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E U LEIO TEXTOS, IMAGENS, CIDADES, ROSTOS, GESTOS E CENAS. (R OLAND B ARTHES ) Escravo no Pelourinho sendo açoitado. Gravura de Debret, 1835.

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1 E U LEIO TEXTOS, IMAGENS, CIDADES, ROSTOS, GESTOS E CENAS. (R OLAND B ARTHES ) Escravo no Pelourinho sendo açoitado. Gravura de Debret, 1835.

2 O USO DE IMAGENS EM PROVAS DE VESTIBULARES - As imagens deixam de ser simples ilustrações e passam a ser categorias de fonte histórica, linguagem, e indícios de revelação de realidades. - Como documento, as imagens revelam desejos, anseios, valores, sentimentos, e representações que os homens fazem de si, do outro e do mundo; - O conhecimento histórico e o conhecimento artístico não somente podem beneficiar-se mutuamente, como são mutuamente interdependentes (Artur Freitas); - Observar o público ao qual a obra se destinou e perceber os silêncios, ausências, vazios e lacunas deixados pelo produtor, dado que a imagem não é uma realidade total, embora traga porções, traços, aspectos, símbolos, representações e códigos registrados.

3 H ISTÓRIA E IMAGEM ARTÍSTICA : POR UMA ABORDAGEM TRÍPLICE – A RTUR F REITAS -Proposta de Artur Freitas: As fontes visuais e as artísticas devem ser vistas em função de três dimensões: a)Perspectiva formal: abrange a estecidade do visual; b)Perspectiva semântica:interconexão com as demais representações culturais de um certo período; c)Perspectiva social: releitura de suas condições de produção e a genealogia de suas recepções: é a história.

4 P ROPOSTA PARA ANALISE DE IMAGENS ( EKFRASIS ) Começar com exercício de descrição da imagem; Isolar metodologicamente Escrever a partir do que se vê; A)aspecto formal; B)Conceitos; C)Referências (objetos); D)Pessoas; E)Contexto político e social;

5 1) Procedência : Por quem foi elaborado? Onde? Quando? Como foi sua conservação? Existe alguma inscrição em seu corpo? 2) Finalidade : Qual seu objetivo? Por que e/ou para quem foi feito? Qual sua importância para a sociedade que o fez? Em que contexto foi feito? Com quais finalidades? Onde se encontra o objeto atualmente? 3) Tema: Possui título? Existem pessoas retratadas? Quem são? Como se vestem? Como se portam? Percebe-se hierarquia na representação? Que objetos são retratados? Como aparecem? Que tipo de paisagem aparece? Qual é o tempo retratado? Há indícios de tempo histórico na representação? É possíve l identificar práticas sociais no objeto iconográfico retratado? Percebe-se relação/aproximação com a realidade da sociedade ou período retratados?

6 V AMOS PRATICAR ?

7 Cartaz militar inglês da I Guerra. Legenda: Mulheres da Inglaterra, digam: vá! Cartaz militar estadunidense da II Guerra. Legenda: Nós podemos fazer!

8 UFG (2011/1): Na primeira metade do século XX, durante as duas guerras mundiais, os cartazes foram importantes ferramentas para a mobilização de pessoas, orientando suas ações e seus sentimentos em relação aos conflitos. Com base na comparação entre os cartazes acima, a) descreva como a atitude da figura feminina é representada em cada um deles; Resposta esperada: No primeiro cartaz, a mulher é representada de maneira passiva, restrita ao ambiente doméstico e às funções tradicionalmente relegadas à condição feminina, como, por exemplo, o cuidado dos filhos. Neste sentido, o cartaz incita as mulheres a apoiarem moralmente os homens engajados militarmente. Já, no segundo cartaz, a representação da passividade feminina é substituída por uma imagem ativa, que associa a mulher à força, à capacidade e à confiança no cumprimento de seu dever. Desse modo, o cartaz incita a participação das mulheres no esforço de guerra norte-americano

9 b) explique a utilização da força de trabalho das mulheres no período de cada uma das guerras; Resposta esperada: Desde a Primeira Guerra Mundial ( ), as mulheres contribuíam com sua força de trabalho para a indústria, muito embora essa participação fosse reduzida. Além disso, essa participação tinha pouca visibilidade, pois era considerada antinatural à condição feminina. Já na Segunda Guerra Mundial ( ), a força de trabalho feminina adquire maior visibilidade, principalmente na indústria bélica, com o objetivo de substituir a mão de obra masculina, garantindo assim o incremento da produtividade deste setor.

