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Impactos, Comportamento e Perfil Socioeconômico dos Eventos profissionais realizados na cidade de João Pessoa Resultados 2012.

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1 Impactos, Comportamento e Perfil Socioeconômico dos Eventos profissionais realizados na cidade de João Pessoa Resultados 2012

2 Ficha Técnica Coordenação da Pesquisa:
Convention & Visitors Bureau de João Pessoa (JPAC&VB); Secretaria Municipal de Turismo (SETUR). Equipe de Pesquisadores: Beatrícia Pessoa; Hijonete Leal; Jéssica Lima; Kalyne Martins; Karine Sarmento; Leonardo Ferreira; Lindmara Fernandes; Ravi Guerra; Wellyson Magno. Parceiros: Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba; Governo do Estado da Paraíba; Instituto de Educação Superior da Paraíba; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

3 Mensagem do Convention Bureau de João Pessoa
Construído com a coparticipação e corresponsabilidade de entidades e órgãos parceiros do trade turístico e com a missão de mensurar o turismo de eventos, auxiliando a iniciativa privada e os órgãos oficiais de turismo a tomar decisões eficazes, o presente estudo aponta os rumos para o desenvolvimento do segmento de congressos e eventos, projetando cenários que fortaleçam o mercado de eventos na capital paraibana. O trabalho foi focado nas necessidades do turista deste segmento, considerando que desta forma, se projetará cenários futuros com maior qualificação do segmento de eventos na capital paraibana. O estudo sobre as atividades características do turismo de eventos e negócios irá permear definições mais precisas e ajudará a direcionar investimentos da iniciativa privada e do poder público no segmento. Esperamos que essas informações ora disponibilizadas sirvam de subsídio para que gestores, empresários e profissionais que atuam diretamente no mercado de eventos, possam definir políticas para o setor, além de contribuir com a tomada de decisões no tocante à organização, planejamento e viabilização de serviços de excelência, de forma a criar vetores concretos que alcancem positivamente os diversos segmentos econômicos que envolvem o mercado de eventos. Elizia Lopes Presidente 

4 Mensagem da Secretaria Municipal de Turismo
Este estudo é resultado do trabalho do Observatório de Turismo que pesquisa, monitora, e estuda sobre o turismo de eventos e negócios na cidade de João Pessoa. A Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) faz parte do desenvolvimento das ações e da metodologia adotada com grandes parceiros do setor turístico. A SETUR, através da Divisão de Pesquisa e Tecnologia da Informação (DPTI), está sempre pesquisando a demanda turística na capital paraibana. A intenção do Observatório de Turismo, com este estudo, é continuar disponibilizando estatísticas e informações sobre o turismo de eventos pessoense, que gera emprego e renda. Foi um ano de trabalho, coleta e análise dos dados para que pudesse ser traçado um perfil socioeconômico dos turistas, seu tempo de permanência, gastos na estadia, além de outras avaliações de eventos que foram realizadas na hotelaria, em equipamentos públicos e privados. Esperamos que o trade turístico local divulgue o nosso importante e inédito estudo e sobretudo, continue colaborando na construção de novos horizontes para o turismo de eventos. Para quem precisa de estatísticas e informações sobre o mercado de eventos na capital paraibana, acreditamos que este estudo seja uma boa contribuição. Roberto Brunet Secretário

5 Apresentação Segundo dados da ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções) em 2010, o Brasil encontra-se em 9º lugar no ranking mundial do turismo de eventos internacionais. Já João Pessoa conquistou a 8ª colocação no ranking nacional do turismo de eventos internacionais. O trade turístico local se uniu com o objetivo de traçar o perfil socioeconômico do turista de eventos e negócios na cidade de João Pessoa. O Observatório de Turismo apresenta ao leitor os resultados de oito eventos pesquisados no decorrer do ano de 2012, tendo sido entrevistados 979 turistas, no qual destacamos que 45% avaliaram a infraestrutura do local do evento como ótima e 88% pretendem retornar à cidade. O Observatório de Turismo estará sempre pesquisando para contribuir com a competitividade do turismo de eventos na terceira cidade mais antiga do Brasil. Hoje, apresentamos um estudo intitulado “Dados dos Impactos, Comportamento e Perfil socioeconômico dos Eventos Realizados em João Pessoa - Resultado 2012”. Tur. Ferdinando Lucena Econ. Paulo Galvão Júnior Gerente de Operações do JPAC&VB Chefe da DPTI/SETUR/PMJP

