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PublicouLuiz Guilherme Pedroso Quintanilha Alterado mais de 7 anos atrás
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Enunciar a "diversidade" para esconder a radicalidade das diferenças.
CONTRIBUIÇÕES DE CARLOS SKLIAR PARA A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO PIBIC-CNPq/2017 Orientadora Profª. Dr. Carla Beatris Valentini Co-orientadora Profª. Dr. Cláudia Alquati Bisol Bolsistas PIBIC – CNPq Leandra Beatriz Dalsotto Bolsistas Voluntarias Camila Pelizzer Marcela Pezzi Introdução A inclusão de pessoas com deficiência e a convivência nos espaços escolares é um tema que tem ocupado cada vez mais espaço e que tem sido objeto de reflexão e debate nos dias atuais. Perspectivas contemporâneas têm buscado ultrapassar e questionar a proposta de educação inclusiva vinculada somente no cumprimento das políticas públicas Objetivo O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das obras de Carlos Skliar para a inclusão de pessoas com deficiência levando em conta os conceitos de alteridade, deficiência, educação inclusiva e inclusão. Metodologia Constitui-se em uma revisão bibliográfica envolvendo os livros e artigos publicados por Carlos Skliar com a temática relacionada à pesquisa. Discussões Em sua produção científica constam, até o momento, 26 livros e 107 artigos dos quais é possível encontramos publicações em português, em inglês e, em sua grande maioria, em espanhol, língua materna do escritor. A primeira fase de sua obra foi marcada pela escrita voltada à temática da surdez (23artigos) e (4 livros) entre os anos de 1992 até 2000. A segunda fase de sua obra envolve a temática da inclusão, educação e diferença, sendo que a partir dessa fase em sua produção também constam poesias e prosas. Como influências intelectual encontram-se Derrida, Deleuze, Foucault, Larossa, Nietzsche e Vygotsky, dentre outros. Considerações finais As contribuições de Skliar nos permitem fazer reflexões sobre a educação, questionando alguns conceitos impostos atualmente, como por exemplo, a diversidade. Seguem-se algumas conclusões prévias deste estudo: Problematiza a diversidade como uma imposição política, cultural, educacional e comercial; Recoloca o problema a partir dos conceitos de alteridade e diferença; Seus estudos possuem uma forte interface com a filosofia, especialmente a filosofia da diferença. Referências SKLIAR, Carlos. Livro: O Ensinar enquanto Travessia. Bahia: UDUFBA, 2014. _______. “A Invenção e a Exclusão da Alteridade "deficiente" a partir dos Significados da Normalidade”. Revista Educação & Realidade. V. 24, N. 2, Jul./Dez., 1999, pp INCLUIR-DV: pesquisa vinculada ao projeto “Objeto de Aprendizagem Incluir: contribuições de módulo sobre Deficiência Visual para a formação de professores e inclusão”.
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