A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. INTRODUÇÃO Hoje os administradores vem enfrentando problemas na gestão de entradas e saídas de numerários de suas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. INTRODUÇÃO Hoje os administradores vem enfrentando problemas na gestão de entradas e saídas de numerários de suas."— Transcrição da apresentação:

1 FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. INTRODUÇÃO Hoje os administradores vem enfrentando problemas na gestão de entradas e saídas de numerários de suas empresas. Para solucionarmos este problema existe um instrumento de gestão financeira que é muito usado, temos em questão o fluxo de caixa. O fluxo mostra dinamicamente a situação financeira da empresa, podendo ser futura ou presente, possibilitando aos administradores gerir seus recursos antecipadamente.

2 FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. CONCEITO De acordo com Zdanowicz (1998, p.40) denomina- se fluxo de caixa de uma empresa ao conjunto de ingressos e desembolsos de numerário ao longo de um período determinado. Segundo Honório (1997, p.27) o objetivo principal do fluxo de caixa é prever os ingressos e saídas de dinheiro num espaço de tempo futuro, evitando que a empresa seja tomada de surpresa com falta de dinheiro para pagar seus compromissos.

3 FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. COMO ELABORAR UM FLUXO DE CAIXA? Para elaborar um fluxo de caixa deve-se: Selecionar informações de entradas e saídas sobre a atividade da empresa; Verificar os tipos de entradas que ingressaram no fluxo de caixa e fazer provisão de clientes que possivelmente são inadimplentes; Toda empresa tem gastos imprevistos, deve-se fazer uma previsão e adicionar no fluxo de caixa;

4 FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. As despesas com diretores, sócios, pagamentos de juros e outras despesas, nunca esquecer de incluir na planilha de fluxo de caixa; Constantemente verificar a projeção do fluxo; Caso os administradores da empresa pensem em expandir e investir, devem acompanhar. Os recursos de um fluxo de caixa são fluídos por Entradas e Saídas.

5 FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. ENTRADAS Vendas à Vista, Cobrança Duplicatas, Resgate aplicações financeiras, Empréstimos, Aluguéis recebidos.

6 FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. SAÍDAS Fornecedores, Compras á Vista, Tributos, Folha de Pagamento, Despesas gerais, Amortização empréstimos.

7 FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. Para que o fluxo de caixa possa trazer resultados positivos, o mais adequado é que fosse programado de semana a semana, ou seja, de segunda a sextafeira. A projeção pode ser feita de várias maneiras, diário, mensal, trimestral, semestral ou anual. Através do fluxo de caixa a empresa pode observar como são captados e aplicados os recursos. O Fluxo realizado ou histórico e o projetado ou orçamento de caixa permite identificar as variações e as causas dessas Variações.

8 FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. Realizado/Histórico coloca-se como instrumento complementar às demais demonstrações contábeis, especialmente ao Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício. Procura esclarecer e historiar as atividades operacionais de investimento e de financiamento.(Araújo, Holanda, Uchôa, p.14)

9 FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. Projetado/Orçamento de Caixa Antecipa situações futuras de caixa, antevendo pontos críticos que poderão ser antecipadamente tratados ou situações de excesso de caixa que podem ensejar decisões de redirecionamento de recursos..(Araújo, Holanda, Uchôa, p.14)

10 FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. COMO MELHORAR O FLUXO DE CAIXA DA EMPRESA? Fature prontamente; Crie incentivo para que o cliente pague mais rápido; Evite desde logo clientes que demoram a pagar ou que não pagam; Prefira permuta a dinheiro; Organize seu estoque; Considere consolidar seus empréstimos.

11 FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. PARA QUE SERVE O FLUXO DE CAIXA? O fluxo de caixa serve para que o administrador possa ter condições de prever déficit ou superávit no decorrer dos meses em sua empresa. Fazendo planejamento do que irá entrar na empresa ou sair, o administrador poderá conversar com seus fornecedores no caso de déficit, pedindo prazos maiores para pagamento das dívidas e no caso de superávit o administrador

12 FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. PARA QUE SERVE O FLUXO DE CAIXA? poderá fazer aplicações, entre outras opções. Quando começa uma semana o fluxo de caixa já deve estar programado, a medida em que os dias vão passando o fluxo que antes era projetado, vai tendo a forma de realizado, podendo assim o administrador usar técnicas como as de análise de balanços entre outras que a contabilidade nos disponibiliza, tanto no fluxo realizado como no projetado.

13 FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. ONDE SE APLICA O FLUXO DE CAIXA? O fluxo de caixa pode ser aplicado em qualquer empresa e em qualquer tipo de atividade. O empresário pode necessitar de um fluxo de caixa de determinada entrada ou saída, abaixo trazemos um exemplo de fluxo de caixa com as entradas e saídas mais comuns de uma empresa.

14 FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. CONCLUSÃO De acordo com o que foi discutido no texto o fluxo de caixa é um instrumento financeiro essencial para a empresa, o qual gera informações para planejamentos e conhecimentos do que ocorre de fato na empresa, podendo à administração tomar decisões. Observa-se que a princípio elabora-se um fluxo de caixa projetado, o qual deve, ser especificado os ingressos e desembolsos, após os fatos ocorridos o fluxo de caixa deixa de ser projetado e passa a ser realizado.


Carregar ppt "FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO. INTRODUÇÃO Hoje os administradores vem enfrentando problemas na gestão de entradas e saídas de numerários de suas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google