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Teorias do Comportamento e Pesquisas de Mercado

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Apresentação em tema: "Teorias do Comportamento e Pesquisas de Mercado"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias do Comportamento e Pesquisas de Mercado
Aula 03 Prof. Claudio Benossi

2 Novos paradigmas O passado... Os modelos antigos da empresa não funcionam mais. Hierarquia, especialização por funções, unidade de comando, pagamento proporcional à disposição hierárquica, períodos operacionais anuais e amplitude de controle eram diretrizes gerais básicas, que orientavam o desenho das organizações desde a década de 30.

3 Novos paradigmas ...e o futuro. A empresa da “nova economia” será organizada em torno de seus processos e centrará seus esforços em seus clientes.

4 Novos paradigmas Ela será ágil e enxuta, suas tarefas exigirão conhecimento do negócio, autonomia, responsabilidade e habilidade na tomada de decisões. Cada vez mais, as empresas estarão focadas nos seus processos essenciais (o “core business”).

5 Novos paradigmas O grande desafio das organizações deverá ser a gestão adequada das relações entre os trabalhadores do conhecimento e os trabalhadores dedicados à prestação de serviços gerais.

6 Transformando pessoas
Aprendizado  Transformar a força de trabalho passou a ser o maior desafio estratégico enfrentado pelas organizações que esperam ter sucesso no próximo século. O desafio é a educação e reeducação de todos os níveis e grupos dentro das empresas. Durante muito tempo, as empresas não se preocuparam com a capacitação de pessoal.

7 Transformando pessoas
Durante muito tempo, as empresas não se preocuparam com a capacitação de pessoal. Depois passaram a valorizar o treinamento do pessoal operacional e mais recentemente, têm passado a se preocupar com a capacitação do pessoal gerencial. O que se exige hoje é a capacitação pelo aprendizado continuo, incorporando a experiência e os novos conceitos às pessoas e ao “Know-how” da empresa de maneira permanente.

8 Transformando pessoas
Gestão do conhecimento Há trinta ou quarenta anos atrás, as pessoas passariam sua vida profissional aprendendo e utilizando um único conjunto de conhecimentos e técnicas. Atualmente, o conjunto de técnicas e conceitos muda várias vezes ao longo da vida profissional.

9 Transformando pessoas
A gestão do conhecimento constitui uma preocupação central para o administrador moderno. Além de gerir o “conhecimento explícito”, constituído dos manuais e demais documentos da empresa, é preciso sistematizar e disponibilizar o conhecimento que está “nas cabeças das pessoas” (conhecimento implícito).

10 Talvez precisemos de uma escola de “desaprendizado”.
Certamente, as técnicas convencionais, que agregavam conhecimentos novos aos antigos não são mais adequadas. Talvez precisemos de uma escola de “desaprendizado”.

11 “Desaprendizado”  Para ter sucesso em suas novas atividades, as pessoas precisam de novos conhecimentos e habilidades e novos comportamentos. Os novos empregados não aceitam, nem precisam das formas tradicionais de supervisão e gerência.

12 Desenvolver e gerenciar o pessoal para assumir novos papéis;
“Desaprendizado”  Além de novos trabalhadores, são necessários novos gerentes e administradores para estes novos desafios: Desenvolver e gerenciar o pessoal para assumir novos papéis; Utilizar novos modelos de avaliação, remuneração e educação;

13 Reformular a cultura organizacional, adequando-a à nova realidade.
“Desaprendizado”  Criar uma organização em que as pessoas estejam voltadas à criação de valores; Reformular a cultura organizacional, adequando-a à nova realidade.

14 Representação social  Representação Social: “as ideias em dada realidade social, como significados próprios, importâncias e valores atribuídos pelos indivíduos e grupos a esta realidade”. (Kanaane) A forma de vivenciar o papel profissional induz o empregado a ter concepções de trabalho, baseadas em mecanismos de defesa provenientes de dissonância de papel do tipo: ambiguidade, incompatibilidade, conflito e sobrecarga de papéis.

15 Representação social  A maneira como é conduzido o processo de liderança, motivação e comunicação de uma empresa interfere diretamente na auto-estima do empregado e consequentemente na sua Representação Social. Diante dos agentes estressores (psicossociais), o indivíduo tende a reagir de forma ativa ou passiva. Se o indivíduo se coloca passivamente, poderá depreciar o trabalho, sentindo-o como peso e não como fonte de satisfação.

16 Representação social  O conceito de representação social de uma empresa enfatiza a importância da valorização das pessoas no trabalho. Se a empresa simplesmente impuser missão, valores e crenças, o trabalho pode se tornar coercitivo, de pouca criatividade, com tarefas aborrecidas. A consequência é o stress profissional.

17 Tempos de mudanças  A movimentação da mão-de-obra pelos diversos setores da economia tem ocorrido em ciclos cada vez menores, por causa do desenvolvimento tecnológico, da globalização e da competitividade.

18 Tempos de mudanças  Com a redução do tempo de trabalho, o aumento da expectativa de vida e o aumento da renda média per capita, estamos vivendo mais, trabalhando menos e com mais dinheiro que no passado. As pessoas terão mais tempo livre e uma renda per capita maior, o que significará mais tempo para atividades empreendedoras.

19 Atividade Seguindo em nosso estudo de caso, a proposta de hoje é que você realize uma pequena redação (1 a 2 páginas) abordando os seguinte tema: Como lidamos com as mudanças na “minha” organização?

20 Atividade Descreva brevemente como a organização em que você atua tem lidado com as rápidas transformações ocorridas recentemente no ambiente de negócios. Abre-se para a mudança? Estimula os colaboradores a aceitarem o novo?  Ou se fecha e resiste às transformações? Tome como referência para sua produção o conteúdo estudado na aula de hoje, mas também pesquise e amplie seus conhecimentos. 

21 Atividade Sugestões: Procure assumir uma posição neutra e equilibrada; evite transformar seu trabalho em um “desabafo”. Informe-se sobre as características consideradas “normais” no seu ramo e analise a sua organização em relação a este “padrão”. Lembre-se: não existem referências absolutas!


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