A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point"— Transcrição da apresentação:

1 Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point Correção na fala: cortar na edição Errado: “...produto industrial bruto...” Correte: “...produto interno bruto...” Obs: o professor também vai trazer umas imagens na segunda-feira.

2 INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
UNIDADE 10 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES

3 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES
Crescimento Econômico ......fenômeno que expressa a produção de riqueza, em termos dos valores de bens e serviços, de um país. Desenvolvimento Econômico ......fenômeno que considera os aspectos os econômicos, políticos e sociais de um país.

4 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES
Variáveis Determinantes - Crescimento Econômico .....o PIB constitui a produção de bens e serviços dos setores primário (agrícola), secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) de um país. ......o Produto Interno Bruto (PIB) cujo valor e taxa de variação anual constituem indicadores de crescimento econômico do país.

5 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES
Variáveis Determinantes - Desenvolvimento Econômico ....incorpora os resultados econômicos apresentados pelos setores produtivos – agricultura, indústria, comércio e serviços. ....inserem-se variáveis sociais como educação, saúde, habitação, saneamento básico, nível nutricional, entre outros. ...incluem-se determinantes políticos tais como liberdade de expressão, processos democráticos, direitos políticos garantidos, etc.

6 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES
Processo em mutação, em movimento e sem fim das condições de um país. Indicadores de sinalizam retrocesso ou avanços das condições de um país. Ex.: país pode apresentar PIB elevado, mas baixo nível educacional e restritos direitos de expressão enfim baixos ganhos sócio-político.

7

8 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES
Itália, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Japão, EUA, Suíça e Noruega Mortalidade infantil de 6,1 por mil nascidos Expectativa de vida ao nascer de 78,7 anos Taxa de alfabetização de 100% das pessoas Serra Leoa, Moçambique, Bolívia, Índia, Egito, Paraguai, Peru e China Mortalidade infantil de 79,5 por mil nascidos Expectativa de vida ao nascer de 58,8 anos Taxa de alfabetização 61,5%

9 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES
Brasil – considerado nível médio de desenvolvimento. Mortalidade infantil de 31,8 por mil nascidos países/nível alto 6,1 por mil nascidos Expectativa de vida ao nascer de 70,8 anos países/nível alto de 78,7 anos Taxa de alfabetização de 88,6% países/nível alto 100%

10 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES
Subdesenvolvimento Econômico: .....países deparam com o baixo nível de crescimento do produto, assim como, convivem com fortes níveis de concentração de renda, baixo nível educacional, condições sociais precárias e reduzida participação políticas da população.

11 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES
Subdesenvolvimento e as Formas de Dependência: Econômica - dependência de produtos com maior tecnológia dos países desenvolvidos para consumo. Tecnológica – dependência de máquinas utilizadas em sua base produtiva dos países desenvolvidos. Financeira – dependência de empréstimos dos bancos internacionais para investimentos.

12 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES
Superação do Subdesenvolvimento...Algumas Medidas: Ações dirigidas para a industrialização substitutiva de importação e de incentivo à exportação de produtos. Esforços voltados para melhorar o perfil da distribuição de renda e as áreas da educação, saúde e habitação. Condições para maior participação política na sociedade e maior liberdade de pensar e de expressar.


Carregar ppt "Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google