A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Impactos, Comportamento e Perfil Socioeconômico dos Eventos profissionais realizados na cidade de João Pessoa Resultados 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Impactos, Comportamento e Perfil Socioeconômico dos Eventos profissionais realizados na cidade de João Pessoa Resultados 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Impactos, Comportamento e Perfil Socioeconômico dos Eventos profissionais realizados na cidade de João Pessoa Resultados 2012

2 Ficha Técnica Coordenação da Pesquisa : Convention & Visitors Bureau de João Pessoa (JPAC&VB); Secretaria Municipal de Turismo (SETUR). Equipe de Pesquisadores : Beatrícia Pessoa; Hijonete Leal; Jéssica Lima; Kalyne Martins; Karine Sarmento; Leonardo Ferreira; Lindmara Fernandes; Ravi Guerra; Wellyson Magno. Parceiros : Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba; Governo do Estado da Paraíba; Instituto de Educação Superior da Paraíba; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. 2

3 Mensagem do Convention Bureau de João Pessoa Construído com a coparticipação e corresponsabilidade de entidades e órgãos parceiros do trade turístico e com a missão de mensurar o turismo de eventos, auxiliando a iniciativa privada e os órgãos oficiais de turismo a tomar decisões eficazes, o presente estudo aponta os rumos para o desenvolvimento do segmento de congressos e eventos, projetando cenários que fortaleçam o mercado de eventos na capital paraibana. O trabalho foi focado nas necessidades do turista deste segmento, considerando que desta forma, se projetará cenários futuros com maior qualificação do segmento de eventos na capital paraibana. O estudo sobre as atividades características do turismo de eventos e negócios irá permear definições mais precisas e ajudará a direcionar investimentos da iniciativa privada e do poder público no segmento. Esperamos que essas informações ora disponibilizadas sirvam de subsídio para que gestores, empresários e profissionais que atuam diretamente no mercado de eventos, possam definir políticas para o setor, além de contribuir com a tomada de decisões no tocante à organização, planejamento e viabilização de serviços de excelência, de forma a criar vetores concretos que alcancem positivamente os diversos segmentos econômicos que envolvem o mercado de eventos. Elizia Lopes Presidente 3

4 Mensagem da Secretaria Municipal de Turismo Este estudo é resultado do trabalho do Observatório de Turismo que pesquisa, monitora, e estuda sobre o turismo de eventos e negócios na cidade de João Pessoa. A Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) faz parte do desenvolvimento das ações e da metodologia adotada com grandes parceiros do setor turístico. A SETUR, através da Divisão de Pesquisa e Tecnologia da Informação (DPTI), está sempre pesquisando a demanda turística na capital paraibana. A intenção do Observatório de Turismo, com este estudo, é continuar disponibilizando estatísticas e informações sobre o turismo de eventos pessoense, que gera emprego e renda. Foi um ano de trabalho, coleta e análise dos dados para que pudesse ser traçado um perfil socioeconômico dos turistas, seu tempo de permanência, gastos na estadia, além de outras avaliações de eventos que foram realizadas na hotelaria, em equipamentos públicos e privados. Esperamos que o trade turístico local divulgue o nosso importante e inédito estudo e sobretudo, continue colaborando na construção de novos horizontes para o turismo de eventos. Para quem precisa de estatísticas e informações sobre o mercado de eventos na capital paraibana, acreditamos que este estudo seja uma boa contribuição. Roberto Brunet Secretário 4

5 Apresentação Segundo dados da ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções) em 2010, o Brasil encontra-se em 9º lugar no ranking mundial do turismo de eventos internacionais. Já João Pessoa conquistou a 8ª colocação no ranking nacional do turismo de eventos internacionais. O trade turístico local se uniu com o objetivo de traçar o perfil socioeconômico do turista de eventos e negócios na cidade de João Pessoa. O Observatório de Turismo apresenta ao leitor os resultados de oito eventos pesquisados no decorrer do ano de 2012, tendo sido entrevistados 979 turistas, no qual destacamos que 45% avaliaram a infraestrutura do local do evento como ótima e 88% pretendem retornar à cidade. O Observatório de Turismo estará sempre pesquisando para contribuir com a competitividade do turismo de eventos na terceira cidade mais antiga do Brasil. Hoje, apresentamos um estudo intitulado Dados dos Impactos, Comportamento e Perfil socioeconômico dos Eventos Realizados em João Pessoa - Resultado Tur. Ferdinando Lucena Econ. Paulo Galvão Júnior Gerente de Operações do JPAC&VB Chefe da DPTI/SETUR/PMJP 5

6 O que é? O Observatório de Turismo de Eventos e Negócios foi criado pelo Convention Bureau de João Pessoa, em Fevereiro de 2009, possuindo como objetivo mensurar o Turismo de Eventos, e como resultado, auxiliar a iniciativa privada e o poder público nas decisões a serem tomadas referente à alocação de recursos em projetos e ações que fortaleçam o segmento. 6

