A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnólogo Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnólogo Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnólogo Educacional
FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES Marcos Alberto Reiter Tecnólogo Educacional

2 PREPARANDO O DOCUMENTO Alterar as margens conforme modelo.
Acessar o menu Alterar as margens conforme modelo.

3 TÍTULOS TÍTULO PRINCIPAL FONTE TIMES NEW ROMAN.
ALINHAMENTO CENTRALIZADO. EFEITO NEGRITO. TAMANHO 20. TODAS AS LETRAS EM MAIÚSCULO.

4 TÍTULOS Subtítulo DEIXAR UMA LINHA APÓS O TÍTULO. FONTE TIMES NEW ROMAN. ALINHAMENTO CENTRALIZAR. COR PRETA. EFEITO NEGRITO. TAMANHO 16. APENAS A INICIAL EM MAIÚSCULO.

5 Marcos Alberto Moreira
AUTOR(ES) DEIXAR UMA LINHA APÓS O SUBTÍTULO. FONTE TIMES NEW ROMAN. ALINHAMENTO CENTRALIZADO. EFEITO NEGRITO. TAMANHO 12. INICIAIS DE CADA NOME EM MAIÚSCULO. ORDEM ALFABÉTICA NÃO PODERÃO SER USADAS ABREVIAÇÕES. Fabiana Bradão Felipe Alwin Borba Gustavo Cunha Marcos Alberto Moreira

6 PROFESSORES COORDENADORES
DEIXAR UMA LINHA APÓS OS AUTORES. FONTE TIMES NEW ROMAN. ALINHAMENTO CENTRALIZADO. EFEITO NEGRITO. TAMANHO 12. INICIAIS DE CADA NOME EM MAIÚSCULO. ORDEM ALFABÉTICA. COLOCAR O CARGO OU FUNÇÃO DE CADA COORDENADOR NA FRENTE DO NOME. NÃO PODERÃO SER USADAS ABREVIAÇÕES. Professora Cristina Tavares de Oliveira Professora Elana Pagel Professor Irani Frello de Oliveira Tecnólogo Educacional Marcos Alberto Reiter

7 ESCOLA / DISCIPLINAS Escola Básica Municipal “Olavo Bilac”
DEIXAR UMA LINHA APÓS OS COORDENADORES. FONTE TIMES NEW ROMAN. ALINHAMENTO CENTRALIZADO. TAMANHO 12. NÃO PODERÃO SER USADAS ABREVIAÇÕES. Escola Básica Municipal “Olavo Bilac” Ensino Fundamental – Ciências, Geografia e Língua Portuguesa 29/03/2017

8 RESUMO TÍTULO: LINHA EM BRANCO. FONTE TIMES NEW ROMAN. ALINHAMENTO JUSTIFICADO. TAMANHO 12. EFEITO NEGRITO. TEXTO: LINHA EM BRANCO. EFEITO ITÁLICO. RESUMO O resumo só pode ser elaborado depois de concluído o trabalho e constitui-se de uma breve explanação de todo o trabalho. Normalmente, o resumo não excede 900 caracteres (15 linhas ou 150 palavras). O resumo deve ser uma apresentação concisa dos pontos relevantes do texto.

9 PALAVRAS-CHAVE Palavras-chave: Formatação; Avaliação; Metodologia.
FONTE TIMES NEW ROMAN. TAMANHO 12. AS PALAVRAS DEVERÃO ESTAR COM INICIAL MAIÚSCULA E SEPARADOS POR PONTO E VÍRGULA (;). DEVEM ESTAR RELACIONADAS AO CONTEÚDO ABORDADO E QUE PODEM SE REPETIR VÁRIAS VEZES NO TRABALHO. PODEM SER USADAS ENTRE 3 E 6 PALAVRAS. Palavras-chave: Formatação; Avaliação; Metodologia.

