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Web Analytics.

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Apresentação em tema: "Web Analytics."— Transcrição da apresentação:

1 Web Analytics

2 O que é Web Analytics? Web Analytics é a medição, coleta, análise e relatórios de informações sobre dados de navegação e interação na internet, com objetivos de entender e otimizar a utilização e produção de sites e ações de comunicação.

3 Por que medir ? • Saber quais são os resultados de um site / campanha
• Conhecer o perfil demográfico do visitante • Colher dados para melhorar conteúdo, layout e arquitetura da informação • Conhecer quem indica o site / marca / produto, ou seja de como forma o visitante chega até o site • Identificar riscos e oportunidades

4 Algumas Ferramentas para Análise de Sites

5 Google Analytics Ferramenta de Análise Web gratuita hospedada no servidores do Google Utiliza o modelo de tagueamento (codigos) de paginas através de scripts Monitora todos os eventos e visualizações de paginas Monitora informações sobre o usuário como sistema operacional, resolução de tela, etc. Controle do usuário via Cookie

6 Vantagens Google Analytics
Solução gratuita Mais de 80 relatórios on-line e disponíveis para download Mensuração e evolução do Retorno de Investimento das ações de marketing Avaliação do comportamento de navegação (identificar melhorias) Utilização de métricas de resultados como vendas, conversões, inscrições

7 Google Analytics em relação ao mercado
Outros Produtos de Análise de Sites Facilidade de utilização Um único trecho de código javascript para todas as páginas. Conhecimento básico de html Javascripts customizados, códigos e conhecimentos avançados para administração são fundamentais para a ferramenta funcionar corretamente Tempo de implementação Menos de um dia Pode demorar semanas de consultoria e treinamentos Custos e Manutenções Grátis Custo do produto, de profissinais para implementação, treinamento, manutenção e de estrutura. Estrutura Toda a estrutura é do google. Necessidade de investimento em estrutura (hardware - servidores).

8 Google Analytics

9 Características Gerais do Google Analytics
Fácil Implementação Cole a TAG do Google Analytics nas páginas de seu site e passe a ter dados automaticamente

10 Características Gerais do Google Analytics
Customização A interface inicial do Google Analytics pode ser customizada para facilitar a visualização das informações

11 Características Gerais do Google Analytics
Tendências Compare a evolução do seu site em diferentes intervalos de tempo de forma interativa, sem perder tempo

12 Características Gerais do Google Analytics
Campanhas Acompanhamento de performance de todos os tipos de ações online de comunicação

13 Características Gerais do Google Analytics
Integração com Adwords Monitore a performance de suas ações de links patrocinados.

14 Características Gerais do Google Analytics
Relatórios por Agende e personalize o recebimento das principais informações do site no seu

15 Características Gerais do Google Analytics
Site Overlay Você sabe onde os usuários estão clicando na sua página (links/chamadas)?

16 Conhecendo o Google Analytics

17 Painel Principal do Google Analytics

18 Gráfico de Visitas por dia
Gráfico de visitas por dia: Número de visitas por dia

19 Visitas de todos os visitantes
Visitas de todos os visitantes: Relatório de visitas detalhado por dia (page Views).

20 Lealdade do Visitante Lealdade do Visitante: Relatório para análise de quantas vezes o visitante voltou para acessar novamente o site.

21 Número absoluto de visitantes únicos.
Número absoluto de visitantes únicos: Relatório de visitas detalhado por dia (Unique visiotrs – Visitantes Únicos).

22 Duração da Visita Duração da Visita: Relatório da duração da visita

23 Relação dos Navegadores
Relatório de visitas por navegadores

24 Sistemas Operacionais
Relatório de visitas por sistemas operacionais

25 Resoluções de tela Relatório de vezes que uma determinada resolução do monitor.

26 Versões do Flash Relatório de quais versões o usuário utiliza do flash.

27 Visitas Visitas: Número de visitas que alguém interagiu com o seu site.

28 Exibições de Pagina Exibições de Páginas: Significa quantas paginas de seu site foram vistas durante as visitas.

29 Paginas por Visita Paginas por Visita: Media de paginas que foram vistas durante a visita

30 Taxa de Rejeição Taxa de Rejeição: Percentual de pessoas que saíram de imediato do site.

31 Tempo médio no site Tempo Médio no Site: Tempo médio que os visitantes permaneceram em seu site.

32 Porcentagem de visitas Novas
Porcentagem de visitas novas: : Quantas das pessoas que visitam o site fizeram isto pela primeira vez.

33 Cobertura Regional Cobertura Regional: Mapa Mundi com as localidades que mais acessa o site.

34 Cobertura Regional Exibir relatórios: O relatório detalhando mostra quais países acessaram o site. Mapa Mundi com cores diferentes determinando os lugares onde houve mais acesso.