6 O que é? O Observatório de Turismo de Eventos e Negócios foi criado pelo Convention Bureau de João Pessoa, em Fevereiro de 2009, possuindo como objetivo mensurar o Turismo de Eventos, e como resultado, auxiliar a iniciativa privada e o poder público nas decisões a serem tomadas referente à alocação de recursos em projetos e ações que fortaleçam o segmento.

7 Qual a importância? A importância desta iniciativa é gerar uma linha de ação focada e contínua das necessidades dos turistas deste segmento, além de possibilitar a projeção de cenários futuros, visando uma maior qualificação do segmento de eventos em João Pessoa. O estudo acerca das atividades características do turismo de eventos e negócios irá permear definições mais precisas relacionadas ao trabalho que está sendo publicado e que contribuirá para o direcionamento dos investimentos da iniciativa privada e do poder público.

8 Justificativa O Observatório de Turismo foi concebido com base na ausência de informações concretas e precisas sobre o segmento, ou seja, a inexistência de um banco de dados que de forma contínua possa mensurar os efeitos da atividade com foco nos eventos para a economia formal. Tal ação é fruto de uma demanda do mercado e do trade turístico, que necessita ser fortalecido institucionalmente mediante o grande desafio de minimizar a sazonalidade de forma sustentável e com o auxílio de indicadores para que o mercado possa direcionar suas decisões.

9 Objetivos da pesquisa Identificar o comportamento e o perfil socioeconômico dos turistas brasileiros e estrangeiros participantes de eventos realizados em João Pessoa. Perfil dos turistas Informações viagem Avaliação do evento Lazer durante a viagem Gastos de viagem Opinião sobre a cidade

10 Método de coleta de dados
Locais de Pesquisa Espaços públicos e privados em João Pessoa onde foram realizados os eventos. Tipos de Eventos Congressos, Encontros, Seminários, Simpósios, Conferências, Feiras, Convenções e Festivais. Tipo de Abordagem Entrevistas diretas com aplicação de questionários em português. Amostra 979 questionários válidos nos 8 eventos pesquisados de março a novembro de 2012.

11 Resultados Obtidos Esta publicação avaliou de forma técnica e precisa o comportamento e o perfil socioeconômico do Turismo de Eventos e Negócios no destino indutor João Pessoa, esperando que com os resultados obtidos haja um aprofundamento do conhecimento, visando um real dimensionamento da atividade e o aprimoramento das informações.

12 Eventos pesquisados

13 Registro das Pesquisas

14 Eventos Pesquisados Evento Data Local
I Simpósio de Avicultura do Nordeste 29 e 30 de março Hotel Ouro Branco VII ONCOVET 20 de abril Hotel Tambaú XVI CONAMAT 02 de maio XIV Congresso Brasileiro de Ficologia 18 a 20 de julho Estação Cabo Branco XX SINAPE 31 de julho a 02 de agosto 15º SBMO 06 e 07 de agosto II Festival de Turismo de João Pessoa 29 de setembro Centro de Convenções IV SICTA 21 a 23 de novembro Fonte: Observatório de Turismo.

15 Resultados dos Eventos Pesquisados
Qtd. de Entrevista Participação I Simpósio de Avicultura do Nordeste 63 6% VII ONCOVET (Oncologia Veterinária) 103 11% XVI Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (CONAMAT) XIV Congresso Brasileiro de Ficologia 172 18% XX Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE) 217 22% 15º Simpósio Brasileiro de Microondas e Optoeletrônica (SBMO) 133 14% II Festival de Turismo de João Pessoa 54 5% IV Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SICTA) 174 Total 979 100% Fonte: Observatório de Turismo. Resultados dos Eventos Pesquisados

16 Perfil dos turistas

17 Quadro 1. Sexo EVENTO Masculino Feminino TOTAL
I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 38 25 63 Participação (em %) 60 40 VII ONCOVET 31 72 103 30 70 XVI CONAMAT 28 35 45 55 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 53 119 172 69 XX SINAPE 121 96 217 56 44 15º SBMO 101 32 133 76 24 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 26 54 48 52 IV SICTA 130 174 75 442 537 979 Fonte: Observatório de Turismo.

