A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anna Carolina e Larissa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anna Carolina e Larissa"— Transcrição da apresentação:

1 Anna Carolina e Larissa
Aedes aegypti Aedes aegypti  é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano. O macho, como de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amaduremento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. No momento da postura são brancos, mas logo se tornam negros e brilhantes.

2 Zika vírus

3 Chikungunya sinais e sintomas
Após a picada do mosquito, em quantos dias ocorre o início dos sintomas? De dois a dez dias, podendo chegar a 12 dias. Esse é o chamado período de incubação. Se a pessoa for picada neste período, infectará o mosquito? Isso pode ocorrer um dia antes do aparecimento da febre até o quinto dia de doença, quando a pessoa ainda tem o vírus na corrente sanguínea. Este período é chamado de viremia. Dor nas articulações também não ocorre nos casos de dengue? Sim, mas a intensidade é menor. Em se tratando de Chikungunya, é importante reforçar que a dor articular, presente em 70% a 100% dos casos, é intensa e afeta principalmente pés e mãos (geralmente tornozelos e pulsos). Existem grupos de maior risco? O vírus pode afetar pessoas de qualquer idade ou sexo, mas os sinais e sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos. Além disso, pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver formas graves da doença. As pessoas podem ter Chikungunya e dengue ao mesmo tempo? Sim.

4 Prevenção do aedes aegypti
Se você colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana. Lavar principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes e etc. Embale para recolhimento todas as garrafas pet e de vidro vazias que não for usar. As garrafas de vidro não descantadas devem ser guardadas de boca para baixo ou em local coberto. Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc. Remover folhas, ganhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas. Manter a caixa dágua sempre fechada com tampas adequadas. Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogar em terreno baldio. Não deixar a água da chuva acumulada. Manter bem tampados tonéis e barris de água. Encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas. Entregue os pneus mais velhos aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto. Manter os sacos de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. Lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armanezar água.

5 Zika zero


Carregar ppt "Anna Carolina e Larissa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google