A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O LIXO A palavra lixo é derivada do termo latim lix, significa "cinza". No dicionário quer dizer imundice, coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo na linguagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O LIXO A palavra lixo é derivada do termo latim lix, significa "cinza". No dicionário quer dizer imundice, coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo na linguagem."— Transcrição da apresentação:

1 O LIXO A palavra lixo é derivada do termo latim lix, significa "cinza". No dicionário quer dizer imundice, coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo na linguagem técnica é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.

2 LIXO ELETRÔNICO As pessoas confundem lixo eletrônico com o famoso spam das caixas de , porém há outro significado para ele. Lixo eletrônico seria todo aparelho eletrônico sem uso ou quebrado que tenha substancias toxicas ao meio ambiente e aos seres humanos.

3 O que é lixo eletrônico? Quando você descarta um equipamento eletrônico que não possui mais utilidade, está gerando lixo eletrônico. São materiais como pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, DVD’s, CD´s, rádios, lâmpadas fluorescentes e muitos outros. Vivemos na era da modernidade, onde a tecnologia facilita nossa vida. Com novos produtos eletrônicos surgindo a todo momento e a melhora econômica que possibilitou o acesso das pessoas aos bens de consumo, a procura por eletrônicos cresceu muito no Brasil.

4 Dados do lixo eletrônico no Brasil
O tempo de uso de eletrônicos é curto. Mesmo funcionando eles são descartados e passam a ser substituídos por um modelo mais moderno. O aumento de consumo fez com que crescesse o volume desse tipo de lixo. Dados do lixo eletrônico no Brasil O Brasil produz 50 milhões de toneladas de lixo por ano toneladas de lixo por dia sendo que 2,6Kg de lixo eletrônico por habitante por ano. 64% dos municípios brasileiros o lixo é depositados a céu aberto em lixões. 30% fica espalhado nas ruas e apenas 5% são reciclados.

5 13% são depositados em aterros controlados, 10% são depositados em aterros sanitários, 0,9% são comportados em usinas e 0,1% são incinerados. Poluição eletrônica Já não existem locais suficientes para receber o lixo, e poucos municípios possuem locais apropriados para depositar ou reciclar o lixo eletrônico que em seu interior contêm substâncias tóxicas ao homem e á natureza. Sem locais que recebam esses materiais, as substâncias tóxicas causam doenças diversas.

6 Outros dados de lixo tecnológico brasileiro
Eletrodomésticos são 40% do total do e-lixo. 10 milhões de computadores novos por ano e esse número aumenta num ritmo acelerado, e poucos possuem materiais reciclados. Já existem mais celulares que o número de habitantes. Apenas 2% são reciclados. Com um sistema de coleta de lixo precário e a falta de informação, a população não tem como ajudar muito no cuidado do lixo tecnológico. Esse problema não é apena urbano, pois no campo O lixo é descartado de forma imprópria.

7 Destino do lixo eletrônico hoje
alguns exemplos das formas possíveis de tratar o lixo eletrônico: Aterro ao céu aberto (lixões): Na maioria das vezes esse é o destino final. Não oferece cuidados contra contaminação do solo e água. Aterros sanitários: o lixo é compactado e enterrado em grandes aterros. Mesmo com uma grande cobertura de terra e ainda que esteja distante dos centros urbanos, esses aterros não são a melhor forma de descartar o lixo eletrônico. Podem contaminar a água e o solo.

8 Queima do lixo: Quando se queima um componente eletrônico, não se está queimando apenas um tipo de elemento, mas vários.. Com a queima, os materiais tóxicos permanecem nas cinzas, liberam gases e contaminam a todos que mantêm contato com os resíduos queimados. Reciclagem: é a forma mais adequada para descartar esse lixo. Os materiais são separados e reaproveitados, sem causar danos ao meio ambiente.

9 Coleta e reciclagem A reciclagem é o termo utilizado para designar o reaproveitamento de matérias beneficiados como matéria-prima para um novo produtos Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, mas também incluir eletrônicos como geladeiras, televisores, HD,’s memórias, as placas de circuitos integrados, celulares, etc. Para se produzir produtos eletrônicos é preciso uma enorme quantidade de recursos naturais não-renováveis e quanto mais produtos as pessoas compram, mais recursos naturais como ferro, cobre, ouro são necessários extrair da natureza. A reciclagem é uma forma de evitar a exploração de novos recursos naturais

10 Muitos computadores têm seu custo para compra baixo, e custo para reparo alto, o que muitas vezes inviabiliza o reparo de uma máquina que mesmo recente chega rapidamente ao fim de sua vida útil. Muitas empresas de computadores fazem os computadores de modo a que fiquem obsoletos e não possam ser atualizados, de forma que tenha que comprar um computador inteiramente novo para atualizar uma simples peça, e possa assim manter-se com uma maquina atualizada.

11 SOLUÇÕES O correto seria que em cada município existissem empresas de reciclagem e as prefeituras incentivassem a coleta seletiva do lixo. O lixo tecnológico é mais difícil de reciclar e exige maior tecnologia para separar os materiais reciclagem evita a exploração de recursos naturais.

