A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS

2 Há distintas iniciativas,
políticas, propostas na Educação Básica de interesse da Psicologia. Convite à ampliação da visibilidade e da integração nas pesquisas e produções da Pós-Graduação

3 BASES DE REFERÊNCIA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
LDB (1996) Plano Nacional de Pós-Graduação PNPG ( ) Plano Nacional de Educação PNE ( )

4 LDB LEI 13.174/2015 (LEI ORDINÁRIA) - 21/10/2015
INSERE INCISO VIII NO ART. 43 DA LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, QUE ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, PARA INCLUIR, ENTRE AS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, SEU ENVOLVIMENTO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA.  “Art. 43.  A educação superior tem por finalidade: VIII - atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem os dois níveis escolares.” 

5 Plano Nacional de Pós-Graduação PNPG (2011-2020)
“EDUCAÇÃO BÁSICA - Maior Desafio”(V.1, Cap.8) Relação de interdependência e a necessidade de tratar a educação brasileira como um todo, de forma sistêmica. CAPES(2008, 2009): reestruturação administrativa e criação de novas diretorias voltadas à formação de professores e assistência à educação básica: Pós-Graduação e a melhoria da qualidade da Educação Básica. Educação básica como um assunto estratégico - envolvimento das diferentes áreas. Formação e valorização dos profissionais da educação básica, metodologias e novos conhecimentos de ensino e gestão.

6 Plano Nacional de Educação
(PNE) – ( ) 20 metas e estratégias Metas com impacto na Educação Superior: Meta 3: universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete). Meta 6: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas. Meta 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos. Meta 17: valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.

7 Metas com impacto na Pós-Graduação:
Meta 13: elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores. Meta 14: elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de mestres e doutores. Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica.

8 HORIZONTES PRÓXIMOS

9 Como podemos intensificar nossa aproximação da Educação Básica?
O que e para que pesquisar?

10 CENÁRIOS E DEMANDAS

11 13 de outubro a 11 de dezembro
Plano Nacional de Educação PNE Linha de Base: Contextualização das condições educacionais de cada uma das metas no início da vigência do PNE. Análises descritivas das séries históricas dos indicadores selecionados pelo Inep e pelo MEC para o monitoramento do PNE Proposta para debate a respeito dos indicadores mais adequados para o acompanhamento das metas estabelecidas no Plano. BASES LEGAIS Lei do PNE: atribui ao Inep (Artigo 5º), publicar estudos a cada dois anos. Consulta pública: 13 de outubro a 11 de dezembro

12 SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (SNE)
Criação de padrões nacionais de qualidade, do currículo até a estrutura das escolas. Reorganização nacional, diminuição das desigualdades. Integração e cooperação de ações de estados, municípios, União: autonomia e responsabilidades com a educação; garantia de financiamento e recursos técnicos. BASES LEGAIS Constituição Federal de 1988. Lei do PNE: LEI Nº , de 25 de junho de 2014: SNE instituído até meados 2016. Art. 13 que "o poder público deverá instituir, em lei específica, contados 2 (dois) anos da publicação desta Lei, o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação". DOCUMENTO PARA CONSULTA E CONTRIBUIÇÃO: Até o fim deste ano, com previsão de uma consulta pública em três meses

13 SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES http://basenacionalcomum.mec.gov.br
BASE COMUM CURRICULAR Série de textos com orientações comuns para o ensino em 190 mil escolas de Educação Básica ano país. Base Comum: 60% padronizada, dialogando com Enem. BASES LEGAIS Constituição Federal de 1988. LDB. Lei do PNE: LEI Nº , de 25 de junho de 2014. SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES até março de 2016

14 PERSPECTIVAS para a PSICOLOGIA na EDUCAÇÃO BÁSICA

15 PNPG ( ) – P Ampliação dos editais destinados à pesquisa em educação básica, nos moldes dos programas em andamento, como o Observatório da Educação e o Observatório da Educação Escolar Indígena. Ampliação dos editais destinados à valorização e formação dos profissionais do magistério da educação básica, como PRODOCÊNCIA, PIBID, Novos Talentos, entre outros. Ampliação da interação dos programas de pós-graduação e da Universidade Aberta do Brasil com os cursos de licenciatura, no sentido da promoção da melhoria da qualidade da formação dos professores. Ampliação da interlocução com os sistemas estaduais e municipais de ensino, em especial no que se refere às ações do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR. Estímulo à participação de cursos de pós-graduação de outras áreas do conhecimento além da Educação nas questões relativas à melhoria da qualidade da educação básica.

16 Perfis dos futuros pesquisadores (mestres e doutores):
leitura da realidade brasileira como um todo. Indução e agendas para PESQUISAS junto à Educação Básica. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, PRODUÇÃO TÉCNICA e de TECNOLOGIAS SOCIAIS: temas diversificados na EB, formatos de produção para acesso à EB. “...ampliar a nossa base científica e fazer com que esses conhecimentos sejam colocados ao alcance dos cidadãos brasileiros de todos os recantos do país, especialmente as crianças e os jovens.” (PNPG ( ) ...

17 Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS


Carregar ppt "Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google