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Apresentação projeto JMC LOGISTICA. O que é Planejamento Estratégico? É um processo contínuo de análise do comportamento e da ação de procedimentos e.

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1 Apresentação projeto JMC LOGISTICA

2 O que é Planejamento Estratégico? É um processo contínuo de análise do comportamento e da ação de procedimentos e normas da empresa, visando a otimização geral de todos os processos/negócios; cujo objetivo maior é a diferenciação na qualidade da prestação do serviço. Reflexão O que se quer? ___________ Qual o objetivo?__________

3 O que se quer?

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5 O que é GERENCIAMENTO DE PROJETOS? É a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas, para atingir os objetivos pré-definidos. Reflexão: Custos; Prazos; Mudanças na Cultura; Resultados Nosso diferencial: Atuação em conjunto com a equipe, responsabilizando-nos solidariamente com os resultados.

6 O que é PLANO DIRETOR LOGÍSTICO? É conjunto de ações/projetos com os objetivos de : Alinhar as ações da Logística e planejamento estratégico da empresa; Implantar a gestão da cadeia de suprimentos de uma forma integrada; Melhorar o planejamento (longo, médio e curto prazo) das atividades da área; Maior eficiência na execução das operações logísticas e redução de custo; Melhoria do nível de serviço para clientes externos e internos.

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8 O que é Tecnologia em transporte? São recursos disponíveis, para o auxilio da operacionalização dos serviços, bem como meios de controles, análises e diagnósticos. Compreende-se como tecnologia:

9 O que são processos de operações e armazenagens? Um WMS operacional (Sistema de Gerenciamento de Armazém) possibilita que a empresa dependa menos da experiência das pessoas, uma vez que o sistema tem inteligência para operar-lo. Funcionalidades: Agendamento de recebimento: (Através de informações, mostra em qual horário e local uma operação deverá ser executada, realizando cálculo de recurso e tempo para aquela operação); Recebimento: (Nesta etapa todos os volumes são conferidos, caso haja qualquer inconsistência, ficará registrada em sistema); Endereçamento: (Uma vez conferido, o sistema calcula os espaços disponíveis e emite automaticamente etiquetas de código de barras, que serão colocadas nos volumes a serem armazenados); Armazenamento: (Após endereçamento, o sistema indica quais equipamentos serão necessários para realizar a operação e orienta através de endereços físicos disponíveis dentro do deposito ou centro de distribuição)

10 O que são processos de operações e armazenagens? Separação (A cada ordem de separação, o sistema indica aonde está o item solicitado, indicado os equipamentos necessários para a operação e orientando em qual endereço o produto deverá ser retirado. A conferência do endereço ocorre através da leitura do código de barras fixado na estrutura, e do produto, na caixa ou volume do produto solicitado, antem do item ser levado para a área de expedição). Expedição ( Na expedição, os itens separados uma ultima vez e colocados dentro de uma área de confinamento, para embarque ao destino final. Na entrega de cada pedido, o sistema envia uma mensagem SMS através de equipamentos dotados de tecnologia 3G informando que o item foi entregue); Abastecimento da linhas de produção: O abastecimento de linhas de produção tem como finalidade evitar que uma linha de produção deixe de funcional por falta de um determinado item necessário. No momento da programação da linha de montagem, o sistema calcula automaticamente a quantidade de itens necessários e informa caso alguns deles seja insuficiente. O abastecimento automático de linhas de produção evita que haja interrupções não programadas, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

11 Vantagens: A Corretora implementação de um WMS permite obter uma elevada confiabilidade e minimizar o risco por partes da empresa. Estes dois fatores levam a : Eliminação de reclamações por parte dos clientes; Otimização do espaço para armazenagem; Melhoria da produtividade; Controle de saída e entrada de mercadorias;

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13 O que é Gestão mensal de Resultados? É o processo de análise com objetivo de estabelecer uma reflexão interna dos resultados gerais do negócio. Principais características e enfoque das análises: Possibilitar uma visão ampla dos processos, reconhecendo os fluxos operacionais e suas influências nos resultados; Incentivar a administração planejada e utilização de todas as estratégias possíveis para tomada de decisões, garantindo melhoria continua dos processos – Administrativos, Comercial e Operacional; Estimular os Diretores e Gestores de cada departamento ao cumprimento das metas estabelecidas, desenvolvendo aptidões para tomadas de decisões por meio dos indicadores; Potencializar o crescimento da Empresa, através de melhoria substancial em todos os processos, diferenciando-a da concorrência e tornando-a mais competitiva;