10 ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS
A partir de agora, usaremos um espaço maior entre uma linha e outra. Siga os passos a seguir: Acessar o menu No botão espaçamento entre linhas, escolher a opção 1,5cm

11 INTRODUÇÃO TÍTULO: LINHA EM BRANCO. FONTE TIMES NEW ROMAN.
ALINHAMENTO JUSTIFICADO. TAMANHO 12. EFEITO NEGRITO. INICIA COM TÓPICO NÚMERO 1 TEXTO: LINHA EM BRANCO. PARÁGRAFO DE 1,25CM. LINHA EM BRANCA CADA PARÁGRAFO 1 INTRODUÇÃO Na introdução explique sobre a importância e objetivos do trabalho, forneça detalhes sobre sua elaboração, a maneira como os dados foram obtidos, etc. Nesta parte o assunto ou tema do trabalho escolar fica claramente identificado dando uma ou visão geral do que está sendo abordado. Não precisa ser longa e nem deve conter conclusões.

12 DICAS PARA FAZER UMA INTRODUÇÃO.
Apresentar o tema do trabalho. Inicia-se com uma frase de conhecimento prévio do assunto ou uma pergunta que cause curiosidade no leitor. Especificar o objetivo geral e específicos. Descrever um pouco de cada capítulo. Explicar qual a relevância do trabalho. Apresentar qual a metodologia a ser utilizada.

13 DESENVOLVIMENTO 2 CORPO DO TRABALHO OU DESENVOLVIMENTO
Nesta seção, o autor deve se preocupar em apresentar o trabalho resultante de sua pesquisa. Isto implica uma apresentação clara, lógica e objetiva, seja negativa ou positiva. Para a apresentação, o autor poderá fazer uso de diversas ferramentas como dados estatísticas, tabelas, gráficos e outros, de forma a complementar o texto e amparar as análises discutidas. A apresentação do tema é a parte mais livre do trabalho, pois é nesse momento quando o autor pode argumentar sobre o tema e inferir determinadas conclusões. Contudo, deve-se levar em consideração que a argumentação deve ser sólida, além de seguir uma sequência lógica e coerente. A FORMATAÇÃO DO TEXTO NO DESEN-VOLVIMENTO DO TRABALHO É IGUAL A DA INTRODUÇÃO.

14 DICAS PARA FAZER O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO.
Utilize mais de uma fonte de pesquisa, como jornais, livros, revistas, filmes, vídeos, internet, etc. Recorte, anote, imprima tudo o que for importante para o trabalho. Leia todo o material novamente, separe aquilo que está repetido e destaque o que for mais importante. Utilize o dicionário(impresso ou online) para procurar palavras que você não sabe o significado. Isso é importante para a compreensão do texto. Cuidado com o “copiar / colar”. Além de você não aprender muito com isso, ainda vai prejudicar muito na nota do trabalho. Não se preocupe com a quantidade de páginas de seu trabalho. Trabalho volumoso não é sinônimo de trabalho de qualidade. DICAS PARA FAZER O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO.

15 DESENVOLVIMENTO SEÇÕES E SUBSEÇÕES:
As seções e subseções devem ser numeradas, iniciando pela introdução. Caso alguma seção possua uma ou mais subseções, esses devem ser numeradas conforme exemplo abaixo: Os títulos das seções principais deve ser todo em letras maiúsculas com negrito. Os títulos das subseções devem ter apenas as iniciais maiúsculas sem negrito. 1 INTRODUÇÃO 2 CORPO DO TRABALHO OU DESENVOLVIMENTO 2.1 Primeira subseção 2.1.1 Segunda subseção Terceira subseção 3 CONCLUSÃO 4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

16 Nesse exemplo, o autor aparece no final da citação.
DESENVOLVIMENTO CITAÇÕES: A citação deve ser incluída no trabalho, quando alguma parte da obra do autor é copiada. Inicialmente, iremos utilizar apenas as CITAÇÕES DIRETAS, quando se trata de uma cópia fiel das palavras do autor, mantendo-se a sua grafia, pontuação, letras maiúsculas e idioma original. As informações do autor aparecem logo no início da citação. Pode iniciar com palavras como “para, de acordo com, coforme, como diz, segundo, ...”. A citação fica estre aspas “ “. 2 exemplos de citação com 3 linhas ou menos: Para Teixeira (1998, p. 35), “A ideia de que a mente funciona como um computador digital e que este último pode servir de modelo ou metáfora para conceber a mente humana iniciou a partir da década de 40”. “A ideia de que a mente funciona como um computador digital e que este último pode servir de modelo ou metáfora para conceber a mente humana iniciou a partir da década de 40”. (TEIXEIRA, 1998, p. 35) Nesse exemplo, o autor aparece no final da citação.

