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Introdução: “Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado outro. Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois,

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Apresentação em tema: "Introdução: “Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado outro. Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois,"— Transcrição da apresentação:

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2 Introdução: “Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado outro. Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”. Mateus 24:

3 Este texto (Mateus 24:40-42) é utilizado para fundamentar a teoria de que os santos serão raptados secretamente antes da volta de Jesus.

4 Esta teoria firmada neste texto isolado é um mito medieval que usurpa a grandeza e a majestade da volta de Jesus. Em Mateus 24 Jesus apresenta a maior profecia de Sua vinda.

5 E no contexto (Mat. 24:48-51) evidencia-se o ensino claro de Jesus: Estar alerta, porque ao retornar o Senhor, um será “tomado”, outro será “deixado”.

6 Em Sodoma e Gomorra apenas três pessoas foram “levadas”, isto é: escaparam da destruição. No dilúvio, oito se salvaram. Na destruição de Jerusalém, quem estava alerta (Mat. 24:15-20), fugiu e se salvou. Nenhuma daquelas pessoas foi arrebatada.

7 Quais os únicos que, segundo a Bíblia foram arrebatados e de que maneira? Gen. 5:21-24; II Rs. 2: A Bíblia ensina que somente foram arrebatados e o arrebatamento não foi secreto.

8 I PARTE A MANEIRA DO RETORNO DE CRISTO

9 Retorno Literal e Pessoal
Retorno Literal e Pessoal. Quando Jesus ascendeu numa nuvem, dois anjos dirigiram-se aos discípulos, que ainda contemplavam, pasmados, o Salvador que acabara de desaparecer lá no alto, dizendo-lhes: “Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao Céu virá do modo como O vistes subir” (Atos 1:11).

10 Retorno Visível. A vinda de Cristo não será uma experiência interior, invisível, mas um real encontro com uma Pessoa visível. Não deixando qualquer terreno a dúvidas quanto à visibilidade de Seu retorno, Jesus advertiu Seus discípulos contra o risco de imaginarem um retorno secreto, ao comparar Sua volta com a luminosidade e visibilidade do relâmpago (Mat. 24:27).

11 A Escritura declara positivamente que tanto os justos quanto os ímpios testemunharão ao mesmo tempo Sua vinda. João escreveu: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá, até quantos O traspassaram” (Apoc.1:7).

12 E Cristo mencionou a reação dos ímpios: “Todos os povos da Terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do Céu com poder e muita glória” (Mat. 24:30).

13 Retorno Audível. Acrescentando informações ao quadro de um reconhecimento universal do retorno de Cristo, a Bíblia afirma que Sua vinda também se caracterizará por sons muito audíveis: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos Céus” (I Tess. 4:6). O “grande clangor de trombeta” acompanha a reunião de Seu povo. Nada há de secreto aqui.

14 Retorno Glorioso. Ao Cristo retornar, vem Ele como um conquistador, com poder e “na glória de Seu Pai, com os Seus anjos” (Mat. 16:27). O apóstolo João retrata a glória do retorno de Cristo de modo mais dramático. Ele apresenta o quadro de Cristo cavalgando um cavalo branco e conduzindo inumeráveis exércitos celestiais.

15 O esplendor sobrenatural do Cristo glorificado é evidente (Apoc

16 Acompanhado de Evento Cataclísmico
Acompanhado de Evento Cataclísmico. De modo semelhante ao dilúvio, o sonho de Nabucodonosor – a estátua de metal – retrata a maneira cataclísmica pela qual Cristo estabelecerá Seu reino de glória.

17 Nabucodonosor viu uma grande imagem, cuja “cabeça era de fino ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e os quadris de bronze, as pernas de ferro, os pés em parte de ferro, em parte de barro”.

18 Depois “uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou. Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras do estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha que encheu toda a Terra” (Dan. 2:32-35).

19 Através desse sonho, Deus concedeu a Nabucodonosor um resumo da história mundial. Entre os dias do rei e o estabelecimento do sempiterno reino de Cristo (a pedra).

20 Quando Cristo aparecer; esse reino (a pedra) atingirá a imagem “nos pés de ferro e de barro” e “esmiuçará e consumirá todos estes reinos” (as nações da terra), não deixando deles nem vestígios” (Dan. 2:34, 44 e 35).

21 Como Lucas descreve estes eventos confirmando as palavras de Daniel
Como Lucas descreve estes eventos confirmando as palavras de Daniel? Luc. 21:25-28.

22 Efetivamente, o Segundo Advento é um acontecimento sensacional.

23 II PARTE Um outro fator, é que a teoria do arrebatamento secreto lança por terra a doutrina bíblica da ressurreição, como pode ser visto em I Coríntios 15:51-54 e I Tessalonicenses 4:13-18.

24 Na primeira ressurreição, participarão todos os justos mortos de todas as épocas (I Tess 4: 16), com os justos vivos, serão todos arrebatados (I Tes. 4:17).

25 Contudo, se o arrebatamento é secreto não há necessidade de uma ressurreição, já que os justos ressuscitados terão que se juntar aos vivos em um arrebatamento visível (o Senhor descerá do Céu) e audível com alarido, voz de Arcanjo e ao som de trombeta (I Tes. 4:13-18).

26 Como vimos a volta de Cristo não pode ser secreta, pois Deus precisa vindicar o Seu caráter diante de todo o Universo, destruir a morte e o pecado, o pior inimigo do homem e desmascarar o arquiinimigo de Deus, Satanás.

27 Por todas estas razões a vinda de Cristo precisa ser uma grande manifestação. Afinal de contas, Sua volta é o maior acontecimento da história.


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