A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualidade do ensino e o papel do gestor Apresentação para o Programa das Escolas Associadas da Unesco Ilona Becskeházy 2 de outubro de 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualidade do ensino e o papel do gestor Apresentação para o Programa das Escolas Associadas da Unesco Ilona Becskeházy 2 de outubro de 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade do ensino e o papel do gestor Apresentação para o Programa das Escolas Associadas da Unesco Ilona Becskeházy 2 de outubro de 2013

2 Agenda O que nos mostra o PISA? A armadilha da baixa qualidade da educação Os gestores desarmando a armadilha dentro das escolas

3 O desempenho dos alunos brasileiros está alinhado com o de países mais pobres Fonte: OCDE/Pisa. * Países que também fazem parte da OCDE

4 Mesmo que aos 15 anos 1/5 da coorte nem possa fazer a prova Componente do Grupo G-20População alvo% de alunos que não elegíveis % de alunos abaixo do nível 2 % de alunos acima do nível 5 África do SulNão participa do PISA Alemanha 852 0440,0%18,57,6 Arábia SauditaNão participa do PISA Argentina 688 4347,5%51,61,0 Austrália 286 3345,8%14,212,8 Brasil3 292 02219,4%49,61,3 Canadá 430 7911,0%10,312,8 ChinaNão participa do PISA como país Coreia 717 1642,4%5,812,9 Estados Unidos4 103 738-2,6%17,69,9 Federação Russa1 673 0850,3%27,43,2 França 749 8082,3%19,89,6 ÍndiaNão participa do PISA Indonésia4 267 80126,0%53,40,0 Itália 586 9042,3%21,05,8 Japão1 211 6421,8%13,613,4 México2 151 77133,8%40,10,4 Reino Unido 786 6260,0%18,48,0 Turquia1 336 84235,7%24,51,9 União EuropeiaNão participa do PISA como país Média OCDENA 18,87,6 Posição do Brasil3ª posição4ª posição3ª posição12ª posição

5 Resultando em uma quantidade mínima de talentos à disposição da sociedade

6 A percepção de que a educação brasileira é ruim só para pobres é falsa Nesta faixa etária 19% dos brasileiros estavam fora da escola ou atrasados demais para poder participar do PISA

7 Agenda O que nos mostra o PISA? A armadilha da baixa qualidade da educação Os gestores desarmando a armadilha dentro das escolas

8 A qualidade de uma escola é parte de um sistema complexo... Debate da qualidade é político e não técnico Regulação profissional Status profissional Categoria numerosa e organizada

9 ... Que começa na educação básica, mas faz parte da cultura da sociedade brasileira... Tradição de exclusão social nas práticas de sala de aula População recém incluída no sistema educacional Expectativas de aprendizagem muito baixas Falta de valorização dos docentes Falta de condições adequadas de ensino Interpretação distorcida do que seja meritocracia Sociedade atrasada e preconceituosa Quando os pobres entraram na escola, passamos a esperar menos de todo mundo A massificação da educação significou o abandono dos padrões de qualidade, que eram exclusivos da elite

10 ... Que armou para si uma armadilha conceitual, política e operacional... Educação básica de baixa qualidade e desigual Egressos do Ensino Médio são poucos e mal formados Egressos de NSE baixo preferem ser professores Sistema de formação de professores não compensa as falhas da educação básica Pós- graduação e produção científica de baixa qualidade Regulação do sistema politizada Profissão docente tem baixo status social, mas alta mobilização política: obstáculos às reformas

11 ... Que precisa ser desarmada pelo gestor público... A.Rigor na avaliação da qualidade da educação básica B.Rigor na seleção de quem entra na Pedagogia e nas Licenciaturas e/ou rigor na seleção de quem recebe um diploma de Pedagogia ou de Licenciatura C.Compensação das falhas da educação básica nos cursos de Pedagogia e/ou Licenciatura D.Rigor na seleção de quem entra na profissão docente E.Rigor na seleção de quem permanece na profissão docente F.Produção acadêmica educacional em nível internacional G.Formação de professores de professores em nível internacional