17 Destacar a citação com recuo deslocado de 4cm
DESENVOLVIMENTO CITAÇÕES: Exemplo de citação longa, com mais 3 linhas: Para ser eficaz, a educação corporativa precisa ser ampla, ou seja, englobar não apenas a força de trabalho, mas também os membros mais importantes da cadeia de clientes e fornecedores, numa ação contínua de oportunidades de educação e de desenvolvimento, contribuindo para um novo ambiente de aprendizagem (COSTA, 2001, p. 54). Destacar a citação com recuo deslocado de 4cm Deixar uma linha em branco antes e depois da citação. Tamanho: 10 Espaçamento entre linhas: 1,0 Sem aspas

18 DESENVOLVIMENTO NOTAS DE RODAPÉ:
As notas de rodapé são destinadas a prestar algum esclarecimento ou consideração que não devem ser inclusas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura. No nosso caso, utilizaremos para expor o significado de palavras cujo significado é desconhecido ou duvidoso. Como o próprio nome já diz, essas considerações ficam no rodapé da página, e o processador de textos WORD possui um sistema de automatizado de geração dessas notas.

19 DESENVOLVIMENTO NOTAS DE RODAPÉ:
Exemplo de Notas de Rodapé: O corpo do trabalho também poderá apresentar subseções secundárias e terciárias, dependendo da necessidade do acadêmico1 no relato de seus estudos no Trabalho de Graduação. Nesse caso, deve ser observada a formatação correta de cada título, conforme explicitado por TAFNER (2004), na obra Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos. 1 Relativo a escola de nível superior ou a seus alunos. A palavra deverá ser numerada no texto e referenciada no rodapé da mesma página. No WORD: Posicionar o cursor atrás da palavra a ser referenciada. Clicar no Menu Referências / Inserir Notas de Rodapé. Toda formatação é feita automaticamente.

20 DESENVOLVIMENTO FOTOS, FIGURAS , GRÁFICOS E TABELAS.
Quando utilizamos figuras, ilustrações, fotos ou qualquer tipo de imagem em trabalhos acadêmicos, é indispensável numerar e descrever o item, além de referenciar a sua fonte. Tamanho: 10 Alinhamento: Justificar Palavra “Imagem+nº”: Negrito Título da imagem: sem negrito A palavra “Imagem” poderá ser substituída por gráfico, tabela ou figura. Exemplo de inserção de imagens: Imagem 01 – Show velozes e furiosos. Tamanho: 10 Alinhamento: Justificar Especificar de qual site, livro, revista, ou fonte foi retirada a imagem. Fonte: Site oficial do Parque Beto Carrero World

21 CONCLUSÃO Para que possamos fazer um boa conclusão do trabalho, é necessário que se tenho total conhecimento do seu conteúdo. Ela não precisa ser extensa e deve responder todas as questões levantadas nos objetivos do trabalho e que constam também na introdução do trabalho. A formatação da conclusão é igual a da introdução e do desenvolvimento do trabalho.

22 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Tem como objetivo apontar quais as fontes de pesquisa foram consultadas para fazer o trabalho. As fontes podem ser das muito diversificadas, como internet, jornais, livros, revistas, filmes, entrevistas, etc. Devido a grande quantidade de fontes de pesquisa para elaboração das referências bibliográficas, deverá ser consultado o memorial anexo com todos os exemplos. LINK PARA ARQUIVO


Carregar ppt "Tecnólogo Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google