A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA ESCOLA E FAMÍLIA : UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA ESCOLA E FAMÍLIA : UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA ESCOLA E FAMÍLIA : UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO
REUNIÃO PEDAGÓGICA 2012 ESCOLA E FAMÍLIA : UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO

2 OBJETIVO SOCIALIZAR COM OS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS A PROPOSTA FILOSÓFICA E PEDAGÓGICA DO COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA, CONSIDERANDO A PARCERIA FAMÍLIA/ESCOLA COMO PRIORIDADE COLETIVA NA CONSTRUÇÃO FORMATIVA DO EDUCANDO.

3 PAUTA MENSAGEM DE ACOLHIMENTO E REFLEXÃO-
PAIS BRILLHANTES SÃO FIRMES E AMOROSOS ! AUGUSTO CURY ACOLHIMENTO – GESTORA IRMÃ GILDA MARIA SERVIÇOS OFERECIDOS POR QUE A FAMÍLIA ESCOLHEU O CSA COMO ESPAÇO ESCOLAR PARA O(A) SEU (SUA) FILHO(A)? VISITANDO OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DO CSA. PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CSA PARCERIA ESCOLA E FAMÍLIA PROJETOS PRIORIZADOS LEMBRETES DE ROTINA FASE DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR DICAS PARA A FAMÍLIA MENSAGEM FINAL

4 PAIS BRILHANTES, SÃO FIRMES E AMOROSOS!
CHORE COM SEUS FILHOS E ABRACE-OS. ISSO É MAIS IMPORTANTE DO QUE DAR-LHES FORTUNA OU FAZER- LHES MONTANHAS DE CRÍTICAS. NÃO FORME HERÓIS, MAS SERES HUMANOS QUE CONHEÇAM SEUS LIMITES E SUA FORÇA. FAÇA DE CADA LÁGRIMA UMA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO. ESTIMULE SEU FILHO A TER METAS. LEMBRE-SE: CONVERSAR É FALAR SOBRE O MUNDO QUE NOS CERCA. DIALOGAR É FALAR SOBRE O MUNDO QUE SOMOS. ABRAÇAR, BEIJAR, FALAR ESPONTANEAMENTE. CONTAR HISTÓRIAS, SEMEAR IDÉIAS. DIZER NÃO SEM MEDO. NÃO CEDER A CHANTAGEM. PARA EDUCAR É NECESSÁRIO PACIÊNCIA. AUGUSTO CURY PAIS BRILHANTES, SÃO FIRMES E AMOROSOS!

5 SUPORTE ADMINISTRATIVO SUPORTE PEDAGÓGICO
ORGANOGRAMA DIRETORIA SECRETARIA TESOURARIA SUPORTE ADMINISTRATIVO SUPORTE PEDAGÓGICO SOP - SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA RECEPÇÃO AUX. SECRETARIA SOP - SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL SERVIÇO DE DISCIPLINA SOR - SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA AUX. ADMINISTRATIVO CORPO DOCENTE AUX. SERV. GERAIS CORPO DISCENTE

6 POSSUI NORMAS E REGRAS NOVAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO
QUALIDADE DE ENSINO NOVAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO REFERÊNCIAS DE OUTRAS FAMÍLIAS É O MELHOR DE CEARÁ - MIRIM OFERECE TODOS OS SEGMENTOSDE ENSINO DAR UMA MELHOR EDUCAÇÃO PARA OS FILHOS POSSUI NORMAS E REGRAS ESPAÇO FÍSICO, SEGURANÇA ACOLHIMENTO E ORGANIZAÇÃO POR QUE A FAMÍLIA ESCOLHEU O CSA COMO ESPAÇO ESCOLAR PARA O(A) FILHO(A)? ESCOLA CONCEITUADA E RELIGIOSA ESCOLA CONFESSIONAL CATÓLICA SISTEMA DE ENSINO POSITIVO ADOTADO FORMAÇÃO OFERECIDA, HISTÓRIA DO COLÉGIO E PROPOSTA DE TRABALHO CREDIBILIDADE, FORMOU MUITA GENTE OS EVENTOS SÃO PEDAGÓGICOS E NÃO SE TRANSFORMAM EM MUITAS FESTAS UM SONHO ESCOLA MODELO; TEM BONS PROFISSIONAIS COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA

7 VISITANDO OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DO CSA

8 FILOSOFIA E PROPOSTA PEDAGÓGICA DO COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA
TRABALHO PROGRESSO Segundo o Diretor-Presidente do Grupo Positivo, Professor Oriovisto Guimarães, existe em nossas escolas uma parte visível, que podemos facilmente perceber: prédios, laboratórios, biblioteca, portal educacional, etc. Essa parte visível não é nossa missão, mas apenas a base material de que necessitamos para bem executá-lo. O essencial é invisível aos olhos. Só podemos percebê-lo com nossa inteligência, os olhos da alma. Ele afirma que estudar, aprender os conteúdos curricularres(...), faz parte de nossa missão, mas não é suficiente. O essencial está na compreensão dos valores que governam as nossas instituições e também nossas vidas: SABER - ÉTICA - TRABALHO - PROGRESSO Obs.: Sugestão: leitura da Carta aos Educadores. SABER ÉTICA

