A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em PRODUÇÃO DE TEXTOS na área de Língua Portuguesa / Fundamental I Brasilian Immersion Conference.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em PRODUÇÃO DE TEXTOS na área de Língua Portuguesa / Fundamental I Brasilian Immersion Conference."— Transcrição da apresentação:

1 Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em PRODUÇÃO DE TEXTOS na área de Língua Portuguesa / Fundamental I Brasilian Immersion Conference - for educators São São Paulo, Brasil

2 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
identificam e descrevem o grau de conhecimentos e habilidades que os alunos devem adquirir, demonstrar e aplicar AO PRODUZIR TEXTOS no COTIDIANO ESCOLAR ou em outras atividades EXTRA- ESCOLARES.

3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM E CURRÍCULO
A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES, SELECIONAM-SE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM QUE VÃO, A CADA ANO OU CICLO, APROFUNDANDO O CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA E A LINGUAGEM E O DOMÍNIO DE HABILIDADES, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE DIFRENTES GÊNEROS E DA AMPLIAÇÃO DA COMPLEXIDADE DAS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS PROPOSTAS.

4 EXPECTATIVAS ESPECÍFICAS
UM EXEMPLO: 1 EXPECTATIVAS GERAIS 2 EXPECTATIVAS ESPECÍFICAS 3 SELEÇÃO DE CONTEÚDOS

5 1 EXPECTATIVA GERAL: GERAR, REUNIR E ORGANIZAR IDEIAS E INFORMAÇÕES PARA ESCREVER PARA LEITORES POTENCIAIS COM UM PROPÓSITO DEFINIDO. 2 EXPECTATIVA ESPECÍFICA: PLANEJAR PARA ESCREVER LEVANDO EM CONTA O TEMA ESCOLHIDO, AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO E OS RECURSOS LINGUÍSTICOS ADEQUADOS. 3 SELEÇÃO DE CONTEÚDOS: (GÊNERO SELECIONADO: CONTO) GERAÇÃO DE IDEIAS A PARTIR DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS PARA COMPOR O ENREDO

6 AVALIAR PARA DIAGNOSTICAR
CONSTATAR: através de dados coletados, o que os alunos sabem e o que precisam aprender. (sondagem) QUALIFICAR: estabelecer critérios para ter clareza do esperado, e compará-los com os dados coletados. (expectativas de aprendizagem) PROCEDER UMA INTERVENÇÃO: decisão que se toma sobre a situação qualificada, tendo em vista sua melhoria. (sequência didática)

7 CONSTATAR PROPOR SITUAÇÕES DE ESCRITA QUE TENHAM COMO FINALIDADE DIAGNOSTICAR O QUE OS ALUNOS JÁ SABEM E O QUE PRECISAM APRENDER SOBRE PRODUÇÃO DE TEXTO. Ex. Reprodução do final de um conto conhecido (Cinderela)

8 qualificar A ANÁLISE DO CONTO MODELO E A RETOMADA DAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM SELECIONADAS PARA O ANO, PERMITEM AO PROFESSOR ELABORAR UMA GRADE DE CRITÉRIOS PARA IDENTIFICAR O QUE OS ALUNOS JÁ SABEM E O QUE AINDA PRECISAM APRENDER

9 GÊNERO: segundo Bakhtin, tipos relativamente estáveis de enunciados
assuntos e temas típicos CONTEÚDO TEMÁTICO: partes típicas e formas de conexão ESTRUTURA COMPOSICIONAL: seleção de recursos da língua: lexical, gramatical ESTILO:

10 ALGUNS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS
CONTEÚDO TEMÁTICO ATENDE À PROPOSTA? APRESENTA OS DADOS RELEVANTES PARA O TRATAMENTO DO TEMA SEM REDUNDÂNCIA, LACUNAS OU RUPTURAS?

11 ALGUNS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS
ESTRUTURA COMPOSICIONAL APRESENTA AS PARTES TÍPICAS QUE COMPÕEM A ESTRUTURA COMPOSICIONAL DO CONTO (SITUAÇÃO INICIAL, COMPLICAÇÃO, AÇÕES, RESOLUÇÃO, SITUAÇÃO FINAL)? A ABERTURA E O FECHAMENTO SE AJUSTAM ÀS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELO GÊNERO? DESENVOLVE O TÓPICO DISCURSIVO, ESTABELECENDO A ARTICULAÇÃO ENTRE AS FASES DA SEQUÊNCIA NARRATIVA?

12 ALGUNS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS
ESTILO REALIZA ESCOLHAS LEXICAIS AJUSTADAS AO INTERLOCUTOR, FINALIDADE E PROPÓSITOS DO TEXTO? EMPREGA MARCADORES TEMPORAIS PARA ORIENTAR A PROGRESSÃO DOS EVENTOS NARRADOS? EMPREGO DE VERBOS DICENDI (VERBOS DE DIZER) PARA INCORPORAR A FALA DOS PERSONAGENS (DISSE, FALOU, ARGUMENTOU,GRITOU ETC.)?

