A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA E FAMÍLIA : UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA REUNIÃO PEDAGÓGICA 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA E FAMÍLIA : UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA REUNIÃO PEDAGÓGICA 2012."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA E FAMÍLIA : UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA REUNIÃO PEDAGÓGICA 2012

2 SOCIALIZAR COM OS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS A PROPOSTA FILOSÓFICA E PEDAGÓGICA DO COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA, CONSIDERANDO A PARCERIA FAMÍLIA/ESCOLA COMO PRIORIDADE COLETIVA NA CONSTRUÇÃO FORMATIVA DO EDUCANDO.

3 PAUTA MENSAGEM DE ACOLHIMENTO E REFLEXÃO- PAIS BRILLHANTES SÃO FIRMES E AMOROSOS ! AUGUSTO CURY ACOLHIMENTO – GESTORA IRMÃ GILDA MARIA SERVIÇOS OFERECIDOS POR QUE A FAMÍLIA ESCOLHEU O CSA COMO ESPAÇO ESCOLAR PARA O(A) SEU (SUA) FILHO(A)? VISITANDO OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DO CSA. PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CSA PARCERIA ESCOLA E FAMÍLIA PROJETOS PRIORIZADOS LEMBRETES DE ROTINA FASE DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR DICAS PARA A FAMÍLIA MENSAGEM FINAL

4 CHORE COM SEUS FILHOS E ABRACE-OS. ISSO É MAIS IMPORTANTE DO QUE DAR-LHES FORTUNA OU FAZER- LHES MONTANHAS DE CRÍTICAS. NÃO FORME HERÓIS, MAS SERES HUMANOS QUE CONHEÇAM SEUS LIMITES E SUA FORÇA. FAÇA DE CADA LÁGRIMA UMA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO. ESTIMULE SEU FILHO A TER METAS. LEMBRE-SE: CONVERSAR É FALAR SOBRE O MUNDO QUE NOS CERCA. DIALOGAR É FALAR SOBRE O MUNDO QUE SOMOS. ABRAÇAR, BEIJAR, FALAR ESPONTANEAMENTE. CONTAR HISTÓRIAS, SEMEAR IDÉIAS. DIZER NÃO SEM MEDO. NÃO CEDER A CHANTAGEM. PARA EDUCAR É NECESSÁRIO PACIÊNCIA. AUGUSTO CURY PAIS BRILHANTES, SÃO FIRMES E AMOROSOS!

5 ORGANOGRAMA DIRETORIA SUPORTE ADMINISTRATIVO SECRETARIA TESOURARIA SOR - SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA CORPO DISCENTE CORPO DOCENTE SERVIÇO DE DISCIPLINA AUX. SECRETARIA RECEPÇÃO AUX. SERV. GERAIS SUPORTE PEDAGÓGICO SOP - SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA AUX. ADMINISTRATIVO SOP - SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

6 POSSUI NORMAS E REGRAS QUALIDADE DE ENSINO ESPAÇO FÍSICO, SEGURANÇA ACOLHIMENTO E ORGANIZAÇÃO NOVAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO REFERÊNCIAS DE OUTRAS FAMÍLIAS FORMAÇÃO OFERECIDA, HISTÓRIA DO COLÉGIO E PROPOSTA DE TRABALHO ESCOLA CONCEITUADA E RELIGIOSA É O MELHOR DE CEARÁ - MIRIM OFERECE TODOS OS SEGMENTOSDE ENSINO POR QUE A FAMÍLIA ESCOLHEU O CSA COMO ESPAÇO ESCOLAR PARA O(A) FILHO(A)? DAR UMA MELHOR EDUCAÇÃO PARA OS FILHOS SISTEMA DE ENSINO POSITIVO ADOTADO ESCOLA CONFESSIONAL CATÓLICA CREDIBILIDADE, FORMOU MUITA GENTE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA ESCOLA MODELO; TEM BONS PROFISSIONAIS OS EVENTOS SÃO PEDAGÓGICOS E NÃO SE TRANSFORMAM EM MUITAS FESTAS UM SONHO

7 VISITANDO OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DO CSA

8 FILOSOFIA E PROPOSTA PEDAGÓGICA DO COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA SABER TRABALHO ÉTICA PROGRESSO

9 O COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA, AFIRMA SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA NOS IDEAIS DA EDUCAÇÃO EVANGÉLICO-LIBERTADORA, DA DEMOCRACIA E DA CIDADANIA, ASSUMINDO COMO DIRETRIZES PEDAGÓGICAS: ABORDAGEM CURRICULAR CENTRADA NO PRINCÍPIO DA INTERDISCIPLINARIDADE E NA CONCEPÇÃO SÓCIO INTERACIONISTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. COMPROMETIMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA COM A PRÁTICA DA LIBERDADE, DO DIÁLOGO E DA RESPONSABILIDADE. ARTICULAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA, ENFATIZANDO A PESQUISA, A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE NO TRATADO DOS CONTEÚDOS. COMPREENSÃO DO QUE É ENSINAR E APRENDER. ADOÇÃO DE UMA LINHA COMUM DE AÇÃO PROPICIDORA DA UNIDADE PEDAGÓGICA EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO E ÁREAS DE CONHECIMENTO. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA QUE PERMITAM A FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO, DA REFLEXÃO E DO TRABALHO COLETIVO. COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE SEUS PROFESSORES E TÉCNICOS. RESPEITO À IDENTIDADE CULTURAL E RELIGIOSA DO ALUNO.

10 FAMÍLIA + ESCOLA CONSTRUIR O HUMANO NAS DIMENSÕES SOCIAL, AFETIVA, CULTURAL,COGNITIVA, INTEGRANDO-OS NUMA PROPOSTA PRÁTICA HUMANISTICA LIBERTADORA.

