do Sul

13 4.REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E CONCEITUAIS

14 A nação como semióforo Marilena Chauí (2001)pergunta, em “Brasil – Mito fundador e sociedade autoritária”: como dar à divisão econômica, social e política a forma de uma unidade indivisa? A ideia de nação enquanto semióforo do Estado – matriz do poder político (Chauí, 2001)

15 A formação dos Estados Modernos e a gênese dos regionalismos
O regionalismo é gerado no contexto dos estados modernos: os estados-nacionais hoje conhecidos foram consolidados, em sua maior parte, a partir do domínio hegemônico de uma região que impôs cultura, língua, religião e sistema produtivo sobre as outras (Castro, 1997: 187)

16 Em busca de uma definição
...reinvidicação política de um grupo de pessoas identificado territorialmente contra um ou muitos mecanismos do Estado (Markusen, 1981: 83)

17 Sobre a natureza dos regionalismos
...embora identidades culturais fortes como língua, religião e etnia sejam símbolos eficientes nas disputas regionalistas, o regionalismo não se esgota neste tipo de viés cultural. Movimento político de base territorial (desdobramento da dialética territorial da parte versus o todo) (Castro, 1997: 186) (CASTRO, 1997: 188)

18 Referências Bibliográficas
ANDRADE, Manuel Correia de. A questão do território no Brasil. SP: Hucitec, ª. Ed. CASTRO, Iná Elias de. Visibilidade da região e do regionalismo. A escala brasileira em questão. In: Lavinas, Lena; CARLEIAL, Lana M. da F.; NABUCO, Maria R. (orgs). Integração, região e regionalismo. RJ: Bertrand, 1994, pp ____. Imaginário político e território: natureza, regionalismo e representação. In: CASTRO; GOMES; CORRÊA (Orgs). Explorações Geográficas. RJ: Bertrand Brasil, 1997, pp CHAUÍ, Marilena. Brasil-mito fundador e sociedade autoritária. Disponível em de_autoritaria_marilena_chaui.pdf MARKUSEN, Ann. Região e regionalismo: um enfoque marxista, Revista Espaço e Debates, Ano 1, n. 2, 1981, pp


Carregar ppt "DESIGUALDADE REGIONAL e regionalismos NO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google