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Perfil da Frota e o Potencial do Mercado da Reposição

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Apresentação em tema: "Perfil da Frota e o Potencial do Mercado da Reposição"— Transcrição da apresentação:

1 Perfil da Frota e o Potencial do Mercado da Reposição
Edgar Fraga Moreira Filho

2 Vendas de Veículos Novos para o Mercado Interno

3 1957/1980 – Vendas de Veículos Novos para o Mercado Interno
Veículos Leves Ano Vendas Cresc. % 1957 11.010 - 1958 30.209 174,4 1959 56.359 86,6 1960 89.497 58,8 1961 29,0 1962 30,4 1963 -0,5 1964 4,9 1965 3,5 1966 15,2 1967 3,8 1968 18,8 1969 31,7 1970 23,0 1971 25,0 1972 16,8 1973 21,4 1974 13,9 1975 3,1 1976 3,9 1977 -7,3 1978 17,4 1979 1980 -4,1 Média 1969/1980: Média 1957/1968: Fonte: Anfavea 16/10/2012

4 1981/2017 – Vendas de Veículos Novos para o Mercado Interno
Veículos Leves Ano Vendas Cresc. % 1981/1992 - 1993 49,2 1994 23,0 1995 24,2 1996 1,3 1997 12,0 1998 -21,7 1999 -18,5 2000 17,4 2001 7,6 2002 -7,6 2003 -3,6 2004 9,8 2005 9,5 2006 13,8 2007 28,6 2008 14,7 2009 12,9 2010 9,4 2011 4,6 2012 3,8 2013 4,8 2014 4,5 2015 4,0 2016 2017 Médias: Fontes: Anfavea + Previsão Fraga (2012/2017) 16/10/2012

5 Perspectivas para os próximos anos
A projeção para o cresc. do PIB em 2012 é de 1,57%, conforme Banco Central (09/10/2012). Entrevista do Ministro Guido Mantega ao Jornal Brasil Econômico de 01/10/2012 “A economia está se aquecendo gradualmente, vamos crescer 4% em 2013” “O próximo ano continua sendo de dificuldades.” “O Brasil tem um potencial de crescimento, mas depende do investimento que é a variável-chave para isso”. Assim que a Europa se ajustar, o Brasil estará preparado para crescer de 4 a 5% ao ano.” Fonte: Banco Central e Jornal Brasil Econômico 16/10/2012

6 Veículos Leves + Pesados
1994/2017 –Vendas de Veículos novos para o Mercado Interno Vendas Reais vs Ajustadas (com margem de erro de 5,28%) Veículos Leves + Pesados Em unidades Anos Prev. Cresc. % PIB 2012 1,57 2013 4,0 2014 3,5 2015 2016 2017 Fonte: Fraga Marketing 16/10/2012

7 Veículos Leves + Pesados
1994/2017 –Vendas de Veículos novos para o Mercado Interno Vendas Reais vs Ajustadas (com margem de erro de 5,28%) Veículos Leves + Pesados Em unidades Anos Prev. Cresc. % PIB 2012 1,57 2013 4,0 2014 3,5 2015 2016 2017 Y = - 0, , X X = PIB/Habitante Y = Vendas de veículos novos / habitante (fator) Fonte: Fraga Marketing 16/10/2012

8 Veículos Leves + Pesados
1994/2017 –Vendas de Veículos novos para o Mercado Interno Vendas Reais vs Ajustadas (com margem de erro de 5,28%) Veículos Leves + Pesados Em unidades Anos Prev. Cresc. % PIB 2012 1,57 2013 4,0 2014 3,5 2015 2016 2017 Y = - 0, , X X = PIB/Habitante Y = Vendas de veículos novos / habitante (fator) Fonte: Fraga Marketing 16/10/2012

9 Veículos Leves + Pesados
1994/2017 –Vendas de Veículos novos para o Mercado Interno Vendas Reais vs Ajustadas (com margem de erro de 5,28%) Veículos Leves + Pesados Em unidades Anos Prev. Cresc. % PIB 2012 1,57 2013 4,0 2014 3,5 2015 2016 2017 Y = - 0, , X X = PIB/Habitante Y = Vendas de veículos novos / habitante (fator) Fonte: Fraga Marketing 16/10/2012