10 UFG 2012/1...

11 As duas imagens datam do século XV e integram estudos sobre o corpo humano. A primeira ilustra um manuscrito anônimo do início do século, enquanto a segunda retrata o Homem vitruviano, esboçado por Leonardo da Vinci em Elas expressam o convívio entre representações distintas do corpo humano. Tendo em vista essas informações e comparando as duas imagens, A) relacione a mudança na representação do corpo humano ao desenvolvimento científico no período; B) identifique um elemento pictórico, explicando de que forma ele exemplifica essa mudança

12 R ESPOSTA ESPERADA PELA UFG... a) Comparando as imagens, a relação entre a representação do corpo e o desenvolvimento científico encontra-se no fato de que o conhecimento matemático passava a orientar o olhar dirigido ao corpo e à sua representação. Dessa maneira, a representação do corpo humano, com o estudo de Da Vinci (figura 2), passava a comportar elementos tais como a simetria, o cálculo matemático, o conhecimento da musculatura e de novas técnicas de desenho. A representação anterior à de Da Vinci (figura 1) incorpora elementos de simetria e proporcionalidade, porém, esses elementos não se assentavam em cálculos matemáticos. Cabe anotar, ainda, que o desenvolvimento científico foi devedor, dentre outros, do aprofundamento dos estudos no campo da Medicina (Anatomia), impulsionados pelo Renascimento.

13 b) A seguir, identificam-se os elementos pictóricos, explicando de que forma eles exemplificam a mudança da imagem 01 para a imagem 02 (o candidato deve identificar e explicar apenas um elemento): uma região abdominal mais definida, na qual se observa o aperfeiçoamento na representação da musculatura. Esse elemento pictórico se associa ao conhecimento anatômico; uma melhor simetria e proporcionalidade no desenho dos membros do corpo humano (o uso de formas geométricas no desenho de Da Vinci). Esses elementos estão relacionados ao aprofundamento dos estudos matemáticos; a exposição da região pubiana, que antes aparecia encoberta. Esses elementos relacionam-se à distinção entre os dogmas morais impostos pela religião e os interesses científicos

14 UFG 2010/2 AMOÊDO, Rodolpho. O último Tamoio, 1883.Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro ECKHOUT, Albert. Mulher Tapuia, Museu Nacional de Copenhague

15 Q UESTÃO : As pinturas expressam olhares distintos sobre os nativos, da Colônia ao Império. Enquanto a primeira pintura, datada de 1641, foi feita pelo holandês Albert Eckhout, integrante da comitiva de artistas e cientistas trazidos para o Brasil por Maurício de Nassau, a segunda foi elaborada, em 1883, por Rodolpho Amoêdo, pertencente à geração de pintores românticos. Considerando estas informações e a análise dos elementos compositivos das pinturas, explique a mudança ocorrida na representação do indígena.

16 Resposta esperada : Na pintura de Albert Eckhout, a mulher tapuia é representada como uma selvagem, o canibalismo está explícito nas imagens do pé na cesta e da mão decepada que a índia segura. A nudez corrobora a ideia do afastamento da civilização. Cabe notar que, no século XVII, os elementos que compõem a pintura explicitam uma visão europeia sobre o mundo americano. Já, na pintura romântica de Amoêdo, retrata-se um índio ferido, amparado pelo religioso, o que indica a aproximação do índio com o mundo do branco; no lugar da selvageria, a civilização. Assim, comparando as pinturas, a principal mudança alude a um índio que, por meio da religião, é incorporado à nação, construção fundamental patrocinada pelo Império, após Desde então, a representação romântica se aproxima de um ideal nacional, sendo mais do que a expressão do olhar europeu sobre o nativo; nesse contexto, embora a Europa ainda seja o modelo, tratava-se de incorporar o índio a uma nação independente

17 Critério de correção: Atendeu plenamente ao que foi solicitado a resposta do candidato que: 1) no caso da pintura de Albert Eckout, identificou a representação da selvageria (oposta à civilização) e/ou do canibalismo e associou tal identificação aos elementos que compõem o quadro ( a nudez, o pé na cesta, a mão que a mulher tapuia segura); 2) no caso da pintura de Amoêdo, identificou a religiosidade como elemento de civilização e associou tais elementos (religião e civilização) aos que compõem o quadro ( o índio ferido e o padre como amparo ); 3) expressou que as representações pictóricas são fruto, no primeiro caso, do olhar europeu sob o nativo americano e, no segundo caso, de um desejo de incorporar o índio à nação, sendo esse último tomado como elemento passível de civilização.

18 P ROFESSORA N ATHÁLIA DE F REITAS

19 B IBLIOGRAFIA : BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, FREITAS, Artur.História e imagem artística: por uma abordagem tríplice.In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n 34, julho-dezembro de 2004, p MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Fontes visuais, cultura visual, História visual: balanço provisório, propostas cautelares. V. 23, nº 45, pp , Disponível em SILVA, Nádia Moreira Terra. Grafite: arte do imaginário urbano : Goiânia, 2006.


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