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CIGAM – Uma História de Inovação 1986 Início das atividades de desenvolvimento de Software Empresarial Integrado e gerencial. 1991 Evolução para ERP com.

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2 CIGAM – Uma História de Inovação 1986 Início das atividades de desenvolvimento de Software Empresarial Integrado e gerencial Evolução para ERP com apoio de consultorias especializadas para agregar ao software os melhores conceitos de Gestão empresarial Pesquisa e seleção de ferramenta de alta produtividade para desenvolvimento de software, aumentando a competitividade da empresa e qualidade do produto.

3 1993 Implementação das primeiras versões do ERP CIGAM com a nova ferramenta de produtividade Criada uma rede de canais para distribuir o ERP CIGAM nacionalmente. Mais de 100 cópias instaladas do CIGAM no Brasil.

4 A CIGAM Certifica-se com ISO ERP CIGAM recebe homologação de "Produto OK" e Microsoft Solution Provider. O ERP CIGAM recebe prêmio internacional Excellence In Business Solutions em Orlando/EUA. A CIGAM recebe o Prêmio Parceria Competente da Fundatec –Fundação Universidade-Empresa de Tecnologia e Ciência.

5 Liberação da Versão 8i. A rede CIGAM é ampliada atingindo 16 unidades no Brasil e 2 no exterior. Conquista a marca de 500 empresas utilizando o ERP CIGAM. Prêmio Internacional "Appreciation AWARD". Inicia o Programa da Qualidade CIGAM para excelência em gestão.

6 CIGAM implementa gestão por BSC - Balanced Scorecard. Marca de clientes Microsoft homologa o ERP CIGAM no programa ISV. Prêmio Assespro - eleita empresa destaque Qualidade em TI no RS.

7 2007 Certificação PGQP - Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, com destaque pela maior pontuação do Setor. É criada a UCC - Universidade Corporativa CIGAM, para acelerar o crescimento e suprir a demanda por profissionais qualificados. Lançado o CIGAM e10 com recursos de interação e pró-atividade. Criado o Programa de qualificação profissional CIGAM no Colégio Sinodal um expansão da UCC.

8 2008 Prêmio Assespro - Empresa de TI destaque. Prêmio Qualidade RS - PGQP – Medalha Bronze. Prêmio das 50 Melhores Empresas para se trabalhar em TI e Telecom do Brasil- GPTW (Great Place to Work) - Revista Computerworld. Finalista do Prêmio Inovação SUCESU. Lançado o programa Rumo ao CMMI de qualidade em Software. Cigam participa da criação de cursos de extensão em desenvolvimento WEB na Liberato e do curso de técnico em informática do Senai. É Lançamento o EaD CIGAM (Ensino a distância)

9 2009 Prêmio das 100 Melhores Empresas para se trabalhar do Brasil - GPTW (Great Place to Work)- revista Época. Prêmio das 60 Melhores Empresas para se trabalhar em TI e Telecom do Brasil- Revista ComputerWorld, com destaque do Prêmio Dimensão Respeito, 1º em Comunicação, 1º em Qualidade de vida, 1º Em Respeito, 2º em Integração, 2º em Orgulho. Criado o curso de extensão universitário CIGAM na Universidade Feevale. CIGAM realiza Programa de Qualificação Profissional CIGAM na IENH. Projeto de Inovação Cigam Mobile - Ubiquidade na tomada de decisão, é aprovado pelo programa Inova RS do Sebrae e Finep.

10 2010 Prêmio das 100 Melhores Empresas para se trabalhar do país – GPTW - Revista Época. Prêmio das 70 Melhores Empresas para se trabalhar em TI e Telecom do país – GPTW Revista ComputerWorld. Prêmio Qualidade RS – PGQP- Troféu Bronze (maior evento mundial da qualidade). Prêmio da ABRH (Associação Brasileira de Recursos humanos) pelo case de qualificação profissional da UCC. Prêmio Top de Marcas /Novo Hamburgo – Desenvolvedor de Software. Prêmio ABRH - Top Ser Humano - categoria Empresa. CIGAM ultrapassa a marca de clientes, uma das maiores bases instaladas de ERP no Brasil.

11 Estrutura de desenvolvimento e distribuição formada por unidades de atendimento em quase todo território nacional. São 370 profissionais atendendo mais de empresas. A Rede CIGAM é a maior base instalada de ERP do Rio Grande do Sul, estando entre as 10 maiores do Brasil. O índice de retenção dos clientes CIGAM é de 99,8%. A média de satisfação dos clientes é de 83%, sendo medida mensalmente como um dos indicadores do BSC. Rede CIGAM

12 Parcerias Institucionais, com objetivo de fomentar a tecnologia e auxiliar na formação de profissionais

13 Apoio a entidades sociais, ajudando na criação, educação e formação de mais de 500 crianças e adolescentes

14 O objetivo é desenvolver e aprimorar as competências profissionais dos participantes, a fim de qualificá-los para atuar na comercialização, implementação, desenvolvimento e suporte técnico do Software de Gestão Empresarial - ERP CIGAM. Objetivos: Capacitar profissionais da Rede CIGAM Capacitar profissionais dos clientes da Rede CIGAM Capacitar demais profissionais interessados Universidade Corporativa CIGAM - UCC

15 Parceria com universidade Feevale e IENH. Parceria com o Grupo Setorial de Software do Vale dos Sinos e Fundação Liberato: Qualificação Técnica em Desenvolvimento de Software – horas de treinamento 2009 – horas de treinamento 2010 – horas de treinamento Programa de Qualificação Profissional CIGAM

16 Soluções em Educação Corporativa | UCC EaD CIGAM – A Educação a Distância alavanca o processo de aprendizagem, multiplicando a qualificação dos profissionais CIGAM em todas as regiões. Cursos Presenciais – garantem a aproximação e reforçam a qualificação dos profissionais CIGAM. Programa de Formação Continuada – a CIGAM possui parcerias com instituições de ensino que oferecem descontos nos cursos e capacitações nas áreas afins. Programa de Qualificação Profissional CIGAM – PQPC – cursos de extensão em parceria com universidades e escolas técnicas para qualificar profissionais e estudantes para atuarem com CIGAM. Programa de Certificação Profissional CIGAM – Após os treinamentos os profissionais precisam passar pelas provas de certificação, para validar seus conhecimentos. Programa de Treinamento In Company – Treinamentos direcionados para as necessidade dos clientes..

