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PLANO DE COMUNICAÇÃO 2014 - 2015 Distrito 4550.

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Apresentação em tema: "PLANO DE COMUNICAÇÃO 2014 - 2015 Distrito 4550."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE COMUNICAÇÃO Distrito 4550

2 Distrito 4550

3 “Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, a mensagem entra na cabeça dele. se falar na sua própria linguagem, a mensagem vai para seu coração.” Nelson Mandela

4 COMO ANDA A COMUNICAÇÃO DO ROTARY NO MUNDO?
O Rotary International encomendou uma pesquisa de imagem pública, em 2010, com entrevistados em cada um dos seis países onde foi realizada: Alemanha, Austrália, Japão, Argentina, África do Sul e Estados Unidos. O resultado obtido foi similar ao da pesquisa anterior, em 2006. Conteúdo extraído da palestra “Fortalecendo Rotary”, de Jennifer Jones e Paul Hydzik (Lisboa, jun/2013) e do site

5 Nunca ouviram falar do Rotary
O RESULTADO Nunca ouviram falar do Rotary Conhecem apenas o nome Alguma familiaridade Conteúdo e imagem extraídos da palestra “Fortalecendo Rotary”, de Jennifer Jones e Paul Hydzik (Lisboa, jun/2013) e do site

6 PRIMARY REASONS PEOPLE JOIN ROTARY…
3/30/2017 Why did you initially join Rotary? To positively impact my community Friendship and fellowship 30% JENNIFER One of the most important findings from our research. We found out the top two reasons people join Rotary… To positively impact our communities. And for the friendships…and connections we enjoy. Professional networking/ business development opportunities To have a positive impact globally 20% Potential for personal/professional recognition 10% Development and training opportunities PRIMARY REASONS PEOPLE JOIN ROTARY… 0%

7 …ARE THE SAME REASONS THEY STAY ROTARIANS
3/30/2017 …ARE THE SAME REASONS THEY STAY ROTARIANS Why do you stay with Rotary? To positively impact my community Friendship and fellowship 30% JENNIFER What makes this even more essential is that these are also the same two reasons people stay with Rotary year after year. For “community” and “connection.” Look at this again… [CLICK BACKWARD ONE SLIDE] We join for community and the friendships and connections we make… [CLICK FORWARD ONE SLIDE] And we stay for community and the friendships and connections we make! Ask me to describe “What is Rotary?” I can do it in two words? Rotary is about community and connection! Simple. Professional networking/ business development opportunities To have a positive impact globally 20% Potential for personal/professional recognition 10% Development and training opportunities 0%

8 Apesar dos entrevistados já terem ouvido falar do Rotary, eles não sabiam muito sobre o que ele faz.
A pesquisa mostrou, ainda, que as pessoas estão muito mais propensas a saber sobre o Rotary e percebê-lo positivamente como uma organização de caridade, se conhecerem pessoalmente um rotariano. * Claro que houve variação nos números de cada país, porém, na média, o resultado foi o mesmo: as pessoas até já ouviram falar, mas não conhecem o trabalho do Rotary. O que fazer? Conteúdo extraído da palestra “Fortalecendo Rotary”, de Jennifer Jones e Paul Hydzik (Lisboa, jun/2013) e do site

9 É preciso mudar a forma de se comunicar
"O QUE É ROTARY?” Como você responde isso?

10 Reunir líderes Trocar ideias Agir Conteúdo extraído da palestra “Fortalecendo Rotary”, de Jennifer Jones e Paul Hydzik (Lisboa, jun/2013) e do site

11 O Rotary reúne o tipo de pessoas que dá um passo à frente para se comprometer com questões importantes para comunidades locais, em toda a parte. Conteúdo e imagens extraídos da palestra “Fortalecendo Rotary”, de Jennifer Jones e Paul Hydzik (Lisboa, jun/2013) e do site

12 DE QUE FORMA PODEMOS FORTALECER O ROTARY?
Compartilhe o que você aprendeu. Viva a marca e inspire seu clube a também vivê-la verdadeiramente. Trabalhe para melhorar o comprometimento dos membros. Conteúdo extraído da palestra “Fortalecendo Rotary”, de Jennifer Jones e Paul Hydzik (Lisboa, jun/2013) e do site

13 Como está o nosso distrito?

14 “Temos de reconhecer de uma vez por todas que o nosso maior desafio não é trazer novos associados ao rotary, mas sim transformar todos os associados em verdadeiros rotarianos.” Ron D. Burton Presidente do Rotary International

