A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como fazer Fichamento de texto ou livro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como fazer Fichamento de texto ou livro"— Transcrição da apresentação:

1 Como fazer Fichamento de texto ou livro
PRIMEIRA PARTE DA AVALIAÇÃO DO LIVRO

2 O que é fichamento registro dos estudos de um livro ou de um texto
o fichamento facilita: * a execução dos trabalhos acadêmicos * a assimilação dos conteúdos estudados

3 Estrutura do fichamento
Cabeçalho * assunto * referência: autoria, título, local de publicação, editora e ano da publicação

4 Utilizando fichas UMA PARTE DESCRITIVA EM QUE SE DÃO INFORMAÇÕES SOBRE O TEXTO: NOME DO AUTOR (OU DOS AUTORES); TÍTULO COMPLETO E EXATO DA OBRA (OU DO ARTIGO); NOME DA EDITORA E, SE FOR O CASO, DA COLEÇÃO DE QUE FAZ PARTE A OBRA; LUGAR E DATA DA PUBLICAÇÃO; NÚMERO DE VOLUMES E PÁGINAS.

5 Fichamento bibliográfico - ASSUNTO É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela. TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. A obra insere-se no campo da história e da antropologia social. A autora utiliza-se de fontes secundárias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano de A autora descreve em linhas gerais todo o processo de lutas e conquistas da mulher.

6 UMA PARTE COM O RESUMO DO CONTEÚDO DA OBRA:
Formalmente, o redator do resumo deve atentar para alguns procedimentos: ser redigido em linguagem objetiva, concisa, evitando-se a mera enumeração de tópicos; evitar a repetição de frases inteiras do original; respeitar a ordem em que as ideias ou fatos são apresentados; preferencialmente, serão escritos os resumos em 3ª pessoa do singular e com verbos na voz ativa. Finalmente, o resumo: não deve apresentar juízo valorativo ou crítico (que pertencem a outro tipo de texto, a resenha); deve ser compreensível por si mesmo, isto é, dispensar a consulta ao original.

7 Fichamento de conteúdo
É uma síntese das principais ideias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito. Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo. TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos movimentos feministas, como relato de uma prática. A autora divide seu texto em fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher. A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, participação em greves, saúde e sexualidade.

8 Fichamento de citações
Transcrição textual: reprodução fiel das frases que se pretende usar na redação do trabalho ou declarações importantes descritas na obra Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo. TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993. “uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta, defendeu a abolição da escravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e a instauração da República” (p.30) “na justiça brasileira, é comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a defesa de honra” (p. 132) “a mulher buscou com todas forças sua conquista no mundo totalmente masculino” (p.43)

9 A resenha descritiva consta de:
a) uma parte descritiva em que se dão informações sobre o texto: nome do autor (ou dos autores); título completo e exato da obra (ou do artigo); nome da editora e, se for o caso, da coleção de que faz parte a obra; lugar e data da publicação; número de volumes e páginas. Pode-se fazer, nessa parte, uma descrição sumária da estrutura da obra (divisão em capítulos, assunto dos capítulos, índices, etc.). No caso de uma obra estrangeira, é útil informar também a língua da versão original e o nome do tradutor (se se tratar de traduçã0). b) uma parte com o resumo do conteúdo da obra: indicação sucinta do assunto global da obra (assunto tratado) e do ponto de vista adotado pelo autor (perspectiva teórica, gênero, método, tom, etc.); resumo que apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral.

10 Segunda etapa do livro – valor em nota da atividade – 5,0

11 Utilizando o computador
3 Nº da página Síntese das ideias do livro Por que é importante a leitura do livro Quais as pessoas que deveriam ler o livro Nome do aluno – série Capa do livro 3 Frase importante do livro ou trecho significativo Papel rígido - consistente Formato A3 Impressão em face única Espaçamento entre linhas: 1,5 Fonte: arial ou verdana Tamanho da fonte: 12 Paginação: parte superior à direita, a partir da página 2 Margens: Superior – 3 Inferior – 2 Esquerda – 3 Direita – 2 2 2


Carregar ppt "Como fazer Fichamento de texto ou livro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google