A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula: Níveis de Organização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula: Níveis de Organização"— Transcrição da apresentação:

1 Aula: Níveis de Organização
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia e Zoologia Disciplina: ECZ 5113 – Fundamentos de Ecologia Prof. Mauricio Petrucio Aula: Níveis de Organização

2 Talvez a melhor maneira de delimitar a ecologia moderna seja considerar o conceito de Níveis de Organização; Hierarquia – “um arranjo numa série graduada” ou “série continua de graus ou escalões, em ordem crescente ou decrescente” Sistema – “componentes interdependentes que interagem regularmente e formam um todo unificado” ou “um conjunto de relações mutuas que constitui uma entidade identificável, seja real ou postulada”

3 ECOLOGIA ? Estudo científico da distribuição e abundância dos organismos e das interações entre estes, bem como a transformação e o fluxo de energia e matéria (Begon, 2007).

4 Século passado: a maioria dos Ecólogos só pensava na “Ciência pura da Ecologia”
Atualmente: profissionais formados em ecologia, além de “fazer ciência por si só”, respondem a necessidade de direcionar suas pesquisa também para muitos problemas ambientais que se tornam cada vez mais freqüentes. A partir disso, surgem novos temas como conservação, recuperação, biodiversidade, que são áreas de atuação da Ecologia

5 Espectro dos Níveis de Organização em Ecologia

6

7

8

9 Organismo – É a unidade mais fundamental da ecologia, o sistema ecológico elementar. Nenhuma unidade menor na biologia, como o órgão célula ou molécula tem uma vida separada do ambiente População – Cunhada originalmente para denotar um grupo de seres humanos expande-se para incluir grupo de indivíduos de um tipo qualquer de organismos Comunidade – Associações de plantas e animais que ocorrem numa localidade particular dominada por uma ou mais espécies predominantes ou por uma característica física (RICKLEFS, 1996) No sentido ecológico, inclui todas as populações que ocupam uma determinada área. Questões: Qual o tamanho que a comunidade deve ter? Como delimitar uma comunidade?

10 Ecossistema – Conjuntos de organismos com seus ambientes físicos e químicos. São sistemas complexos e grandes, as vezes incluindo muitos milhares de diferentes tipos de organismos vivendo numa grande variedade de meios individuais. Biomas – termo conveniente usado para denominar um grande biossistema regional ou subcontinental caracterizado por um tipo principal de vegetação ou outro aspecto identificador da paisagem, como, por exemplo, a floresta amazônica. - Em ultima instância, todos os ecossistemas estão interligados juntos numa única biosfera que inclui todos os ambientes e organismos da Terra. As partes distantes da biosfera são interligadas através da energia e dos nutrientes transportados pelas correntes de vento e água e pelos movimentos dos organismos.

11 Hipótese de Gaia - Os organismos individuais não somente se adaptam ao ambiente físico, mas, através de sua ação conjunta nos ecossistemas, também adaptam o ambiente geoquímico segundo suas necessidades biológicas; - As comunidades de organismos e seus ambientes de entrada e saída desenvolvem-se em conjunto, como os ecossistemas; - A química da atmosfera e o ambiente físico fortemente tamponado da Terra são completamente diferentes das condições reinantes em qualquer outro planeta do nosso sistema solar, fato que levou a Hipótese de Gaia, que sustenta que os organismos, evoluíram junto com o ambiente físico, formando um sistema complexo de controle, o qual mantém favoráveis à vida as condições da Terra (Lovelock, 1979). - Embora todos saibam que o ambiente abiótico (fatores físicos e químicos) controla as atividades dos organismos, nem todos se dão conta que os organismos influenciam e controlam o ambiente abiótico de muitas maneiras importantes.

12 Princípios gerais da Ecologia:
- Sistemas ecológicos funcionam de acordo com as leis da termodinâmica; - O meio ambiente fisco exerce uma influência controladora na produtividade dos sistemas ecológicos; - A estrutura e a dinâmica das comunidades são reguladas pelos processos populacionais; - Através das gerações, os organismos respondem as mudanças no meio ambiente através da evolução dentro das populações.

13 Principio das Propriedades Emergentes:
- Uma conseqüência importante da organização hierárquica e que, a medida que os componentes ou subconjuntos combinam-se para produzir sistemas funcionais maiores, emergem novas propriedades que não estavam presentes no nível inferior - Portanto uma propriedade emergente de um nível ecológico não pode ser prevista a partir do estudo dos componentes desse nível ou unidade. Propriedades não-reduzíveis, ou seja, propriedades do todo não podem ser reduzidas as soma das partes. - Embora as descobertas sobre um determinado nível ajudem no estudo do nível seguinte, elas nunca explicam a totalidade dos fenômenos que ocorrem no nível seguinte, o qual precisa ser estudado para se compreender o cenário.

14 O uso de Modelos em Ecologia
Dinâmica de Populações Estrutura das Comunidades Fluxo de Energia Ciclagem de Nutrientes Gerenciamento de Represas Manejo de Florestas Produtividade de sistemas agrícolas Recuperação de ambientes degradados

15

16 Variação das interações tróficas na Lagoa do Peri
Ecologia da Interação Variação das interações tróficas na Lagoa do Peri

17

18


Carregar ppt "Aula: Níveis de Organização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google