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Ameaças: Oportunidades: Analise do mercado. Ambição Comprometimento Aprendizado Constante Empreendedorismo Honestidade Carisma Postura Profissionalismo.

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1 Ameaças: Oportunidades: Analise do mercado

2 Ambição Comprometimento Aprendizado Constante Empreendedorismo Honestidade Carisma Postura Profissionalismo Ética Solidariedade

3 AVALIAÇÃO DO IMÓVEL DOCUMENTAÇÃO DO IMÓVEL PROPRAGANDA EM MÍDIAS VISITAÇÃO APROXIMAÇÃO DAS PARTES PROPOSTAS, NEGOCIAÇÃO E FECHAMENTO DO NEGÓCIO RESPALDO JURÍDICO FINANCIAMENTO E / OU LIBERAÇÃO DE FGTS RECEBIMENTO TOTAL DOS VALORES PÓS VENDA

4 O COFECI O CRECI A FENACI O sindicato, Os honorários, A relação entre imobiliária e corretores, A parceria entre corretores,

5 O COFECI – Conselho Federal de Corretores de Imóveis O Sistema COFECI-CRECI é composto por um Conselho Federal e 26 Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis em todo o Brasil; normatiza e fiscaliza uma profissão de grande relevância para o desenvolvimento da nação, e congrega com base na lei 6.530, de 12 de maio de 1978, cerca de 280 mil profissionais e 40 mil empresas de intermediação de negócios imobiliários, proporcionando uma movimentação nesse mercado que viabiliza a cadeia produtiva da construção civil, a qual representa cerca de 18% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, além de representar a profissão que proporciona através de seu trabalho, a realização do sonho maior de cada brasileiro: o sonho da casa própria.

6 Colibri o símbolo do Corretor Foi aprovado pelo COFECI na XVII seção plenária em Porto Alegre em 1981 Representa o intermediário entre duas fases enriquecedora da natureza – a transformação da flor em fruto. Outra semelhança do símbolo com a profissão é devido a sua resistência

7 O CRECI – Ba – Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia Autarquia federal ligada ao COFECI, que habilita profissionais e empresas, regulamenta e fiscaliza o exercício da profissão de corretores de imóveis fazendo prevalecer o código de ética profissional.

8 A FENACI - Federação Nacional dos Corretores de Imóveis Entidade sindical de grau superior, representativa dos profissionais liberais corretores de Imóveis, fundada em 31 de outubro de 1986, com Carta Sindical expedida pelo Ministério do Trabalho em 18 de dezembro de 1986, com base territorial nacional, regida pelas disposições constitucionais e legais vigentes e pelo Estatuto Social. Compete à FENACI coordenar as atividades dos seus 24 (vinte e quatro) Sindicatos filiados, distribuídos em todo o território nacional. Representar a categoria perante os poderes públicos federal, estadual e municipal, apresentar junto a esses poderes justas reivindicações, incentivar a harmonia entre a classe e propugnar pelos ideais de justiça social. A Federação é mantida exclusivamente com a contribuição dos corretores de imóveis, pessoas físicas, pelas Contribuições Sindical, Confederativa e Associativa. A FENACI não tem fins lucrativos. A administração da FENACI é exercida pelo seu Conselho Deliberativo, composto pelos Delegados dos seus Sindicatos filiados, cujas deliberações são tomadas por Assembléias Gerais Ordinárias e Extraordinárias, por uma Diretoria Plena, composta de 18 (dezoito) membros e por um Conselho Fiscal.

9 A Federação Nacional dos Corretores de Imóveis é filiada à Confederação Nacional das Profissões Liberais, desde sua fundação, estando ainda filiada à FIABCI/Brasil (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias). Seu objetivo principal é lutar pela valorização dos Corretores Imóveis, pela sua formação técnica e pelo princípio da ética e lisura profissional.

10 O Sindimóveis –BA – Sindicado dos Corretores de Imóveis da Bahia Está ligado a FENACI tem como função defender os direitos da categoria, negociar salários, estabelece acordos coletivos com os empregadores, buscando melhorar as condições de trabalho dos profissionais que representa. Ele luta pela ampliação dos benefícios ao trabalhador e acaba estendendo sua ação sobre as próprias necessidades das famílias de seus representados. o Sindicato também cria e oferece serviços indispensáveis aos profissionais, proporcionando assistência jurídica a seus associados, planos de assistência médica e odontológica, cursos de qualificação profissional, recolocação no mercado de trabalho e outros.

