A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1959. A ilha de Bohío foi achada por Colombo em 24/10/1492 passando a se chamar La Joana; A colonização espanhola ocorreu a partir de 1509; Havana foi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1959. A ilha de Bohío foi achada por Colombo em 24/10/1492 passando a se chamar La Joana; A colonização espanhola ocorreu a partir de 1509; Havana foi."— Transcrição da apresentação:

1 1959

2

3 A ilha de Bohío foi achada por Colombo em 24/10/1492 passando a se chamar La Joana; A colonização espanhola ocorreu a partir de 1509; Havana foi fundada por Diego Velázquez de Cuéllar em 1514; A ESP tentou desenvolver a mineração até os meados do século XVI; A exploração baseou-se na plantation açucareira – Aproximação com os EUA; Período Colonial

4 Primeiros movimentos de emancipação (1868 a 1878) Carlos Manuel Céspedes. Aumento do numero de homes. Oposição dos fazendeiros. Um jovem de dezesseis anos foi preso por ter fundado o jornal o la patria libre – José Martí – Retorno de José Martí. Explosão do USS Maine – EUA declarou guerra à Espanha. Apoio à independência cubana.

5 Cuba após a independência: Cuba após a independência: Domínio norte-americano: Domínio norte-americano: 1901: Emenda Platt: 1901: Emenda Platt: Ditaduras apoiadas pelos EUA: Ditaduras apoiadas pelos EUA: Geraldo Machado (até 1933) Geraldo Machado (até 1933) Fulgêncio Batista (1934 a 1958) Fulgêncio Batista (1934 a 1958)

6 A Revolução contra Batista 1953 – Primeira revolta contra F. Batista. Revolta nacionalista – assalto ao quartel de Moncada. Julgamento e prisão de Fidel Castro. Após a prisão Castro foi exilado – Fidel voltou ao país e reuniu um grupo de patriotas mais o argentino Ernesto Guevara de la Serna. Recebidos em Cuba com aviões de guerra. United Press – Morte de todos os rebeldes. Acontece que 12 deles sobreviveram...

7 A Revolução contra Batista Os 12 sobreviventes esconderam-se nas montanhas e florestas da Sierra Maestra. Começaram as operações guerrilheiras. Fidel Castro, Camilo Cienfuegos, Raul Castro e Che Guevara. Atacaram postos militares (emboscadas). Contradição: Métodos de Batista X métodos dos revolucionários. Adesão da população de Cuba à revolução – Guerrilheiros entraram vitoriosos em Havana.

8 Mapa da Cuba mostrando o local da chegada dos rebeldes no final de 1956 e reduto dos rebeldes no Sierra Maestra. O Mapa também mostra Guevara e Cienfuegos em rota para Havana, via Las Villas em Dezembro de 1958.

9

10 Revolução cubana A Revolução cubana não foi socialista e sim contra o domínio norte-americano. Eu tinha a maior vontade de entender-me com os Estados Unidos. Até fui lá, falei, expliquei nossos objetivos. (...) Mas os bombardeios, por aviões americanos, de nossas fazendas açucareiras, das nossas cidades; as ameaças de invasão por tropas mercenárias e a ameaça de sanções econômicas constituem agressões à nossa soberania nacional, ao nosso povo. Fidel Castro, a Louis Wiznitzer, enviado especial do GLOBO a Havana, em entrevista publicada em 24 de março de 1960.

11 O Governo revolucionário Reforma agrária; Redução dos alugueis. Fecharam os cassinos e os bordeis. Reforma urbana. Nacionalização das refinarias de açúcar.

12 Rompimento com os EUA EUA suspendeu a importação do açúcar cubano. Economia cubana dependia da venda do açúcar. URSS comprou o açúcar cubano. Apesar do coexistência pacífica John Kennedy reagiu a aproximação entre cubanos e soviéticos (1961): Rompimento diplomático; Invasão da Baia dos Porcos.

13

14 Enfim socialista Fracasso da invasão americana – fortaleceu Fidel Castro. Fidel anunciou ao mundo a adesão ao bloco socialista. Cuba: posição estratégica aos soviéticos. Crise dos mísseis ou crise caribenha (1962). Cuba foi expulsa do OEA (1962). Lançamento do programa Aliança para o Progresso.

15 Cuba socialista Apoio a guerrilhas na América Fundação da Organização Latino-Americana de Solidariedade (Olas): apoio as lutas armadas da América Latina. America Central virou uma região de guerra civil. As relações na América mudavam de acordo com os presidentes americanos (pendulo).

16 Significado da Revolução Cubana Via específica da solução aos problemas de miséria e ditadura. Não alinhamento com os EUA – Cuba ficava a 150 Km do território norte- americano. Após 25 anos de Revolução Cuba conseguiu o fim do desemprego, da miséria e do analfabetismo. Porém...

17 Cuba isolada Início dos anos 90 – aumentaram as pressões para o fim do monolitismo em Cuba. EUA intensificou o bloqueio econômico. Muitas conquistas sociais econômicas e culturais foram anuladas. Colapso dos países socialistas do Leste europeu – retração na economia cubana.

18

19 Cuba isolada Mesmo com a reafirmação do lema castrista: socialismo ou morte: Anos 90 – buscou um reformismo econômico e proximidade da comunidade internacional. Queremos capital e não capitalismo Uso do turismo.

20

21 Praia de Varadero Piscinas do hotel Meliá Varadero

22

23 Fidel se afasta do poder em agosto de 2006; Raul Castro assume o controle do país e é eleito presidente em fevereiro de 2008; Em março de 2008 Raúl Castro liberou a venda de computadores pessoais, DVDs, telefones celulares e televisores; 2008 – União Européia começou a abrir diálogo com Cuba. Junho de 2009 – OEA aprovou por consenso a resolução de Os anticastristas da Flórida e a imigração ilegal; A questão dos direitos humanos e os presos políticos. Cuba atual:

24 Cuba Atual Guantánamo Campo minado Desde 2002 – 750 presos. Existem seis campos de detenção. 1,2 e 3 – presos mais perigosos, um por. 4 – recreação e ate 20 h fora do confinamento. 5 – segurança máxima para os não cooperadores. 6 – estrutura médica de detenção com ar condicionado.

25


Carregar ppt "1959. A ilha de Bohío foi achada por Colombo em 24/10/1492 passando a se chamar La Joana; A colonização espanhola ocorreu a partir de 1509; Havana foi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google