14 O que é Gestão mensal de Resultados? Estabelecimento de metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes, tais como: Estratégia de marketing; Responsáveis pelo negócio; Processo de produção; Estrutura do negocio. Realização de parcerias estratégicas, proporcionando maximização logística, estabelecimento de preços atraentes e justos para o negócio; Criação de um comitê de Marketing para desenvolvimento de constante aprimoramento técnico; Oferecimento de serviços extras aos Clientes, induzindo-os a co- participar de projetos de logística integrada.

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16 O que é Auditoria de Resultados? Importante etapa de qualquer processo de reestruturação, que tem como objetivo determinar: Efetividade – Mede o impacto ou efeito e resultados alcançados; Equidade – Aonde foi possível implantar a reestruturação; Excelência – Verifica as opiniões da Empresa e dos Clientes quanto a satisfação do projeto; Cenário – Reação quanto à aplicabilidade e modernização contínua; Perpetuidade – Capacidade de manter o serviço em todos os níveis; Legalidade – Garantia de não desencontrar às normas práticas e leis do mercado;

17 O que é Reestruturação / Adaptação de Gestores multidisciplinares ? A sociedade do Conhecimento impõe mudanças profundas em todos os perfis profissionais, especialmente naqueles diretamente envolvidos na produção, coleta e disseminação e uso da informação... Além disso, exige-se dos profissionais uma formação tecnológica a qual, muitas vezes, não lhes foi dado o acesso o criando um círculo vicioso e excluindo cada vez mais as oportunidades de gestão. Uma boa gestão do capital intelectual das empresas pressupõem integração entre as competências individuais de seus colaboradores, determinando um verdadeiro diferencial competitivo no seu mercado! competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa e que se relacionam com o desempenho no trabalho. A competência poder ser mensurada quando: comparada com padrões estabelecidos e desenvolvida por meio de treinamento (Parry, 1996, apud Fleury e Fleury)

18 O que é Sistema de Gestão de Qualidade As normas ISO apresentam a seguinte divisão: NBR ISO 9000 Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas. NBR ISO 9001 Especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam os requisitos do cliente e aspectos regulamentares aplicáveis. Objetiva aumentar a satisfação dos cliente. NBR ISO 9004 Fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia com a eficiencia de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas. NBR ISO Fornece diretrizes para implantação de um programa de auditoria da qualidade e/ou ambiental.

19 O que é Sistema de Gestão de Qualidade Um Sistema de Gestão da Qualidade é o conjunto de políticas, objetivos e procedimentos para dirigir e controlar uma instituição. São regras e princípios relacionados a qualidade aplicados no dia-a-dia das organizações. Respectivamente aos itens abaixo: Foco no cliente; Liderança sobre objetivos comuns; Envolvimento de todos; Considerar o impacto de decisões em outros processos; Ver as coisas como processos; Decidir após ter os dados; Benefícios mútuos entre clientes e fornecedores.

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21 O que é Aperfeiçoamento do Material Humano? É a valorização do capital humano, possibilitando não somente o desenvolvimento de seus limites, garantindo e atendendo as seguintes necessidades: Biológicas e Fisiológicas Salários Justos; Horários adequados; Intervalo para descanso; Convívio familiar, social e acadêmico.

22 O que é Aperfeiçoamento do Material Humano? Segurança: Transmitindo-a aos funcionários que está dentro das normas de segurança do trabalho, oferecendo benefícios como: Seguros de vida, Plano de saúde, aposentadoria, etc. Sociais: Mostrando ao colaborador a necessidade do trabalho em grupo e das relações interpessoais, por meios de palestras. Estima: Reconhecimento o trabalho e esforço do colaborador por meio de elogios, promoções, premiações (não necessariamente da ordem financeira) Auto Realização: Incentivando o colaborador a opinar e usando as idéias dos mesmos; fazendo-os participarem das tomadas de decisões relacionadas ao seu trabalho, curso de atualização e oportunidades desafiadoras.

23 Quando? No recrutamento e seleção; Na integração/adaptação do colaborador no seu cargo; Nas análises pontuais de sua performace, incluindo esclarecimentos sobre a expectativa da Empresa; Oferecimento de oportunidades de treinamento para elevar sua capacitação profissional.