35 Cobertura Regional Exibir relatórios: Quando eu clico em determinado território ele abre um zoom do mapa com o detalhamento das cidades que houve mais acesso.

36 Visão Geral Das Fontes de Trafego
Trafego Direto – Usuários que digitaram diretamente o endereço do site. Links de Outros Sites – São sites externos que fazem referencia ao seu site (links de outros sites ou banners) Mecanismos de pesquisa - .São links para o seu site que vieram dos mecanismos de busca (google, msn, yahoo) Outros – s que vem do Outlook ou de links especiais que através de códigos

37 Novos x Antigos Novos x Antigos: Gráfico de comparação entre Visitantes Novos e Antigos.

38 Visão Geral do Conteúdo
Visão geral do Conteúdo: Relação de visitas por cada pagina. Relatório individual de cada página com a porcentagem de visitas relacionada ao total das paginas.

39 Visão Geral do Conteúdo
Visão geral do Conteúdo: Relação de visitas por cada pagina. Relatório individual de cada página com a porcentagem de visitas relacionada ao total das paginas.

40 Comparando datas O Google analytics permite fazer comparações entre datas pré definidas.

41 Analise das Informações
Após selecionar as datas podemos avaliar se houve melhoras nas visitas do site.

42 Definindo Metas Através da definição de metas conseguimos determinar se um determinado objetivo esta trazendo resultado ou não.

43 Definindo Metas - Funil
Exemplo: Loja de E-commerce Detalhes Produtos – Detalhes Produtos – Cesta de Compras – 4.620 Login – 1.967 Método de Entrega – 650 Método de Pagamento – 301 Confirmação de Pedido – 237

44 Definindo Metas Após selecionar as datas podemos avaliar se houve melhoras nas visitas do site.

45 Web Analytics e Mídias Sociais

46 Web Analytics Nas principais mídias sociais é possível utilizar ferramentas básicas de web analytics, geralmente de medição apenas de visitação. Na maioria dos casos, a medição se refere apenas a páginas, conteúdos (fotos, vídeos) e links produzidos pelo próprio gestor.

47 Web Analytics no Facebook
O Facebook permite que softwares de Web Analytics visualizem dados do facebook. Veja alguns dados fornecidos: • Interações • Interações por Mensagem • Mensagens • Discussões • Críticas

48 Web Analytics no Facebook
Dados de Interações: Mostra a quantidade, por exemplo, de pessoas que apertaram o botão “Curtir” e/ou comentaram alguma mensagem da Página.

49 Web Analytics no Facebook
Dados Gerais: - Distribuição por sexo - Faixas de idade - Países - Cidades - Idiomas. A partir destes dados, é possível: direcionar campanhas segmentadas; afinar linguagem de anúncios e conteúdos; etc.

50 Web Analytics no Twitter
A mídia social Twitter, por si só, só tem indicadores básicos de perfil como: • Quantidade de Seguidores (Followers) • Quantidade de Seguidos (Followers) • Quantidade de Listas

51 Web Analytics no Twitter
Porém, com ferramentas desenvolvidas por terceiros, é possível avaliar outros dados relacionados a um perfil do Twitter, por exemplo: • Quantidade de Cliques que um tweet gera • Quantidade de Menções • Qualidade das Listas a que o perfil foi adicionado

52 Web Analytics no Twitter
Quantidade de Cliques: Além da quantidade de tráfego que o Twitter gera para o site principal (dado obtido através do google analytics), é possível saber a quantidade de cliques que um tweet gera, mesmo que seja para outro site. Encurtadores de URL, como o (Uiop.me, migre-me) mostram quantidade de cliques, quem retuitou a mensagem e origem geográfica.

53 Web Analytics no Twitter
Quantidade de Menções: A quantidade de menções a um perfil Twitter pode mostrar o quão seus seguidores estão interessados no conteúdo. Ferramentas de monitoramento como o Scup e o Trendrr podem mostrar gráficos de menções.

54 Web Analytics no YouTube
YouTube Insights: O YouTube possui uma ferramenta interna de analytics chamada Insights. Traz 5 grupos de dados principais: •Exibições: quantidade de visualizações do video e popularidade por região •Descobertas: fontes de tráfego •Dados Demográficos: dados como sexo, idade e interesses de usuários logados que exibiram o vídeo •Comunidade: traz dados como favoritamentos, comentários, classificações •Partes mais vistas: gráfico que mostra em que pontos o vídeo é abandonado e a porcentagem de pessoas que assistem até o final

55 Web Analytics no YouTube
Acesso por região. Exibições por dia. Partes mais vistas. Acesso por fonte de tráfego. Web Analytics


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