17 TEXTO FOLDER Os cenários atuais exigem das empresas uma busca constante por qualidade e rentabilidade. Para atingir seus objetivos as empresas enfrentam dificuldades especialmente com falhas de comunicação, falta de integração e informações divergentes, o que gera erros, retrabalho e baixa produtividade. Para que as empresas cresçam de forma tranquila e eficiente a Rede CIGAM disponibiliza uma ferramenta de gestão integrada que facilita o planejamento, simplifica e automatiza os processos e controles, fornecendo como resultado final informações rápidas e seguras para a tomada de decisão. Com soluções direcionadas para indústria, distribuidoras, comércio e serviços, o CIGAM administra o fluxo de trabalho através do workflow e alertas que direcionam e reportam ações via mensagens, ou SMS, simplificando os processos diários, acelerando as consolidações e fechamentos contábeis e gerenciais, dispensando futuras conferências ou ajustes. O ERP CIGAM foi desenvolvido para deixar sua vida mais fácil e sua empresa mais inteligente. Gestão Empresarial Integrada

18 As funcionalidades do ERP CIGAM, permitem personalizar regras que determinam, limitam ou comunicam funções específicas de acordo com as necessidades e dinâmicas de cada negócio. Este diagrama representa os setores de uma empresa e suas ligações, assim como os módulos do ERP CIGAM e suas principais integrações.

19 Solução completa para aumentar a produtividade Os métodos, ferramentas e processos utilizados para desenvolver o CIGAM garantem uma maior produtividade no desenvolvimento do ERP e o aproveitamento da experiência adquirida, de forma que a cada nova versão as evoluções e customizações desenvolvidas são disponibilizadas para todos os clientes. Desta forma aos clientes têm uma solução mais completa e atualizada com as melhores práticas do mercado, permitindo a melhoria contínua com um menor custo. O somatório das melhores práticas disponibilizadas na gestão da empresa, aumentam a flexibilidade e a produtividade dos clientes, automatizando os detalhes de cada negócio, eliminando planilhas e controles paralelos, permitindo uma melhor eficiência operacional.

20 Informação estratégica e gerencial integrada No CIGAM o Business Intelligence é parte integrante do ERP, estando naturalmente integrado, simplificando a implementação e manutenção sempre que as regras de negócio evoluem, garantindo histórico e disponibilidade das informações gerenciais. O BI contempla as modernas técnicas de custeio (Direto, Integral e ABC) facilitando as análises de custos, preços, ponto de equilíbrio, informações futuras e rankings de receitas e margens por produto, cliente, vendedor, região ou outras variáveis definidas pelo usuário.

21 Porque a automatização dos detalhes operacionais são importantes? Para ganhar produtividade e competitividade! Exemplo das atividades envolvidas ao gerar um pedido: - Definir cliente, e validar dados para emissão da NF; - Verificar limite de crédito deste cliente e pendências financeiras; - Carregar preferências do cliente e observações padrões; - Definir prazo e forma de pagamento; - Definir produto a ser vendido e analisar estoque; - Definir tabela de preço e preços de vendas; - Validar desconto com base nas regras de negócio; - Calcular margem por item e validar preço de venda; - Verificar estoque ou disponibilidade futura; - Calcular data de entrega baseada na capacidade de produção; -Reservar itens em estoque; Calcular disponibilidade de insumos de produção para pedidos urgentes; -Calcular impostos, Ipi, Icms, substituição tributária,...

22 ... -Calcular margem total do pedido e validar com margem mínima para aprovação do pedido; -Gerenciar etapas de acompanhamento do pedido; -Avisar cliente e ou vendedor da mudança de status de pedido; -Calcular as retenções de impostos; -Gerar previsão financeiro para fluxo de caixa; -Gerar Comissões de venda; -Calcular valor de frete e definir transportadora em função do menor custo; -Selecionar modelo de impressão e imprimir pedido; -Gerenciar situação dos pedidos para liberação para faturamento; -Montar carga e logística de entrega de pedidos a serem faturados; -Controlar saldos de pedidos e faturamento total ou parcial do pedido; -Vincular com metas de vendas; -Alimentar demandas gerais para programação de produção,.... Só um ERP que agrega as melhores práticas de mercado permite um real ganho de produtividade.

23 Financeiro - Contas a pagar e receber, tesouraria, caixa e conta corrente, várias moedas, previsões, provisões, retenções, adiantamentos, controle de cheques e cartões, integração e conciliação bancária, contratos, fluxo de caixa, síntese gerencial, previsto x realizado, indicadores,...

24 Gestão Financeira Gerencia o setor financeiro da empresa com visões financeiras, contábeis e gerenciais, permitindo acompanhamento histórico com síntese financeira ou previsão com fluxo financeiro, automatizando as operações e decisões do dia-a-dia, e muitas outras informações gerenciais importantes no processo da tomada de decisão. Características Contas a pagar e receber; Controle de caixa e bancos; Gerenciamento de Comissões; DDA, EDI bancário, pagamento e recebimentos; Emissão de cheques e ordens de pagamento; Pagamentos e recebimentos totais e parciais; Controle e acompanhamento de previsões de compras e vendas; Fluxo financeiro, agenda e gráfico; Síntese financeira, contábil e gerencial; Inversão e interpolação gerencial ; Controle de crédito; Cheques, custódia, pré-datados e devolvidos; Retenções de impostos e contribuições; Unificação de pagamentos e recebimentos; Controle de adiantamentos a fornecedores, representantes e clientes; Cálculo de juros, multas, descontos, variação monetária, etc.; Diário auxiliar e posição de clientes e fornecedores; Controle de verbas por conta contábil e gerencial integrado ao orçamento e verbas. GESTÃO FINANCEIRA

25 Planejamento Orçamentário Constrói cenários econômicos para a estruturação do Planejamento Orçamentário da organização. Disponibiliza os indicadores para a análise econômico-financeira e de balanços. Permite gerar indicadores físicos e financeiros. Características Elabora as peças orçamentárias, identifica os seus responsáveis e cria as atribuições pertinentes; Contempla as intenções de curto, médio e longo prazos; Detalha as premissas para os períodos em questão e programa os fluxos físicos e financeiros inerentes; Quantifica e processa as variáveis do planejamento das vendas, p. compras, p. estoques, p. produção, p. RH p. Fiscal; Analisa as verbas empenhadas e controla as demandas de novos ressuprimentos (planejamento e metas); Integra a contabilidade, DRE e fluxo de caixa, para todos os eventos, físicos e monetários reais/projetados; Simula cenários das bases de cálculo e traça análises do resultado com a meta de gestão consolidada. GESTÃO FINANCEIRA