12 as formas de energias atuais são inapropriadas e é preciso encontrar novas fontes de energias limpas. Existem leis que obrigam os fabricantes de eletrônicos a receberem equipamentos velhos. Celulares: devolva seu celular, carregador e baterias velhas na loja onde comprou o aparelho. Pilhas e baterias: Os supermercados e lojas onde foi feito a compra são obrigados a receber e enviar ao fabricante. Envio pelo correio: entrando em contato com o fabricante é possível enviar aparelhos eletrônicos velhos pelo correio sem nenhum custo.

13 Piratas: produtos piratas são um verdadeiro problema Não tem como envia-los ao fabricante. È recomendável comprar originais. Pilhas piratas não podem ser recolhidas e acabam poluindo o meio ambiente. Eletrodomésticos: Entre em contato com empresas que fazem a reciclagem desses produtos e buscam de graça em sua casa. Exemplo de empresas confiáveis: NOKIA, Motorola, Sony Ericsson, VIVO, HP Samsung, Philips

14 Perigos do lixo eletrônico Formas de contaminação
Os metais pesados, com alta concentração no lixo eletrônico quando absorvidos, não são expelidos pelo corpo e vão se acumulando por décadas. Com o passar do tempo a pessoa sofre desde dores no corpo, problemas graves e até morte. Respirar vapores desses metais ou ingeri-los são muito prejudiciais porque atingem diretamente o cérebro. A absorção também pode ser pela pele. Formas de contaminação Lixo industrial: indústrias fabricam eletrônicos e jogam fora sem tratamento materiais tóxicos e acaba contaminando o solo e a água e o ar.

15 Contato direto: No manuseio de sucatas eletrônicas antigos os resíduos entram em contato com a pele.
Descarte indevido: Jogar em lixo comum é a principal forma de descarte. Ele vai parar em milhares de lixões irregulares onde não existe cuidado algum com resíduos químicos. O solo e o lençol de água são contaminados e em seguida plantas, animais e o ser humano.

16 O perigo das pilhas cerca de 88% do mercúrio encontrado no lixo doméstico provém das pilhas. No Brasil predominam as pilhas alcalinas, mas existe uma grande quantidade de pilhas irregulares. Essas pilhas não respeitam as leis brasileiras e são muito mais poluentes. As pilhas em geral contêm componentes tóxicos como: cádmio é cancerígeno, o chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial e o mercúrio, ocasionar mutações genéticas. Eles também prejudicam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões.

17 Empresas responsáveis: Duracell, Energizer, Eveready, Kodak, Panasonic, Philips, Rayovac e Varta
Cuidados: Não colocar na boca, não guardar pilhas velhas, no caso de ocorrer vazamento, lave as mãos com água abundante; se ocorrer irritação procure o médico. Deve-se remover o tóxico com lavagem gástrica, usando-se água albuminosa ou leite de magnésia. Dar laxante. Pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores.

18 Efeitos no ser humano Quando alguém possui sintomas de infecções provocadas por componentes químicos, fica muito difícil do médico identificar qual a doença e qual medicamento usar. A não ser que a pessoa descreva detalhadamente à que material que teve contato ultimamente. na maioria das vezes as doenças que aparecem são doenças de pele e respiratórios , mas se ingeridas podem causar problemas de estômago e inclusive câncer. A seguir estão descritos alguns problemas causador por materiais contidos em sucatas de equipamentos eletrônicos:

19

20

21 Exemplo de acidentes com produtos químicos: O caso de Fukushima – Japão
No dia 11 de março de 2011, um terremoto atingiu a costa de Fukushima, uma pequena cidade na região central do Japão. danificou seriamente a usina nuclear da cidade. Em alguns minutos, três dos reatores superaqueceram e lançaram nuvens de radioatividade no ar. Os efeitos tóxicos dos produtos químicos já mataram mais de 20 mil pessoas

22 Um ano depois, região se transformou
Um ano depois, região se transformou. A zona de exclusão de 13 mil quilômetros quadrados continua contaminada acima dos limites internacionais. Vai levar três décadas até que os produtos radioativos se quebrem. Até lá, Fukushima será uma bomba- relógio. A água contaminada é muito perigosa, já que pode vazar e contaminar os reservatórios. Exemplos como o de Fukushima nos mostram o quanto resíduos químicos podem ser perigosos e que precisamos urgentemente de politicas sustentáveis. Reciclar o lixo, cuidar dos resíduos tóxicos e adotar novas formas de energia limpas, como eólica e solar.

23 De quem é a responsabilidade em relação aos problemas causados pelo lixo eletrônico?
Responsabilidade ambiental: As empresas devem se responsabilizar pelos produtos fabricados. Responsabilidade administrativa: O governo deve criar e aplicar leis de interesse ambiental. Responsabilidade civil: A sociedade em geral deve respeitar as leis e exigir que os governantes façam sua parte. Responsabilidade penal: A conduta lesiva ao meio ambiente deve ser punivel justamente.

24 Site sobre o lixo eletronico
TECLIXO Site sobre o lixo eletronico


Carregar ppt "O LIXO A palavra lixo é derivada do termo latim lix, significa "cinza". No dicionário quer dizer imundice, coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo na linguagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google