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EMPREENDEDORISMO NO BRASIL DCN para os cursos de engenharia: Art. 3º............perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista,

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2 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL DCN para os cursos de engenharia: Art. 3º perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

3 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL DCN para os cursos de engenharia: Art. 4º A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: ………. IV - planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; V - identificar, formular e resolver problemas de engenharia; …….. VIII - comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; IX - atuar em equipes multidisciplinares; X - compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais; XI - avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental

4 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL Situação atual sobre a inclusão da cultura empreendedora nos projetos pedagógicos dos cursos de engenharia no Brasil. Muito Heterogênea Escolas onde o empreendedorismo está presente em todo o currículo do curso com inúmeras atividades tais como: empresa júnior e incubadora de empresas, entre outras. Outras escolas não desenvolvem esta competência de forma adequada.

5 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL O tema é tão relevante e preocupante que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aceitou financiar um programa específico para fomentar o empreendedorismos nos cursos de engenharia das Escolas da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

6 Programa PRECITYE PRECITYE - PROGRAMA REGIONAL DE EMPRENDEDORISMO E INOVAÇÃO EM ENGENHARIA (PROGRAMA DE FOMENTO DO EMPREEDEDORISMO E INOVAÇÃO NAS FACULDADES DE ENGENHARIA) Iniciativa patrocinada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e criado pelos Conselhos (Associações) de Faculdades de Engenharia da Argentina, Brasil e Chile (CONFEDI, ABENGE E CONDEFI) e da Faculdade de Engenharia do Uruguai através da ANII (Agência Nacioanl de Investigação e Inovação).

7 Programa PRECITYE Quatro componentes principais: Componente 1 Desenvolvimento de estratégias e definição sobre metodologia e materiais e instrumentos didáticos e pedagógicos a serem usados; Componente 2 Desenvolvimento de uma caixa de ferramentas regionais com materiais ou instrumentos didáticos e pedagógicos Componente 3 Projeto piloto de capacitação de docentes para difusão do empreendedorismo nas escolas de engenharia Componente 4 Teste piloto sobre aplicação da metodologia estabelecida nos cursos de engenharia (discentes e egressos)

8 Programa PRECITYE Histórico Outubro 2007 anteprojeto apresentado ao BID Outubro 2007 carta compromisso MEC-SESU para BID para viabilização da contra-partida brasileira (US$ ,00) Abril de 2009 assinatura do convênio com o BID Junho de 2009 constituição do comitê diretivo Dezembro de 2009 primeira reunião regional No momento estamos fechando o componente 2 (ainda temos algumas dívidas) - questionário, vídeos, estudo de casos e concurso caderno de exercícios, realização de reuniões nacionais e regional Problemas com recursos – contrapartida não foi liberada Solução proposta – realização parcial do projeto com recursos próprios da ABENGE e IES envolvidas

9 Programa PRECITYE (dívidas) ENCUESTAS PRECITYE (Distribuição em papel) Encuesta a Directores, Coordinadores o Responsables de Carrera: Encuesta a Decanos de Facultades de Ingeniería: PARA ESTUDIANTES

10 O concurso caderno de exercícios sobre "Competências Empreendedoras nas Engenharias" é uma competição internacional destinada a professores de todos os programas de engenharia na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Programa PRECITYE – Concurso Caderno de Exercícios

11 Concurso Caderno de Exercícios

12 O objetivo do concurso é incentivar a participação de professores de engenharia na construção de um conjunto de ferramentas metodológicas e dispositivos educacionais para promover a inserção do empreendedorismo no conteúdo programático dos cursos de graduação. Nesta convocatória são incentivados a participação dos professores para selecionar os melhores cadernos de exercícios sobre empreendedorismo em engenharia que, posteriormente, serão usados em cursos de graduação nos quatro países participantes do projeto. Concurso Caderno de Exercícios

13 A competição poderá ocorrer em duas categorias de caderno de exercícios: Caderno aplicável a uma única área técnica. Caderno interdisplicinar aplicáveis a mais de uma área técnica, incluindo a gestão. Concurso Caderno de Exercícios

14 Prêmios: Para os cadernos de exercícios apresentados para categoria de uma área técnica: Vinte prêmios no valor de US$ cada para os primeiros 20 colocados. Vinte prêmios no valor de US$ cada, para os colocados entre os 21 o e 40 o lugares (segundos colocados). Vinte prêmios no valor de US$ 500 cada, para os os colocados entre os 41 o e 60 o lugares (terceiros colocados). Para os cadernos de exercícios interdisplicinares aplicáveis a mais de uma área técnica : Dez prêmios no valor de US$ cada para os primeiros colocados. Dez prêmios no valor de US$ cada, para os colocados entre os 11o e 20o lugares (segundos colocados). Dez prêmios no valor de US$ 500 cada, para os os colocados entre os 21o e 30o lugares (terceiros colocados). Concurso Caderno de Exercícios

15 CONSIDERAÇÕES FINAIS Apesar de não ter ainda conseguido obter recursos para financiar a contra- partida brasileira no programa, a ABENGE está fazendo um grande esforço para cumprir o compromisso assumido e continuar participando desse trabalho junto com os demais países envolvidos, visto a importância do tema para os cursos de engenharia. O PRECITYE só tem sentido se houver envolvimento das IES e seus docentes. É um programa que visa facilitar a promoção do empreendedorismos nos projetos pedagógicos dos cursos de engenharia. A ABENGE está apenas liderando este projeto mas para sua execução conta com seus associados: IES e docentes. A sessão continuará com os colegas dos outros países participantes do programa falando sobre a experiência com o empreendedorismos em seus países, o desenvolvimento do programa e o impacto que o PRECITYE deverá causar na formação de seus engenheiros

16 Fim …….Obrigado !!! Luiz Paulo Brandão


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