9 O COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA , AFIRMA SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA NOS IDEAIS DA EDUCAÇÃO EVANGÉLICO-LIBERTADORA, DA DEMOCRACIA E DA CIDADANIA, ASSUMINDO COMO DIRETRIZES PEDAGÓGICAS: ABORDAGEM CURRICULAR CENTRADA NO PRINCÍPIO DA INTERDISCIPLINARIDADE E NA CONCEPÇÃO SÓCIO INTERACIONISTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. COMPROMETIMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA COM A PRÁTICA DA LIBERDADE, DO DIÁLOGO E DA RESPONSABILIDADE. ARTICULAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA, ENFATIZANDO A PESQUISA, A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE NO TRATADO DOS CONTEÚDOS. COMPREENSÃO DO QUE É ENSINAR E APRENDER. ADOÇÃO DE UMA LINHA COMUM DE AÇÃO PROPICIDORA DA UNIDADE PEDAGÓGICA EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO E ÁREAS DE CONHECIMENTO. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA QUE PERMITAM A FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO, DA REFLEXÃO E DO TRABALHO COLETIVO. COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE SEUS PROFESSORES E TÉCNICOS. RESPEITO À IDENTIDADE CULTURAL E RELIGIOSA DO ALUNO.

10 FAMÍLIA + ESCOLA CONSTRUIR O HUMANO NAS DIMENSÕES SOCIAL, AFETIVA, CULTURAL,COGNITIVA, INTEGRANDO-OS NUMA PROPOSTA PRÁTICA HUMANISTICA LIBERTADORA.

11 FAMÍLIA - Educar nos Valores Humanos
Direitos Cidadania Autonomia Responsabilidade Relações Sociais Amizade Identidade Limite Auto-estima Solidariedade

12 Escola Novas necessidades... ...novos desafios.
É certo que estamos aqui, por termos um objetivo comum: manter e fazer crescer o número de alunos das nossas escolas. Procuramos novas respostas para o enfrentamento cotidiano dos novos desafios que se apresentam, por meio de uma análise minuciosa das necessidades e dos anseios atuais da comunidade educativa ao qual estamos inseridos. ...novos desafios.

13 Construção e transformação das informações em Conhecimento
ESCOLA - Instruir na Construção do Conhecimento Informações Exercício da Cidadania Aprofundamento na vivência dos valores humanos Construção e transformação das informações em Conhecimento Disciplina

14 Cenário Educacional Entre o passado... ...e o presente.
O Cenário Atual é construído por meio da necessária equação entre o que construímos em passado próximo e o que estamos vivendo no presente. Bem sabemos, que a única coisa permanente é a MUDANÇA e isto não é novidade. A novidade encontra-se na VELOCIDADE com que as mudanças vem acontecendo... O sentimento de que foi ontem está pairando no ar... Para quem está prestando o vestibular esse ano (17 anos) Collor é História, para nós é memória; A Ovelha Dolly teria 10 anos se não tivesse morrido a quatro; 30 anos era o tempo para que pudéssemos observar o choque de gerações,hoje filhos de 10 e 15 anos não se consideram mais do mesmo “tempo”; Nos mesmos 30 anos a média das família passou de 5,8 para 2,4 filhos por família; E um jogo de futebol conseguimos visualizar esse ritmo, ao assistirmos um jogo de 30 anos atrás, onde um jogador passou de uma média de 6 Km por partida para uma média de 13 Km por partida; Em 5 anos um DVD passou de sonho de consumo para brinde em assinatura de revista. Essa dinâmica nos impulsiona a rever e avaliar o cenário educacional onde presenciamos questões como: a abertura do mercado, a contenção populacional, a universalização do ensino, a concorrência (que nem sempre é saudável, mas que sempre deve ser encarada como tal) e a necessidade da visão empresarial (ninguém mais mantêm-se empiricamente) estão postas e não há mais como negá-las. O fato é que precisamos para nos posicionar cenário, compreendendo toda a sua complexidade, antes de mais nada, precisamos fazer o óbvio... ...e o presente.

