A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NA INFÂNCIA OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NA INFÂNCIA 2013 Sylvia Helena P. de Moraes Barros THE KIDS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NA INFÂNCIA OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NA INFÂNCIA 2013 Sylvia Helena P. de Moraes Barros THE KIDS."— Transcrição da apresentação:

1 OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NA INFÂNCIA OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NA INFÂNCIA 2013 Sylvia Helena P. de Moraes Barros THE KIDS CLUB by Fun Languages O melhor curso de inglês para crianças

2 ASSUNTOS ABORDADOS 1.Porque aprender um idioma na infância é melhor? 2.Qual a melhor forma de se aprender? 3.Quais os benefícios do aprendizado de idiomas na infância? 4. E quais os perigos? 5. Qual o papel das escolas no aprendizado de idiomas dos seus aluno? 6. Como é o método THE KIDS CLUB?

3 JÁ SABEMOS QUE aprender inglês na infância é mais fácil,... na infância, aprendemos mais e melhor,... aprender inglês na infância é muito mais divertido!

4 MAS VOCÊ SABIA QUE a exposição de crianças pequenas a um novo idioma: Traz maior desenvolvimento mental Melhora a capacidade de raciocínio Melhora a capacidade de memorização Melhora a autoestima Melhora as habilidades até em matemática!

5 QUAL A IDADE IDEAL PARA COMEÇAR? IDADE CRÍTICA IDADE CRÍTICA (teto) o aprendizado de línguas começa a ficar cada vez mais difícil limitações, principalmente de pronúncia IDADE CRÍTICA: 10 a 12 anos O que explica o fenômeno da idade crítica? Fatores biológicos Fatores cognitivos Fatores afetivos O ambiente e a forma de exposição à língua

6 FATORES BIOLÓGICOS No aprendizado de idiomas, é a porta de entrada das experiências, e onde estas experiências são transformadas em conhecimento. LADO ESQUERDO lógico, analítico HEMISFÉRIOS CEREBRAIS No aprendizado de idiomas, é onde o conhecimento é SEDIMENTADO. LADO DIREITO criativo, artístico, responsável pelas emoções e pela percepção e construção das línguas.

7 LATERALIZAÇÃO DO CÉREBRO HEMISFÉRIOS CEREBRAIS NA PUBERDADE A LATERALIZAÇÃO do cérebro ocorre NA PUBERDADE. Esta separação causa perda de eficiência na comunicação entre os hemisférios. Por isso, a partir da puberdade, aprender idiomas começa a ficar mais difícil. HEMISFÉRIO ESQUERDO (racional) HEMISFÉRIO DIREITO (emocional)

8 LATERALIZAÇÃO DO CÉREBRO PERÍODO DE APRENDIZADO MÁXIMO Crianças têm desempenho superior devido à esta maior interação dos dois lados do cérebro. Na infância, a comunicação entre os hemisférios é extremamente eficiente. Chamamos este período de:

9 COMO SE APRENDE UM IDIOMA O aprendizado natural de uma língua por crianças só ocorre: Quando a língua é escutada, ou seja, quando a criança é exposta à língua Quando a língua é usada dentro de um contexto Quando a língua é usada em situações reais, onde tem um significado claro.

10 O APRENDIZADO DE IDIOMAS Pesquisador: Dr. Rodrigo Collino Instituto de Biociência da Universidade de São Paulo - USP Pesquisa sobre o aprendizado de um segundo idioma na infância.

11 A BASE BIOLÓGICA DA LINGUAGEM Primeira língua Segunda língua Cérebro de uma pessoa que aprendeu o segundo idioma depois de adulto Língua 1 Língua 2 Área em comum Cérebro de uma pessoa bilíngüe, que aprendeu dois idiomas na infância

12 A PESQUISA MOSTROU QUE quanto mais cedo aprendemos outra língua, ao usarmos esta nova língua, ativamos a região do cérebro e melhor usaremos esta outra língua.

13 OS BENEFÍCIOS... Bilíngues que aprenderam as duas línguas na infância usam melhor a língua materna do que quem fala apenas uma língua. A alfabetização dos filhos em mais de um idioma pode parecer confusa para alguns pais. Para especialistas, é uma forma positiva de promover o desenvolvimento das crianças, pois auxilia no processo de alfabetização da 1ª língua,... aumenta as conexões cerebrais,... melhora o raciocínio e... desenvolve a criatividade.

14 FASES DO APRENDIZADO Todos nós já nascemos prontos para aprender qualquer idioma. Linha do tempo da percepção da fala: 11 meses: queda na percepção de fonemas que não pertencem à sua primeira língua, e aumento da percepção de sons da língua mãe. 6 MESES8 MESES 11 MESES 0 MESES 0 a 6 meses: bebês diferenciam contrastes fonéticos e privilegiam sons que estão mais em contato, e começam a perceber só aqueles sons. 6 meses: percepção de vogais específicas. 8 meses: percepção do ritmo da fala.

15 INGLÊS NAS ESCOLAS REGULARES As aulas de inglês podem começar aos 2 anos. QUANTO MAIS CEDO, MELHOR!!! As aulas de inglês devem acontecer pelo menos duas vezes por semana, com duração de 60 minutos cada aula. QUANTO MAIS, MELHOR!!!

16 INGLÊS NAS ESCOLAS REGULARES O professor deve falar inglês o tempo todo na aula, deve ser devidamente capacitado e treinado, e usar metodologia adequada.

