A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Linguagem C Pascal. O QUE É UM AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO? É onde vamos desenvolver nossos programas. Também chamados de IDE: Integrated.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Linguagem C Pascal. O QUE É UM AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO? É onde vamos desenvolver nossos programas. Também chamados de IDE: Integrated."— Transcrição da apresentação:

1 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Linguagem C Pascal

2 O QUE É UM AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO? É onde vamos desenvolver nossos programas. Também chamados de IDE: Integrated Development Environment, ou no português: Ambiente Integrado de Desenvolvimento. Composto de um editor de texto com facilidades para o desenvolvimento de programas, como o syntax highlighter, apontador de erros, depurador, gerência de versões, testes automatizados... entre outras ferramentas. Também composto de um compilador para gerar o arquivo executável.

3 FACILIDADES DO EDITOR Syntax highlighter: opção que permite colorir o texto e/ou alterar formatações como negrito, subli- nhado e itálico, para separar os termos em suas classes, como pala- vras reservadas, números, símbolos, etc.

4 IDES ATUAIS NetBeans: Java, C/C++, PHP... Eclipse: Java, C/C++, PHP... Visual Studio: C#, Visual Basic, ASP... Embarcadero RAD Studio: Delphi...

5 COMO UM COMPILADOR COMPILA? O ato de compilação se dá quando o compilador converte o código gerado, na linguagem em que estamos desenvolvendo, em um programa final executável. Etapas da compilação: Análise léxica Análise sintática Análise semântica Geração e otimização de código intermediário Geração do executável

6 ANÁLISE LÉXICA O compilador verifica se todas as palavras e termos do código digitado são válidas. Ele diz, a cada palavra digitada, se ela foi identificada como uma palavra reservada, um número, um símbolo... e então o que ele reconheceu se torna um lexema. Caso algum termo digitado não exista, possua caracteres não aceitos pela linguagem ou não esteja corretamente digitado, ele informará o erro e cancelará a compilação.

7 ANÁLISE SINTÁTICA A cada palavra ou termo digitado que é reconhecido e validado pelo analisador léxico, ele verifica se está tudo na ordem certa. Exemplo: no meu programa eu quero exibir o resultado de uma soma simples, de dois números. Dessa forma, ele imprimirá o resultado de 3 + 4, que é 7. Mas e se eu alternar a ordem dos termos digitados? Nesse caso os termos foram todos reconhecidos, porém não estão organizados corretamente. Imprimir: Imprimir: + 3 4

8 ANÁLISE SEMÂNTICA Uma vez estando corretas as análises léxica e sintática, é feita a análise semântica. Ela indica se há algum erro que infrinja regras que façam com que programas não respondam normalmente ao que se é pedido. Novamente o exemplo da soma: Se eu por exemplo colocar um texto na soma de um número? Não é possível efetuar uma soma de um número com letras do alfabeto. Não dessa forma. Imprimir: Imprimir: 3 + bola

9 GERAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE CÓDIGO INTERMEDIÁRIO Nesta etapa, após as análises léxica, sintática e semântica indicarem que está tudo em ordem, o código digitado é transformado em um código formal, próximo ao código de máquina, e então é otimizado para a próxima etapa. GERAÇÃO DO EXECUTÁVEL O código intermediário otimizado é convertido para códigos de máquina e salvos no arquivo executável.


Carregar ppt "LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Linguagem C Pascal. O QUE É UM AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO? É onde vamos desenvolver nossos programas. Também chamados de IDE: Integrated."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google