18 Quadro 2. Faixa Etária EVENTO 18 a 29 anos 30 a 40 anos 41 a 50 anos
51 a 60 anos 61 a 70 anos Mais de 70 anos Não Informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 26 14 16 6 1 63 Participação (em %) 22 25 10 2 VII ONCOVET 50 35 9 103 48 34 XVI CONAMAT 20 19 5 3 32 8 XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA 172 60 11 XX SINAPE 149 39 217 69 7 4 15º SBMO 38 133 52 29 II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA 21 54 37 IV SICTA 110 17 12 174 529 236 117 75 979 24 Fonte: Observatório de Turismo.

19 Quadro 3. Residência Permanente
Estado AVICULTURA ONCOVET CONAMAT FICOLOGIA SINAPE SBMO FESTIVAL SICTA TOTAL AC AL 4 1 6 3 2 21 AP AM 8 11 BA 10 14 40 CE 5 20 53 DF 18 GO 24 ES MA 13 MT MS MG 9 67 PA 7 41 60 PE 26 114 PI 19 PR 46 RJ 92 RN 16 73 RS 48 RO RR SP 27 36 50 170 SC SE 17 TO Não Informou Estrangeiro* 63 103 172 217 133 54 174 979 Fonte: Observatório de Turismo. Nota: (*) Argentina (3), EUA (2), Bolívia (2), Colômbia (1), Espanha (1), Chile (1), Portugal (1), Inglaterra (1) e Moçambique (1).

20 Residência Permanente (%)
Estado AVICULTURA ONCOVET CONAMAT FICOLOGIA SINAPE SBMO FESTIVAL SICTA % AC - AL 19 5 29 14 10 2,14 AP 50 0,20 AM 9 73 1,12 BA 15 25 2 36 4,09 CE 8 38 26 5,41 DF 6 28 56 1,84 GO 4 17 13 58 2,45 ES 18 27 MA 31 45 1,33 MT 30 55 2,04 MS MG 3 16 7 6,84 PA 12 68 6,13 PE 23 11 21 11,64 PI 37 47 1,94 PR 22 20 4,70 RJ 9,40 RN 7,46 RS 4,90 RO 100 0,10 RR SP* 17,37 SC 2,76 SE 63 TO Não Informou 34 0,92 Estrangeiro 1,34 TOTAL Fonte: Observatório de Turismo. Nota: (*) São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro são os estados brasileiros com o maior fluxo de turistas para os eventos pesquisados.

21 Gráfico 1. Residência Permanente por Regiões do Brasil
36,73% Nordeste 7,55% Norte 6,33% Centro-Oeste 34,73% Sudeste 12,36% Sul Fonte: Observatório de Turismo.

22 Quadro 4. Estado Civil EVENTO Casado Solteiro Viúvo Divorciado
Não Informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 30 29 1 2 63 Participação (em %) 48 46 3 VII ONCOVET 68 6 103 28 66 XVI CONAMAT 39 9 13 62 14 21 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 38 130 4 172 22 76 XX SINAPE 43 166 217 20 15º SBMO 49 80 133 37 60 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 27 54 50 11 IV SICTA 47 123 174 71 296 632 5 44 979 65 Fonte: Observatório de Turismo.

23 Quadro 5. Renda Média Individual Mensal
EVENTO Até R$ 1.000 R$ 1.001 a R$ 3.000 R$ 3.001 a R$ 5.000 R$ 5.001 a R$ 8.000 Acima de R$ 8.000 Não Informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 13 10 6 16 2 63 Participação (em %) 21 25 3 VII ONCOVET 18 36 27 8 1 103 17 35 26 XVI CONAMAT 54 5 86 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 45 67 22 172 39 XX SINAPE 68 71 24 40 12 217 31 33 11 15º SBMO 32 20 28 23 4 133 15 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 30 56 9 IV SICTA 57 19 174 236 299 137 148 143 979 14 Fonte: Observatório de Turismo.

