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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL UNESC - 27/02/2010

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL UNESC - 27/02/2010"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL UNESC - 27/02/2010
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NAS engenharias: Programa PRECITYE Luiz Paulo Brandao - IME Blumenau – outubro/2011

2 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
DCN para os cursos de engenharia: “Art. 3º perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.”

3 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
DCN para os cursos de engenharia: “Art. 4º A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: ………. IV - planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; V - identificar, formular e resolver problemas de engenharia; …….. VIII - comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; IX - atuar em equipes multidisciplinares; X - compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais; XI - avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental

4 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Situação atual sobre a inclusão da cultura empreendedora nos projetos pedagógicos dos cursos de engenharia no Brasil. Muito Heterogênea Escolas onde o empreendedorismo está presente em todo o currículo do curso com inúmeras atividades tais como: empresa júnior e incubadora de empresas, entre outras. Outras escolas não desenvolvem esta competência de forma adequada.

5 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
O tema é tão relevante e preocupante que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aceitou financiar um programa específico para fomentar o empreendedorismos nos cursos de engenharia das Escolas da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

6 Programa PRECITYE PRECITYE - PROGRAMA REGIONAL DE EMPRENDEDORISMO E INOVAÇÃO EM ENGENHARIA (PROGRAMA DE FOMENTO DO EMPREEDEDORISMO E INOVAÇÃO NAS FACULDADES DE ENGENHARIA) Iniciativa patrocinada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e criado pelos Conselhos (Associações) de Faculdades de Engenharia da Argentina, Brasil e Chile (CONFEDI, ABENGE E CONDEFI) e da Faculdade de Engenharia do Uruguai através da ANII (Agência Nacioanl de Investigação e Inovação).

7 Programa PRECITYE Quatro componentes principais:
Componente Desenvolvimento de estratégias e definição sobre metodologia e materiais e instrumentos didáticos e pedagógicos a serem usados; Componente Desenvolvimento de uma caixa de ferramentas regionais com materiais ou instrumentos didáticos e pedagógicos Componente Projeto piloto de capacitação de docentes para difusão do empreendedorismo nas escolas de engenharia Componente Teste piloto sobre aplicação da metodologia estabelecida nos cursos de engenharia (discentes e egressos)

8 Programa PRECITYE Histórico
Outubro 2007 anteprojeto apresentado ao BID Outubro 2007 carta compromisso MEC-SESU para BID para viabilização da contra-partida brasileira (US$ ,00) Abril de assinatura do convênio com o BID Junho de 2009 constituição do comitê diretivo Dezembro de 2009 primeira reunião regional No momento estamos fechando o componente 2 (ainda temos algumas dívidas) - questionário, vídeos, estudo de casos e concurso caderno de exercícios, realização de reuniões nacionais e regional Problemas com recursos – contrapartida não foi liberada Solução proposta – realização parcial do projeto com recursos próprios da ABENGE e IES envolvidas

9 Programa PRECITYE (dívidas)
ENCUESTAS PRECITYE (Distribuição em papel) Encuesta a Directores, Coordinadores o Responsables de Carrera: Encuesta a Decanos de Facultades de Ingeniería: PARA ESTUDIANTES

10 Programa PRECITYE – Concurso Caderno de Exercícios
O concurso caderno de exercícios sobre "Competências Empreendedoras nas Engenharias" é uma competição internacional destinada a professores de todos os programas de engenharia na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

11 Concurso Caderno de Exercícios

12 Concurso Caderno de Exercícios
O objetivo do concurso é incentivar a participação de professores de engenharia na construção de um conjunto de ferramentas metodológicas e dispositivos educacionais para promover a inserção do empreendedorismo no conteúdo programático dos cursos de graduação. Nesta convocatória são incentivados a participação dos professores para selecionar os melhores cadernos de exercícios sobre empreendedorismo em engenharia que, posteriormente, serão usados ​​em cursos de graduação nos quatro países participantes do projeto.

13 Concurso Caderno de Exercícios
A competição poderá ocorrer em duas categorias de caderno de exercícios: • Caderno aplicável a uma única área técnica. • Caderno interdisplicinar aplicáveis ​​a mais de uma área técnica, incluindo a gestão.

14 Concurso Caderno de Exercícios
Prêmios: Para os cadernos de exercícios apresentados para categoria de uma área técnica: Vinte prêmios no valor de US$ cada para os primeiros 20 colocados. Vinte prêmios no valor de US$ cada, para os colocados entre os 21o e 40o lugares (“segundos colocados”). Vinte prêmios no valor de US$ 500 cada, para os os colocados entre os 41o e 60o lugares (“terceiros colocados”). Para os cadernos de exercícios interdisplicinares aplicáveis ​​a mais de uma área técnica : Dez prêmios no valor de US$ cada para os primeiros colocados. Dez prêmios no valor de US$ cada, para os colocados entre os 11o e 20o lugares (“segundos colocados”). Dez prêmios no valor de US$ 500 cada, para os os colocados entre os 21o e 30o lugares (“terceiros colocados”).

15 CONSIDERAÇÕES FINAIS Apesar de não ter ainda conseguido obter recursos para financiar a contra-partida brasileira no programa, a ABENGE está fazendo um grande esforço para cumprir o compromisso assumido e continuar participando desse trabalho junto com os demais países envolvidos, visto a importância do tema para os cursos de engenharia. O PRECITYE só tem sentido se houver envolvimento das IES e seus docentes. É um programa que visa facilitar a promoção do empreendedorismos nos projetos pedagógicos dos cursos de engenharia. A ABENGE está apenas liderando este projeto mas para sua execução conta com seus associados: IES e docentes. A sessão continuará com os colegas dos outros países participantes do programa falando sobre a experiência com o empreendedorismos em seus países , o desenvolvimento do programa e o impacto que o PRECITYE deverá causar na formação de seus engenheiros

16 Fim …….Obrigado !!! Luiz Paulo Brandão brandao@ime.eb.br


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