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Perfil da Frota e o Potencial do Mercado da Reposição Edgar Fraga Moreira Filho.

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Apresentação em tema: "Perfil da Frota e o Potencial do Mercado da Reposição Edgar Fraga Moreira Filho."— Transcrição da apresentação:

1 Perfil da Frota e o Potencial do Mercado da Reposição Edgar Fraga Moreira Filho

2 Vendas de Veículos Novos para o Mercado Interno

3 Veículos Leves Média 1957/1968: Média 1969/1980: AnoVendasCresc. % , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,1 1957/1980 – Vendas de Veículos Novos para o Mercado Interno Fonte: Anfavea 16/10/2012

4 Veículos Leves Médias: AnoVendasCresc. % 1981/ , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,8 1981/2017 – Vendas de Veículos Novos para o Mercado Interno Fontes: Anfavea + Previsão Fraga (2012/2017) 16/10/2012

5 Fonte: Banco Central e Jornal Brasil Econômico 16/10/2012 A projeção para o cresc. do PIB em 2012 é de 1,57%, conforme Banco Central (09/10/2012). Entrevista do Ministro Guido Mantega ao Jornal Brasil Econômico de 01/10/2012 A economia está se aquecendo gradualmente, vamos crescer 4% em 2013 O próximo ano continua sendo de dificuldades. O Brasil tem um potencial de crescimento, mas depende do investimento que é a variável- chave para isso. Assim que a Europa se ajustar, o Brasil estará preparado para crescer de 4 a 5% ao ano. Perspectivas para os próximos anos

6 Em unidades Veículos Leves + Pesados Anos Prev. Cresc. % PIB 20121, , , , , ,5 1994/2017 –Vendas de Veículos novos para o Mercado Interno Vendas Reais vs Ajustadas (com margem de erro de 5,28%) Fonte: Fraga Marketing 16/10/2012

7 Y = - 0, , X X = PIB/Habitante Y = Vendas de veículos novos / habitante (fator) Em unidades Veículos Leves + Pesados Anos Prev. Cresc. % PIB 20121, , , , , ,5 1994/2017 –Vendas de Veículos novos para o Mercado Interno Vendas Reais vs Ajustadas (com margem de erro de 5,28%) Fonte: Fraga Marketing 16/10/2012

8 Y = - 0, , X X = PIB/Habitante Y = Vendas de veículos novos / habitante (fator) Em unidades Veículos Leves + Pesados Anos Prev. Cresc. % PIB 20121, , , , , ,5 1994/2017 –Vendas de Veículos novos para o Mercado Interno Vendas Reais vs Ajustadas (com margem de erro de 5,28%) Fonte: Fraga Marketing 16/10/2012

9 Y = - 0, , X X = PIB/Habitante Y = Vendas de veículos novos / habitante (fator) Em unidades Veículos Leves + Pesados Anos Prev. Cresc. % PIB 20121, , , , , ,5 1994/2017 –Vendas de Veículos novos para o Mercado Interno Vendas Reais vs Ajustadas (com margem de erro de 5,28%) Fonte: Fraga Marketing 16/10/2012

10 Y = - 0, , X X = PIB/Habitante Y = Vendas de veículos novos / habitante (fator) Em unidades Veículos Leves + Pesados Anos Prev. Cresc. % PIB 20121, , , , , ,5 1994/2017 –Vendas de Veículos novos para o Mercado Interno Vendas Reais vs Ajustadas (com margem de erro de 5,28%) Fonte: Fraga Marketing 16/10/2012

11 Frota de Autoveículos

12 Países Hab./Veíc. em 2010 Estados Unidos1,2 Itália1,5 França1,7 Espanha1,6 Japão1,7 Alemanha1,8 México3,5 Argentina4,0 Fonte: Anfavea Habitantes por veículo 1994/2017 – Frota vs Habitantes por veículo (leves + pesados) Fonte: Fraga Marketing 16/10/2012

13 Análise do Mercado de Reposição para Veículos Leves

14 + de 20 anos 11 a 20 anos 4 a 10 anos 0 a 3 anos ANO Até / 0506 / 1213 / Até / 0405 / 1112 / Até / 0607 / 1314 / Até / 0304 / 1011 / Até / 0203 / 0910 / Até / 0102 / 0809 / Até / 0001 / 0708 / de 20 anos 11 a 20 anos 4 a 10 anos 0 a 3 anos ANO 2011/2017 – Períodos de Fabricação por Faixa de Idade (Sugestão)

