A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Renascimento e Reforma.. Significa tornar a nascer. Para que algo possa renascer é preciso: Que já tenha nascido anteriormente. Que tenha morrido. É um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Renascimento e Reforma.. Significa tornar a nascer. Para que algo possa renascer é preciso: Que já tenha nascido anteriormente. Que tenha morrido. É um."— Transcrição da apresentação:

1 Renascimento e Reforma.

2 Significa tornar a nascer. Para que algo possa renascer é preciso: Que já tenha nascido anteriormente. Que tenha morrido. É um espírito de uma época que nasceu de novo: greco-romano. É um movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido a partir do século XIII. Significa tornar a nascer. Para que algo possa renascer é preciso: Que já tenha nascido anteriormente. Que tenha morrido. É um espírito de uma época que nasceu de novo: greco-romano. É um movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido a partir do século XIII. Conceito.

3 HOLBEIN, o Jovem, Hans. Os embaixadores, 1533.

4 Século XII a XVI: Intercâmbio de ideias e de mercadorias entre Europa e regiões do norte da África, Oriente Médio e Ásia. Intensificação do intercâmbio e o Ocidente teve acesso a produtos orientais, conhecimentos técnicos, científicos e artísticos. Estabelecimento de novos costumes arquitetura, escultura, pintura e no comércio. Século XII a XVI: Intercâmbio de ideias e de mercadorias entre Europa e regiões do norte da África, Oriente Médio e Ásia. Intensificação do intercâmbio e o Ocidente teve acesso a produtos orientais, conhecimentos técnicos, científicos e artísticos. Estabelecimento de novos costumes arquitetura, escultura, pintura e no comércio. Renascimento: do Oriente e do Ocidente.

5 BELLINI, Giovannni. Sermon of St Mark in Alexandria,

6 Convivência nem sempre pacífica, de três religiões monoteístas: Judeus. Muçulmanos. Cristãos. Cristãos e muçulmanos: obstáculos contra os lucros e empréstimos a juros. Judeus: não havia impedimento religioso contra a usura. Cristãos viam: Judeus como antissemitas (questões ligadas ao dinheiro). Muçulmanos como bárbaros infiéis (Terra Santa). Durante os séculos XV e XVI, a Igreja Católica usou a força e a violência contra todos que discordavam de seu preceitos religiosos. Convivência nem sempre pacífica, de três religiões monoteístas: Judeus. Muçulmanos. Cristãos. Cristãos e muçulmanos: obstáculos contra os lucros e empréstimos a juros. Judeus: não havia impedimento religioso contra a usura. Cristãos viam: Judeus como antissemitas (questões ligadas ao dinheiro). Muçulmanos como bárbaros infiéis (Terra Santa). Durante os séculos XV e XVI, a Igreja Católica usou a força e a violência contra todos que discordavam de seu preceitos religiosos. Panorama religioso.

7 Eventos históricos mais importantes na Europa entre séculos XV e XVI: Reforma e Contrarreforma. Igreja Católica havia se desviado das premissas básicas e fundamentais do Cristianismo – era preciso reformá-la. O que é Reforma? É o processo de mudanças ocorridas como consequência das ideias difundidas por um monge alemão chamado Martinho Lutero ( ). Eventos históricos mais importantes na Europa entre séculos XV e XVI: Reforma e Contrarreforma. Igreja Católica havia se desviado das premissas básicas e fundamentais do Cristianismo – era preciso reformá-la. O que é Reforma? É o processo de mudanças ocorridas como consequência das ideias difundidas por um monge alemão chamado Martinho Lutero ( ). Conceito de Reforma.

8 Em1054 houve o Cisma do Oriente. Desunião do alto clero. Divisão do papado 2 ou 3 papas em um só momento. Solução: construção de grandiosos edifícios para celebrar a glória, a honra e o poder da Igreja Católica. Problema para a solução: grande quantidade de dinheiro. Como resolver o problema:práticas abusivas e corrupção. Igreja de São Pedro, Roma.Templo para afirmar o poder da Igreja Católica. Causou protestos contra a autoridade papal e abusos por parte do clero. Em1054 houve o Cisma do Oriente. Desunião do alto clero. Divisão do papado 2 ou 3 papas em um só momento. Solução: construção de grandiosos edifícios para celebrar a glória, a honra e o poder da Igreja Católica. Problema para a solução: grande quantidade de dinheiro. Como resolver o problema:práticas abusivas e corrupção. Igreja de São Pedro, Roma.Templo para afirmar o poder da Igreja Católica. Causou protestos contra a autoridade papal e abusos por parte do clero. Reforma Religiosa.