15 OK ?

16 ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE INTERNO
Pontos Fortes: tradição e credibilidade da marca Rotary em todo o mundo, disposição dos membros do Distrito 4550 em contribuir, ferramenta de comunicação interclubes (Rotary Gestor) existente, planejamento prévio da Governadoria. Pontos Fracos: ausência do compromisso total com o Rotary, dificuldade dos clubes em planejar projetos com antecedência, projetos e imagem do Rotary pouco divulgados para a sociedade, baixa captação de recursos externos para projetos e ações, baixa utilização do Rotary Gestor, baixa utilização do potencial individual das classificações dos membros.

17 ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE EXTERNO
Oportunidades: período de grande visibilidade por conta de eventos mundiais como Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, Convenção Internacional de Rotary 2015 em SP, nova identidade visual do RI, movimentos populares para transformação da sociedade brasielira, nova Visão de Futuro de projetos da Fundação Rotária, rede mundial do RI como plataforma de comunicação para utilizar a gestão de redes. Ameaças: individualismo contra o associativismo do Rotary, curto espaço de tempo da gestão (apenas 1 ano), burocracia da organização ainda tradicionalista, distrito não dispõe de estrutura de secretaria executiva (iniciando sua estruturação em 2013), baixa inclusão digital dos clubes.

18 CENÁRIO ATUAL MEIOS EXISTENTES
Comunicação interna: Rotary Gestor, grupos de s dos clubes, Carta Mensal, Revista Brasil Rotário, grupo no Facebook. Comunicação externa: Site do distrito, perfis no Facebook, grupos abertos no Facebook, sites de clubes individuais.

19

20 CENÁRIO ATUAL DIAGNÓSTICO (site do Distrito e perfil do Facebook):
“É difícil associar o site ao distrito.” “Não é atualizado periodicamente.” “As associações com outras mídias são praticamente inexistentes.” “A página inicial é cheia de informações. É necessário ter um melhor agrupamento de assuntos e uma hierarquização de informações.” Comentários extraídos de análises encomendadas às empresas júniores Produtora Cultural (UFBa) e Gritto Comunicação (Unifacs).

21 DIAGNÓSTICO (site do Distrito e perfil do Facebook):
“Cores pouco atrativas. Peças amadoras.” “Um perfil (facebook) não é o ideal para divulgar um produto ou marca, melhor criar uma fanpage.” “A página “notícias” é uma das abas mais importantes do site, visto que vai mostrar tudo o que está acontecendo e aconteceu nos últimos dias no distrito. Por isso é importante estar sempre atualizado.” Comentários extraídos de análises encomendadas às empresas júniores Produtora Cultural (UFBa) e Gritto Comunicação (Unifacs).

22 OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO 2014 - 2015
Comunicação interna: aproximar os clubes e seus membros, fazendo com que as informações cheguem ao maior número possível de associados e que mais projetos sejam viabilizados. Comunicação externa: divulgar o trabalho do Rotary para a comunidade, fortalecendo a sua marca a fim de mobilizar pessoas e empresas a se engajarem na causa.

23 PROPOSTA DE AÇÃO 2014 - 2015 Melhoria do que já existe.
Criação de novas plataformas.

24 Melhoria do que já existe:
Revisão e reformulação do site do Distrito para torná-lo mais dinâmico e atrativo; Treinamentos periódicos do Rotary Gestor nos clubes do Distrito; Identificação do padrão de comunicação da revista Brasil Rotário e multiplicação pelos clubes; Criação de uma identidade na divulgação dos eventos dos clubes – envio regular para assessoria de comunicação, que se encarrega de divulgar.

25 2. Criação de novas plataformas:
Contratação de assessoria de comunicação para gerenciar os meios de comunicação do Distrito; Divulgação dos meios de comunicação oficiais do Distrito para manter a identidade da comunicação e facilitar o fluxo de informações com os clubes e comunidade; Entrada oficial do Distrito nas redes sociais (fan page no Facebook e perfil no Twitter; Criação de boletins semanais com notícias curtas por e link para o site/blog do Distrito.

26 De uma forma ou de outra…
Cabe aos clubes tentar identificar o tipo de comunicação mais adequada e eficaz entre seus membros.

27 … o importante é se comunicar bem.
Cabe aos clubes tentar identificar o tipo de comunicação mais adequada e eficaz entre seus membros.


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