26 Orçamento e Verbas Realiza a gestão do orçamento financeiro, facilita a elaboração e acompanhamento do orçamento. Controla os limites de verbas por setor (contas gerenciais), disponibilizando através de consultas e relatórios comparativos previstos x realizados, com uma visão ampla das movimentações financeiras da empresa. Características Planejamento orçamentário por contas financeiras, contábeis e gerenciais (centro de custos); Administração e limitação de verbas por centro de custo; Controle de suplementação de verba; Controle de metas de vendas; Relatórios de previsto e realizado com multi-moedas; Relatórios de inversão gerencial do planejado e realizado. Liberação de Verbas GESTÃO FINANCEIRA

27 Contratos Realiza a gestão de contratos a receber e pagar, facilitando os controles de contratos com clientes e fornecedores, receitas e despesas periódicas, simplificando o fluxo financeiro e a gestão das contas a pagar e receber. Permite o controle saldos vinculados, gerando previsões de receitas e despesas no Módulo Gestão Financeira, e a emissão automática das Notas Fiscais no Módulo de Faturamento. Características Controle financeiro de contratos de cobrança e de pagamentos; Gerencia vencimentos, renovações e reajuste dos contratos; Controle histórico de adendos e alterações; Faturamento de contratos por período; Pré-formatação das regras, observações do faturamento; Gerencia contratos com terceiros e vinculados; Inclusão de itens de quantidade variável (billing); Controle dos objetos e produtos de contrato. GESTÃO FINANCEIRA

28 Relacionamento com cliente - Gerenciamento e acompanhamento dos clientes, agenda de contatos e visitas, workflow, controle de metas e margens de vendas, orçamentos personalizados, telemarketing, marketing, pesquisas de mercado e estatísticas,...

29 Vendas / CRM Acompanha o processo de vendas, do primeiro contato com o cliente até a efetivação do pedido, gerenciando a agenda da equipe de vendas com a situação e pendências de cada contato. Com o recurso de CRM, permite ainda a conceituação e manutenção de todo o histórico de dados e contatos com os clientes garantindo um bom relacionamento com este. Todo o processo de vendas é avaliado e acompanhado pela qualidade e resultado de cada venda. Emissão e envio automático da proposta e estatísticas deste processo como previsão de faturamento, vendas e margens por produto, cliente, vendedor, região, evento, representante, etc. Características Agenda de contatos; Gerenciamento dos contatos e orçamentos; Controle de atividades por telemarketing/operador/vendedor; CRM integração de todas as informações para gerenciamento do relacionamento com o cliente; Geração de propostas e acompanhamento; Pesquisa de mercado; Estatística de atendimento; Controle de eventos comerciais; Gerencia volumes e margens de vendas; Estatísticas e Informações gerenciais dos contatos e vendas. Relacionamento com Cliente

30 Pesquisa dos produtos mais vendidos para o cliente. Gerenciamento dos contatos BI integrado com CRM

31 Integração com mapas on-line: permite localizar os clientes diretamente no mapa, assim como criar a melhor rota para visitas e entregas dos pedidos. Geoprocessamento

32 Permite analisar as vendas por região diretamente no mapa. Geoprocessamento

33 WORK FLOW Otimiza os fluxos de trabalho, agilizando e melhorando os processos internos da empresa. Permite o cadastro de todas as atividades, separadas por papéis e funções, fornecendo a capacidade de desenvolver, gerenciar e monitorar todos os seus processos de negócios, ajudando a eliminar sobrecargas de trabalhos impressos, além de monitorar totalmente a execução das atividades, controlando e evitando eventos pendentes. Diminui os custos e acelera a execução dos processos através da automação, possibilitando o rastreamento, controle e supervisão desses processos através de consultas e relatórios. Além disso, evita o esquecimento de atividades, através de mensagens de alertas que avisam ao usuário da existência de pendências em sua responsabilidade. Características Controle e acompanhamento de todo o fluxo operacional do trabalho; Alertas de atividades pendentes por ; Posição gerencial de carga de trabalho; Controle de acesso às atividades pendentes, por níveis; Encadeamento de processos; Sincronização automática de atividades via servidor de aplicação. Relacionamento com cliente

34 Vendas e Distribuição - Acompanhamento dos pedidos, integração com clientes, faturamento e controle de saldos, tabelas de preços, comissões, margens, aprovação de crédito, previsão de entrega, controle de terceiros e beneficiamento, devoluções, laudos e inspeção, montagem de carga, logística com rota e mapas,...

35 Faturamento Gerencia as vendas, validando datas de entrega, previsão financeira, limites de crédito, saldos por pedido e cliente, garantindo o processo e a administração da carteira de vendas. Características Cálculo da promessa de entrega do pedidos, com base na capacidade produtiva; Previsão financeira; Acompanhamento da margem de venda por item e pedido; Limite de créditos em pedidos e notas fiscais; Controles e limites de preços e descontos; Gerencia a aprovação de crédito direta ou remota; Certificados de qualidade e inspeção; Efetivações parciais, totais ou em lote dos pedidos; Controle de saldos por itens e clientes; Controle de saldos de estoque e disponibilidade de entrega; Controle múltiplos de comissões; Cálculo automático dos impostos; Tabela de preço padrão ou por cliente; EDI (transferência eletrônica de dados) para pedidos; Emissão de Cupom Fiscal; TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) Visa, Redecard e Amex integrada ao ECF; Emissão detalhada com lote, validade, grade, número de série, características, etc.; Mapas de faturamento; Sistema de informação gerencial de pedidos e faturamento. Vendas e Distribuição

36 Logística e Distribuição Automatiza o processo de expedição, carga, emissão de etiquetas, separação dos produtos, rota de entrega, gerando romaneio e as notas fiscais automaticamente de acordo com o planejamento de entrega, otimizando toda logística da empresa. Também otimiza o processo de embalagem, montagem de carga e entrega, resultando na emissão das notas fiscais e no manifesto de carga no momento do embarque. Características Gera as etiquetas com regras de embalagem; Romaneio; Roteirização de entregas; Planejamento de carga; Conferência de romaneio; Emissão das NF.