10 Veículos Leves + Pesados
1994/2017 –Vendas de Veículos novos para o Mercado Interno Vendas Reais vs Ajustadas (com margem de erro de 5,28%) Veículos Leves + Pesados Em unidades Anos Prev. Cresc. % PIB 2012 1,57 2013 4,0 2014 3,5 2015 2016 2017 Y = - 0, , X X = PIB/Habitante Y = Vendas de veículos novos / habitante (fator) Fonte: Fraga Marketing 16/10/2012

11 Frota de Autoveículos

12 1994/2017 – Frota vs Habitantes por veículo (leves + pesados)
Países Hab./Veíc. em 2010 Estados Unidos 1,2 Itália 1,5 França 1,7 Espanha 1,6 Japão Alemanha 1,8 México 3,5 Argentina 4,0 Fonte: Anfavea Habitantes por veículo Fonte: Fraga Marketing 16/10/2012

13 Análise do Mercado de Reposição
para Veículos Leves

14 2011/2017 – Períodos de Fabricação por Faixa de Idade
(Sugestão) Até 1995 96 / 05 06 / 12 13 / 16 2016 Até 1994 95 / 04 05 / 11 12 / 15 2015 Até 1996 97 / 06 07 / 13 14 / 17 2017 Até 1993 94 / 03 04 / 10 11 / 14 2014 Até 1992 93 / 02 03 / 09 10 / 13 2013 Até 1991 92 / 01 02 / 08 09 / 12 2012 Até 1990 91 / 00 01 / 07 08 / 11 2011 + de 20 anos 11 a 20 anos 4 a anos 0 a 3 anos ANO ANO 0 a 3 anos 4 a anos 11 a 20 anos + de 20 anos

15 1990/2017 – Frota de Veículos Leves
Por faixa de idade Frota (000) Vendas (000) Previsão Depoimentos sobre o mercado de reposição no Jornal Balcão Automotivo - Edição 65 (Fev/2012) “ Os veículos vendidos a partir de 2007 estão começando a dar manutenção corretiva ou preventiva. Entre 2007 e 2009, passamos por um período precário, pois a frota antiga saiu do mercado e a nova estava na garantia. Agora, a perspectiva é boa em termos de aumento de vendas, prevê José Dionísio Gobbi, sócio da MOTOCAP, de Colatina-ES.” “ A alta nas vendas de peças a partir de 2007, devido à nova frota , foi de um faturamento de R$ 8 milhões, na época, para um resultado contabilizado pela rede de R$ 220 milhões em 2011, além de passar de pouco mais de 207 lojas, também em 2007 para 750, devendo chegar a 800 em março desta ano.” Afirma Joaquim José Santicioli Carvalho, Presidente da Rede Âncora (SP) “ A frota, a partir de 2007, já tem uma participação próxima a 80% das nossas vendas. Pelo menos na nossa região, o carro antigo está escondido, brinca Ditmar Krambeck, da Krambeck, Timbó-SC.”

16 1990/2017 – Frota de Veículos Leves
Por faixa de idade SIMULAÇÃO DE QUEDA DE 15 % NAS VENDAS EM 2013 Vendas (000) Frota (000) Previsão (1) Previsão de vendas normal (2) Simulação de queda de 15 % nas vendas em 2013.

17 1990/2017 – Frota de Veículos Leves Part. % de cada faixa de idade
2000 2010 TOTAL: Idade média: 9,5 2017 TOTAL: Idade média: 9,6 TOTAL: Idade média: 9,3 TOTAL: Idade média: 8,6

18 Potencial do mercado de reposição em 2012 de acordo com os ciclos de troca dos produtos
Linha Leve Ciclos de troca dos produtos de: Faixas de Idade: (*) Os veículos com menos de 1 ano não foram incluídos.

