A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVOLUÇÃO INGLESA SÉCULO XVII. SÉCULO XVII Entre 1618 e 1763 a Europa se transformou num barril de pólvora. Todos os países queriam ser uma potência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVOLUÇÃO INGLESA SÉCULO XVII. SÉCULO XVII Entre 1618 e 1763 a Europa se transformou num barril de pólvora. Todos os países queriam ser uma potência."— Transcrição da apresentação:

1 A REVOLUÇÃO INGLESA SÉCULO XVII

2 SÉCULO XVII Entre 1618 e 1763 a Europa se transformou num barril de pólvora. Todos os países queriam ser uma potência hegemônica. Foram décadas de conflitos, onde a Inglaterra se despontaria como uma potência hegemônica.

3 DOS CONFLITOS EXTERNOS: -GUERRA DOS 30 ANOS; ( ); -GUERRA DE SUCESSÃO DA ESPANHA; ( ); -GUERRA DOS 7 ANOS ( )

4 DOS CONFLITOS INTERNOS: -REVOLUÇÃO PURITANA; -REVOLUÇÃO GLORIOSA

5 GUERRA DOS 30 ANOS (1618) Independência da Holanda Causas: problemas religiosos e políticos A Espanha na dinastia dos Habsturgo procurava impor o absolutismo e a religião católica a seus súditos do Sacro Império Romano Germânico. Dinastia de Habsburgo (em alemão: Habs Von habsburg= casa da Áustria). Ficou no poder de 1273 até Sua sede era a Áustria. Única governante do Império Romano Germânico.

6 O apogeu foi no comando de Carlos V. Revoltados com a imposição, os príncipes protestantes do Sacro Império Romano Germânico se organizaram na Liga Evangélica e promoveram um motim contra a Espanha. Não conseguiram êxito e foram derrotados.

7 França então se aliou à Holanda e declarou guerra à Espanha e invadiu o Sacro Império. França sitiou Viena, capital da Áustria e sede de Habsburgo e começa um grande conflito armado. Neste contesto, Espanha sai derrotada e perde alguns territórios. A paz foi selada pelo Tratado de Westfália. França saiu vitoriosa com os territórios de Alsácia e da Lorena. Pelo tratado, a Espanha foi obrigada a reconhecer a independência da Holanda.

8 A INGLATERRA Morre em 1603, Elizabeth I. Quem assume o poder foi Jaime Stuart, rei da Escócia. Jaime entrou em choque com a sociedade inglesa. Quis implantar o absolutismo aumentou impostos. Houve uma série de divergências com o parlamento.

9 Quando morre em 1625, quem assume o poder foi seu filho, Carlos I. Uma de suas medidas foi tentar impor o anglicanismo aos calvinistas escoceses, dissolveu o parlamento e restaurou impostos. Criou se um clima de guerra entre o rei e o parlamento.

10 A Revolução Puritana Desde o reinado de Elizabeth, a economia inglesa favorecia a classe alta: alta burguesia e o monopólio. Para o comercio, os monopólios impedem a livre concorrência e barravam o acesso de pequenos e médios comerciantes.

11 A burguesia era dividida em: -os grandes comerciantes apoiavam o monopólio; -os pequenos e médios comerciantes lutavam contra a exclusividade de mercado. Queriam liberdade de comércio.

12 O parlamento tinha representante de todos os setores: - Câmara dos Comuns (baixa burguesia); -Câmara dos Lourdes (Nobreza).

13 O ESTOPIM Em 1640, os calvinistas escoceses invadiram o território inglês. O rei foi obrigado a convocar o Parlamento que havia sido dissolvido. O parlamento negou seu apoio. Em 1642 teve início a Guerra Civil.

14 O CONFLITO De um lado o Rei e seus aliados: cavaleiros, membros da antiga nobreza; Do outro lado o Parlamento liderado por Oliver Cromwell. O Parlamento era dividido em: -cabeças redondas: calvinistas, membros da pequena e média nobreza e burguesia; -niveladores: setores mais radicais lutavam pelo sufrágio universal.

15 Em 1648, o rei foi definitivamente derrotado. Preso pelos cabeças redondas em 1649, o rei foi decapitado. Desde então, a Inglaterra foi governada pelo parlamento sob a liderança de Cromwell, que inicia um período de ditadura.

16 A DITADURA DE CROMWELL Em 1653, seria declarado Lorde de Cargo vitalício e hereditário Política de fortalecimento do Comércio Internacional da Inglaterra. Em 1651, o Parlamento aprovou o Ato de Navegação. Gerou uma guerra contra a Holanda. Esmagou a facção dissidente dos niveladores, enforcando seus líderes. Ignorou as camadas populares.

17 Oliver Cromwell morreu em 1658 e quem sucedeu o trono foi seu filho Richard. Como era muito fraco, foi destituído pelo parlamento. O trono passou às mãos de Carlos II, filho de Carlos I, o rei decapitado. Com o retorno dos Stuart ao poder, teve início a Restauração Quem o sucedeu foi Jaime II. Continuando a política anterior.

18 REVOLUÇÃO GLORIOSA Teve esse nome porque ocorreu sem derramamento de sangue. O Parlamento destituiu Jaime II e nomeia Guilherme de Orange (1688) (holandês) casado com uma filha de Jaime II.

19 Após a Guerra dos 30 anos na Europa, quem saiu vitoriosa foi a França, destacando-se como potencia hegemônica. Nesta condição, a França se achou no direito de arbitrar sobre conflitos em relação a outras potências. Com isso, ocorreram inúmeros outros conflitos.

20 GUERRA DE SUCESSÃO DA ESPANHA Em 1700, morreu Carlos II da Espanha. Deixa o trono (em testamento) a um neto de Luíz XIV, Felipe, duque de Anjou. Filipe foi coroado com o título de Filipe V. Luiz XIV concedeu ao neto a coroa da França também. Isso abalou a Europa, pois houve a união da Espanha e França.

21 Outras potências formaram uma aliança: Inglaterra, Holanda e o Sacro Império Romano Germânico contra a França e a Espanha. Foram vários anos de luta. O acordo de paz foi assinado em 1713 pelo tratado de Utracht e Ramstadt. Pelo tratado Filipe se comprometeu a assumir apenas o trono da Espanha. A Inglaterra obteve alguns territórios da França: Gibraltar e Minorca.

22 GUERRA DOS SETE ANOS: Inglaterra se alia à Prússia, região do Sacro Império. França se aliou a Áustria, à Rússia e à Espanha. O conflito foi o 1º ensaio para a 1º Guerra mundial. Terminou com a vitória da Inglaterra que, pelo Tratado de Paris (1763), arrebataram da França e da Espanha os territórios do Canadá e da Flórida e anexou a Índia a seu Império em crescimento.


Carregar ppt "A REVOLUÇÃO INGLESA SÉCULO XVII. SÉCULO XVII Entre 1618 e 1763 a Europa se transformou num barril de pólvora. Todos os países queriam ser uma potência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google