A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de Diálogo e Gênero

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de Diálogo e Gênero"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Diálogo e Gênero

2 Processo

3 Modelos de interação

4 Modelos de Interação Orientados à atividade:
Instruções Conversação Manipulação e navegação Exploração e procura Orientados aos objetos a serem manipulados

5 Interação Orientada à Atividade
Instruções

6 Interação Orientada à Atividade
Conversação

7 Interação orientada à atividade
Manipulação e Navegação Representação constante do objeto e ação de interesse; Feedback imediato e ações incrementais e reversíveis Ação sobre os objetos (clicar, arrastar)

8 Interação Orientada à Atividade
Manipulação e Navegação

9 Interação Orientada à Atividade
Exploração e procura: Zapping Folhear um livro Portais Busca na web

10 Interação Orientada aos Objetos

11 Modelos Conceituais Interface Metafórica:
Identificar a tarefa ser realizada; Identificar partes problemáticas; Criar a metáfora.

12 O que é um diálogo?

13 Diálogo Conversação entre duas ou mais partes
Tipicamente cooperativo Níveis dos diálogos em interfaces Léxico: forma dos ícones, teclas pressionadas; Sintático: ordem dos comandos e mensagens; Semântico: efeito nos dados e no estado da aplicação.

14 Diálogo (Humano) Estruturado
Dialogo Homem-Máquina muito restrito Alguns diálogos Homem-Homem também são muito estruturados… Cliente: Desejo um Nº 3. Empregado: Tudo Grande? Cliente: Não, normal. Empregado: Qual é o refrigerante? Cliente: Coca. Empregado: Para viagem? Cliente: Sim.

15 Características do Diálogo
Pedido de fast-food Espécie de script Com ordem predefinida Respostas limitadas: comida, bebida, … Este dialogo serve em qualquer lugar? Apenas se for determinado tipo de restaurante Sintaxe sem semântica

16 Características do Diálogo
Técnicas de software para interação com o utilizador: Diálogo de entrada Dispositivos de entrada Diálogo de saída Dispositivos de saída

17 Diálogo de Entrada Diálogo tem que ser manipulado com um dispositivo de entrada: Teclado (e.g, comandos, atalho de menus) Mouse (e.g., seleção) Caneta (e.g., reconhecimento de escrita) Comandos de voz

18 Tipos de Interação Seleção Posicionamento Orientar
Utilizador escolhe um conjunto de itens; Utilizado para seleção de menus ou identificação de uma pasta Posicionamento Utilizador escolhe um ou mais pontos no espaço Usado para desenhar ou especificar a posição de uma janela no desktop Orientar Utilizador escolhe uma direção no espaço Usado para rodar um objeto

19 Tipos de Interação Especificar caminho Quantificar Texto
Seqüência de operações de posicionamento e orientação Usado para desenhar uma linha curva num programa de desenho Quantificar Especificação de um valor numérico Selecionar o número de uma página Texto Inserção e manipulação de texto

20 Diálogo de Saída Tipos de diálogos Técnicas de saída
Dar informações precisas Resumir a informação Ilustrar evolução de um processo Técnicas de saída Janela Animação Barra de status Estrutura do monitor Foco Lógica visual

21 Técnicas de Interação Tipos de diálogos Formulários
Seleção de menus (radio, check, drop...) Ícones e manipulação direta Linguagem natural Diálogos não gráficos Voz Reconhecimento de gestos


Carregar ppt "Técnicas de Diálogo e Gênero"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google