A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Keite Silva de Melo Andréa Villela Mafra da Silva

2 PARFOR/ISERJ e Grupo de Pesquisa FORPROTEC / CNPq
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Fomentar a oferta de educação superior para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (CAPES, 2010). Estudar as competências necessárias ao professor para o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem.

3 Ambiente virtual de aprendizagem do ISERJ
AVA / ISERJ Criado pelo grupo de pesquisa em 2013, o ambiente virtual de aprendizagem do ISERJ dispõe de salas de aula divididas por segmentos de ensino e é o grupo de pesquisa que realiza a formação dos docentes interessados em adotar o AVA em suas disciplinas. 

4 Formação docente no ISERJ
A formação dos professores em um contexto onde as tecnologias se inserem na articulação entre teoria e a prática, para promover cada vez mais atitudes autônomas frente ao conhecimento. A formação mais centrada nas práticas e na análise das práticas. (NÓVOA, 2007)

5 PARFOR e o Grupo de Pesquisa FORPROTEC
Ambiente Virtual – AVA / ISERJ: Onze salas virtuais para que as disciplinas sejam cursadas em até 20% de sua carga horária, conforme previsto na Portaria MEC 4.059/04 (MEC, 2004); Dezesseis alunos do PARFOR foram cadastrados nas salas virtuais das disciplinas ofertadas para o 4º período do curso, sendo duas destas, disciplinas eletivas.

6 As salas virtuais criadas para os alunos do PARFOR
Geografia I Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II Eletiva - Música e Filosofia Matemática I Eletiva - A cultura do/no corpo. O corpo da/na cultura Prática Pedagógica III Didática do Ensino Fundamental I Ciências e Saúde I História I Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I

7 Sobre a experiência - o uso das TDIC:
O professor formador precisa ter familiaridade com as tecnologias e com o potencial do ambiente virtual de aprendizagem. A importância da formação dos docentes, dos coordenadores e dos discentes do curso de Pedagogia/ PARFOR pelo grupo de pesquisa FORPROTEC, para adoção refletida das mídias aos planejamentos pedagógicos.

8 Considerações e próximas ações
O exercício do planejamento participativo com adesão e corresponsabilidade de todos os integrantes, inclusive com a participação dos parceiros acionados para implantação de uma política interna são fundamentais. Assim como, o acompanhamento próximo dos gestores para avaliar com o grupo a pertinência e eficácia das estratégias, seja para confirmar as boas escolhas, para revê-las e/ou reconstruí-las.

9 kmelo@iserj.edu.br av.mafra@iserj.edu.br forprotec@iserj.net


Carregar ppt "FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google