A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Linguagem C. ENTRADA Momento do programa em que passamos informações para ele. O programa armazena as informações passadas nas variáveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Linguagem C. ENTRADA Momento do programa em que passamos informações para ele. O programa armazena as informações passadas nas variáveis."— Transcrição da apresentação:

1 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Linguagem C

2 ENTRADA Momento do programa em que passamos informações para ele. O programa armazena as informações passadas nas variáveis. Usaremos inicialmente entrada através do teclado, porém a entrada pode ser feitas de diversas maneiras: Teclado Arquivo Mouse Outros dispositivos de entrada

3 FUNÇÕES DE ENTRADA scanf(): lê algo digitado seguido de um. getch(): lê um caractere pressionado no teclado, sem a necessidade do. Há outras funções de entrada, como por exemplo a função gets(), que abordaremos quando estudarmos tipos de dados string, na aula sobre vetores.

4 EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO: SCANF() int main() { int idade; printf(Digite sua idade:); scanf(%d, & idade); printf(Sua idade é: %d, idade); [...] Um erro comum é não colocar o & (E comercial) na atribuição de uma variável. É obrigatório que seja colocado.

5 EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO: GETCH() int main() { char caractere; printf(Pressione um caractere:); caractere = getch(); printf(Caractere digitado: %c, caractere); [...] Em algumas bibliografias e compiladores, a função é a getchar(). No compilador Dev-C++ é getch(). Não precisa de & (E comercial).

6 ATRIBUINDO VALOR À VARIÁVEL Tipo de dado %dint %ffloat e double %cchar e unsigned char %uunigned char %hishort int %lilong int %huunsigned short int %luunsigned long int %lflong double

7 ENTRADA COM VÁRIAS VARIÁVEIS Sim, podemos ler várias variáveis ao mesmo tempo. Exemplo: scanf(%d %d %d..., & variável, & variável, & variável,...); Se utilizarmos tipos de dados numéricos, podemos digitar os três seguidos de espaço ou um a cada pressionado. Se utilizarmos o tipo caractere, não há a necessidade de separarmos por espaços. Inclusive a tecla é lida como caractere. Isso é explicado na tabela ASCII.

8 ENTRADA COM VÁRIAS VARIÁVEIS int main() { int a, b,c; printf(Digite os três valores, separados por espaços :); scanf(%d %d %d, & a, & b, & c); printf(Equação do segundo grau: %dx²+%dx+%d=0, a, b, c); [...]


Carregar ppt "LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Linguagem C. ENTRADA Momento do programa em que passamos informações para ele. O programa armazena as informações passadas nas variáveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google