7 Qual a importância? A importância desta iniciativa é gerar uma linha de ação focada e contínua das necessidades dos turistas deste segmento, além de possibilitar a projeção de cenários futuros, visando uma maior qualificação do segmento de eventos em João Pessoa. O estudo acerca das atividades características do turismo de eventos e negócios irá permear definições mais precisas relacionadas ao trabalho que está sendo publicado e que contribuirá para o direcionamento dos investimentos da iniciativa privada e do poder público. 7

8 Justificativa O Observatório de Turismo foi concebido com base na ausência de informações concretas e precisas sobre o segmento, ou seja, a inexistência de um banco de dados que de forma contínua possa mensurar os efeitos da atividade com foco nos eventos para a economia formal. Tal ação é fruto de uma demanda do mercado e do trade turístico, que necessita ser fortalecido institucionalmente mediante o grande desafio de minimizar a sazonalidade de forma sustentável e com o auxílio de indicadores para que o mercado possa direcionar suas decisões. 8

9 Objetivos da pesquisa Identificar o comportamento e o perfil socioeconômico dos turistas brasileiros e estrangeiros participantes de eventos realizados em João Pessoa. 9 Perfil dos turistas Informações viagem Avaliação do evento Gastos de viagem Lazer durante a viagem Opinião sobre a cidade

10 Método de coleta de dados 10 Locais de Pesquisa Espaços públicos e privados em João Pessoa onde foram realizados os eventos. Tipos de Eventos Congressos, Encontros, Seminários, Simpósios, Conferências, Feiras, Convenções e Festivais. Tipo de Abordagem Entrevistas diretas com aplicação de questionários em português. Amostra 979 questionários válidos nos 8 eventos pesquisados de março a novembro de 2012.

11 Resultados Obtidos Esta publicação avaliou de forma técnica e precisa o comportamento e o perfil socioeconômico do Turismo de Eventos e Negócios no destino indutor João Pessoa, esperando que com os resultados obtidos haja um aprofundamento do conhecimento, visando um real dimensionamento da atividade e o aprimoramento das informações. 11

12 Eventos pesquisados 12

13 Registro das Pesquisas 13

14 Eventos Pesquisados Eventos Pesquisados 14 EventoDataLocal I Simpósio de Avicultura do Nordeste 29 e 30 de marçoHotel Ouro Branco VII ONCOVET20 de abrilHotel Tambaú XVI CONAMAT02 de maioHotel Tambaú XIV Congresso Brasileiro de Ficologia 18 a 20 de julhoEstação Cabo Branco XX SINAPE31 de julho a 02 de agostoHotel Tambaú 15º SBMO06 e 07 de agostoHotel Tambaú II Festival de Turismo de João Pessoa 29 de setembroCentro de Convenções IV SICTA21 a 23 de novembroHotel Tambaú Fonte: Observatório de Turismo.

15 Resultados dos Eventos Pesquisados 15 EventoQtd. de EntrevistaParticipação I Simpósio de Avicultura do Nordeste 636% VII ONCOVET (Oncologia Veterinária)10311% XVI Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (CONAMAT) 636% XIV Congresso Brasileiro de Ficologia17218% XX Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE) 21722% 15º Simpósio Brasileiro de Microondas e Optoeletrônica (SBMO) 13314% II Festival de Turismo de João Pessoa 545% IV Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SICTA) 17418% Total979100% Fonte: Observatório de Turismo.

16 Perfil dos turistas 16

17 Quadro 1. Sexo 17 EVENTOMasculinoFemininoTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) 6040 VII ONCOVET Participação (em %) 3070 XVI CONAMAT Participação (em %) 4555 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) 3169 XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) 7624 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) 4852 IV SICTA Participação (em %) 2575 TOTAL Participação (em %) 4555 Fonte: Observatório de Turismo.

18 Quadro 2. Faixa Etária 18 EVENTO 18 a 29 anos 30 a 40 anos 41 a 50 anos 51 a 60 anos 61 a 70 anos Mais de 70 anos Não Informo u TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

19 Quadro 3. Residência Permanente 19 EstadoAVICULTURAONCOVETCONAMATFICOLOGIASINAPESBMOFESTIVAL SICTATOTAL AC AL AP AM BA CE DF GO ES MA MT MS MG PA PE PI PR RJ RN RS RO RR SP SC SE TO Não Informou Estrangeiro* TOTAL Fonte: Observatório de Turismo. Nota: (*) Argentina (3), EUA (2), Bolívia (2), Colômbia (1), Espanha (1), Chile (1), Portugal (1), Inglaterra (1) e Moçambique (1).

20 Residência Permanente (%) 20 EstadoAVICULTURAONCOVETCONAMATFICOLOGIASINAPESBMOFESTIVAL SICTA% AC AL ,14 AP ,20 AM ,12 BA ,09 CE ,41 DF ,84 GO ,45 ES ,12 MA ,33 MT ,04 MS MG ,84 PA ,13 PE ,64 PI ,94 PR ,70 RJ ,40 RN ,46 RS ,90 RO ,10 RR SP* ,37 SC ,76 SE ,76 TO Não Informou ,92 Estrangeiro ,34 TOTAL Fonte: Observatório de Turismo. Nota: (*) São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro são os estados brasileiros com o maior fluxo de turistas para os eventos pesquisados.

