A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIVROLÉ. LIVROLÉ LIVROLÉ Escola: CENEL COC Cidade: Sobradinho (DF) Categoria: Linguagens e matemática Professora responsável: Ana Carolina Siqueira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIVROLÉ. LIVROLÉ LIVROLÉ Escola: CENEL COC Cidade: Sobradinho (DF) Categoria: Linguagens e matemática Professora responsável: Ana Carolina Siqueira."— Transcrição da apresentação:

1

2 LIVROLÉ

3 LIVROLÉ Escola: CENEL COC Cidade: Sobradinho (DF)
Categoria: Linguagens e matemática Professora responsável: Ana Carolina Siqueira

4 LIVROLÉ Natureza do projeto
O LIVROLÉ surgiu da necessidade em conectar a criança à leitura. A professora buscou, juntamente com os alunos, algo novo, que quebrasse a rotina, e por meio de uma experiência diferenciada, a construção da relação do aluno com a leitura. Enquanto escola, percebemos que os métodos de aplicação tradicionais não contemplam a individualidade do aluno, situações e interesses na sala de aula, por isso a necessidade em inovar e buscar caminhos para a integração do aluno com a leitura e, consequentemente, com o conhecimento.

5 LIVROLÉ Objetivos ou Resultados esperados do projeto.
O interesse espontâneo do aluno por momentos de leitura; Associação da leitura como um momento prazeroso; Aumento do número de alunos leitores na escola; Leitura efetiva dos livros do projeto Leitura e Companhia, do COC; Explorar novos espaços da escola; Desenvolver a linguagem escrita e oral.

6 LIVROLÉ Materiais necessários
Carrinho de picolé (produzido pela professora); Picolés/Dindim; Livros doados pelos alunos, livros do Projeto Leitura e Companhia e livros da Sala de Leitura da escola.

7 Livrolé Fases de Implementação
Divulgação: Depois de uma conversa sobre o rendimento da turma no bimestre, a professora perguntou o que os alunos gostariam de fazer para que sentissem mais vontade de ler. A maioria falou que gosta muito de saborear quitutes durante a leitura, o que não era possível em sala de aula. Então, durante a conversa, os discentes foram falando que gostariam de deitar, acomodar-se para ler e que, ao mesmo tempo, pudessem degustar alguma coisa. Então, o grupo chegou a conclusão que uma cesta de piquenique seria uma boa ideia. Mas, onde iriam colocar os livros? Por isso nasceu a sugestão do carrinho de picolé. Ele acomodaria livros e picolés, lembraria o espaço a céu aberto, como parques, jardins e propiciaria um agradável momento de deleite literário.

8 2. Execução das ações: Depois de decidir o que faríamos para mudar o estilo das aulas, montamos o projeto do carrinho (material que seria necessário) e apresentamos à coordenação e à direção da escola. O carrinho foi construído pela professora e sua mãe Ana Patrícia, que juntou as sugestões dos alunos com o seu conhecimento de estruturas e desenvolveu uma base para uma caixa de isopor. O planejamento da disciplina contemplou o projeto, reservando aulas específicas para que os alunos saíssem do espaço da sala e explorassem o espaço externo da escola, que conta com árvore, jardins, bancos de madeira, boa ventilação e luz do sol. Com o auxílio e colaboração da equipe, os alunos iam ao “cantinho” que mais lhe agradasse. Sentados, deitados, em grupos ou individualmente, sempre sob a supervisão e incentivo da professora, os alunos liam e aproveitavam o momento, com seus picolés e livros.

9 3. Checagem dos resultados: Maior interesse dos alunos pela leitura
3. Checagem dos resultados: Maior interesse dos alunos pela leitura. Ao chegar na sala, frases como “Professora, amanhã tem LIVROLÉ, não é?” tornaram-se frequentes. Os alunos estão visivelmente empolgados com o momento de leitura. O novo e o clima agradável compilam a ocasião perfeita para o desfrute da leitura. Já foi associado ao momento Livrolé: alegria e prazer. Outros espaços da escola sendo utilizados com finalidade pedagógica: A escola dispõe de belos jardins, árvore com bancos, estrutura sempre limpa e supervisionada. Utilizar os outros espaços além da sala de aula aumentaram a intimidade do aluno com a escola, além de trazer o sentimento de pertencimento àquele ambiente. Aluno que se sente bem, aprende mais. Participação do projeto: Os alunos começam a dar ideias de situações em que o LIVROLÉ pode ser utilizado. Gincanas, debates e jogos de tabuleiros já são projetos derivados da leitura e reflexão dos livros lidos durante o LIVROLÉ. Momento literário: Os livros utilizados do projeto Leitura e Companhia são protagonistas do LIVROLÉ. Quando estão sendo estudados, integram a gama de livros no carrinho, com isso melhoram-se os resultados do Momento Literário (outro projeto da escola).

10 4. Ação e Entrega dos Resultados
O projeto começou no segundo semestre de 2016 e contemplou a turma do 7ºA/B. Com a implementação, mais turmas fazem parte, abrangendo e beneficiando um maior número de alunos com a ideia. Atualmente, as turmas dos 6º, 7º e 8º anos estão participando. O número de aulas dedicadas ao projeto também aumentou. Com os resultados positivos e requerimento dos alunos para ter mais momentos de LIVROLÉ, a professora já programa no planejamento um número maior de horas-aula para a atividade. Verificou-se que também podemos aliar o projeto à questão ética. A partir dos próximos encontros do Livrolé, os alunos, ao pegarem o picolé, depositam um valor em uma caixinha. A professora não irá verificar a quantia paga pelos alunos, pois a intenção é que a honestidade seja o cume.

11 Livrolé Cronograma básico 1.Divulgação: 2. Execução das ações:
Agosto/16. Reunião de apresentação e discussão do planejamento estratégico (público-alvo: funcionários, alunos e famílias). Outubro/16. Implementação do projeto nos setores da escola (transformação física e procedimental dos ambientes, meios e cultura de consumo de água e energia da escola) 2. Execução das ações: Outubro/16 a Março/17. Execução e gestão dos procedimentos de economia (desenvolvimento setorial das estratégias e acompanhamento das metas de economia). 3. Checagem dos resultados: Março/17. Reuniões de resultados. (público-alvo: funcionários, alunos e famílias). 4. Ação e Entrega dos Resultados: Abril/17. Ações finais e apresentação dos resultados obtidos.

12 Livrolé Custo previsto Especificação do gasto Valor
2 rodas de bicicleta 50,00 Papel contact para acabamento 20,00 1 Caixa de isopor 100,00 Solda da base do carrinho 30,00 Picolés 38,00 Total 238,00

13 Livrolé

14 Obrigado! Obrigado!


Carregar ppt "LIVROLÉ. LIVROLÉ LIVROLÉ Escola: CENEL COC Cidade: Sobradinho (DF) Categoria: Linguagens e matemática Professora responsável: Ana Carolina Siqueira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google