37 Automação da força de venda Vendas Palm Agiliza a emissão de pedidos de venda, facilitando as operações de emissão e consulta dos pedidos; devoluções, descontos, saldos, e comissionamento. As transmissões de pedidos podem ser efetuadas via modem (linha convencional ou celular), sendo estes sincronizados com o sistema corporativo e retornando ao palm todas as mudanças de pedidos, preços, produtos e clientes e créditos. Elimina os erros de digitação ou interpretação dos pedidos de fax, permitindo ganho de eficiência, redução de custos com papel, telefone, retrabalho e ganhos com precisão, logística e produtividade. Características Geração e envio dos pedidos; Permite consulta de dados dos clientes; Dados Financeiros, dados sobre compras, pontualidade de pagamentos; Recebe e envia mensagens para dentro da empresa e vice-versa, ou representante para representante; Efetua pedidos, com formas de pagamentos delimitados; Efetua a consulta de produtos, faz busca, verifica disponibilidade em estoque; Histórico do cliente, armazena últimos pedidos do cliente por número de nota emitida e data; Consulta títulos pendentes e abertos por cliente, vinculados diretamente na abertura do pedido.

38 Web pedidos o-line WEB PEDIDOS Disponibiliza a entrada de pedidos via Internet, agilizando os acompanhamentos e seus envios para as pessoas envolvidas e estreita o relacionamento entre as empresas e seus representantes. Possibilita o acompanhamento da situação, diminuindo o retrabalho e a digitação de pedido. Diminui o ciclo de colocação na empresa e os custos para informar os representantes e clientes sobre a situação de cada pedido. Características Segurança por senha; Ativação e Inativação de Usuários: Uso de Perfis de Usuários com restrições de acesso; Controle de Sessão/Expiração de Sessão por tempo; Uso simples e intuitivo com telas de ajuda On-Line e uso de zoom para telas de seleção; Digitação mínima de informações: Usa regras existentes no CIGAM na importação do Pedido; Fácil administração; Fácil e rápida implementação.

39 Comercio Exterior – Automatiza os processos comerciais das companhias de exportação ou indústrias exportadoras.

40 Vendas e distribuição Comércio Exterior Automatiza os processos comerciais das companhias de exportação (trades) ou indústrias exportadoras. Controla itens da 'invoice' por pedidos. Controla o envio de produtos prontos para o exterior e mantém os dados referentes ao embarque dos vários pedidos. Características Controla desde a entrada do pedido (commitment), gerando previsões financeiras; Alocação dos recursos envolvidos; Comissões e repasses; Controlando prazos e entregas, embarques, cartas de crédito; Emissão da nota fiscal/fatura.

41 Suprimentos e compras Planejamento de Materiais Planeja a produção, realiza análise de demandas de pedidos e parâmetros de reposição, gerando ordens de compra e produção em função das regras e parâmetros universais do MRP. Agiliza o processo de análise de necessidade e liberação de ordens. Sua velocidade do planejamento simplifica e automatiza o processo produtivo, eliminando falhas e atrasos no processo produtivo, integrando os departamentos de produção, compras e suprimentos. Características Planeja a produção; Realiza Planejamento de materiais; Tratamento de políticas de cobertura de estoque totalmente parametrizável; Avalia todas as demandas e ordens em andamento e planejadas (conceito de reserva e encomenda); Adota todos os conceitos de ponto de reposição, estoque mínimo e MRP, integrado com as políticas de cobertura de estoque; Liberação de solicitações ou ordens de compra; Liberação e manutenção de ordens de produção; Geração de rancho e suprimento da produção.

42 Suprimentos e compras Suprimentos / Compras Gerencia as solicitações, cotações, ordens de compras e notas de entradas de forma prática e otimizada, evitando retrabalhos no processo. Permite ao comprador um acesso ágil das informações gerenciais que necessita para o bom planejamento de compras da empresa. Características Gerencia limites de verbas de compras; Controle completo do processo de aprovação de compras; Emissão de solicitações, cotações e ordens de compras; Controle e envio personalizado de solicitação e ordem de compra; Previsão financeira; Alocação das compras por diversos centros de custos; Efetivações parciais e totais de ordens de compras, mantendo controle de saldos por itens e fornecedores; Emissão automatizada da notas de entradas e financeiro; Tabela de preços de compras; Controle da disponibilidade de estoque de produtos comprados; Gerenciamento de materiais por lotes, validade, grade, número de série e configurador de produto; Cálculo automático dos impostos; Cálculo de preços de custo e médio; Entrada automática de bens patrimoniais no módulo Patrimonial.

43 Materiais - Controle de estoques físico e financeiro, planejamento de necessidades, configurador de produtos, inventário, disponibilidade, centros de armazenagem, transferências, controle de terceiros, lotes, grade, números de série,...

44 Gestão de materiais Gestão de Materiais Gerencia o estoque físico e financeiro da organização, desde a matéria-prima até o produto pronto. O controle e a classificação do estoque pode ser totalmente parametrizado de acordo com os critérios previamente estabelecidos. Isso possibilita uma administração de materiais dinâmica e otimizada. Características Estoque físico e financeiro; Controle por unidade de negócio, centros de armazenagem, característica, lotes, grades, número de série, embalagens, etc.; Controle de ordens e demandas (encomendas e reservas), disponibilidade ao longo do tempo; Estoque com configurador de Produto, permitindo controle de estoque simplificado de itens com características variáveis; Endereçamento de locais de armazenagem; Registro de inventário em qualquer período; Demonstração da evolução do custo médio e estoque físico; Parametrização de regras de custo envolvendo impostos por espécie de movimento; Composição de 'kits'; Integração contábil da movimentação de estoque por conta gerencial; Contagem cíclica; Apropriação de Custo Real; Automatização da geração de código inteligente.

45 Configurador de Produto Permite o gerenciamento de produtos configuráveis, facilitando o processo de venda e validação das variáveis de produtos com diversas características. Com o cadastramento de apenas um código é possível gerenciar a auto cadastrar as N" variações de um mesmo produto, simplificando toda gerencia de venda, estoque e produção. Características Diversas características por item; Permite configurar máscara e opções de cada característica; Valida as características de cada produto; Gera a descrição automaticamente por regras; Gerencia o estoque de cada item com suas características. Gestão de materiais

46 Contabilidade e fiscal - Contabilidade fiscal e gerencial, rateios e lançamentos padrões, lotes, interpolação gerencial, indicadores econômicos, demonstrativo de resultados, apuração de impostos, retenções, emissão de livros, Gia´s e arquivos magnéticos, controle patrimonial,...

