A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos, experiências, valores: parceria, cooperação, solidariedade, respeito ao outro e as diferenças.

3 NINGUÉM NASCE FEITO, É EXPERIMENTANDO-NOS NO MUNDO QUE NÓS NOS FAZEMOS.
Paulo Freire

4 Perspectiva do Currículo Integrador
Integração entre: Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e Ensino Fundamental (Ciclo de Alfabetização e Anos Iniciais)

5 O que significa? Romper com a dicotomia – corpo e mente.
Integralidade do Ser. Valorização das aprendizagens da Infância. Garantia do espaço do brincar.

6 Organização Tempos, espaços e materiais.
Vivências contemplando o brincar. Integração de saberes. Diálogos entre Culturas infantis e Cultura da Infância.

7 Pressupostos Trabalhos coletivo nas unidades educacionais.
Planejamento e proposta pedagógicas construída com o coletivo da unidade. Acolhimento e respeito as vozes infantis. Respeito a história e potencialidades das crianças.

8 “Eu acho que por dentro é onde a gente mais cresce”
Murilo Cisalpino

9 Manoel de Barros “Sou hoje um caçador de achadouros da infância.  Vou meio dementado e enxada às costas cavar no meu quintal vestígios dos meninos que fomos”. Manoel de Barros

10 Infância O grande desafio: compartilhar saberes e criar novas formas de pensar e agir, considerando as experiências peculiares e singulares da Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

11 Marcas Ensino Fundamental Educação Infantil Foco: Ensino
Foco: Educação Visão: Abrangente Centro de Educação Crianças Multiplicidade Experiências Ensino Fundamental Foco: Ensino Visão: Escolarização Escola Alunos Unicidade Ensino

12 O PROCESSO CRIATIVO E A RELAÇÃO ENTRE O NOVO E O VELHO
Ás vezes pelo medo de deixar ir embora o sapato velho que tanto nos incomoda, deixamos de nos arriscar a experimentar algo novo. 

13 O que as crianças levam para o Ensino Fundamental ?
Brilho Crença Alegria Amizade Aventuras Esperança Ludicidade Vivacidade Curiosidade Ingenuidade Experiências Conhecimentos Encantamentos Espontaneidade

14 A experiência está ligada ao sentido que se dá a vivência”
“É o que passa comigo e que me forma ou me transforma, me constitui, me faz como sou, marca a minha maneira de ser, configura minha pessoa e minha personalidade. A experiência está ligada ao sentido que se dá a vivência” Jorge Larrosa

15 QUAL A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA
(0 a 12 anos)? Criança em sua integralidade e singularidade; Sujeito potente desde o nascimento; Cuidar e educação como ação indissociável; Com direito à voz e à participação nas escolhas; Que cria e recria; Vê o mundo com seus próprios olhos; Levanta hipóteses, constrói teorias, relações e produz culturas infantis; Se expressa e se manifesta por meio das diferentes linguagens.

16 QUAL A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA
(0 a 12 anos)? Criança em sua integralidade e singularidade;; Sujeito potente desde o nascimento; Cuidar e educação como ação indissociável; Com direito à voz e à participação nas escolhas; Que cria e recria; Vê o mundo com seus próprios olhos; Levanta hipóteses, constrói teorias, relações e produz culturas infantis; Se expressa e se manifesta por meio das diferentes linguagens.

17 Especificidade da infância:
Expressão das múltiplas linguagens. Construção simbólica. Desconstrução conceitual. Conhecer-se e reconhecer-se. Trocar experiências e viver o relacionar-se.

18 relações entre adultos, crianças, natureza e sociedade.
Integralidade do processo educativo A educação tem que ser percebida como um espaço de experiências socialmente relevantes a criança em desenvolvimento que integra: mundos, razão, corpo, cognição, Múltiplas linguagens e relações entre adultos, crianças, natureza e sociedade.

19

20 CONHECIMENTO SIMBÓLICO
O mundo “imaginal” se expressa no homem pela utilização de símbolos para responder a sua necessidade de significados LUC BIGE

21 linguagens

22 Atividades a serem contempladas na Proposta da Educação Infantil:
Brincadeiras Canto Dança Mídia Oral Música Gestual LINGUAGENS SIMBÓLICAS Informática Matemática Pintura Escrita Teatro Cinema Jogos Desenho Expressão corporal

23 Ação Pedagógica Intencionalidade.
Compromisso com o contexto social e cultural. Aprendizagens significativas. Documentação. Currículo emergente. Gestão compartilhada.

24 Princípios Acolhimento. Escuta. Diálogo.
Humanizar as relações educadores, famílias, crianças, comunidade. Pesquisar culturas infantis. Valorizar as produções da infância. Construção de valores.

25 Desafios Articulação da Educação Infantil e Anos Iniciais e a
Base Nacional Comum Curricular

26 É preciso reconhecer a permanência, na alma humana, de um núcleo da infância, uma infância imóvel, mas sempre viva, fora da história, oculta para os outros... Gaston Bachelard

27


Carregar ppt "Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google