A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cooperativa: uma plataforma para o Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cooperativa: uma plataforma para o Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Cooperativa: uma plataforma para o Brasil
Márcio Lopes de Freitas Presidente do Sistema OCB 5º Fórum de Agricultura da América do Sul e Fórum dos presidentes das cooperativas paranaenses 25 de agosto de 2017

2 Cooperativismo: o que nos diferencia
Conteúdo Cooperativismo: o que nos diferencia Oportunidades e desafios

3 Cooperativismo: o que nos diferencia
Conteúdo Cooperativismo: o que nos diferencia Oportunidades e desafios

4 Cooperativismo: o que nos diferencia
Sociedade de pessoas: vínculo de confiança Inclusão produtiva por meio da economia de escala Capilaridade e desenvolvimento regional Participação do cooperado na tomada de decisões Substituição do “lucro” pela “sobra”

5 1,5 mil 1 milhão 180 mil Cooperativas agropecuárias
cooperativas registradas no Sistema OCB 1 milhão de produtores cooperados. Mais de 180 mil empregos diretos gerados. Mais de Fonte: OCB, 2015.

6 Cooperativas agropecuárias
Participação do segmento na produção nacional 74% 57% 35% 48% 39% 43% 18% Trigo Soja Arroz Café Leite Milho Feijão Total Produção associada: 48,9 milhões de t Produção Brasil: 103 milhões de t Fonte: IBGE, 2006.

7 Agroindustrialização
Presença antes, dentro e depois da porteira Insumos Pesquisa Originação Difusão de tecnologia Armazenagem Agroindustrialização Comercialização Insumos: Acesso a sementes, mudas, fertilizantes, defensivos e demais insumos. Pesquisa / Originação / Difusão de tecnologia: Tecnologia, assistência técnica e extensão rural. Armazenagem: Extensa capacidade de armazenagem (20% de todo o Brasil). Agroindustrialização: Agregação de valor e maior controle de qualidade de produtos. Comercialização: Acesso a mercados e redução de assimetrias de mercado.

8 Participação na agricultura familiar
Presença de 90% de pequenos e médios produtores rurais em seu quadro social. Fonte: IBGE, 2006.

9 Papel nas Exportações Fonte: MDIC, 2017.

10 Cooperativismo: o que nos diferencia
Conteúdo Cooperativismo: o que nos diferencia Oportunidades e desafios

11 A visão do setor agropecuário
Cenário atual – Perda de confiança Ao registrar 92,4 pontos (numa escala de 0 a 200), o índice indica perda do nível de otimismo do agronegócio em relação aos últimos quatro trimestres. Fatores da perda de confiança Estagnação da economia Alterações na política agrícola Queda de preços de grãos Exportações de proteína animal Fonte: OCB e Fiesp, jul/2017.

12 A visão do setor agropecuário
Perfil do produtor rural Idade média: 46 anos. 61% já possuem smartphones e acesso à internet. Papel da mulher avaliado como fundamental por 31% produtores. Produtos mais procurados: Sementes (20%) Defensivos (20%) Fertilizantes (17%) Tratores (15%) Fonte: Canal Rural, mai/2017.

13 A visão do setor agropecuário
Principais desafios do produtor Competitividade / Concentração de mercado Especialização da gestão e da governança Acesso ao crédito rural Mecanismos de mitigação de riscos Mão-de-obra / Sucessão no campo Infraestrutura e logística: escoamento da produção

14 Desafios e Oportunidades
O cooperativismo é quem melhor pode suprir os desafios atuais do produtor rural, tendo ainda mais importância para o setor agropecuário. Para tanto, deve superar os seguintes desafios: Externamente: Efetivo reconhecimento da opinião pública e das autoridades públicas. Internamente: Equilíbrio entre a viabilidade econômica e o compromisso social.

15 Inclusive dentro da nossa própria casa!
Tempos de reformas... Inclusive dentro da nossa própria casa! “Temos de nos tornar na mudança que queremos ver” Mahatma Gandhi.

16 Desafios do cooperativismo
1 – Qualificar a mão de obra para o cooperativismo. 2 – Profissionalizar a gestão e a governança. 3 – Fortalecer a representatividade do cooperativismo. 4 – Estimular a intercooperação. 5 – Fortalecer a cultura cooperativista. 6 – Promover a segurança jurídica e regulatória. 7 – Fortalecer a imagem e a comunicação do cooperativismo .

17 “Sem viabilidade ECONÔMICA
A cooperativa do futuro COOP “Sem viabilidade ECONÔMICA não existe. Sem viabilidade a organização cooperativa SOCIAL uma cooperativa não tem razão de ser”. Corrigir - Português

18 40 16 3 Propostas do cooperativismo proposições legislativas
propostas de políticas públicas no Executivo 3 temas de repercussão geral nos Tribunais Superiores INSCRIÇÕES DO PRÊMIO: 4/JULHO A 9/SETEMBRO

19 Cooperativismo em tempos de crise
“O maior armazém que o cooperativismo possui não é aquele utilizado para estocar grãos nas cooperativas agropecuárias, nem os cofres das cooperativas de crédito, mas é o armazém da confiança que se gera entre as pessoas, a confiança que dá esperança na construção de um mundo melhor.” Corrigir - Português Márcio Lopes de Freitas Presidente do Sistema OCB 28/01/2016

20 Obrigado!


Carregar ppt "Cooperativa: uma plataforma para o Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google