47 Contabilidade Atua como um instrumento de abrangência e flexibilidade na escrituração e gerenciamento das informações contábeis das empresas. Oferece recursos múltiplos para maior produtividade dos usuários, e eficiência na administração e gerenciamento contábil. Características Coleta lançamentos contábeis e executa a escrituração contábil de múltiplos períodos e exercícios em aberto; Permite plano de contas por empresa ou padrão utilizado por várias empresas; Plano de lançamentos padrões; Encerramento de exercício por periodicidade; Consulta e relatórios consolidados por empresa ou individualizados por estabelecimento; Rateios pré-definidos de contas por área, departamento, centro de custo, produto, etc., com taxas fixas e variáveis; Apura resultados sob diferentes prismas, tais como: departamento, centro de custo, unidade de negócios, projeto, etc.; Gerador de relatórios com fórmulas, gerando índices tais como: índice de liquidez corrente, rotação média de estoque, capital de giro líquido, índice de lucratividade, índice de eficiência, rentabilidade do patrimônio líquido, etc., com exportação para planilhas, gráficos e ferramentas de BI; Fornece diversas visões gerenciais das informações contábeis, enriquecendo o processo de tomada de decisão; Gera arquivos para atender à IN 68 e 86; Emite balancetes diários e gera documentos em arquivos, atendendo normas do BACEN; Integração com o Lalur.

48 Escrita Fiscal Gerencia e faz acompanhamento da complexa legislação fiscal brasileira, permitindo a geração das obrigações fiscais, relatórios e arquivos legais. Características Geração e emissão de notas fiscais e duplicatas em lote; Efetivações parciais e totais de pedidos, mantendo controle de saldos por itens e clientes; Controle de múltiplas comissões nas notas fiscais; Cálculo automático dos impostos; Mapas de faturamento; SIG (sistema de informações gerencias) ; Faturamento; Tabela de preço padrão ou por cliente; Configuração de formulário da nota fiscal (layout) gráfico ou caracter (matriciais); EDI (transferência eletrônica de dados) para pedidos; Emissão de Cupom Fiscal; TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) Visa, Redecard e Amex integrada ao ECF; Geração de previsão de contas a receber através do pedido; Controle da disponibilidade em estoque do produto vendido; Promessa de entrega para Pedidos (em conjunto com o módulo Planejamento de Materiais); Gerenciamento dos materiais por lotes, validade, grade e configurador produto. SPED Fiscal e Contábil Contabilidade

49 Controle Patrimonial Ferramenta com grande abrangência e flexibilidade na administração e gerenciamento do patrimônio da empresa. Agrega valor aos investimentos e potencializa os resultados dos ativos operacionais. Características Definições pelo usuário de máscaras para os códigos dos bens; Definição de planta de localização para os bens; Faz cálculos de depreciação e atualização monetária em qualquer moeda ou índice; permite baixa total ou parcial do bem; possibilidade de incluir bens em períodos já calculados; Bloqueio/ Desbloqueio do cálculo de depreciação; Permite exclusão de cálculos no período e para os bens definidos pelo usuário; Transferências, empréstimos, devoluções e mudanças de taxas por data; Alteração da taxa de depreciação; controle de depreciação acelerada e incentivada; Permite fazer integralização de capital; Controle de seguradoras e apólices de seguro; Controle e reformas efetuadas sobre os bens (reavaliações); Controle e emissão do CIAP; controle de garantias; Possibilidade de entradas de dados e inventários com coletor via código de barras; Faz lançamentos para contabilização; Status dos bens através de indicadores visuais por cores. Contabilidade, Fiscal e Patrimonial

50 Recursos Humanos - Folha de pagamento, freqüência e acesso, gestão de salário, PCMSO, segurança do trabalho, PPP, treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, gestão de benefícios,...

51 Produtos e serviços O RH CIGAM possui soluções completas para as áreas de :

52 Administração de pessoal A solução para a área de administração de pessoal tem como meta garantir a tranquilidade da empresa em relação à gestão de seus empregados. É uma ferramenta completa e eficaz que proporciona uma total segurança nos cálculos e está sempre em conformidade com a legislação vigente.

53 Folha de Pagamento Administra e calcula salários, férias, rescisões, entre outros processos (pró labore, RPA, PPR); Montagem amigável de Relatórios e Arquivos amigáveis, com assistente; Possibilita a emissão de Relatórios operacionais e gerenciais, guias e formulários oficiais; Integração completa com a rede bancária (remessa e retorno, empréstimos consignados); Verbas e eventos associados a fórmulas padronizadas e flexíveis; Integração com todos os analisadores oficiais de informações (SEFIP, CAGED, DIRF, RAIS); Contabilização completa e parametrizável. Administração de Pessoal

54 Freqüência e Acesso Integração com diversas marcas e modelos de coletores; Banco de Horas ajustável de forma amigável e flexível; Horas e saldos com Cálculos parametrizáveis; Controle completo do Refeitório, (reservas e consumos em diversos refeitórios); Controle de acesso online, com bloqueios e liberações em diferentes ambientes; Integração completa com a Folha Metadados e outros fornecedores; Prático na manutenção do ponto. Administração de Pessoal

55 Benefícios Completo controle de Vales Transporte (distribuição, custeio e itinerários); Integração com outros módulos do sistema (considera afastamentos, faltas e dias extras); Administração de convênios e serviços vinculados; Gerenciamento de vales alimentação/refeição; Geração de arquivos de pedidos de compras (com os principais fornecedores do mercado); Demonstração gerencial dos benefícios aplicáveis a cada empregado. Administração de Pessoal

56 Saúde e segurança A legislação brasileira apresenta mudanças freqüentes, atingindo principalmente a área de saúde e segurança das empresas. Ciente disso, o rh cigam está em permanente monitoramento da situação legal nacional, trabalhando para que seus softwares estejam sempre atualizados e, assim, despreocupar seus clientes.