17 INGLÊS NAS ESCOLAS REGULARES E A ALFABETIZAÇÃO??? A alfabetização pode ser feita nos dois idiomas ao mesmo tempo, sem qualquer prejuízo para o aluno. Qualquer criança tem a capacidade de usar os mesmos mecanismos para aprender a ler e escrever em dois ou mais idiomas. THE KIDS CLUB No THE KIDS CLUB, a exposição dos alunos à língua inglesa escrita se dá somente a partir do 2º ano do Ensino Fundamental.

18 OS RESULTADOS DE SE COMEÇAR CEDO, DE FORMA ADEQUADA! Forma alunos conhecedores do idioma, e com base sólida para aperfeiçoar seus conhecimentos até atingir o bilinguismo. Aumenta as conexões cerebrais, melhora o raciocínio e desenvolve a criatividade. Desenvolve as habilidades intelectuais. Aumentam as oportunidades futuras para escolhas profissionais.

19 OS RESULTADOS...

20 Um método de ensino de inglês para crianças só funcionará se souber: ENVOLVER ENVOLVER seus alunos de forma que eles aprendam sem perceber AMBIENTE AUTÊNTICO criar um AMBIENTE AUTÊNTICO onde o uso do idioma é necessário GOSTAR ensinar as crianças a GOSTAR do idioma! Este é o grande segredo! MÉTODO DE ENSINO

21 QUAIS SÃO OS RISCOS? Riscos de expor os alunos à aulas de inglês sem qualidade: Crianças absorvem exatamente o que lhes é ensinado. Instrutores com sotaque, erros de pronúncia, e conhecimento limitado da língua transferem todos estes desvios à criança, podendo causar danos irreversíveis ao seu potencial de assimilação. É como colocar uma valiosa gema bruta nas mãos de um lapidador aprendiz.

22 A REDE THE KIDS CLUB Criada na Inglaterra em 1986 No Brasil desde 1994 Presente também em diversos países da Europa e Ásia No Brasil, 100 unidades e mais de alunos Pioneiro no ensino de idiomas para crianças através de método lúdico Unidade THE KIDS CLUB Balneário Camboriú - SC Unidade THE KIDS CLUB Uberaba - MG Unidade THE KIDS CLUB Sudoeste - DF

23 A REDE THE KIDS CLUB Pioneiro em oferecer PTE - YOUNG LEARNERS, certificação internacional exclusiva para crianças! Unidade THE KIDS CLUB Botafogo – RJ, recebendo os certificados

24 NOSSOS CURSOS NOSSOS CURSOS CURSOS LITTLE KIDS (2 anos) – Aprendizado oral, baseado em músicas CURSOS KIDS (3 a 6 anos) – PARCERIA COM A EDITORA MACMILLAN – Livro do Aluno (com CD + stickers) – Livro de histórias – Livro de atividades CURSOS JUNIOR (7 a 10 anos) – PARCERIA COM A EDITORA PEARSON – Livro do Aluno (com CD-rom + stickers) –Livro de atividades

25 CURSOS KIDS CURSOS KIDS (3 a 6 anos) Crianças reais apresentam o conteúdo Conteúdo apresentado em um contexto conhecido e significativo para as crianças Vocabulário trabalhado de forma clara, lúdica e de fácil compreensão LIVRO DO ALUNO

26 CURSOS KIDS (2 a 6 anos) Estruturas simples e de fácil compreensão Conteúdo apresentado em um contexto conhecido e significativo para as crianças Personagens lúdicos e infantis, figuras auto- explicativas, e bastante ação a ser explorada em cada figura. LIVRO DE HISTÓRIAS

27 CURSOS JUNIOR (7 a 11 anos) Conteúdo gramatical apresentado de forma clara e lúdica. Vocabulário e gramática apresentados em um contexto real, que estimulam a comunicação. Crianças reais com as quais os alunos se identificam.

28 APRENDENDO INGLÊS Conte-me, e eu me esquecerei. Explique-me e eu me lembrarei. Envolva-me, e eu aprenderei. Benjamin Franklin Unidade THE KIDS CLUB Ilhéus - BA

29 APRENDENDO INGLÊS Tell me, and I forget. Teach me, and I remember. Involve me, and I learn. Benjamin Franklin Unidade THE KIDS CLUB Uberaba – MG Passeio ao Sítio do Carroção – SP

30 BIBLIOGRAFIA Dr. Rodrigo Collino – Departamento de Biociências da Universidade de São Paulo – Ensino Bilíngüe Desenvolve o Cérebro. Jornal O Estado de São Paulo – 10/10/2005. Schütz, Ricardo. A idade e o Aprendiz de Línguas – English Made in Brazil – Online 30/08/ Schütz, Ricardo. O papel das Escolas na erradicação do monolinguismo – English Made in Brazil – Online 08/08/2001.www.sk.com.br/sk-apre2.html OEBi – Organização das Escolas Bilíngües de São Paulo – Herbert Putcha - Lingüista autor de livros de metodologia de ensino de inglês para crianças Nancy Rhodes - Rede Nacional de Aprendizado de línguas na Infância, Washington, USA Sylvia Helena P. M. Barros - diretora pedagógica do THE KIDS CLUB by Fun Languages, curso especializado no ensino de inglês para crianças.

31 OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NA INFÂNCIA MUITO OBRIGADA! Sylvia Helena Palma de Moraes Barros Diretora Pedagógica THE KIDS CLUB by Fun Languages O melhor curso de inglês só para crianças


Carregar ppt "OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NA INFÂNCIA OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NA INFÂNCIA 2013 Sylvia Helena P. de Moraes Barros THE KIDS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google