24 Quadro 6. Escolaridade EVENTO I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 5 11 21 9 3 63
Ens. Médio Comp. Nível Técnico Sup. Incomp Especia lista Mes trado Douto rado Pós- TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 5 11 21 9 3 63 Participação (em %) 8 17 33 14 6 VII ONCOVET 18 20 4 103 19 XVI CONAMAT 1 15 2 24 XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA 42 28 45 35 172 16 26 XX SINAPE 72 53 40 217 34 15º SBMO 39 10 31 13 133 29 23 II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA 7 12 22 54 41 IV SICTA 30 36 174 266 173 71 210 175 56 979 27 Fonte: Observatório de Turismo.

25 Quadro 7. Condição Profissional
EVENTO Autônomo Servidor Público Iniciativa Privada Estudante Outro TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 10 9 24 19 1 63 Participação (em %) 16 14 38 30 2 VII ONCOVET 33 26 17 22 5 103 32 25 21 XVI CONAMAT 3 45 71 8 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 58 12 82 11 172 34 7 48 6 XX SINAPE 4 73 111 217 51 15º SBMO 53 133 40 20 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 37 54 18 13 69 IV SICTA 62 89 174 36 77 333 160 369 979 Fonte: Observatório de Turismo.

26 Informações sobre a viagem

27 Quadro 8. Meio de transporte utilizado para chegar a João Pessoa
EVENTO Avião Ônibus Carro Próprio Locado Táxi Não Informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 13 10 33 2 3 63 Participação (em %) 21 16 52 4 VII ONCOVET 77 6 18 1 103 75 17 XVI CONAMAT 47 14 74 22 XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA 115 26 19 9 172 67 15 11 5 XX SINAPE 146 51 24 246 59 7 15º SBMO 87 154 56 12 II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA 57 28 IV SICTA 118 42 193 61 8 622 185 155 23 1051 Fonte: Observatório de Turismo. Nota: Alguns turistas responderam mais de uma opção.

28 Quadro 9. Solicitou algum serviço de agência de turismo na sua vinda ao evento?
Sim Não Não Informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 6 57 63 Participação (em %) 10 90 VII ONCOVET 28 75 103 27 73 XVI CONAMAT 24 39 38 62 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 144 172 16 84 XX SINAPE 30 186 1 217 14 85 15º SBMO 47 133 35 64 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 22 32 54 41 59 IV SICTA 31 142 174 18 81 216 760 3 979 78 Fonte: Observatório de Turismo.

29 Quadro 10. Em caso afirmativo, especifique o serviço.
EVENTO Passagem Aérea Reserva de Hospedagem Traslado ou Transfer Passeios/ City Tour Não Utilizei Serviço Outro TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 2 5 58 65 Participação (em %) 3 8 89 VII ONCOVET 10 21 17 7 75 1 131 16 13 57 XVI CONAMAT 14 26 9 6 39 94 15 28 41 XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA 11 144 202 72 4 XX SINAPE 19 186 225 83 15º SBMO 86 145 60 II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA 12 32 42 IV SICTA 24 141 209 67 92 164 69 48 761 1146 Fonte: Observatório de Turismo. Nota: Alguns turistas responderam mais de uma opção.

30 Quadro 11. Trouxe algum acompanhante que não participou do evento?
Sim Não Não Informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 12 51 63 Participação (em %) 19 81 VII ONCOVET 11 91 1 103 88 XVI CONAMAT 14 49 22 78 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 30 142 172 17 83 XX SINAPE 35 182 217 16 84 15º SBMO 20 113 133 15 85 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 6 48 54 89 IV SICTA 139 174 80 163 815 979 Fonte: Observatório de Turismo.

