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EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS. O QUE VOCÊ VAI VER 1.O imóvel comercial 2.A importância da localização 3.Noções básicas de técnicas de vendas.

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1 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS

2 O QUE VOCÊ VAI VER 1.O imóvel comercial 2.A importância da localização 3.Noções básicas de técnicas de vendas

3 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS Imóveis comerciais são os imóveis utilizados para o comércio de uma maneira geral, considerando- se lojas, consultórios, escritórios, dentre outros. O IMÓVEL COMERCIAL

4 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS Comercial Vertical Salas comerciais em prédios ou imóveis acima de dois andares, acima do nível do solo, que não servem para moradia e sim para uso comercial ou prestação de serviços. Eles se dividem em: O IMÓVEL COMERCIAL

5 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS Comercial Horizontal Imóveis de até dois andares acima do nível do solo, que não servem para moradia e sim para uso comercial ou prestação de serviços. Eles se dividem em: O IMÓVEL COMERCIAL

6 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS Há alguns fatores que são determinantes no mercado imobiliário - e para o imóvel comercial não é diferente. Renda ValorizadaPontoPlantaPreçoPercepção O IMÓVEL COMERCIAL

7 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS É importante sempre ressaltar as facilidades e atributos da região quando estiver apresentando um imóvel comercial, como: principais vias de acesso (rodovias importantes, aeroportos); proximidade de outros bairros; meios de transportes variados (ônibus, trens, metrô); infra-estrutura comercial, cultural e de serviços (restaurantes, consultórios médicos etc.). A IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO

8 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS Para localizar o imóvel e ver seu entorno, consulte o Google Maps. A IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO Confira o passo a passo: 1.Digite:

9 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS Para localizar o imóvel e ver seu entorno, consulte o Google Maps. A IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO Confira o passo a passo: 2.Ao abrir a página, digite o nome da rua, número, bairro, cidade e estado. Em seguida, clique na lupa para pesquisar.

10 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS Para localizar o imóvel e ver seu entorno, consulte o Google Maps. A IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO Confira o passo a passo: 3.Confira a localização do imóvel pelo sinalizador.

11 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS Para localizar o imóvel e ver seu entorno, consulte o Google Maps. A IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO Confira o passo a passo: 4.Aproxime ou afaste o zoom na lateral.

12 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS A IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO Dê exemplos de empresas importantes instaladas na região.

13 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS o entorno do empreendimento; o comércio das redondezas; o trânsito dos bairros vizinhos; a segurança; a disponibilidade de vagas de garagem extras nas redondezas; o perfil do público que frequenta a região; projetos e planos do Governo para o desenvolvimento da região. Busque o máximo de informações sobre o imóvel e evidencie as maiores vantagens, tais como: A IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO LEMBRE-SE: A venda de imóveis comerciais envolverá sempre uma possibilidade de investimento e/ou o local onde o cliente irá atuar profissionalmente.

14 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS É importante sempre ressaltar e valorizar as características, vantagens e benefícios do imóvel comercial. Vamos conhecer a definição de cada um deles. A IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO CARACTERÍSTICAS A partir do estudo do produto é possível levantar as suas principais características. Este conhecimento é essencial para o ciclo da venda. VANTAGENS A partir do levantamento das características é possível identicar os maiores diferenciais do produto. A Pesquisa de Mercado pode ajudar muito. BENEFÍCIOS A partir da identicação das vantagens é possível associá-las às necessidades e às expectativas do cliente e com isto, apresentar os principais benefícios para ele. Desta forma, é possível determinar valor ao produto na mente do cliente.

15 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS A IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO Transforme características em benefícios.

16 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS Vamos conhecer agora, um pouco sobre técnicas de vendas, começando com planejamento. O planejamento envolve: NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS O CONHECIMENTO GLOBAL Aprenda tudo sobre o produto, os concorrentes e o perfil dos clientes. A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO Faça seu cronograma, seu plano de ação, de atividades que englobam prospecção, oferta, visitas e telefonemas. Seja coerente! Trabalhe com a logística!

17 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS O SEGUNDO TÓPICO é a aproximação, que envolve : PONTUALIDADE Lembre-se que o cliente de imóvel comercial tem interesses de investimento e /ou profissionais, portanto, não o faça esperar; APRESENTAÇÃO PESSOAL, CUIDADO COM A ESTÉTICA E HIGIENE. Para vender imóvel comercial vista-se de maneira formal; PACIÊNCIA! Mesmo após um chá de cadeira ou indecisão do cliente, seja tolerante. O cliente de imóvel comercial pode ser um profissional muito ocupado ou a compra pode ser um investimento/ decisão importante para sua vida. Seja paciente! NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS

18 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS QUEBRAR O GELO Converse sobre amenidades para descontrair, como o clima (frio ou quente), como o quanto o lugar em que se encontram é agradável, entre outros assuntos. Evite os temas polêmicos como: futebol, política, trânsito. Mas seja objetivo no encaminhamento, cliente de imóvel comercial tende a ser mais focado no que deseja. CONVERSA AGRADÁVEL Aprenda a conversar, estabelecer diálogo. Faça o assunto fluir! Desta forma, a venda se torna um momento agradável. Isso facilita e induz a compra, tornando sua atividade prazerosa! O TERCEIRO TÓPICO é a pesquisa, ou seja, o momento em que o corretor começa a levantar dados sobre o cliente, e envolve: NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS

19 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS RELAÇÃO DE CONFIANÇA Mostre para o seu cliente que você é a pessoa mais indicada para auxiliá-lo na compra do imóvel. Você é profissional, atualizado e conhece muito sobre o mercado e o produto em si! Seja um especialista! LEVANTAMENTO DE DADOS Pergunte se o cliente é casado, se tem filhos, sua profissão, por que pretende adquirir o imóvel. Pergunte o que o cliente espera com a compra, quais são os sonhos e objetivos! Como será a utilização dos ambientes do imóvel. A partir daí auxilie, proponha soluções, incorpore as necessidades do cliente a fim de transformar o sonho dele em realidade! Anote tudo o que o cliente disser para não se esquecer de nenhum item fundamental! O TERCEIRO TÓPICO é a pesquisa, ou seja, o momento em que o corretor começa a levantar dados sobre o cliente, e envolve: NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS

20 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS SCRIPT Faça um roteiro! Organize-se! Treine com voluntários para evitar gaguejar ou sentir vergonha! Crie uma sequência de apresentação do produto e a estude. MUNIÇÃO Vá munido de todos os itens que serão necessários para fechar a venda! Tabela de preços, talões de reserva, calculadora, cartões de visitas, entre outros itens fundamentais. Use seu crachá. Desta forma você fortalece seu nome para o cliente. Vamos conhecer, agora, o QUARTO TÓPICO: oferta, que envolve: NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS

21 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS HONESTIDADE Escute com atenção sobre o que seu cliente quer e crie soluções e respostas para suas solicitações, apoiando-se em pontos positivos do produto. Mostre o quanto o produto é necessário, apresente uma previsão de rentabilidade e supra os anseios do cliente! ESCLARECIMENTOS Não se coloque na posição de defensor do produto, mas sim do cliente. Seja um consultor imobiliário, colocando-se lado a lado com o cliente, mostrando que as partes se encontram do mesmo lado, batalhando para atingir um objetivo comum: a satisfação do cliente. Vamos conhecer, agora, o QUARTO TÓPICO: oferta, que envolve: NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS

22 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS SER FLEXÍVEL E INFORMADO Conheça de antemão possíveis limitações da negociação e saiba você mesmo os limites de descontos e prazos. O QUINTO TÓPICO é a negociação, que envolve: RELAÇÃO GANHA-GANHA Vendedor e cliente ganham na negociação. Trabalhe em parceria com seu cliente! Faça o possível! TOMADA DE DECISÃO Não fique indeciso ou demonstre insegurança. Se não puder resolver algum assunto procure imediatamente alguém que possa fazê-lo. NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS

23 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS Exercite fechamentos: não tenha medo, esse é o melhor momento! O cliente quer fechar: ele dá sinais que quer. Eduque seu olhar! Não empurre o produto: use persuasão. Venda bem! Venda sempre! Trabalhe com qualidade: Atenda com qualidade. Após cada fechamento, avalie seu desempenho. Aperfeiçoe sua técnica! Treine sempre! O ÚLTIMO TÓPICO é o fechamento. Acompanhe essas dicas: NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS

24 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS Mantenha sempre o entusiasmo. Como? NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS 1.Mantenha junto de você por escrito, e consulte diariamente a sua meta profissional de curto, médio e longo prazo. Avalie seu desempenho e corrija possíveis lacunas em seu planejamento!

25 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS Mantenha sempre o entusiasmo. Como? NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS 2.Cultive um ambiente familiar harmonioso, boa alimentação e boa forma física.

26 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS Mantenha sempre o entusiasmo. Como? NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS 3.Participe de treinamentos! Faça cursos e aprimore seu conhecimento profissional.

27 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS 4.Procure conteúdos motivacionais, tanto leitura como áudio! Busque bons fluídos para sua vida. Mantenha sempre o entusiasmo. Como?

28 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS ENFRENTE OS OBSTÁCULOS Encare as dificuldades como uma etapa! Não conseguiu contato com um cliente, busque outro e tente novamente amanhã! NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS

29 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS PERDEU A VENDA? Encare cada venda não fechada como um treino para a próxima ser cada vez melhor! Haja como um detetive! Avalie seu desemprenho e descubra o motivo do não fechamento. NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS

30 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS SUAS VENDAS DESPENCARAM? Aconselhe-se com seu gerente, diretor ou alguém com experiência e bagagem! Faça sua lição de casa! Analise sua rotina de trabalho e seu planejamento! Avalie seu desempenho em todos os aspectos de seu trabalho: atendimento, oferta telefônica, porta a porta, oferta por . Estude os negócios fechados e os perdidos. Compare! Entenda a diferença! NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS

31 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS Crie um banco de dados de seus clientes e mantenha-os próximos de você, lembrando de seu aniversário, datas comemorativas ou oportunidades de reaproximação!

32 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS TRANSAÇÃO COMERCIAL X RELAÇÃO COMERCIAL Vivemos a era da relação! A transação comercial abre espaço para a relação onde os aspectos: atendimento, confiança e garantia são fundamentais. PORTANTO, SEJA UM CONSULTOR DE NEGÓCIOS! NOÇÕES BÁSICAS DE TÉCNICAS DE VENDAS

33 OBRIGADO!


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