57 SAÚDE OCUPACIONAL Atendimento total às Normas Regulamentadoras VII e IX; Emissão de ASOs altamente flexíveis; Controle sobre perdas auditivas e gráficos e estatísticas de audiometrias em formato oficial; Controle total sobre exames, com programação automática em 5 camadas: risco, posto de trabalho, cargo, função e pessoa; Histórico e prontuário médico com registro de consultas, exames, receitas e atestados (integrados com a Folha); Capacidade de importar resultados de exames de serviços terceirizados; Emissão de documentos legais PPP de forma flexível e anual de exames com alteração de forma automática; Monitoramento seguro e conforme regras legais da saúde do colaborador e redução de riscos de passivos. Saúde e segurança

58 SEGURANÇA DO TRABALHO Controle completo da entrega de EPI`s em conformidade com a NR VI; Rastreabilidade e indicação de eficácia de EPI`s; Sistemática produtiva nas operações de reposição de EPI`s ; Controle de EPC`s (local e manutenção); Gerenciamento de alocação de recursos: como armários e caixa de ferramentas; Estatísticas de EPI`s e emissão das fichas de comprovação de entrega; Relatório do quadro III, IV, V, VI da NR IV; Permite o controle de estoques por empresas independentes; Monitoração do mapeamento de Riscos Ambientais. Saúde e segurança

59 Gestão de pessoas Um controle total sobre treinamento, gestão de salários, recrutamento e seleção de pessoas otimiza recursos da empresa ao agilizar e qualificar o processo de seleção, aumentando a probabilidade de inserir em seu quadro profissional o candidato mais adequado ao cargo, além de manter seus colaboradores motivados.

60 GESTÃO DE SALÁRIOS Registro das matrizes salariais por plano bem como seu histórico; Descrições de cargos amplamente flexíveis atendendo as mais modernas tendências como a identificação das Competências; Integrado à Avaliação de Desempenho e Treinamento fornecendo as Habilidades esperadas; Proposição automática de enquadramento salarial conforme faixas; Programação e parcelamento de aumentos; Montagem e Análise de Quadro de Lotação. Gestão de pessoas

61 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Levantamento automático de necessidades treinamento com revisões e validades; Histórico de treinamento de funcionários; Levantamento de estatísticas; Gerenciamento do orçamento de treinamentos e dos investimentos já realizados (previsto x realizado); Certificação de Capacitação Profissional; Avaliação de reação e de eficácia do treinamento; Emissão de certificados personalizados. Gestão de pessoas

62 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Abertura de vagas com possibilidade de visualização do Quadro de Lotação; Cadastramento de candidatos e análise de currículos; Triagem de candidatos através de uma montagem flexível de requisitos; Agendamento de testes e entrevistas bem como registro dos pontos fortes dos candidatos transformando o Banco de Curriculuns em Banco de Talentos; Integração com Folha e PCMSO; Relação de vagas por ano. Gestão de pessoas

63 Produção - Desenvolvimento de produto, engenharia, custo, plano mestre, planejamento, programação e controle de produção, gerenciamento de ordens e demandas, carga máquina, emissão e apontamento automatizado de ordens de produção, eficiência produtiva,...

64 PCP Controle Gerencia a emissão de ordens e controla as etapas de produção, permitindo o acompanhamento da produção prevista x realizada. Controla as ordens e talões ou cartões de produção, automatizando com código de barras, fazendo ainda a alocação dos recursos necessários, permitindo gerenciar e rastreabilidade da produção e a produtividade, evitando atrasos de produção ou entrega. Características Emissão e controle de ordens e talões ou cartões de produção de acordo com a definição da engenharia; Mantém a rastreabilidade da produção, assim como documentação e emissão de procedimentos e instruções de trabalho; Acompanha a produção por código de Barras; Registro dos tempos de cada processo e controle de consumos; Alocação de recursos para uma programação mais detalhada da produção; Realocação de ordens e recursos. Pcp – controle da produção

65 PCP – Engenharia Organiza e detalha o processo produtivo bem como especifica suas etapas por área, processos, recursos, matérias-primas, tempos, setup e regras, facilitando a roterização, o custeio, planejamento e documentação do produto em cada etapa. A flexibilidade da engenharia, associada aos recursos do módulo configurador de produto, simplifica a estrutura de produtos mais complexos e características variáveis, permitindo produtos personalizados através de pré- definições na própria engenharia, ou de pré-definições estipuladas no momento da venda do item. Características Definição de roteiros; Cadastro de engenharia em níveis, regras e configurador de produto; Organização por área, processo, recursos, insumos; Alocação para custos ou planejamento e recursos críticos; Cadastro Hierárquico ou preferencial de recursos para alocações; Gerencia os recursos existentes e cria vínculo com ferramentas; Influencia direta com a capacidade de produção (Fator Padrão); Calendários Padrão, Alocação e de Recursos Críticos; Detalha formação e detalhes das ordens de produção, roteiros e instrução de trabalho. Pcp – controle da produção

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67 Carga máquina Carga Máquina Aloca recursos individuais e com vínculos a outro recurso. (Recursos vinculados e dependentes). Paralelismo e/ou Seqüenciamento de recursos configurável por engenharia. Características: Controle de alocação por turno, recurso, data e hora com incio e fim; Alocação utilizando o método de "Janela deslizante", com base na quantidade fracionada da OP em talões para otimização do processo nas etapas seguintes; Gráfico de visualização do tempo disponível por recurso X tempo alocado; Gráfico com visão configurável por Turno, Data, Semana, Quinzena e Mensal; Extração dos dados de alocação, em relatório com totalização por OP e por Recurso.

68 Gráficos – acompanhamento produção diário Mostra o desdobramento das alocações. Cada barra é um intervalo alocável e, não uma OP por cor.

69 Gráficos – Horas por O.P.

70 Gestão de Serviços - Planejamento, agendamento e acompanhamento de ordens de serviços, manutenção, garantias, peças, Help Desk, SAC, distribuição e produtividade por equipe,... Qualidade - Documentos, não-conformidade, auditoria, treinamento,...