11 Direitos Cidadania Autonomia Responsabilidade Amizade Identidade Limite Auto-estima Solidariedade FAMÍLIA - Educar nos Valores Humanos Relações Sociais

12 Novas necessidades......novos desafios. Escola

13 Informações ESCOLA - Instruir na Construção do Conhecimento Disciplina Aprofundamento na vivência dos valores humanos Exercício da Cidadania Construção e transformação das informações em Conhecimento

14 Entre o passado......e o presente. Cenário Educacional

15 PARCERIA APRENDIZADO CONFIANÇA PONTOS POSITIVOS DA ESCOLA DE SEU FILHO

16 PROJETOS PRIORIZADOS RELAÇÕES HUMANAS, À LUZ DA EDUCAÇÃO. A FAMÍLIA, A ESCOLA E O APRENDIZADO DA DISCIPLINA. CF-2012 : FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA: QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA. ECLO,38,8. ENCONTROS DE FORMAÇÃO PROJETOS DE EVENTOS SÓCIO CULTURAIS: VIVENCIANDO 75 ANOS DO CSA – EDUCANDO PELA JUSTIÇA E A PAZ 1º BIMESTRE:ANIVERSÁRIO DO CSA – 14 DE ABRIL DE º BIMESTRE: FESTA DO EX-ALUNO – 26 DE MAIO DE º BIMESTRE: JOGOS INTERNOS – 14 DE SETEMBRO DE º BIMESTRE: ENCONTRO CULTURAL – 24 DE NOVEMBRO

17 ESPORTES OFERECIDOS: ESCOLINHAS DE FUTSAL E HANDBOLL – A PARTIR DO 3º ANO. VÔLEY – A PARTIR DO 6º ANO KARATÊ – A PARTIR DO 1º ANO BALLET – A PARTIR DO NÍVEL III NATAÇÃO – A PARTIR DO NÍVEL III DANÇA E TEATRO – APARTIR DO 3º ANO

18 FASE DE ADAPTAÇÃO

19

20

21 LEMBRETES DE ROTINA: USO CORRETO DO UNIFORME; ( BONÉS PROIBIDO). DISCIPLINA ( RESPEITO MÚTUO/ RELAÇÕES MAIS HUMANAS). NORMAS DA ESCOLA ( LÊ A AGENDA). MATERIAL ESCOLAR ( LIVROS DIDÁTICOS). HORÁRIO ( INÍCIO E TÉRMINO POR SEGMENTO). EDUCAÇÃO FÍSICA É OBRIGATÓRIO. PROIBIÇÃO DE CELULARES E OUTROS SIMILARES. IMPORTÂNCIA DAS TAREFAS DE CASA, TRABALHOS E PESQUISAS, REFORÇO QUANDO NECESSÁRIO. DURANTE AS AULAS DE NATAÇÃO OS PAIS NÃO DEVEM FICAR DENTRO DO ESPAÇO DA PISCINA. QUANDO O ALUNO ESTIVER DOENTE, NÃO MANDAR PARA O COLÉGIO. O ALUNO SÓ SAIRÁ DO COLÉGIO ANTES DO HORÁRIO PREVISTO COM AUTORIZAÇÃO DOS PAIS.

22 DICAS PARA A FAMÍLIA ESCOLHA A ESCOLA PARA SEU FILHO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA; VALORIZE O NÍVEL DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS; CONVERSE E CONHEÇA O GESTOR, OS PROFESSORES, A EQUIPE TÉCNICA E FUNCIONÁRIOS QUE LIDARÃO COM SEUS FILHOS; INFORME-SE DE ALGUMA DIFICULDADE QUE O (A) ALUNO(A) FILHO(A) TENHA, SEJA ELA COGNITIVA, ESPECIAL OU COMPORTAMENTAL; RESPEITE A INSTITUIÇÃO ONDE VOCÊ MATRICULOU O SEU FILHO, NUNCA A DEPRECIE DIANTE DELE, PROCURE SEMPRE OUVIR A ESCOLA, ENTENDENDO QUE SEU FILHO ESTÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO, E OS PROFESSORES QUE ESTÃO NA ESCOLA SÃO PREPARADOS PARA TAL FUNÇÃO; PARTICIPE DAS REUNIÕES DE PAIS; VISITE À ESCOLA PARA RETIRAR ALGUMA DÚVIDA; NÃO SE TORNE INCOVENIENTE: QUANDO O PROFESSOR ESTIVER EM SALA DE AULA OU EM UMA FESTA, OU MESMO NA RUA, EVITE FALAR DA VIDA ESCOLAR DE SEU FILHO; EM CASO DE URGÊNCIA, LIGUE PARA A ESCOLA, MARQUE HORÁRIO PARA FALAR COM PROFESSOR, EQUIPE TÉCNICA OU ATÉ MESMO GESTOR; NUNCA ESQUEÇA QUE SEU FILHO NÃO É PERFEITO. ELE ERRA E TEM O DIREITO DE ERRAR. DE SER ORIENTADO E NÃO PERMANECER NO ERRO ; A ESCOLA TAMBÉM PODE ERRAR, POIS ELA É FORMADA POR PESSOAS HUMANAS, É PRECISO FICAR SEMPRE ATENTA E BEM ORGANIZADA PARA EVITAR ERROS E INJUSTIÇAS; PROCURE OLHAR A ESCOLA COMO UMA PARCEIRA. ESSA ATITUDE AJUDA MUITO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CARÁTER, DE RELAÇÕES ÉTICAS ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA.

23 MENSAGEM FINAL


Carregar ppt "ESCOLA E FAMÍLIA : UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA REUNIÃO PEDAGÓGICA 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google