A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Antropométrica Márcia Regina Garcia. Crescimento pós natal A velocidade de crescimento pós natal é particularmente elevada até os dois primeiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Antropométrica Márcia Regina Garcia. Crescimento pós natal A velocidade de crescimento pós natal é particularmente elevada até os dois primeiros."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Antropométrica Márcia Regina Garcia

2 Crescimento pós natal A velocidade de crescimento pós natal é particularmente elevada até os dois primeiros anos de vida; Após esse período, o crescimento torna- se constante até os 5 anos de idade.

3 Fatores extrínsecos que influenciam o crescimento Alimentação; Infecções; Higiene; Cuidados gerais com a criança.

4 Avaliação do crescimento A avaliação periódica do ganho de peso permite o acompanhamento do progresso individual de cada criança, identificando aquelas de maior risco de morbi/mortalidade, sinalizando o alarme precoce para a desnutrição, causa básica da instalação ou do agravamento da maior parte dos problemas de saúde infantil.

5 Fatores de Risco Baixo peso ao nascer; Baixa escolaridade materna; Idades maternas extremas ( 35 anos): Gemelaridade; Intervalo intergestacional curto (>2anos); Criança indesejada

6 Desmame precoce; Mortalidade em crianças menores de 5 anos na família; Condições inadequadas de moradia; Baixa renda; Desestruturação familiar.

7 Medidas Antropométricas de Crescimento As mais utilizadas são peso corpóreo, estatura (altura ou comprimento), perímetro cefálico e medidas de segmentos corpóreos para indivíduos com limitações físicas.

8 Índices derivados das medidas de crescimento Constituem parte essencial da interpretação das medidas antropométricas, sendo construídos de duas ou mais medidas antropométricas; Baseando-se nos índices antropométricos, são construídos indicadores e definidos os pontos de corte.

9 Peso para Idade

10 Em crianças de 6 meses a 7 anos é indicador de desnutrição aguda, sendo amplamente utilizado; Importante acompanhamento da criança ao longo do tempo, observando-se o traçado da curva.

11 Classificação Acima de 97: sobrepeso; Entre 90 e 97: risco de sobrepeso; Entre 90 e 10: normalidade; Entre os percentis 10 e 3: situação de risco; Entre 3 e 0: baixo peso para idade; Abaixo do 0: muito baixo peso para idade.

12 Pode-se dizer que a altura final do indivíduo é o resultado da interação entre sua carga genética e os fatores do meio ambiente; Nas crianças menores de 5 anos, a influência dos fatores ambientais é muito mais importante do que a dos fatores genéticos.

13 Estatura para Idade

14 Estima o estado nutricional passado ou crônico; Indicador valioso para condição caracterizada por baixa estatura para idade, mas com peso apropriado para baixa estatura; Pode resultar em desnutrição subestimada.

15 Peso para Estatura

16 Indicador sensível do estado nutricional atual; Útil na avaliação de programas de intervenção, pois é o mais sensível à mudanças.

17

18 Perímetro cefálico para idade É indicador importante do crescimento do cérebro nos dois primeiros anos de vida; Após esse período, o crescimento do perímetro é tão lento que essa medida deixa de ter utilidade.

19

20

21


Carregar ppt "Avaliação Antropométrica Márcia Regina Garcia. Crescimento pós natal A velocidade de crescimento pós natal é particularmente elevada até os dois primeiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google