13 ALGUNS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS
PADRÕES DA ESCRITA SEGMENTA AS FRASES USANDO PONTO E INICIAL MAIÚSCULA? GRAFA AS PALAVRAS SEM ERROS POR INTERFERÊNCIA DA ORALIDADE EM FINAL DE PALAVRAS? ACENTUA CORRETAMENTE AS PALAVRAS DE USO COMUM?

14 PROPOSTA: REPRODUÇÃO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO – ALUNOS 2º ANO
CONTEÚDO TEMÁTICO: Personagens: uma menina, sua mãe, sua avó, o lobo e os caçador; A trama: A menina deve levar uma cesta de pães para a avó doente. Distrai-se pelo caminho e sai “da rota segura”. Encontra com o lobo, que toma um atalho, chegando primeiro à casa da avó. Depois de devorar a avó, veste-se com suas roupas, engana a menina e a devora também. Um caçador mata o lobo e resgata a avó e sua neta da barriga do monstro. Chapeuzinho volta para casa segura, tendo aprendido à lição.

15 PROPOSTA: REPRODUÇÃO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO – ALUNOS 2º ANO
ANÁLISE DA ESTRUTURA COMPOSICIONAL FASES DA NARRATIVA SITUAÇÃO INICIAL A menina está em casa, sua mãe pede que leve os doces à avó doente, ela se distrai no caminho com flores e morangos. COMPLICAÇÃO Chapeuzinho encontra-se com o lobo e assusta-se com a sua figura e voz. AÇÕES O lobo toma um atalho, enquanto a menina segue seu caminho. Ele chega à casa da avó e a devora, disfarçando-se para enganar a garota. Após o famoso diálogo, devora-a também, dormindo depois da farta refeição. RESOLUÇÃO Aparece um caçador que estava à procura do lobo, mata-o e tira a avó e a neta da barriga dele sãs e salvas. SITUAÇÃO FINAL A menina volta tranquila para casa tendo aprendido a lição.

16 TRANCRIÇÃO DO TEXTO REPRODUZIDO PELO ALUNO COM REVISÃO ORTOGRÁFICA
CHAPEUZINHO VERMELHO ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE USAVA UM CAPUZ E UM CHAPEU VERMELHO E ASSIM ELA COMEÇOU A SER CHAMADA DE CHAPEUZINHO VERMELHO. UM DIA SUA MÃE A CHAMOU CHAPEUZINHO VERMELHO LEVE ESSES DOCES PARA SUA VOVÓ ELA ESTÁ DOENTE MAS NÃO VÁ PELA FLORESTA TEM UM LOBO POR LÁ ESTÁ BOM MÃE. E ASSIM ELA SE DISTRAIA COM AS FLORES E ELA ENTROU NA FLORESTA E VIU O LOBO E ELE DISSE AONDE VAI MENINA VOU LEVAR ESSES DOCES PARA MINHA VOVÓ ELA ESTÁ DOENTE. EU CONHEÇO UM ATALHO E A MENINA FOI ALI. E O LOBO PEGOU O ATALHO E CHEGOU NA CASA DA VOVÓ E SE VESTIU ELA CHEGOU DEPOIS E BATEU NA PORTA E O LOBO DISSE PODE ENTAR E A MENINA FEZ AS PERGUNTAS VOVÓ POR QUE ESSAS ORELHAS TÃO GRANDES É PARA TE ESCUTAR MELHOR E POR QUE ESSES OLHOS TÃO GRANDES É PARA TE VER MELHOR E POR QUE ESSE NARIZ TÃO GRANDE É PARA TE CHEIRAR MELHOR E POR QUE ESSA BOCA TÃO GRANDE É PARA TE COMER E SAI CORRENDO ATRÁS DA MENINA E ELA FICOU GRITANDO SOCORRO E UM GRUPO DE CAÇADORES QUE ESTA PERTO OUVIU OS GRITOS E CORREU E COM O FACÃO CORTOU A BARRIGA DO LOBO E TIROU A VOVÓ DE DENTRO DA BARRIGA E ELAS SE ABRAÇARAM POR UM BOM TEMPO E FIM TRANCRIÇÃO DO TEXTO REPRODUZIDO PELO ALUNO COM REVISÃO ORTOGRÁFICA

17 O QUE ESSE ALUNO JÁ SABE SOBRE A ESCRITA DE CONTOS
O QUE ESSE ALUNO JÁ SABE SOBRE A ESCRITA DE CONTOS? (CONSTATAR E QUALIFICAR A REALIDADE) O QUE ELE AINDA PRECISA APRENDER? (INTERVIR SOBRE A REALIDADE)


Carregar ppt "Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em PRODUÇÃO DE TEXTOS na área de Língua Portuguesa / Fundamental I Brasilian Immersion Conference."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google