31 Quadro 12. Em caso afirmativo, especifique quantos.
EVENTO 1 2 3 Mais de 3 Não respondeu TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 51 4 63 Participação (em %) 81 6 5 VII ONCOVET 91 103 88 XVI CONAMAT 49 78 10 XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA 142 11 8 172 83 XX SINAPE 182 23 7 217 84 15º SBMO 113 13 133 85 II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA 48 54 89 9 IV SICTA 139 21 174 80 12 815 36 15 19 979 Fonte: Observatório de Turismo.

32 Quadro 13. Qual o tipo de hospedagem utilizada na cidade?
EVENTO Hotel Pousada Albergue Flat Casa de amigos e parentes Outro TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 44 7 5 6 1 63 Participação (em %) 70 11 8 10 VII ONCOVET 71 19 2 3 103 69 18 XVI CONAMAT 60 95 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 99 32 23 172 58 13 XX SINAPE 116 48 217 54 22 15º SBMO 113 16 133 85 12 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 49 90 4 IV SICTA 104 9 24 174 14 656 156 46 25 82 979 67 Fonte: Observatório de Turismo.

33 Quadro 14. Como avalia o atendimento prestado no meio de hospedagem?
EVENTO Ótimo Bom Regular Ruim Péssimo Não se aplica Não informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 14 38 6 1 4 63 Participação (em %) 22 60 10 2 VII ONCOVET 31 56 8 7 103 30 54 XVI CONAMAT 18 26 13 28 41 21 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 64 68 17 15 172 37 39 9 XX SINAPE 105 24 217 48 11 15º SBMO 62 133 42 47 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 34 5 IV SICTA 73 174 331 457 89 82 979 Fonte: Observatório de Turismo.

34 Quadro 15. Como avalia o atendimento prestado nos restaurantes?
EVENTO Ótimo Bom Regular Ruim Péssimo Não se aplica Não informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 17 36 7 3 63 Participação (em %) 27 57 11 5 VII ONCOVET 29 58 2 103 28 56 XVI CONAMAT 14 9 1 10 22 46 16 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 48 84 26 172 49 15 6 XX SINAPE 120 19 217 55 15º SBMO 81 133 61 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 24 12 4 54 45 IV SICTA 53 93 174 30 270 525 104 60 979 Fonte: Observatório de Turismo.

35 Quadro 16. Qual o meio de transporte utilizado na cidade?
EVENTO Carro Próprio Locado Táxi Ônibus Urbano Receptivo Não Informou Outro TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 35 6 9 4 11 65 Participação (em %) 54 14 17 VII ONCOVET 24 5 46 10 20 109 22 42 18 XVI CONAMAT 7 37 3 8 71 16 52 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 23 19 87 88 242 36 XX SINAPE 25 85 2 86 269 32 1 15º SBMO 70 30 159 44 13 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 15 57 33 26 IV SICTA 21 83 31 194 43 172 82 432 208 66 195 1166 Fonte: Observatório de Turismo. Nota: Alguns turistas responderam mais de uma opção.

36 Quadro 17. Qual a duração de sua permanência na cidade?
EVENTO 1 dia 2 a 3 dias 3 a 5 dias Mais de 5 dias Não Informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 4 32 23 63 Participação (em %) 6 51 37 VII ONCOVET 2 21 64 14 103 20 62 XVI CONAMAT 7 43 13 11 68 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 1 5 74 92 172 3 53 XX SINAPE 98 113 217 45 52 15º SBMO 19 22 133 69 17 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 54 59 35 IV SICTA 44 96 174 25 55 165 509 292 979 30 Fonte: Observatório de Turismo.

37 Avaliação do Evento

38 Quadro 18. Como tomou conhecimento do evento?
Mala Direta Jornal Internet Revista Especial Entidade Amigo/ Parente Não Informou Outro TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 3 1 35 2 7 21 6 75 Participação (em %) 4 47 9 28 8 VII ONCOVET 57 13 23 112 50 12 20 XVI CONAMAT 42 71 10 17 59 XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA 79 53 32 173 46 31 18 XX SINAPE 64 5 76 45 234 27 19 15 15º SBMO 29 63 142 44 II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA 55 38 IV SICTA 40 37 174 36 362 275 180 148 1036 14 Fonte: Observatório de Turismo. Nota: Alguns turistas responderam mais de uma opção.