71 Gestão de serviços Gestão de Serviços Gerencia os serviços internos ou externos de manutenção de produtos industrializados ou revendidos, alocando os serviços por equipe. Facilita o planejamento, distribuição e acompanhamento das atividades, orçamento, execução e faturamento. Características Gerenciamento de prestação de serviços; Emissão e controle de ordens de serviço; Permite identificar reclames, defeitos, causas e soluções; Separa a ordem em itens, materiais e atividades; Efetua o faturamento individual ou em grupo de itens ou ordens; Controla garantias de ordens e de fabricantes; Gerencia calendário de atividades por técnico; Permite acompanhamento do histórico dos serviços executados e peças substituídas por produto e por cliente; Organiza as atividades e seqüência de execução ('workflow'); Administra acompanhamentos (contatos) por ordens enviando s automáticos; Gerencia manutenções programadas e preventivas; Integrado ao módulo de Web Serviços permite a geração e acompanhamento das ordens de serviços pela internet.

72 Web Serviços Permite acompanhamento via Internet de todos os serviços, devendo operar em conjunto com o módulo de gestão de serviços, permitindo assim, acompanhamento de atividades, situações e pendências por técnico ou equipe além de estatísticas de ordens e atividades por técnico, cliente, produto, entre outras. Facilita o acompanhamento de serviços para redes de suporte ou manutenção, agilizando o atendimento. Permite o gerenciamento centralizado da qualidade dos serviços remotamente das unidades envolvidas como filial ou terceiros, ou do próprio cliente. Características Emissão e acompanhamento das ordens de serviço; Permite identificar reclames, defeitos, causas e soluções; Consultas dos serviços por ordem; Gerenciamento de prestação de serviços; Controla garantias de ordens e de fabricantes; Administra acompanhamentos (contatos) por ordens enviando s automáticos; Integrado ao módulo de Gestão de Serviços permite o controle amplo de todos os tipos de serviços de suporte, consultoria, manutenção e garantias. Gestão de serviços

73 Gestão de serviços WEB

74 Qualidade – Controle dos documentos, não- conformidades, auditorias, treinamentos, projetos, ações.

75 Gestão da qualidade QUALIDADE DOC – DOCUMENTOS E REGISTROS O controle de documentação é uma tarefa necessária em todas as empresas, realizada em praticamente todas as áreas e processos, sendo um requisito básico das principais normas internacionais e a base para uma boa gestão. Dentre os principais benefícios obtidos com o uso do sistema podemos citar a redução de custos, maior organização e controle, melhor aproveitamento do tempo, segurança e agilidade no acesso às informações. QUALIDADE RNC – CONTROLE DE NÃO-CONFORMIDADES O tratamento adequado das ocorrências e não conformidades de uma empresa são essenciais para se ter agilidade na solução dos problemas e conseqüentemente poder oferecer melhores produtos e serviços ao cliente. QUALIDADE AUDIT – CONTROLE DE AUDITORIA As auditorias são ferramentas de extrema importância para a avaliação da empresa e são muito úteis como recursos gerenciais de gestão e melhoria dos processos de negócio. Com isso, o módulo visa auxiliar o planejamento, registro e acompanhamento das auditorias, estruturando e orientando o trabalho dos auditores, para que as auditorias sejam executadas de forma mais ágil, com os resultados sendo historicamente armazenados e disponíveis eletronicamente. Características:

76 Controladoria e custos - Gestão do custo real, marginal, integral e ABC, criação e monitoramento de cenários, engenharia financeira, estratégia de preços alinhada à política comercial,...

77 Controladoria e Custos Custo Estrutural Permite monitoramento das despesas e custos operacionais incorridos por períodos, bem como a análise dos respectivos afastamentos entre os valores previstos e realizados, por mês, períodos, coleções, etc. Características Setoriza a empresa e integra o plano contábil para cada estrutura de negócio; Estrutura as bases de apropriação, critérios de rateios e indicadores físicos pertinentes; Estrutura a base de dados para ambas as finalidades de uso, gerencial e fiscal; Estrutura a base de dados para atender todas as filosofias e métodos de custeio; Realoca e faz o rateio das atividades indiretas; Calcula o custo operacional unitário (integral e direto); Planeja os custos por área de responsabilidade; Identifica e apropria os investimentos/custos por categorias.

78 Estratégia de preços Trata as variáveis inerentes ao cálculo do custo, físicas e monetárias, para a obtenção do custo total e do preço de venda à vista e à prazo, para um produto ou serviço. A metodologia utilizada também é direcionada para a análise de preços referenciais de mercado. O conjunto de recursos oferecidos pelo sistema, constitui o elemento chave para a tomada de decisões. Características Estrutura a engenharia dos produtos ou serviços, detalha os roteiros, materiais, componentes e atividades; Calcula todos os elementos de custos relacionados aos itens de produtos ou serviços; Apropria os custos de estocagem e ciclos de produção, pertinentes a materiais e produtos; Identifica na equação do preço investimentos específicos. Ex: ferramentas, logística, marketing; Simula fichas técnicas especiais para produtos e serviços; Calcula o preço de venda para as filosofias de custeio: Integral, Marginal e Atividade; Calcula a margem de contribuição e o lucro a partir do preço de mercado informado; Permite montar cenários de vendas e resultados, por categorias, a partir de simulações de preços e mix de produtos; Disponibiliza a ferramenta de negociação com enfoque na maximização do lucro por cliente; Formata tabela de preço de venda por categorias, produtos, cliente, região, exportação. Controladoria e Custos

79 Business Intelligence - Análise de custo e lucro por negócio, ponto de equilíbrio, DRE, indicadores, BSC, OLAP e ranking's de retorno por produto, cliente, região,...

80 Business Intelligence Gestão do Resultado Reúne em uma única ferramenta, segurança, agilidade e informação gerencial de alto valor, sinalizando ao tomador de decisões, permanentemente, nas ações do Planejamento Estratégico, principalmente, em produtos, serviços e mercados, monitorando os negócios on-line, disponibilizando todas as informações inerentes à avaliação da rentabilidade dos produtos e serviços, tanto na condição de pré-venda como pós-venda, por unidade de negócio ou a nível corporativo da organização. Características Compila e analisa todos os eventos incorridos desde o início da cadeia produtiva até o pós- vendas; Monta um banco de dados com todo o detalhamento dos negócios, relacionados às categorias, com a funcionalidade de um data mart de resultados; Monitora o ponto de equilíbrio diário, por unidade de resultado, negócio ou visões de negócios; Contempla toda sistemática de "Rankings", com combinação de categorias, além dos relatórios pré-formatados; Permite exportação para planilhas eletrônicas, ou opcional, a utilização direta do Crystal Reports; Acompanha e monitora a realização econômica dos cenários de vendas, por categorias; Gera relatórios específicos da qualidade da venda por gerência, representante ou vendedor; Gera relatórios demonstrativos de ganho ou perda de margens entre os preços previstos e efetivados.

