A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

13: O Credo Apostólico e a igreja (II) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "13: O Credo Apostólico e a igreja (II) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados."— Transcrição da apresentação:

1

2 13: O Credo Apostólico e a igreja (II) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

3 Neste estudo abordaremos os sistemas de governo eclesiástico e conheceremos os direitos e deveres dos membros da IPB Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

4 Os sistemas de governo eclesiástico 13.1 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

5 Sistema de governo eclesiástico é o padrão organizacional pelo qual a igreja é governada Há basicamente três principais formas de governo: episcopal, congregacional e presbiteriano Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

6 O sistema episcopal Este sistema preconiza a regência de uma pessoa sobre toda a denominação O governo é exercido por um líder geral ou mundial Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

7

8 As igrejas regidas pelo sistema episcopal respondem a um comando central único Exemplos de igrejas episcopais são a ICAR e a Metodista ou Anglicana Algumas denominações que o utilizam acolhem ensinos contrários à Bíblia Não é bíblica a concentração de poder nas mãos de uma só pessoa Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

9 O sistema congregacional Neste sistema o governo é exercido pela congregação Questões doutrinárias são discutidas localmente As decisões são tomadas pelo voto da maioria dos membros Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

10

11 Destaca-se o ideal democrático e a distribuição homogênea do poder Os processos decisórios são compartilhados De acordo com a Bíblia, nem sempre a opinião da maioria é a melhor opção Não existem instâncias superiores às quais recorrer Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

12 O sistema presbiteriano Neste sistema o governo é representativo – exercido por um corpo de presbíteros (anciãos) eleitos Este governo é conciliar – as decisões são tomadas por concílios Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

13

14 O sistema reconhece dois tipos de presbíteros, o docente e regente Uma igreja pode ter mais de um presbítero docente e nunca menos do que dois presbíteros regentes Tais presbíteros são incumbidos de pastorear o rebanho Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

15 As igrejas presbiterianas são federadas e confessionais Questões práticas e doutrinárias são discutidas nos concílios, à luz das Escrituras e de tais símbolos Os processos decisórios são compartilhados Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

16 A autoridade dos líderes é regulada pela Bíblia O pastor é um presbítero entre presbíteros A liberdade de consciência do cristão é respeitada ao mesmo tempo em que se coíbe o personalismo Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

17 Há foco na organização e legalidade dos procedimentos Permite recorrer a uma instância superior Questões disciplinares ou de administração árida são tratadas privativamente Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

18 A biblicidade dos sistemas Cada sistema de governo pressupõe uma base bíblica Diversas partes da Escritura endossam o sistema presbiteriano O presbiterianismo é bíblico em sua origem e modo de funcionamento, democrático e organizado em sua gestão e confiável em sua teologia Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

19 Direitos e deveres do membro da igreja 13.2 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

20 A IPB possui dois tipos de membros, comungantes (os que fizeram a profissão de fé) e não-comungantes (menores de 18 anos batizados na infância) O membro da IPB compartilha de privilégios de sua cidadania local e extralocal Os membros da IPB assumem 5 deveres Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

21

22 Questões ligadas à profissão de fé 13.3 Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

23 E vocês prometem mais que, como membros desta igreja, se sujeitarão às autoridades constituídas para o seu ensino e governo, enquanto forem fiéis às Sagradas Escrituras? Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

24 Atividades, palavras finais e oração... Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

25 13: O Credo Apostólico e a igreja (II) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

26


Carregar ppt "13: O Credo Apostólico e a igreja (II) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google