24 Quando? Existe um relacionamento intrínseco entre as habilidades básicas, competências básicas e essenciais com o capital intelectual... Quando as habilidades humanas das organizações, através de seus representantes. Gestores e Direção proporcionam: Recursos físicos Sistema de tecnologia instalada; Filosofias, conceitos e métodos de avaliações.

25 O que é Política de Produtividade? Nos dias de hoje, a sobrevivência e o crescimento das organizações dependem fundamentalmente da sua competitividade. Um dos fatores mais relevantes para o alcance de maior competitividade consiste na estratégia de melhoria da produtividade nas organizações. A busca contínua pela melhora da produtividade nas organizações requer esforço de racionalização e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

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27 O que é Política de Produtividade? Os benefícios são amplos e reconhecidos: Adequação do aproveitamento da mão-de-obra; Redução das substituições e contratações de novos colaboradores; Transparência do reconhecimento individual dos colaboradores; Facilidade da aplicabilidade da Cultura da Empresa; Minimização dos custos; Possibilidade de avaliação do resultado individual e estudos de melhorias contínuas para o resultado geral da empresa; Melhoria da qualidade no atendimento aos clientes; etc.

28 O que é Gestão de Compras? Preparar os profissionais de Suprimentos para atuação antes, durante, e depois da negociação nos processos de aquisição de bens e serviços nas etapas: - Seleção de Fornecedores- Avaliação de riscos; - Medindo Fornecedores- Relacionamentos/pronto atendimento, preços e valores/ ações agregadas

29 Novos Negócios Estudo para criação de novos negócios, identificando oportunidades, calculando viabilidades, analisando vantagens competitivas com a concorrência criando diferencial personalizado de determinado produto. Por que lançar um produto novo? Necessidade do cliente; Necessidade de atuação tecnológica; Incremento de vendas; Diversificação; Posicionamento frente à concorrência; Segmentação de mercado; Oportunidade de mercado e; Ciclo de vida dos produtos.

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31 Ferramentas para GESTÃO de Pessoas Coaching É a arte de aperfeiçoar a performance dos outros. O coaching não é terapia nem programa de mentory. É uma técnica que, de forma sistemática, visa fazer com que o profissional atendido reconheça em si as suas oportunidades de crescimento e de superação para o alcance de seus objetivos. O programa prevê a avaliação de competências, habilidades e atitudes que permitem identificar os aspectos comportamentais e a maturidade psicológica que norteiam o desempenho do profissional frente às responsabilidades, expectativas e necessidades para o exercício pleno de suas funções.

32 Orientação de Carreira Direcionado as Empresas que querem oferecer uma assessoria aos seus profissionais com ênfase no desempenho profissional, no autoconhecimento e nos interesses pessoais de acordo com sua vocação, permitindo o reconhecimento de seus diferenciais e necessidades de aprimoramento de acordo com seu perfil. Ao optar pelo serviço de Orientação de Carreira oferecido a Empresa proporciona ao seu colaborador a oportunidade de repensar sua carreira em relação à suas metas pessoais e, assim, traçar planos estruturados para alcançar seus objetivos.

33 Pesquisa de Clima Organizacional Conhecer as expectativas de seus profissionais é muito importante para que uma organização mantenha uma relação motivadora e positiva com seus colaboradores. Através da Pesquisa de Clima Organizacional, identifica-se a percepção da equipe, reúne suas aspirações e sugestões e propõe um plano de ações que atenda às necessidades da empresa considerando os colaboradores e acionistas. Como resultado, a ferramenta proporciona a valorização contínua do capital humano, a visão compartilhada do grau de satisfação dos colaboradores pela empresa e a obtenção dos objetivos comuns com mais agilidade.

34 Programa de Avaliação de Desenvolvimento por Competência O Programa de Avaliação de Desempenho por Competências, permite que gestores e colaboradores conheçam claramente quais são os pontos de melhoria em seu desempenho. Métricas quantitativas e qualitativas são definidas por cargo, função e perfil do colaborador e através de uma avaliação de critérios específicos e transparentes, são estabelecidos os objetivos de cada profissional. A ferramenta também proporciona o acompanhamento das metas propostas, permitindo a correção dos rumos quando necessário e a avaliação dos resultados alcançados. Ao final do processo, o colaborador terá reais condições de identificar suas oportunidades de desenvolvimento e assim, construir uma carreira ascendente na organização por competência e esforço.

