A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO DIOCESANO JULGAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO DIOCESANO JULGAR."— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO DIOCESANO JULGAR

2 OBJETIVOI GERAL DA CF 2017: “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”.

3 CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO JULGAR...
NA SAGRADA ESCRITURA A Sagrada Escritura não se preocupa diretamente com os biomas Ela oferece elementos que iluminam a temática a partir do projeto de Deus nela apresentado. O projeto inicia-se pela criação e organização do mundo. E conhece uma ruptura por causa do pecado. O verdadeiro significado do projeto de Deus é revelado em Cristo Jesus. O mundo e as criaturas fazem parte desse projeto de Deus.

4 CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO JULGAR...
A fé judaico-cristã aponta um caminho objetivo: O mundo foi criado por Deus; O mundo é obra desejada por Deus; O mundo é criado harmonicamente por amor... Tudo foi criado em 7 dias. Sete indica a perfeição da obra criada.

5 CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO JULGAR...
A Bíblia afirma que nenhum ser existe isoladamente, todos estão relacionados como partes de um plano no qual, de certa forma, uns dependem dos outros e o ser humano possui o papel de ser o guarda desta obra criada.

6 CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO JULGAR...
O apóstolo Paulo nos dizia que a criação grita e, como nós, espera ser libertada da escravidão à qual foi submetida. Quem a submeteu? Foram todos e todas que, no lugar de aceitar a criação como fonte de vida, quiseram decidir, em sua arrogância, ter o controle do que é bom e do que é mau, sem se importar com o plano de Deus.

7 CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO JULGAR...
A parábola bíblica da criação nos ensina que: Nós somos, ao mesmo tempo, filhos de Deus e filhos da terra, vivificados pelo sopro divino. Nós não temos só um Pai, temos, também, uma Mãe, a terra fértil, a terra fecunda, da qual Deus fez nascer o ser humano e toda espécie de vida.

8 CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO JULGAR...
A Criação inteira grita na sua angústia porque nós, em lugar de servir e obedecer a nosso Pai e a nossa Mãe, fazemos o que queremos. Exploramos a Mãe Terra até a sua exaustão. A violentamos, vendemos e compramos, a retalhamos com nossas cercas, a emporcalhamos com nosso lixo, a sufocamos com nossas fumaças e, assim, em lugar de gozar dos frutos de todas as árvores e, sobretudo, da árvore da vida, com certeza, seremos os causadores da morte e da dor dos irmãos mais pobres e, até, da própria criação.

9 CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO JULGAR...
A terra não pode ser transformada em simples mercadoria para produzir lucros, através da especulação ou da exploração do trabalho.

10 “Levanta-te, seja valente!”
Livro de Jó percebemos que: Jó é levado por Deus a contemplar a grandeza e a imensidão da criação que saíram da palavra de Deus sem que ninguém tivesse participação nisso. A criação toda nos ensina que Deus não quer que nos conformemos com o sofrimento, nem que pensemos que é castigo de Deus. Jó é convidado a não colocar em Deus a responsabilidade pelo mal. Ele fez tudo bem e tudo bom. Agora é conosco. Para Jó, Deus só tem um recado: “Levanta-te, seja valente!” (Jó 38,3; 40,7) Jó recupera a vida pela solidariedade da comunidade...

11 Por onde seguiremos?... Seremos capazes de mudar de direção e escolher o caminho da vida de todos nós, dos nossos biomas e do planeta? Ou continuaremos no caminho da devastação e da morte? Onde está o tesouro que nosso coração cobiça? O desejo do nosso olhar é de luz ou de trevas?

12 Por onde seguiremos?... É mais fácil olhar para os armazéns abarrotados de riqueza do que para os pássaros do céu; É mais fácil olhar para as roupas luxentas dos poderosos do que para as flores do campo. Nossa sociedade consumista nos leva a pensar que a solução para nossas necessidades vem da “riqueza” dos celeiros e do luxo da riqueza.

13 Por onde seguiremos?... Não podemos concordar com este tipo de progresso devastador, violento e concentrador de renda e de riqueza. A luta pela vida das pessoas e dos biomas não é só uma questão ecológica, é antes de mais nada uma questão teológica e ética. Nossas comunidades cristãs precisam reagir, ouvir o grito que sai da Terra, dos biomas e assumir nossa tarefa profética de anunciar que uma outra casa é possível, uma outra economia, uma outra sociedade para que a Terra e os biomas continuem vivos e gerando vida. É preciso parar, refletir, decidir que caminho tomar. Não podemos continuar no rumo de um falso crescimento, construído sobre o consumismo exasperado, o desperdício e a exploração dos recursos naturais até sua exaustão e a poluição das águas e do ar.

14 “Necessitamos viver simplesmente para que os outros possam simplesmente viver.” Mahatma Gandi

15 Cultivar e guardar a criação.
(Gn 2,15) Nossa Casa comum. “Seja a mudança que você quer ver no mundo”


Carregar ppt "SEMINÁRIO DIOCESANO JULGAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google