12 ... E pelos gestores de cada escola. Mudanças no manejo da sala de aula para uma dinâmica real de altas expectativas para todos Tratamento equitativo e respeitoso o tempo todo Tradição de exclusão social nas práticas de sala de aula Lidar com pais que não conhecem as exigências de educação de qualidade Lidar com demandas externas que antagonizam com o ambiente acadêmico População recém incluída no sistema educacional O conteúdo tradicional virou motivo de chacota, o que é valorizado é etéreo e passageiro. A escola vira mais um canal de marketing para produtos alheios a ela O currículo é ignorado, mal compreendido e temido pelos profisionais da educação Expectativas de aprendizagem muito baixas Os docentes nao são mais vistos como aquelas figuras inabaláveis de respeito, sua posição é questionada por todos os lados O dia a dia docente é instável e lhe falta um ambiente de colaboração profissional Falta de valorização dos docentes Livros e materiais escolares passam a ser vistos como obsoletos, enquanto que a tecnologia por si só é a panaceia da vez Falta de condições adequadas de ensino

13 Agenda O que nos mostra o PISA? A armadilha da baixa qualidade da educação Os gestores desarmando a armadilha dentro das escolas

14 Tradição de exclusão social nas práticas de sala de aula Mudanças no manejo da sala de aula – Tratamento equitativo para as dificuldades, dúvidas e indisciplina – O tempo instrucional deve ser cuidadosamente monitorado e é sagrado – A cordialidade é apara todos, mas quem dá o exemplo são os adultos. É inaceitável que um professor perca a compostura, mesmo que diante dos piores alunos As mudanças no manejo de sala de aula são INSTITUCIONAIS e não anedóticas. Ou mudam todos, ou quem muda arca sozinho com o ônus

15 População recém incluída no sistema educacional Pais que não conhecem as exigências de educação de qualidade: assiduidade, pontualidade, cordialidade, asseio pessoal, auto- motivação, dedicação à tarefa são hábitos (e habitus) de grupos sociais já familiarizados com a vida social institucionalizada. Os novos grupos devem ser apresentados a eles na própria convivência com a vida escolar – a importância do processo começar na pré- escola (devenir élève) Demandas externas que antagonizam com o ambiente acadêmico: tecnologia, violência, sexualização precoce, hedonismo, egocentrismo, necessidade exagerada de individualização. Devem ser tratados como tal: como antagônicos de um processo de formação, de crescimento pessoal e de formação de laços mútuos de colaboração entre seres humanos, mas devem ser incorporados ao processo educativo

16 Expectativas de aprendizagem muito baixas Currículo da tradição das famílias e do vestibular Pressões de setores organizados e de nichos de marketing Ideologia da autonomia a qualquer custo Expectivas de aprendizagem se esvaziando Currículo baseado na estruturas das áreas de conhecimento Taxonomia de Bloom Descobertas das Neurociências Schulmann Expectivas de aprendizagem aumentando

17 Falta de valorização dos docentes Segundo Schulmann (1987), o manual de formação docente deveria conter: – Conhecimento sobre o conteúdo – Conhecimento pedagógico, com ênfase no manejo de sala de aula e no seu preparo, no que vai além do conhecimento da disciplina – Conhecimento do currículo, em particular dos materiais e programas que consistem as ferramentas dtrablho dos professores – Conhecimento pedagógico do conteúdo, ou da forma de ensinar cada tema – Conhecimento sobre os estudantes e suas características – Conhecimento sobre o contexto educacional, funcionamento da sala de aula, da governância e financiamento da escola e de sua rede, características da comunidade do entorno etc. – Conhecimento sobre a finalidade da educação, seus objetivos e valores, histórico e filosofia

18 Falta de condições adequadas de ensino Os insumos para educação de qualidade são os recursos humanos, materiais e o tempo Nas escolas mais pobres falta tudo Nas escolas particulares há o recurso material em quantidade e qualidade razoável, mas os professores ainda estão procurando um caminho mais seguro para dominar seus desafios Para todos falta tempo de planejamento, de atenção aos alunos e de manejo competente de sala de aula – produção de stress no sistema como um todo que tira sua estabilidade e efetividade

19 Resumindo Para desarmar a armadilha da qualidade, a sociedade tem que passar a ver a escola como um componente crucial de seu desenvolvimento moral, social e econômico Podemos construir esta percepção a partir das comunidades escolares, de dentro para fora, a partir de uma sala de aula competente e equitativa Toda a comunidade escolar precisa ter consciência deste processo, por meio de canais e processos transparentes e permanentes de comunicação institucional (entre as pessoas, por meio de atitudes consistentes e dos instrumentos institucionais: currículo, regimento, boletim, cartas, reuniões, website, etc.)


Carregar ppt "Qualidade do ensino e o papel do gestor Apresentação para o Programa das Escolas Associadas da Unesco Ilona Becskeházy 2 de outubro de 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google