19 Part. % por faixa de idade
2012/2017 – Evolução do Mercado de acordo com o ciclo de troca dos produtos Part. % por faixa de idade Durabilidade: 1 ano CICLOS DE TROCA 2012 2017 Linha Leve TOTAL (em peças): Cresc. 38,5% Durabilidade: 2 Anos TOTAL (em peças): Cresc. 39,6%

20 Part. % por faixa de idade
2012/2017 – Evolução do Mercado de acordo com o ciclo de troca dos produtos Part. % por faixa de idade Durabilidade: 5 anos CICLOS DE TROCA 2012 2017 Linha Leve TOTAL (em peças): Cresc. 41,6% Durabilidade: 8 anos Cresc. 47,9% TOTAL (em peças):

21 2011/2016 – Frota de veículos leves por faixa de idade
Resumo por famílias de veículos Em mil unidades

22 Análise do Mercado de Reposição
para Veículos Pesados

23 1990/2017 – Frota de Veículos Pesados
Por faixa de idade Vendas (000) Frota (000) Previsão

24 1990/2017 – Frota de Veículos Pesados Part. % de cada faixa de idade
2000 2010 TOTAL: Idade média: 11,4 2017 TOTAL: Idade média: 14,0 TOTAL: Idade média: 12,6 TOTAL: Idade média: 11,3

25 Potencial do mercado de reposição em 2012 de acordo com os ciclos de troca dos produtos
Linha Pesada Faixas de Idade: Ciclos de Troca 1 ano (*) 2 anos 5 anos 8 anos Potencial 2012 (*) Os veículos com menos de 1 ano não foram incluídos.

26 Part. % por faixa de idade
2012/2017 – Evolução do Mercado de acordo com o ciclo de troca dos produtos Part. % por faixa de idade Durabilidade: 1 ano CICLOS DE TROCA Linha Pesada 2012 2017 TOTAL: Cresc. 26,5% Durabilidade: 2 anos Cresc. 24,0% TOTAL:

27 Part. % por faixa de idade
2012/2017 – Evolução do Mercado de acordo com o ciclo de troca dos produtos Part. % por faixa de idade Durabilidade: 5 anos CICLOS DE TROCA 2012 2017 Linha Pesada Durabilidade: 8 anos Cresc. 27,8% TOTAL: TOTAL: Cresc. 21,5%

28 Evolução do Mercado de Autopeças
Por Região

29 2001/2011 - Crescimento % do potencial de mercado de reposição por Região
Hab./Veíc Brasil = 5,3 13,6 12,4 4,7 4,1 3,6 O crescimento do potencial de mercado por região foi calculado pela média do crescimento da frota e do consumo de combustível.

30 2001/2011 – Rio Grande do Sul - Crescimento % do potencial de mercado de reposição por região
Regiões: Hab./Veíc. Em 2011 4,2 5,0 5,1 4,5 4,1 4,3 4,0 3,2 O crescimento do potencial de mercado por região foi calculado pela média do crescimento da frota e do consumo de combustível. OBS.: Os números indicados entre parênteses correspondem à quantidade de municípios de cada região. Os municípios foram agrupados em regiões / sub-regiões conforme critério adotado pelo Governo do Estado (Regiões Funcionais de Planejamento)

31 2001/2011 - Crescimento do Mercado de Autopeças do Rio Grande do Sul
Agrupamento dos municípios conforme Regiões Funcionais de Planejamento do Governo Gaúcho. 6 1 2 3 5 4 1 2 4 3 Reg. Passo Fundo Reg. Ijuí 1 2 3 Reg. Caxias do Sul 1 2 3 4 1 2 Reg. Santa Maria Reg. Santa Cruz do Sul 1 2 3 4 5 6 Reg. Porto Alegre 1 2 Reg. Uruguaiana Reg. Pelotas/R. Grande Reg. Pelotas / Rio Grande 1 Legendas: Crescimento acima da média do Estado Crescimento abaixo da média do Estado (1) Índice de potencial de mercado. O cresc. do potencial de mercado por região foi calculado pela média do cresc. da frota e do consumo de combustível.

32 Website: www.fraga.com.br
Fone / Fax: (19) Website:


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