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PEDAGOGIA SALESIANA: alguns elementos para a nossa prática catequética

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Apresentação em tema: "PEDAGOGIA SALESIANA: alguns elementos para a nossa prática catequética"— Transcrição da apresentação:

1 PEDAGOGIA SALESIANA: alguns elementos para a nossa prática catequética
Curso de Metodologia Catequética

2 Introdução DOM BOSCO EDUCADOR

3 Em uma palavra, quem é Dom Bosco para você?
Conversando em grupos: Em uma palavra, quem é Dom Bosco para você? O que ele ensinou que nos é importante em nossa prática como catequistas?

4 Dom Bosco e seu método original
Personalidade complexa, riquíssima de dons naturais e sobrenaturais, um dos homens mais completos e íntegros que já se conheceu (Joergensen) Uma pessoa não complicada, um homem simples, límpido como uma manhã de primavera (Claudel) Uma figura que impressiona pela unidade: do começo ao fim da vida, verificou-se nele um eixo forte, um único caminho que se abria e se alargava na fidelidade à primeira direção tomada: o serviço aos jovens!

5 Dom Bosco e seu método original
Três características fundantes: FIDELIDADE A SUA VOCAÇÃO CARISMA: graça outorgada pelo Espírito Santo em vista do bem comum. AMOR PATERNO: experiência de Deus Pai que ama seus filhos!

6 O SISTEMA PREVENTIVO DE DOM BOSCO
RAZÃO RELIGIÃO AMOR

7 Algumas concepções de Dom Bosco
Dom Bosco não tinha uma concepção angelical dos jovens... O educador é um pai que não abandona seus filhos enquanto não forem capazes de se governarem por si mesmos. Quem se ocupa com a juventude de hoje, se não quiser o fracasso, tem o dever de tornar algo importante para os jovens. O que você é, reboa tão forte que me impede de ouvir o que você fala! Dom Bosco propunha com autoridade a própria liderança. Problema atual: faltam referências adultas!

8 AS CRENÇAS NAS QUAIS SE FUNDAMENTA O SISTEMA PREVENTIVO
Parte 2 AS CRENÇAS NAS QUAIS SE FUNDAMENTA O SISTEMA PREVENTIVO

9 Em todo jovem, mesmo no mais rebelde, há um ponto acessível ao bem!
1. O Humanismo Otimista Em todo jovem, mesmo no mais rebelde, há um ponto acessível ao bem! Ascensão da Modernidade: novo perfil do homem Emancipação Pluralidade cultural e religiosa Afirmação da subjetividade Dom Bosco busca em São Francisco de Sales seu referencial Valorização do jovem Apreciar o que é humano e confiar nos recursos naturais e sobrenaturais do homem.

10 2. Realização total da pessoa: Salvação
Da mihi animas, coetera tolle! A salvação se dá, em DB, em três relações: Com Deus: Pai-Filho Com o outro: irmãos Com a natureza agente de transformação Como se dá a Salvação neste quadro pós-moderno de: Emancipação Pluralidade cultural e religiosa Afirmação da subjetividade

11 3. Promoção Integral: transformação da sociedade a partir da educação do jovem
Vocês devem ajudar Dom Bosco a conseguir mais fácil e amplamente o nobre objetivo a que se propôs, ou seja, a expansão da religião, o bem-estar da sociedade civil, através da educação dos jovens pobres (...) Dediquem-se aos pequenos... Fazendo assim, verão seu trabalho frutificar, contribuirão para formar bons cristãos, boas famílias, boas comunidades e contribuirão, para o presente e para o futuro ! As antigas e novas formas de marginalização: a percepção do contexto social Como os jovens são percebidos por elas? Educação e preventividade no contexto de marginalização Novos valores? Como lidar com eles? Desafio: desenvolver a positividade Solidariedade com os pobres: caminho de transformação Evangelização em contextos reais

12 METODOLOGIA DO AMOR EDUCATIVO RAZÃO-RELIGIÃO-AMOR
Parte 3 METODOLOGIA DO AMOR EDUCATIVO RAZÃO-RELIGIÃO-AMOR

13 Os três elementos do Sistema Preventivo
RAZÃO: eixo psicológico: refere-se aos processos de compreensão de si e do mundo (tendência para a verdade, o bem, o belo, a busca de segurança). RELIGIÃO: eixo espiritual: refere-se á busca e descoberta do sentido da vida, à abertura para o transcendente, para o Absoluto – Deus. AMOR: eixo afetivo: refere-se à aceitação de si mesmo e à abertura de amor para os outros e para a vida, à alegria de viver

14 RAZÃO O QUE DOM BOSCO QUERIA COM A RAZÃO Aceitar o jovem como ele é
Compreensão da vida O QUE DOM BOSCO QUERIA COM A RAZÃO Aceitar o jovem como ele é Crer na capacidade do jovem Conquistar o coração: razão e paixão! Amor equilibrado, aberto e racional Amor que se guia pela clareza de ideias e da verdade

15 A RAZÃO DO SP HOJE Consciência dos condicionamentos orgânicos, psíquicos, religiosos, sociais, econômicos , políticos, culturais que fundamentam e explicam o difícil processo de maturação do homem na sociedade atual. Uma educação par a criticidade: constante julgamento e avaliação dos fatos vividos em situações concretas. A autenticidade das relações entre educador – educando: diálogo, abertura, humildade, simplicidade.

