A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A História da Bíblia Sagrada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A História da Bíblia Sagrada"— Transcrição da apresentação:

1 A História da Bíblia Sagrada

2 Introdução: A Bíblia – o livro mais lido, traduzido e distribuído do mundo. Hoje é possível encontrar a Bíblia, completa ou em porções, em mais de línguas diferentes. A Bíblia foi escrita por cerca de 36 escritores, num período de 16 séculos, sob a direção do Espírito Santo.

3 Introdução: É composta de 66 livros, capítulos, versículos, mais de palavras e aproximadamente letras. A Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros, e Novo Testamento com 27 livros – total: 66 livros. A palavra “Testamento” significa pacto, aliança.

4 Os Originais Os originais da Bíblia são a base para a elaboração de uma tradução confiável das Escrituras. Antigo Testamento: a maior parte foi escrita em hebraico e alguns textos em aramaico. Novo Testamento: foi escrito originalmente em grego, que era a língua mais utilizada na época.

5 Antigo Testamento Muitos séculos antes de Cristo, os escribas, sacerdotes, profetas, reis e poetas do povo hebreu mantiveram registros de sua história e de seu relacionamento com Deus. Esses registros tinham grande significado e importância em suas vidas e, por isso, foram copiados muitas vezes, e passados de geração em geração.

6 Antigo Testamento A Lei: Composta pelos livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Os Profetas: Incluíam os livros de Isaías, Jeremias, Ezequiel, os Doze Profetas Menores, Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis. As Escrituras: Poesia: os Salmos, além de Provérbios - Jó, Ester, Cantares de Salomão, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Daniel, Esdras, Neemias e 1 e 2 Crônicas.

7 Hebraico `bv'y al{ ~ycile bv;Amb.W dm'[' al{ ~yaiJ'x; %r,d,b.W ~y[iv'r> tc;[]B; %l;h' al{ rv,a] vyaih'-yrev.a

8 Novo Testamento Grego Os primeiros manuscritos do Novo Testamento que chegaram até nós são algumas das cartas do Apóstolo Paulo. A necessidade de ensinar novos convertidos resultaram na escrita dos Evangelhos. Outras cartas, exortações, sermões e manuscritos cristãos similares também começaram a circular.

9 Novo Testamento pa/sa grafh. qeo,pneustoj kai. wvfe,limoj pro.j didaskali,an( pro.j evlegmo,n( pro.j evpano,rqwsin( pro.j paidei,an th.n evn dikaiosu,nh|(

10 A Primeira Tradução Estima-se que a primeira tradução foi elaborada entre 200 a 300 anos antes de Cristo. O Antigo Testamento foi traduzido para o grego. Porém, não eram apenas os judeus que viviam no estrangeiro que tinham dificuldade de ler o original em hebraico: com o cativeiro da Babilônia, os judeus da Palestina também já não falavam mais o hebraico.

11 A Primeira Tradução Durante o século II a.C., Alexandria, onde se falava o idioma grego, o rei egípcio Ptolomeu Filadelfo II ( a.C.), se orgulhava de sua rica biblioteca. Porém, ele não possuia uma Bíblia em grego. Septuaginta (ou Tradução dos Setenta): Esta foi a primeira tradução. Realizada por 70 sábios, ela contém sete livros que não fazem parte da coleção hebraica.

12 Primeiras Escrituras Impressas
Na Alemanha, em meados do Século 15, um ourives chamado Johannes Gutenberg desenvolveu a arte de fundir tipos metálicos móveis. O primeiro livro de grande porte produzido por sua prensa foi a Bíblia em latim. Esta nova arte foi utilizada para imprimir Bíblias em seis línguas antes de 1500 – alemão, italiano, francês, tcheco, holandês e catalão.

13 Descobertas Arqueológicas
Os manuscritos mais antigos que existem de trechos do Antigo Testamento datam de 850 d.C. Mas sem dúvida a maior descoberta ocorreu em 1947, quando um pastor beduíno, que buscava uma cabra perdida de seu rebanho, encontrou por acaso os Manuscritos do Mar Morto, na região de Jericó.

14 Descobertas Arqueológicas
Destaca-se, entre estes documentos, uma cópia quase completa do livro de Isaías, feita cerca de 100 a.C. Especialistas compararam o texto dessa cópia com o texto-padrão do Antigo Testamento hebraico (o manuscrito chamado Codex Leningradense, de 1008 d.C.) e descobriram que as diferenças entre ambos eram mínimas.

15 Aplicação: “7 A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. 8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. 9 O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. 10 São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.” Salmo 19


Carregar ppt "A História da Bíblia Sagrada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google