39 Quadro 19. Como avalia a Organização do Evento
Ótima Boa Regular Ruim Péssima Não Informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 26 32 5 63 Participação (em %) 41 51 8 VII ONCOVET 34 1 103 33 61 XVI CONAMAT 20 27 16 43 25 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 44 110 15 172 64 XX SINAPE 99 58 28 7 217 12 45 13 3 15º SBMO 62 67 133 47 50 2 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 10 31 54 19 57 18 4 IV SICTA 30 83 48 174 17 6 251 512 160 42 979 52 Fonte: Observatório de Turismo.

40 Quadro 20. Como avalia os equipamentos audiovisuais utilizados no evento
Ótimo Bom Regular Ruim Péssimo Não Informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 12 35 3 1 63 Participação (em %) 19 56 5 VII ONCOVET 31 61 8 103 30 59 XVI CONAMAT 21 2 33 4 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 80 83 7 172 47 48 XX SINAPE 58 132 217 27 60 10 15º SBMO 65 62 133 49 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 14 54 26 9 IV SICTA 41 105 18 174 24 322 546 66 32 979 Fonte: Observatório de Turismo.

41 Quadro 21. Como avalia a infraestrutura do local do Evento
Ótima Boa Regular Ruim Péssima Não Informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 19 32 7 4 1 63 Participação (em %) 30 51 11 6 2 VII ONCOVET 38 58 103 37 56 XVI CONAMAT 24 10 3 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 134 31 172 78 18 XX SINAPE 70 105 217 48 14 5 15º SBMO 80 50 133 60 II FESTIVAL DE TURISMO DE JPA 17 25 54 46 20 IV SICTA 81 72 174 47 41 8 446 397 100 27 979 45 Fonte: Observatório de Turismo.

42 Lazer durante a viagem

43 Quadro 22. Que atrativos visitou durante sua permanência
EVENTO Centro Histórico Praias Urbanas Estação Cabo Branco Litoral Sul Norte Não Visitou Respondeu Outro TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 6 32 5 3 11 8 77 Participação (em %) 42 4 14 10 VII ONCOVET 13 75 7 2 139 9 54 XVI CONAMAT 23 22 30 29 12 XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA 59 112 129 1 15 372 16 35 XX SINAPE 141 33 55 25 21 24 340 41 15º SBMO 105 36 17 220 48 II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA 26 39 107 IV SICTA 275 207 639 269 153 95 108 61 1607 40 Fonte: Observatório de Turismo. Nota: Alguns turistas responderam mais de uma opção.

44 Gastos de viagem

45 Quadro 23. Especifique em reais sua média de gastos na cidade
EVENTO Até R$ 1.000 De R$ 1.001 a R$ 1.500 Acima de R$ 1.500 Não Informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 49 11 2 1 63 Participação (em %) 78 17 3 VII ONCOVET 82 19 103 80 18 XVI CONAMAT 26 20 41 32 27 XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA 129 30 13 172 75 8 XX SINAPE 152 44 217 70 9 15º SBMO 16 12 133 77 II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA 45 7 54 83 IV SICTA 126 28 174 72 712 175 86 6 979 73 Fonte: Observatório de Turismo.

46 Quadro 24. Como avalia os preços cobrados na cidade
EVENTO Elevados Normais Baixos Não Informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 7 55 1 63 Participação (em %) 11 87 2 VII ONCOVET 9 86 8 103 83 XVI CONAMAT 5 56 89 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 17 142 13 172 10 XX SINAPE 21 140 217 64 26 15º SBMO 102 133 76 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 4 42 54 78 IV SICTA 23 136 174 759 112 979 Fonte: Observatório de Turismo.

47 Opinião sobre a cidade

48 Quadro 25. É a sua primeira vez na cidade?
EVENTO Sim Não TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 23 40 63 Participação (em %) 37 VII ONCOVET 72 31 103 70 30 XVI CONAMAT 28 35 44 56 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 112 60 172 65 XX SINAPE 160 57 217 74 26 15º SBMO 133 77 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 17 54 69 IV SICTA 127 47 174 73 27 642 337 979 66 34 Fonte: Observatório de Turismo.