81 Business Intelligence

82 A ferramenta não se restringe a elementos do BSC, mas permite a incorporação de outras informações gerenciais necessárias na gestão da estratégia empresarial. Permite a acoplagem dos recursos de BAM (Business Active Monitoring), onde fatores críticos de sucesso podem ser constantemente monitorados.

83 Controladoria e Custos BSC CIGAM O módulo BSC-Cigam contempla todos os requisitos propostos na metodologia do Balanced Scorecard conforme o BSCol (instituição fundada para reger normas e avaliar ferramentas voltadas para o BSC - Principais Características Cadastramento de perspectivas (não se restringe as quatro propostas por Kaplan e Norton); Desenho do mapa estratégico com os objetivos e devidas relações de causa e efeito; Cadastros de indicadores e planos de ação com os respectivos responsáveis; Conexão direta com a base de dados Cigam ou a outras fontes, na automatização do levantamento de indicadores ou dados gerenciais relevantes; Modelagem de painéis e relatórios com os elementos do BSC, assim como qualquer outra informação que se julgue necessária, como gráficos parametrizáveis, cubos de decisão, velocímetros entre outros componentes visuais.

84 Balanced Scorecard (BSC) Indicadores O que não é medido não é gerenciado (Kaplan e Norton)

85 Um Balanced Scorecard bem construído é a explicitação das teorias estratégicas operacionais da empresa. O scorecard deve estar baseado numa série de relações de causa e efeito derivadas da estratégia[...] (Kaplan e Norton). Balanced Scorecard (BSC) Indicadores

86 A evolução para Dashboard. Balanced Scorecard (BSC) Indicadores

87 E verticais CIGAM. Gestão de Lojas; Gestão de Postos; Gestão de Associação;

88 Gestão de Loja Gerencia a loja, planeja cada unidade comercial respeitando suas características locais, objetivando a fidelização do cliente com atendimento rápido e objetivo. Planejamento do Mix de produtos da loja, clientes, promoções e crediário com segurança no fechamento financeiro. Movimentação de estoque e sincronismo entre lojas. Características Pedido de vendas de Balcão com monitoramento de margem por item e pedido; Emissão de ECF; Recebimento eletrônico TEF; Controle de crediário; Controle de recebimentos e prazos; Troca/ Devolução; Estatísticas e movimentações; Relatórios gerenciais e de controle. Gestão de lojas

89 Gestão de Associações Calendário de Eventos e Locações

90 Tecnologia iBolt - O BPM automatiza os processos de uma empresa. O iBOLT oferece um grande valor, respondendo às necessidades dos usuários e do processo, sem afetar as aplicações e estrutura existentes. Características Conectando Sistemas/Aplicações; Cornando on-line o que hoje é feito em Batch; Conectando sites geograficamente espalhados; Conectando Parceiros de Negócios; Conectando informações entre Sistemas ou no mesmo Sistema – Automatizando Tarefas; Monitorando informações / Eventos nos Sistemas; Otimiza Processos Existentes; Facilita a Alteração e Criação de Novos Processos; Aumenta a Agilidade da Empresa – Diminue Gaps entre Processos; Melhora tomada de decisão, através de Monitoramento em Tempo Real; Aumenta Rentabilidade dos Negócios; Reduz Custos e Erros de Execução dos Processos; Melhora a Comunicação com Parceiros; Aumenta Satisfação de Clientes e Colaboradores.

91 BPM/ SOA

92 Cases de sucesso cigam

93 Metodologia de implementação CIGAM

94 Implementação do ERP CIGAM é uma das etapas mais importantes para o sucesso da informatização da organização, é ela que garante a perfeita aderência do ERP aos processos e necessidades da empresa. Ele é baseado no CMMI (Capability Maturity Model Integration). O CMMI é um modelo de referência mundial que contém práticas para o desenvolvimento da maturidade dos processos corporativos envolvendo produtos e serviços relacionado à TI, integrando diferentes modelos e disciplinas. O uso desta metodologia garante ao cliente transparência nos processos através da visibilidade do ciclo de vida do projeto, registro de marcos e entregas assegurando desta forma, a satisfação das expectativas do cliente. Metodologia de implementação CIGAM

95 A implementação consiste dos trabalhos de instalação, parametrização, treinamento, acompanhamento e quando necessário, consultoria de negócio, atividades fundamentais para o melhor aproveitamento dos recursos do CIGAM. O tempo necessário para estas atividades é determinado por uma análise detalhada através da Metodologia de Implementação CIGAM (MIC). Metodologia de implementação CIGAM

96 1 - Inicialização Apresentação do termo de abertura do projeto e gerente de projeto responsável pelo projeto de implementação; 2 – Planejamento Definições da equipe envolvida no projeto e detalhamento dos processos do cliente. Entrega do Plano do Projeto de Implementação CIGAM; 3 - Definição e Parametrização Preparação da base de testes e realização de testes piloto; 4 – Treinamento Treinamento e validação dos processos em cada módulo; 5 - Homologação Realização das integrações e simulações na base de dados; 6 - Preparação e Acompanhamento da Virada Preparação da base de dados oficial e acompanhamento dos processos nos primeiros dias de uso do CIGAM; 7 - Encerramento Encerramento do projeto e encaminhamento do cliente para acompanhamento pós-projeto. Principais pontos da implementação

97 Equipe de suporte com profissionais qualificados e trabalhando em células de conhecimento. Atendimento com suporte telefônico, internet, remoto via conexão e suporte local na sede do cliente. Formato de Atendimento O Atendimento do Suporte é dividido em dois níveis: - Nível 1: Atendimento Rápido – atendimentos pontuais que são resolvidos em minutos com o cliente. - Nível 2: Atendimento Programado – atendimentos que necessitam de um maior envolvimento técnico. Sac – serviço de atendimento cigam

98 Com o ERP CIGAM a evolução do ERP é natural, sem custos de reimplementarão e recustomizações como acontece com outros ERPs. Custos com o ERP Diferenciais cigam no logo prazo

99 Unidades CIGAM : SP, MG, RS, SC, PR, BA, RJ, DF, GO Telefone para contato : 51 – | Unidades CIGAM : SP RS MG BA DF PR SC RJ MS MT ES PE Telefone para contato : (51)


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