15 A frota, a partir de 2007, já tem uma participação próxima a 80% das nossas vendas. Pelo menos na nossa região, o carro antigo está escondido, brinca Ditmar Krambeck, da Krambeck, Timbó-SC. Depoimentos sobre o mercado de reposição no Jornal Balcão Automotivo - Edição 65 (Fev/2012) Os veículos vendidos a partir de 2007 estão começando a dar manutenção corretiva ou preventiva. Entre 2007 e 2009, passamos por um período precário, pois a frota antiga saiu do mercado e a nova estava na garantia. Agora, a perspectiva é boa em termos de aumento de vendas, prevê José Dionísio Gobbi, sócio da MOTOCAP, de Colatina-ES. A alta nas vendas de peças a partir de 2007, devido à nova frota, foi de um faturamento de R$ 8 milhões, na época, para um resultado contabilizado pela rede de R$ 220 milhões em 2011, além de passar de pouco mais de 207 lojas, também em 2007 para 750, devendo chegar a 800 em março desta ano. Afirma Joaquim José Santicioli Carvalho, Presidente da Rede Âncora (SP) Previsão Vendas (000) 1990/2017 – Frota de Veículos Leves Por faixa de idade Frota (000)

16 SIMULAÇÃO DE QUEDA DE 15 % NAS VENDAS EM 2013 Vendas (000) Frota (000) Previsão (1) Previsão de vendas normal (2) Simulação de queda de 15 % nas vendas em /2017 – Frota de Veículos Leves Por faixa de idade

17 TOTAL: Idade média: 9,5 TOTAL: Idade média: 9,6 TOTAL: Idade média: 9,3 TOTAL: Idade média: 8,6 1990/2017 – Frota de Veículos Leves Part. % de cada faixa de idade

18 Linha Leve Faixas de Idade: (*) Os veículos com menos de 1 ano não foram incluídos. Ciclos de troca dos produtos de: Potencial do mercado de reposição em 2012 de acordo com os ciclos de troca dos produtos

19 Durabilidade: 2 Anos Durabilidade: 1 ano CICLOS DE TROCA Linha Leve TOTAL (em peças): TOTAL (em peças): /2017 – Evolução do Mercado de acordo com o ciclo de troca dos produtos Part. % por faixa de idade Cresc. 38,5% Cresc. 39,6%

20 TOTAL (em peças): TOTAL (em peças): /2017 – Evolução do Mercado de acordo com o ciclo de troca dos produtos Part. % por faixa de idade Durabilidade: 5 anos CICLOS DE TROCA Linha Leve Durabilidade: 8 anos Cresc. 41,6% Cresc. 47,9%

21 Em mil unidades 2011/2016 – Frota de veículos leves por faixa de idade Resumo por famílias de veículos

22 Análise do Mercado de Reposição para Veículos Pesados

23 Previsão Frota (000) Vendas (000) 1990/2017 – Frota de Veículos Pesados Por faixa de idade

24 TOTAL: Idade média: 11,4 TOTAL: Idade média: 14,0 TOTAL: Idade média: 12,6 TOTAL: Idade média: 11,3 1990/2017 – Frota de Veículos Pesados Part. % de cada faixa de idade

25 Ciclos de Troca 1 ano (*)2 anos5 anos8 anos Potencial Linha Pesada Faixas de Idade: (*) Os veículos com menos de 1 ano não foram incluídos. Potencial do mercado de reposição em 2012 de acordo com os ciclos de troca dos produtos

26 Durabilidade: 2 anos TOTAL: TOTAL: Durabilidade: 1 ano CICLOS DE TROCA Linha Pesada Cresc. 26,5% Cresc. 24,0% 2012/2017 – Evolução do Mercado de acordo com o ciclo de troca dos produtos Part. % por faixa de idade

27 Durabilidade: 8 anos Durabilidade: 5 anos CICLOS DE TROCA Linha Pesada TOTAL: TOTAL: Cresc. 27,8% Cresc. 21,5% 2012/2017 – Evolução do Mercado de acordo com o ciclo de troca dos produtos Part. % por faixa de idade

28 Evolução do Mercado de Autopeças Por Região

29 % Hab./Veíc Brasil = 5,3 13,6 12,44,74,13,6 2001/ Crescimento % do potencial de mercado de reposição por Região O crescimento do potencial de mercado por região foi calculado pela média do crescimento da frota e do consumo de combustível.

30 OBS.: Os números indicados entre parênteses correspondem à quantidade de municípios de cada região. Os municípios foram agrupados em regiões / sub-regiões conforme critério adotado pelo Governo do Estado (Regiões Funcionais de Planejamento) % Regiões: 2001/2011 – Rio Grande do Sul - Crescimento % do potencial de mercado de reposição por região Hab./Veíc. Em ,25,0 5,1 4,54,14,34,03,2 O crescimento do potencial de mercado por região foi calculado pela média do crescimento da frota e do consumo de combustível.

31 2001/ Crescimento do Mercado de Autopeças do Rio Grande do Sul Legendas : Crescimento acima da média do Estado Crescimento abaixo da média do Estado Agrupamento dos municípios conforme Regiões Funcionais de Planejamento do Governo Gaúcho. (1) Índice de potencial de mercado. Reg. Porto Alegre Reg. Pelotas/R. Grande Reg. Uruguaiana Reg. Santa Maria Reg. Ijuí Reg. Santa Cruz do Sul Reg. Passo Fundo Reg. Caxias do Sul Reg. Pelotas / Rio Grande O cresc. do potencial de mercado por região foi calculado pela média do cresc. da frota e do consumo de combustível.

32 Fone / Fax: (19) Website:


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