A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liberalismo Econômico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liberalismo Econômico"— Transcrição da apresentação:

1 Liberalismo Econômico

2 Liberalismo: um conjunto de idéias políticas e econômicas que defendiam os conceitos de liberdade e autonomia individual. como teoria, as origens do pensamento liberal na obra de Jonh Locke ( ), filósofo e cientista ligado a Revolução Gloriosa de na Inglaterra. na França, foram as reflexões de Montesquieu e dos pensadores iluministas sobre o Estado e os direitos naturais. todos acreditavam que a liberdade consiste em um direito natural, inerente a todos os seres humanos desde o nascimento a função do Estado seria defender e proteger essa liberdade, assim como o de propriedade, o de consciência e o de livre manifestação do pensamento - base do liberalismo político.

3 Liberalismo e Democracia
o liberalismo não era uma teoria de caráter democrático. o liberalismo é uma teoria da liberdade política e econômica. prega-se a plena realização da liberdade de mercado, o Estado de direito (o Estado regido por uma Constituição livremente votada pelos representantes ou integrantes da nação) e a divisão de poderes entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

4 a democracia é uma forma de organização política da sociedade baseada no princípio da participação da maioria e da igualdade se manifesta principalmente no sufrágio universal, que todos sejam iguais perante a lei e tenham as mesmas oportunidades, sem privilégio de nascimento, etnia, sexo, credo religioso, etc.

5 A questão do voto: os democratas propunham o sufrágio universal masculino (e o voto feminino?); os liberais (séc. XVIII e do começo do XIX) se satisfaziam com o voto censitário. por que este voto é exclusivo?

6 Liberalismo econômico
na área da economia, os pensadores liberais argumentavam que a única forma de se alcançar o bem-estar geral de uma sociedade seria assegurar aos indivíduos e às empresas plena liberdade de iniciativa a intervenção do Estado, para os liberais, deveria ser limitada ao mínimo indispensável. começou a ser proposto em meados do século XVIII pelos fisiocratas franceses, cujo princípio fundamental era “deixe fazer, deixe passar” (“laissez faire, laissez passer”), sugerindo que o mercado e não o Estado, regulasse a economia.

7 foi Adam Smith, autor de Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações (1776), quem deu ao liberalismo econômico sua formulação mais completa defendeu que o princípio fisiocrata do laissez- faire, afirmando que o caminho para a prosperidade das pessoas e dos países estaria na livre organização das atividades produtivas e comerciais. seria o próprio mercado, por meio de sua “mão invisível”, que se encarregaria de melhorar a distribuição de renda entre os indivíduos, corrigindo as injustiças sociais.


Carregar ppt "Liberalismo Econômico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google