A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Complexo regional do Centro-Sul. CENTRO-SUL O Centro – Sul é o complexo mais urbanizado e povoado, além de concentrar o maior volume da produção industrial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Complexo regional do Centro-Sul. CENTRO-SUL O Centro – Sul é o complexo mais urbanizado e povoado, além de concentrar o maior volume da produção industrial."— Transcrição da apresentação:

1 Complexo regional do Centro-Sul

2

3 CENTRO-SUL O Centro – Sul é o complexo mais urbanizado e povoado, além de concentrar o maior volume da produção industrial e agrícola do país.

4 A diversidade do quadro natural O complexo regional do Centro –Sul é formado em grande parte, por três das grandes regiões do IBGE:o Sul, o Sudeste (com exceção do norte de Minas Gerais e do extremo norte do Espírito Santo) e o Centro-Oeste (com exceção de grandes porções ao norte do Mato Grosso). Por ocupar uma grande extensão do território brasileiro, apresenta uma grande diversidade em seu quadro natural.

5 Por estar localizada em sua maior parte na zona tropical, a região Centro-Sul apresenta diversos climas, como o tropical, tropical litorâneo e o tropical de altitude.Na porção sul dessa região, ocorre o clima subtropical.

6 As formações vegetais da região estão relacionadas aos tipo de climas.Ao sul a Mata de Araucária está associada ao clima subtropical.Outra paisagem que aparece na área de clima subtropical são os Pampas Gaúchos.O uso indevido dos solos dessa área tem causado um grave problema ambiental : a arenização.Na porção mais a oeste, aparece o Pantanal, no qual predomina a pecuária extensiva.

7 Relevo do Centro - Sul O relevo do Centro-Sul é bastante acidentado e diversificado, caracterizado por vários planaltos, planícies e depressões. No leste da região encontram-se os planaltos e serras do Atlântico-leste-sudeste, também chamados de terras altas, pois grande parte de sua área tem elevadas altitudes, chegando a mais de 1000 metros. Nesses planaltos também existem escarpas, como a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira. Nas áreas mais elevadas as temperaturas são menores. Para dar lugar a ocupação urbana e às atividades agrícolas, as florestas (Mata Atlântica) que cobriam grande parte desse complexo foram alteradas Serra da Mantiqueira

8 Rede Hidrográfica A região apresenta uma densa rede hidrográfica e o intenso aproveitamento dos rios. O relevo irregular contribui para o elevado potencial hidroelétrico da região que abastece inúmeras indústrias e residências da região. A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é, hoje, a 2ª maior usina geradora de energia do mundo.

9 Dinamismo industrial e concentração das atividades econômicas O Centro-Sul caracteriza- se pela concentração de um grande número de indústrias e pelo emprego de tecnologia de ponta nas redes de comunicação, nos meios de transporte e na informatização de empresas. O parque industrial do Centro Sul é o mais denso e diversificado do país. Indústria automobilística

10

11 Fatores que contribuíram para o desenvolvimento industrial de São Paulo A concentração de capitais acumulados com a produção do café, a infraestrutura de comércio, finanças, transporte e energia, além da existência de mão de obra e de mercado consumidor foram fatores que favoreceram a expansão industrial na cidade de São Paulo. Outro fator que contribuiu para o crescimento industrial da região foi a necessidade de substituir os produtos importador do exterior durante as duas guerras mundiais. Porto de Santos

12 Petróleo no Centro –Sul É no Centro – Sul que se localizam as maiores refinarias de petróleo do Brasil e as principais bacias sedimentares em produção de petróleo. O estado do Rio de Janeiro lidera a produção brasileira. A Petrobras é a empresa brasileira que explora o nosso petróleo.

13 A diversidade na ocupação do espaço Nessa região estão localizadas importantes cidades brasileiras como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro,Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Goiânia. Uma das características da ocupação dessas metrópoles é a existência de padrões de ocupação urbana que revelam grandes desigualdades sociais. São Paulo e Rio de Janeiro mostram bem essa característica, áreas densamente ocupadas como as encostas de morros sem infraestrutura, ao lado de bairros de alto padrão.

14 A conquista do extremo sul e a presença do imigrante O Sul foi dominado inicialmente pelos espanhóis e tradicionalmente ocupada pelos Guarani. Nas Serras Gaúchas e no Vale do Itajaí, a presença de imigrantes alemães e italianos desde a metade do século XIX deve-se a um projeto de colonização promovido pelo governo brasileiro, que pretendia ocupar as terras que eram constantemente invadidas por espanhóis e por índios. Diferentemente das grandes propriedades de café no Rio de Janeiro e em São Paulo ou das áreas de mineração no século XVII, em Minas Gerais, a mão de obra utilizada não era a escrava, e sim a familiar.Ou seja,as famílias produziam nas pequenas propriedades bens agrícolas, criavam animais e também produziam objetos de uso doméstico.Em geral, os imigrantes tinham qualificação profissional e viviam isolados dos centros comerciais. Atualmente nas Serras Gaúchas, Bento Gonçalves e Caxias do Sul destacam- se na produção vinícola.

15 A migração e a ocupação recente no oeste do Centro -Sul Na segunda metade do século XX o povoamento do este do Centro Sul se intensificou, com mos projetos de interiorização do país e com a construção de Brasília, no Distrito Federal e das rodovias que ligavam Brasília às cidades de Belo Horizonte, Belém e Fortaleza. A migração é marcante na região,paranaenses, paulistas, mineiros e nordestinos, foram povoar essa área, principalmente em busca de trabalho e melhores condições de vida. Nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocorre uma das maiores concentrações de terras do país, com propriedades monocultoras, mecanizadas ou que desenvolvem atividades pecuárias utilizando pouca mão de obra.Isso provocou êxodo rural. Na porção oeste do Centro- Sul, há uma área que se distingue do restante do complexo por suas características de ocupação e por sua dinâmica natural: o Pantanal.

16 Pantanal O Pantanal abrange terras do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Nessa área, a ocupação e as principais atividades econômicas estão relacionadas à pecuária, à pesca,ao turismo e à extração de minérios. Em menor escala, mas em crescimento constante, pratica-se a agricultura, atividade responsável por originar problemas ambientais, como poluição das águas e assoreamento dos rios, que ameaçam a conservação da biodiversidade. Por abrigar uma enorme biodiversidade, ele foi declarado, em 2000,Patrimônio Ecológico da Humanidade.


Carregar ppt "Complexo regional do Centro-Sul. CENTRO-SUL O Centro – Sul é o complexo mais urbanizado e povoado, além de concentrar o maior volume da produção industrial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google