11 Art. 2º - A utilização pública de nome por extenso ou nome abreviado por pessoa física regularmente inscrita no CRECI poderá dar-se desde que seguido da expressão profissional liberal ou corretor de imóveis, independente de outro adjetivo que possa figurar no anúncio ou documento com o objetivo de melhor qualificar o profissional (por exemplo: gestor imobiliário, consultor imobiliário, etc.). § 1º - Em qualquer dos casos previstos neste artigo, a expressão obrigatória a que alude seu caput será sempre seguida do número de inscrição da pessoa física no Creci, precedido da sigla CRECI, em destaque idêntico ao da expressão obrigatória utilizada. § 2º - A expressão obrigatória a que alude este artigo não poderá ter tamanho de impressão inferior a 25% (vinte e cinco por cento) do nome por extenso ou nome abreviado que estiver sendo utilizado pela pessoa física. Art. 3º - Fica vedada a utilização pública de nome de fantasia pela pessoa física, que poderá, no entanto, ser autorizada ao Corretor de Imóveis que se inscrever como Empresário no Registro Público de Empresas Mercantis (Junta Comercial) de seu Estado (nova denominação legal da firma individual equiparada à pessoa jurídica).

12 Art. 4º - O inciso I do artigo 24 da Resolução-Cofeci nº 327, de 25 de junho de 1992, passa a vigorar com a seguinte redação: I – do nome ou razão social da requerente e, se for o caso, do nome de fantasia que pretenda usar. Art. 5º - A utilização pública do nome ou razão social ou do nome de fantasia da pessoa jurídica regularmente inscrita no CRECI poderá dar-se nas seguintes condições: A divulgação publicitária ou documental do nome ou razão social ou do nome de fantasia da pessoa jurídica, será sempre seguida do número de inscrição da pessoa jurídica no Creci, precedido da sigla CRECI e acrescido da letra J; Na divulgação a que alude a alínea anterior, a sigla CRECI, seguida do correspondente número de inscrição e da letra J, não poderão ter tamanho de impressão inferior a 25% (vinte e cinco por cento) do nome ou razão social ou do nome de fantasia que estiver sendo utilizado pela pessoa jurídica.

13 -PERMUTA OU DAÇÃO EM PAGAMENTO Quando o preço do imóvel ou parte dele for pago com transferência da propriedade de outro imóvel, a comissão incidirá sobre o valor total do negócio para o qual o corretor de imóveis fora contratado e não apenas sobre o valor pecuniário recebido pelo contratante / cliente, obedecida a comissão estabelecida nesta tabela. OBSERVAÇÃO: Nessa hipótese o corretor de imóveis só receberá a comissão relativa aos imóveis para os quais foi contratado previamente.

14 Posicionamento Sem praticar o posicionamento

15 Posicionamento Praticando o posicionamento

16 Posicionamento Resultado da Pratica do posicionamento

17 1. Contato Indicar quem está vendendo, fornecendo o nome, telefone, , endereço 2. Fichamento Vista o imóvel, preenche a ficha, tira foto, pega os documentos 3. Divulgação Prepara o plano de MKT, coloca nos sites, jornais etc. 4. Visita Mostra o imóvel junto com o vendedor Vendedor Captador 1. Contato Indicar quem quer comprar, fornecendo o nome, telefone, , endereço 2. Pesquisa identifica o perfil do imóvel que o cliente quer, faz a pesquisa e seleciona 3. Visita Mostra o imóvel junto com o vendedor 4. Fechamento Estimula o comprador fechar o negócio, preenche a proposta e pega o cheque

18 Captação Prospecção: Ação de procurar novos compradores e vendedores. Captação: Cliente vendedor que estabelece um contrato de intermediação com o profissional.

19 Autorização com exclusividade: Dentro do seu posicionamento; No preço de mercado; A melhor forma de captação e de maior benefício é a captação exclusiva. Autorização sem exclusividade:

20 Contato Visita Ficha do imóvel Fotos Observações dos detalhes Indicação de melhoria do imóvel Preço

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22 Início Contato com o cliente Preenche a ficha de captação. Tirar fotos do imóvel. Agendar visita imediata Solicitar cópias dos docs.: escritura do imóvel; RG e CPF Se casado: Certidão de casamento, CPF e RG do Cônjuge Avaliação do imóvel. Firmar contrato de exclusividade.. Apresentar proposta de trabalho. Apresenta plano de MKT para o proprietário. Prepara plano de MKT. Lança imovel nos site Coloca a Placa. Segue o plano de ação de MKT. Medir os resultados da comunicação. Gerenciar o processo de comunicação integrada de marketing.

23 Captação Ficha do Imóvel Fotos Nº da Mtrícula Nº da inscrissão Imobiliária Certidão da Justiça Estadual (civel e criminal) Certidão da justiça do Trabalho Certidão

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