15 PONTOS POSITIVOS DA ESCOLA DE SEU FILHO
PARCERIA APRENDIZADO CONFIANÇA

16 PROJETOS PRIORIZADOS RELAÇÕES HUMANAS, À LUZ DA EDUCAÇÃO .
A FAMÍLIA, A ESCOLA E O APRENDIZADO DA DISCIPLINA. CF-2012 : FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA: “QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA.” ECLO,38,8. ENCONTROS DE FORMAÇÃO PROJETOS DE EVENTOS SÓCIO CULTURAIS: VIVENCIANDO “75 ANOS DO CSA – EDUCANDO PELA JUSTIÇA E A PAZ” 1º BIMESTRE:ANIVERSÁRIO DO CSA – 14 DE ABRIL DE 2012 2º BIMESTRE: FESTA DO EX-ALUNO – 26 DE MAIO DE 2012 3º BIMESTRE: JOGOS INTERNOS – 14 DE SETEMBRO DE 2012 4º BIMESTRE: ENCONTRO CULTURAL – 24 DE NOVEMBRO

17 ESPORTES OFERECIDOS: ESCOLINHAS DE FUTSAL E HANDBOLL – A PARTIR DO 3º ANO. VÔLEY – A PARTIR DO 6º ANO KARATÊ – A PARTIR DO 1º ANO BALLET – A PARTIR DO NÍVEL III NATAÇÃO – A PARTIR DO NÍVEL III DANÇA E TEATRO – APARTIR DO 3º ANO

18 FASE DE ADAPTAÇÃO

19 FASE DE ADAPTAÇÃO

20 FASE DE ADAPTAÇÃO

21 LEMBRETES DE ROTINA: USO CORRETO DO UNIFORME; ( BONÉS PROIBIDO). DISCIPLINA ( RESPEITO MÚTUO/ RELAÇÕES MAIS HUMANAS). NORMAS DA ESCOLA ( LÊ A AGENDA). MATERIAL ESCOLAR ( LIVROS DIDÁTICOS). HORÁRIO ( INÍCIO E TÉRMINO POR SEGMENTO). EDUCAÇÃO FÍSICA É OBRIGATÓRIO. PROIBIÇÃO DE CELULARES E OUTROS SIMILARES. IMPORTÂNCIA DAS TAREFAS DE CASA, TRABALHOS E PESQUISAS, REFORÇO QUANDO NECESSÁRIO. DURANTE AS AULAS DE NATAÇÃO OS PAIS NÃO DEVEM FICAR DENTRO DO ESPAÇO DA PISCINA. QUANDO O ALUNO ESTIVER DOENTE, NÃO MANDAR PARA O COLÉGIO. O ALUNO SÓ SAIRÁ DO COLÉGIO ANTES DO HORÁRIO PREVISTO COM AUTORIZAÇÃO DOS PAIS.

22 DICAS PARA A FAMÍLIA ESCOLHA A ESCOLA PARA SEU FILHO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA; VALORIZE O NÍVEL DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS; CONVERSE E CONHEÇA O GESTOR, OS PROFESSORES, A EQUIPE TÉCNICA E FUNCIONÁRIOS QUE LIDARÃO COM SEUS FILHOS; INFORME-SE DE ALGUMA DIFICULDADE QUE O (A) ALUNO(A) FILHO(A) TENHA, SEJA ELA COGNITIVA, ESPECIAL OU COMPORTAMENTAL; RESPEITE A INSTITUIÇÃO ONDE VOCÊ MATRICULOU O SEU FILHO, NUNCA A DEPRECIE DIANTE DELE, PROCURE SEMPRE OUVIR A ESCOLA, ENTENDENDO QUE SEU FILHO ESTÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO , E OS PROFESSORES QUE ESTÃO NA ESCOLA SÃO PREPARADOS PARA TAL FUNÇÃO; PARTICIPE DAS REUNIÕES DE PAIS; VISITE À ESCOLA PARA RETIRAR ALGUMA DÚVIDA; NÃO SE TORNE INCOVENIENTE: QUANDO O PROFESSOR ESTIVER EM SALA DE AULA OU EM UMA FESTA, OU MESMO NA RUA, EVITE FALAR DA VIDA ESCOLAR DE SEU FILHO; EM CASO DE URGÊNCIA, LIGUE PARA A ESCOLA, MARQUE HORÁRIO PARA FALAR COM PROFESSOR, EQUIPE TÉCNICA OU ATÉ MESMO GESTOR; NUNCA ESQUEÇA QUE SEU FILHO NÃO É PERFEITO. ELE ERRA E TEM O DIREITO DE ERRAR. DE SER ORIENTADO E NÃO PERMANECER NO ERRO; A ESCOLA TAMBÉM PODE ERRAR, POIS ELA É FORMADA POR PESSOAS HUMANAS, É PRECISO FICAR SEMPRE ATENTA E BEM ORGANIZADA PARA EVITAR ERROS E INJUSTIÇAS; PROCURE OLHAR A ESCOLA COMO UMA PARCEIRA. ESSA ATITUDE AJUDA MUITO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CARÁTER, DE RELAÇÕES ÉTICAS ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA.

23 MENSAGEM FINAL


Carregar ppt "COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA ESCOLA E FAMÍLIA : UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google