16 RELIGIÃO O QUE DOM BOSCO QUERIA COM A RELIGIÃO
Sentido da vida O QUE DOM BOSCO QUERIA COM A RELIGIÃO A religião é um instrumento de salvação e elemento fundamental da educação. Formar a pessoa para uma relação com o transcendente, mas também para o convívio humano e social Suscitar práticas de piedade e a vida sacramental: itinerário de fé Clima religioso = uma vida toda de Deus Sólida instrução catequética Oportunidade de práticas religiosas Oportunidade de compromisso apostólico

17 A RELIGIÃO DO SP HOJE Criar ambientes para a educação da fé
Propor itinerários sólidos que conduzam à experiência de Jesus Cristo. Compreender a religião como elemento fundamental que auxilia o jovem a descobrir/encontrar um sentido para sua vida.

18 ... que traz a alegria de viver
AMOR ... que traz a alegria de viver O QUE DOM BOSCO QUERIA COM O AMOR É uma expressão da caridade do educador, movido pelo próprio espírito de Deus. Representa o amor de Deus! Não é “laissez-faire”: é ter ideias claras e posições firmes, sem autoritarismo ou imposições. Tomar a iniciativa de aproximação com o jovem. Criar um ambiente espontâneo: clima familiar Demonstrar afeto verdadeiro.

19 O AMOR DO SP HOJE Oportunidade de respostas às aspirações dos jovens
Sociedade e valores deturpados: subjetividade excessiva, valorização exagerada da corporeidade, liberdade – individualismo – autonomia, comunicação sem profundidade Estabelecimento de uma relação educativa amável e de confiança mútua. Contribuir para a realização da pessoa Amor desinteressado Compreensão e aceitação incondicional = papel de facilitador Identificação do adulto referência

20 O SISTEMA PREVENTIVO COMO ESPIRITUALIDADE
Parte 4 O SISTEMA PREVENTIVO COMO ESPIRITUALIDADE

21 SP e missão salesiana O Sistema Preventivo vem indicar historicamente a modalidade concreta com que Dom Bosco realizou sua missão. A vocação salesiana é uma experiência de Deus através da vivência do quotidiano.

22 SP e espiritualidade salesiana
É a presença do Espírito Santo na práxis salesiana, isto é, que tipo de experiência de Deus, que tipo de oração, de virtudes, de atividades humanas movem o educador salesiano, todo o dia, no meio da juventude.

23 Sp como criteriologia A atividade pastoral salesiana é de encarnação, lembrando que o educador é catequista-educador, age sempre unindo promoção humana e evangelização. Evangelizar educando, educar evangelizando

24 SP como metodologia pedagógica
Toda a pedagogia salesiana está baseada na bondade que é amor, porém Dom Bosco disse: “Não basta amar, é preciso fazer-se amar, tornar-se simpático, conquistar a confiança”. Isso importa toda uma maneira de conviver e de estar com os jovens, fazendo crescer o espírito de família.

25 Elementos da Espiritualidade do SP
Caridade Familiaridade Pessoal e Comunitária Atitude de alegria e Otimismo diante da vida Sentido de Igreja Dom de predileção para com a juventude

26 SISTEMA PREVENTIVO: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA
Conclusão SISTEMA PREVENTIVO: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA

27 Centralidade no amor compreensivo e estimulante:
Especial atenção ao contexto latino-americano onde tantas vezes são desconhecidos ou manipulados os direitos dos jovens e adolescentes em prol de interesses ideológicos e consumistas. Razão amorosa e compreensiva Formar nos jovens um espírito crítico e reta consciência moral Abrir-se a novos valores, novos estilos de vida e comportamento Religião como salvação integral Restituir ao jovem atual o sentido transcendente de sua existência e apresente Jesus Cristo como modelo e protagonista de uma libertação integral e uma sociedade inspirada no amor e na justiça.

28 Alternativa às mazelas sócio-político-econômicas
SP responde à lógica da “Civilização do amor”: relações humanas fundadas no Evangelho A familiaridade Conserva na obra salesiana o sabor de família – estilo do ‘pai’, da ‘casa’, da ‘família’ Resgate do papel da família Preferência pelos jovens, especialmente os mais pobres Contrária a uma educação/instrução elitista e discriminatória


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