49 Quadro 26. Pretende voltar à cidade?
EVENTO Sim Não Talvez TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 62 1 63 Participação (em %) 98 2 VII ONCOVET 87 14 103 84 XVI CONAMAT 56 6 88 10 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA 151 4 17 172 XX SINAPE 175 36 217 81 3 16 15º SBMO 121 12 133 91 9 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA 53 54 IV SICTA 154 174 859 104 979 Fonte: Observatório de Turismo.

50 Quadro 27. Qual a sua opinião sobre a cidade?
EVENTO Ótima Boa Regular Ruim Péssima Não teve oport. TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA 37 25 1 63 Participação (em %) 59 40 VII ONCOVET 43 55 4 103 42 53 XVI CONAMAT 35 3 5 XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA 96 66 9 172 56 38 XX SINAPE 90 113 12 217 41 52 15º SBMO 71 133 II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA 29 22 2 54 IV SICTA 95 75 174 486 447 979 50 46 Fonte: Observatório de Turismo.

51 DESTAQUES DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO
08 importantes eventos; As investigações realizadas tiveram propósito de caráter exploratório, visando contribuir nas ações de promoção e de políticas públicas e privadas para o segmento; Os resultados apresentados na pesquisa registram tendências, mas não necessariamente refletem o comportamento geral da demanda; 979 turistas - 13 estrangeiros (1,33%) - 966 brasileiros (98,67%); 55% são do sexo feminino; 54% tem a faixa etária entre 18 a 29 anos de idade; 36,73% residem na Região Nordeste; 65% são solteiros; 30% tem renda média mensal acima de R$ 5.000,00; 52% tem pós-graduação;

52 59% utilizaram o avião para chegar a João Pessoa; 78% não solicitaram serviços de agência de turismo; 32% solicitaram os serviços de reserva de hospedagem, passagem área, transfer e city tour da agência de turismo; 67% utilizaram o hotel como meio de hospedagem na cidade; 47% avaliaram como bom o atendimento prestado nos meios de hospedagem; 54% avaliaram como bom o atendimento prestado nos restaurantes; 37% utilizaram o táxi como meio de transporte na cidade;

53 52% permaneceram de 3 a 5 dias; 35% tomaram conhecimento do evento pela Internet; 52% avaliaram a organização do evento como boa; 56% avaliaram os equipamentos audiovisuais como bom; 45% avaliaram a infraestrutura do local do evento como ótima; 40% visitaram as praias urbanas como atrativos; 73% gastaram em média até R$ 1.000,00.

54 78% avaliaram os preços cobrados como normais; 66% afirmaram visitar a cidade pela primeira vez; 88% pretendem retornar a cidade; 50% caracterizaram a cidade como ótima.

55 IMPACTO ECONÔMICO GERADO
Número médio de participantes x Número médio de permanência x Gasto médio = 4.788 x 3 x R$ 650,00 = ,00

56 Considerações Finais Com dados quantitativos e qualitativos, o Observatório do Turismo de Eventos conclui que a capital paraibana vem apresentando um grande potencial para o Turismo de Eventos, porém ainda precisa de mais investimentos governamentais e privados neste segmento específico. O Turismo de Eventos é um grande aliado para o desenvolvimento turístico, principalmente no que concerne à Economia da Cidade, na baixa estação. Quanto maior for o número de eventos captados ou realizados, maior será a solicitação por serviços de hospedagem, alimentação, receptivo e lazer, o que garante um fluxo de renda positivo e movimenta a economia. Baseando-se nos dados que refletem a avaliação dos Eventos, João Pessoa deixa uma imagem positiva para seus visitantes. Dos 979 turistas entrevistados, 88% pretendem retornar a cidade a lazer e 50% caracterizaram a Capital Paraibana como ótima. Estes dados servem como incentivo para os empresários locais e grandes investidores, os quais se beneficiarão com tais investimentos e contribuirão para uma João Pessoa cada vez melhor.


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