A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principais Cruzamentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principais Cruzamentos"— Transcrição da apresentação:

1 Principais Cruzamentos

2 Introdução No mundo existem mais de 1000 raças distintas de bovinos;
250 delas tem alguma importância econômica para a bovinocultura; No Brasil 60 são as raças criadas e cruzadas para produção de carne.

3 Introdução As diferenças entre as raças se devem aos aspectos morfológicos, fisiológicos e zootécnicos; Então poderemos criar: Raças puras Cruzamentos entre duas raças ou; Cruzamentos industriais.

4 As razões para a utilização de cruzamentos são:
1. Aproveitar os efeitos da heterose ou vigor híbrido; 2. Utilizar as diferenças genéticas entre raças para determinada característica; 3. Aproveitar os efeitos favoráveis da combinação de duas ou mais características nos animais cruzados (complementaridade); 4. Servir como base para a formação de novas raças; 5. Dar flexibilidade aos sistemas de produção. As três primeiras razões são de natureza genética, a quarta é de natureza operacional e a última é de natureza estratégica.

5 Fatores que interferem nos cruzamentos
1) Ambiente 2) Exigência de mercado 3) Mão-de-obra disponível 4) Nível gerencial 5) Sistema de produção

6 Fatores que interferem nos cruzamentos
6) Viabilidade de uso de inseminação artificial, 7) Objetivo do empreendimento, 8) Número de vacas, 9) Número e tamanho dos pastos.

7 CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS RAÇAS BOVINAS DE CORTE
1) raças britânicas (Angus e a Hereford), 2) raças européias de grande porte ou raças continentais (Charolês e Limousin, as suíças Simental e Pardo Suíço, ou as italianas Marchigiana e Piemontês) 3) raças zebuínas (Gir, Guzerá, Nelore) 4) raças européias adaptadas a clima tropical (Caracu)

8 Novas Raças Santa Gertrudis (zebu x européia)
Canchim (Charolês x Nelore) Pitangueiras (Guzerá x Red Polled) Guzolando (Guzerá x Holandês) Brangus (Brahman x Angus) Braford (Brahman x Hereford) Simbrasil (Simental x Guzerá)

9 Santa Gertrudis

10 Canchim

11 Pitangueiras

12 Guzolando

13 Brangus

14 Braford

15 Simbrasil

16 Basicamente os cruzamentos podem ser classificados em três sistemas
i) cruzamento simples; é definido como sendo o acasalamento envolvendo somente duas raças com produção da primeira geração de mestiços, os chamados F1.

17 ii) cruzamento contínuo; também chamado de cruzamento absorvente, tem a finalidade de substituir uma raça ou "grau de sangue" por outra, pelo uso contínuo desta segunda. Produz animais conhecidos como "puros por cruza" ou PC

18 iii) cruzamento rotacionado ou alternado
iii) cruzamento rotacionado ou alternado. é aquele em que a raça do pai é alternada a cada geração. Pode ser de duas ou mais raças.

19 Cruzamento X Seleção O fato de o cruzamento se constituir em uma forma rápida, e muitas vezes econômica, de produzir carne bovina, não elimina a necessidade, nem diminui a importância, da seleção como método de melhoramento genético a ser realizado concomitantemente. Raças puras melhoradas são, na verdade, elementos fundamentais ao sucesso do cruzamento.

20 Cruzamento X Seleção


Carregar ppt "Principais Cruzamentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google