35 Remuneração e Estrutura de Cargos e Salários Desenvolvemos projetos de estruturação de cargos e salários, que levam em consideração as expectativas da empresa. Seja para torná-la mais competitiva, para reter e atrair mão-de-obra especializada ou para criar oportunidades de planos de carreira por meio de uma política transparente na gestão dos recursos humanos. O projeto é fundamentado em uma metodologia realizada por pontuação e ranqueamento de funções ligadas ao core business que permite oferecer a correta manutenção de remuneração e desenvolver a precificação para novas funções.

36 Treinamento e Desenvolvimento Mudança Conscientização dos participantes quanto ao momento que estão vivendo e à realidade dessa situação. Além da identificação da melhor forma de encarar as inovações sempre de forma construtiva e participando de cada processo como agente.

37 Treinamento e Desenvolvimento Resiliência Competência que diz respeito à capacidade do profissional de atuar sob pressão sem perder sua essência. Pessoas resilientes têm maior capacidade de vencer em qualquer área da vida, pois encaram as adversidades e as oportunidades com a mesma objetividade.

38 Treinamento e Desenvolvimento Análise S.W.O.T A ferramenta é utilizada para trabalhar a capacidade dos participantes de entender seu ambiente de trabalho, sua empresa, seus horizontes e suas perspectivas a curto, médio e longo prazo num cenário altamente competitivo. Através de um levantamento do ambiente externo (oportunidades e ameaças) e do ambiente interno (forças e fraquezas), realizando plano de ações que busca gerenciar os pontos que inviabilizam o planejamento e maximizar seus potenciais para vencer no mercado.

39 Treinamento e Desenvolvimento Globalização e seus efeitos É realizado o levantamento do cenário atual, o papel da empresa no mercado e as competências requeridas pelos profissionais para manter sua empregabilidade elevada diante destes fatores. Já presenciamos cases em que empresas precisaram olhar para fora e buscar novas tecnologias para continuar atuando e defendendo seu nicho.

40 Treinamento e Desenvolvimento Liderança Programa que desenvolve todos os novos conceitos de liderança (Liderança Coach, Liderança Servidora, Liderança Participativa) junto aos participantes, mostrando-lhes que a liderança é situacional e emergencial, além de destacar sua utilização com os colaboradores. Outros conceitos que sustentam todo o programa como a comunicação entre os liderados e líderes também são abordados, bem como, todas as ferramentas utilizadas no dia-a- dia de um profissional em posição de comando.

41 Treinamento e Desenvolvimento Gestão de Pessoas Destina-se aos profissionais que necessitam ampliar esta competência e apresentar mais resultados em suas áreas por meio do gerenciamento de seu capital humano. No treinamento, são tratados temas como feedbacks, comunicação, cumprimento de prazos e objetivos, desenvolvimento, trabalho em equipe, postura profissional e liderança, entre outros.

42 Treinamento e Desenvolvimento Relacionamento Interpessoal Objetiva identificar os perfis de cada profissional e assim trabalhar seus relacionamentos, bem como, todo o processo de conhecimento e autoconhecimento. O programa também desenvolve outras ferramentas facilitadoras, como a neurolinguística, os feedbacks e sobretudo a quebra de paradigmas para que cada um ultrapasse suas barreiras frente ao novo e a novos colegas.

43 Treinamento e Desenvolvimento Outros Administração do Tempo; Técnicas de Reuniões; Técnicas de Apresentação; Excelência no Atendimento; Desenvolvimento de Telemarketing Ativo e Receptivo.

44 O que é Gestão mensal de Resultados? É o processo de análise com objetivo de estabelecer uma reflexão interna dos resultados gerais do negócios. Principais características e enfoques das análises: Possibilitar uma visão ampla dos processos, reconhecendo os fluxos operacionais e suas influencias nos resultados; Incentivar a administração planejada e utilização de todas as estratégias possíveis para tomada de decisões, garantindo melhoria contínua dos processos administrativos, Comerciais e Operacionais; Estimular os Diretores e Gestores de cada departamento ao cumprimento das metas estabelecidas, desenvolvendo aptidões para tomadas de decisões por meio dos indicadores; Potencializar o crescimento da Empresa, através de melhoria substancial em todos os processos, diferenciando-a da concorrência e tornando-a mais competitiva.


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