A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por que o nome MISTAGÓGICO?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por que o nome MISTAGÓGICO?"— Transcrição da apresentação:

1

2 Por que o nome MISTAGÓGICO?
Memória e Mística Por que o nome MISTAGÓGICO?

3 Agogia tem a ver com guiar
MIST + AGOGIA Mist vem de mistério Agogia tem a ver com guiar Mistagogia é a ação de guiar para dentro do mistério Memória e Mística

4

5

6 De onde surgiu o Encontro Mistagógico?
Memória e Mística Edição 2014 De onde surgiu o Encontro Mistagógico?

7 Memória e Mística Edição 2014
Percepções a partir do acompanhamento ( ) Contexto de mudanças no modelo organizacional da Província Experiência do Grupo Marista (Província Marista Brasil Centro-Sul)

8 Encontro Mistagógico Marista Provincial 2014
21 de maio Ilha Grande dos Marinheiros

9

10

11 Memória e Mística Edição 2014 Caroline Saut Rosana Eliseu
Vanessa Nopes Diego Farias Raquel Borges Lindolfo Reckziegel Ivone de Azevedo Diva Fonseca Carolina Carlet Antônio Dilar Carla Goulart Dione Gauto Flávia Prudêncio Jocimar Souza

12 Princípios da atuação marista em contextos de vulnerabilidade social
Memória e Mística Edição 2014 Princípios da atuação marista em contextos de vulnerabilidade social

13 Memória e Mística Edição 2014
O termo princípio significa começo ou causa de algum fenômeno. Princípio também pode ser definido como a causa primária, o momento, o local ou trecho em que algo, uma ação ou um conhecimento tem origem. Princípio diz respeito a linhas mestras, dentro das quais alguém se move; são atributos morais e éticos que pautam a conduta de um ser humano. Os princípios têm uma função importante para a vida em sociedade. Indicam determinados valores ligados a um comportamento ético e justo, focado na atuação com o objetivo de construir uma outra/nova ordem/desordem social. Se os princípios forem ignorados, perde-se a base e o sentido pelo qual a existência justifica-se. Muitas pessoas marcaram a história da humanidade porque viveram intensamente os princípios que escolheram viver. Então, de uma forma ou outra, nós estamos marcando também a história de muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos. Daí vem a pergunta: quais são os princípios da atuação marista em contextos de vulnerabilidade social?

14

15

16 Referencial teórico

17

18 Acompanhamento de 2014 Visitas (transição e técnica)
* Enfoque (princípios e desdobramentos na unidade)

19 Encaminhamento Sugestão do assessor: Reunir as produções dos grupos
Fazer síntese: equipe Redigir os princípios: equipe Eis a síntese:

20 Princípios da atuação marista em contextos de vulnerabilidade social
Reino de Deus Solidariedade Realidade Formação Continuada

21 Princípios e ações O que é feito na unidade em relação a este princípio? O que precisamos fazer (2015)?

22

23 Encontro Mistagógico Marista Provincial 2015
4 e 5 de maio Sede – Ilha – Santa Cruz Ação marista em contextos de vulnerabilidade social: os pobres como os prediletos de Deus e as implicações para o Serviço de Pastoral. Felizes os pobres, porque o Reino de Deus lhes pertence (Lc 6,20).

24

25

26

27

28 Garantias: o que precisamos garantir nas Unidades Sociais para que os princípios de atuação marista aconteçam?

29

30 Encontro Mistagógico Marista Provincial 2016
18 e 19 de maio Cemasi – Renascer – Cesmar A solidariedade e a promoção da paz a partir dos projetos e ações pedagógico-pastorais. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus (Mt 5,9).

31 Por que um Encontro Mistagógico com o pedagógico-pastoral das Unidades Sociais?

32 Razões: A concretização da interface pedagógico-pastoral (orientação);
Acompanhamento dos supervisores (pedagógico e pastoral) da Gerência Social (Juntos); Refletir e avaliar a atuação pedagógico-pastoral a partir dos direcionamentos evangelizadores da Rede Marista (Doc. Evangelizar na Rede Marista).

33 Objetivo: Proporcionar um espaço formativo-vivencial de reflexão e capacitação para a elaboração e execução de projetos pedagógico-pastorais promotores de solidariedade e paz. Justificativa: A questão da paz e da solidariedade é um desafio contínuo para a ação educativo-evangelizadora da Missão Marista. Dentre as propostas de ações prioritárias das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, está a de “incluir no currículo das Escolas, dos Centros Sociais e da PUCRS um programa de formação da cultura da solidariedade e da paz” (páginas 59-60). Como Unidades Sociais, estamos inseridos em realidades de altos índices de violências, e é nossa missão refletir e buscar projetos pedagógico-pastorais que fomentem a cultura da solidariedade e da paz. Diante disso, faz-se necessário realizar um Encontro Mistagógico que proporcione um espaço de reflexão em torno do tema acima proposto, com a presença de representantes dos serviços de pastoral e pedagógico das Unidades Sociais.

34 Estrutura de acompanhamento | Desdobramentos
Local: Ilha Princípios 2014 Locais: Sede – Ilhas – Santa Cruz Garantias 2015 Locais: Cemasi – Renascer - Cesmar Projetos pedagógico-pastorais 2016

35

36 Partilha Lar Santa Rita Recanto Infantil Galpão de Reciclagem
Imersão territorial Lar Santa Rita Recanto Infantil Galpão de Reciclagem Qual o significado da presença educativa marista nessas realidades? Qual é o nosso diferencial?


Carregar ppt "Por que o nome MISTAGÓGICO?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google