9 Alguns católicos começaram a protestar. Monge Girolamo Savonarola ( ): A Igreja de Roma é uma prostituta pronta a vender seus favores por uma moeda. Erasmo de Roterdã ( ): Muitos conventos de homens e de mulheres pouco diferem de bordéis públicos. Monge dominicano: Aqueles que deviam ser os pais dos pobres cobiçam as comidas requintadas e apreciam o sono matinal. Estopim para a Reforma: venda de indulgências: Envio de pecadores às Cruzadas, doação de dinheiro à Igreja que substituíssem os pecados. O pecador se livraria dos pecados. Dependendo da quantia em dinheiro até pecados futuros estavam absolvidos. Ter dinheiro: leva ao paraíso. Falta de dinheiro: purgatório. Alguns católicos começaram a protestar. Monge Girolamo Savonarola ( ): A Igreja de Roma é uma prostituta pronta a vender seus favores por uma moeda. Erasmo de Roterdã ( ): Muitos conventos de homens e de mulheres pouco diferem de bordéis públicos. Monge dominicano: Aqueles que deviam ser os pais dos pobres cobiçam as comidas requintadas e apreciam o sono matinal. Estopim para a Reforma: venda de indulgências: Envio de pecadores às Cruzadas, doação de dinheiro à Igreja que substituíssem os pecados. O pecador se livraria dos pecados. Dependendo da quantia em dinheiro até pecados futuros estavam absolvidos. Ter dinheiro: leva ao paraíso. Falta de dinheiro: purgatório. Reforma Religiosa.

10 Martinho Lutero, em 1517: Por que o papa não constrói a Basílica de São Pedro com o seu próprio dinheiro? Escreveu e afixou 95 teses na porta da catedral de Wittemberg – teses contra as indulgências: Contestação de intermediários entre Deus e cristãos. Salvação alcançada apenas pela fé. Livre interpretação da Bíblia (tradução para outras línguas). Rejeição de sacramentos (exceção do batismo e eucaristia). Abolição do celibato clerical. Em 1520 a Igreja excomungou Lutero (contra comercialização da fé). Seguidores de Lutero protestantes. Martinho Lutero, em 1517: Por que o papa não constrói a Basílica de São Pedro com o seu próprio dinheiro? Escreveu e afixou 95 teses na porta da catedral de Wittemberg – teses contra as indulgências: Contestação de intermediários entre Deus e cristãos. Salvação alcançada apenas pela fé. Livre interpretação da Bíblia (tradução para outras línguas). Rejeição de sacramentos (exceção do batismo e eucaristia). Abolição do celibato clerical. Em 1520 a Igreja excomungou Lutero (contra comercialização da fé). Seguidores de Lutero protestantes. Reforma Religiosa.

11 Seguidores de Lutero protestantes. Consequências da ideias luteranas: Thomas Müntzer : ataque a propriedades senhoriais. Ulrich Zwinglio: guerra civil na Suiça. Jean Calvino: Teoria da Predestinação Divina. Rei Henrique VIII: rompimento com a Igreja Católica seguido da fundação da Igreja Anglicana. Seguidores de Lutero protestantes. Consequências da ideias luteranas: Thomas Müntzer : ataque a propriedades senhoriais. Ulrich Zwinglio: guerra civil na Suiça. Jean Calvino: Teoria da Predestinação Divina. Rei Henrique VIII: rompimento com a Igreja Católica seguido da fundação da Igreja Anglicana. Reforma Religiosa.

12 Consequências da publicação das 95 teses de Lutero: Esfacelamento do poder da Igreja Católica na Europa. Diminuição do número de fiéis. Solução: Concílio de Trento, realizado entre 1545 a1563. Para evitar a expansão do protestantismo na Europa: Fortalecimento do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Criação do Index Librorum Prohibitorum. A Companhia de Jesus. O que há de comum entre as conturbações da Reforma e da Contrarreforma? A intolerância religiosa: Deslocamentos de minorias religiosas. Execução em larga escala dos hereges. Consequências da publicação das 95 teses de Lutero: Esfacelamento do poder da Igreja Católica na Europa. Diminuição do número de fiéis. Solução: Concílio de Trento, realizado entre 1545 a1563. Para evitar a expansão do protestantismo na Europa: Fortalecimento do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Criação do Index Librorum Prohibitorum. A Companhia de Jesus. O que há de comum entre as conturbações da Reforma e da Contrarreforma? A intolerância religiosa: Deslocamentos de minorias religiosas. Execução em larga escala dos hereges. Contrarreforma.

13 Tribunal do Santo Ofício da Inquisção.

14

15 Index Librorum Prohibitorum. Fazia parte da lista os clássicos literários e científicos da cultura ocidental como: O Espírito das Leis e Cartas Persas, de Montesquieu. Notre-Dame de Paris, de Victor Hugo. A Origem das Espécies, de Charles Darwin. Fazia parte da lista os clássicos literários e científicos da cultura ocidental como: O Espírito das Leis e Cartas Persas, de Montesquieu. Notre-Dame de Paris, de Victor Hugo. A Origem das Espécies, de Charles Darwin.

16 Companhia de Jesus.


Carregar ppt "Renascimento e Reforma.. Significa tornar a nascer. Para que algo possa renascer é preciso: Que já tenha nascido anteriormente. Que tenha morrido. É um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google