21 Gráfico 1. Residência Permanente por Regiões do Brasil 21 34,73%Sudeste 12,36%Sul 6,33%Centro-Oeste 36,73%Nordeste 7,55%Norte Fonte: Observatório de Turismo.

22 Quadro 4. Estado Civil 22 EVENTOCasadoSolteiroViúvoDivorciadoNão InformouTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

23 Quadro 5. Renda Média Individual Mensal 23 EVENTO Até R$ R$ a R$ R$ a R$ R$ a R$ Acima de R$ Não Informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

24 Quadro 6. Escolaridade 24 EVENTO Ens. Médio Comp. Nível Técnico Sup. Incomp Sup. Comp. Especia lista Mes trado Douto rado Pós- Douto radoTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

25 Quadro 7. Condição Profissional 25 EVENTOAutônomo Servidor Público Iniciativa PrivadaEstudante Outro TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

26 Informações sobre a viagem 26

27 Quadro 8. Meio de transporte utilizado para chegar a João Pessoa 27 EVENTOAviãoÔnibus Carro Próprio Carro LocadoTáxi Não InformouTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo. Nota: Alguns turistas responderam mais de uma opção.

28 Quadro 9. Solicitou algum serviço de agência de turismo na sua vinda ao evento? 28 EVENTOSimNãoNão Informou TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

29 Quadro 10. Em caso afirmativo, especifique o serviço. 29 EVENTO Passagem Aérea Reserva de Hospedagem Traslado ou Transfer Passeios / City Tour Não Utilizei ServiçoOutroTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo. Nota: Alguns turistas responderam mais de uma opção.

30 Quadro 11. Trouxe algum acompanhante que não participou do evento? 30 EVENTOSimNãoNão InformouTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

31 Quadro 12. Em caso afirmativo, especifique quantos. 31 EVENTO0123Mais de 3Não respondeuTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

32 Quadro 13. Qual o tipo de hospedagem utilizada na cidade? 32 EVENTOHotelPousadaAlbergueFlat Casa de amigos e parentesOutroTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

33 Quadro 14. Como avalia o atendimento prestado no meio de hospedagem? 33 EVENTOÓtimoBomRegularRuimPéssimo Não se aplica Não informouTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

34 Quadro 15. Como avalia o atendimento prestado nos restaurantes? 34 EVENTOÓtimoBomRegularRuimPéssimo Não se aplica Não informouTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

35 Quadro 16. Qual o meio de transporte utilizado na cidade? 35 EVENTO Carro Próprio Carro LocadoTáxi Ônibus UrbanoReceptivo Não Informo uOutroTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo. Nota: Alguns turistas responderam mais de uma opção.

36 Quadro 17. Qual a duração de sua permanência na cidade? 36 EVENTO1 dia2 a 3 dias3 a 5 diasMais de 5 dias Não InformouTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

37 Avaliação do Evento 37

38 Quadro 18. Como tomou conhecimento do evento? 38 EVENTO Mala DiretaJornalInternet Revista EspecialEntidade Amigo/ Parente Não InformouOutroTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo. Nota: Alguns turistas responderam mais de uma opção.

39 Quadro 19. Como avalia a Organização do Evento 39 EVENTOÓtimaBoaRegularRuimPéssimaNão InformouTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

40 Quadro 20. Como avalia os equipamentos audiovisuais utilizados no evento 40 EVENTOÓtimoBomRegularRuimPéssimo Não InformouTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

41 Quadro 21. Como avalia a infraestrutura do local do Evento 41 EVENTOÓtimaBoaRegularRuimPéssimaNão InformouTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE JPA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

42 Lazer durante a viagem 42

43 Quadro 22. Que atrativos visitou durante sua permanência 43 EVENTO Centro Históric o Praias Urbana s Estação Cabo Branco Litora l Sul Litoral Norte Não Visito u Não Responde uOutro TOTA L I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo. Nota: Alguns turistas responderam mais de uma opção.

44 Gastos de viagem 44

45 Quadro 23. Especifique em reais sua média de gastos na cidade 45 EVENTO Até R$ De R$ a R$ Acima de R$ Não InformouTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

46 Quadro 24. Como avalia os preços cobrados na cidade 46 EVENTOElevadosNormaisBaixosNão InformouTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

47 Opinião sobre a cidade 47

48 Quadro 25. É a sua primeira vez na cidade? 48 EVENTOSimNãoTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) 3763 VII ONCOVET Participação (em %) 7030 XVI CONAMAT Participação (em %) 4456 XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) 6535 XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) 7723 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) 3169 IV SICTA Participação (em %) 7327 TOTAL Participação (em %) 6634 Fonte: Observatório de Turismo.

49 Quadro 26. Pretende voltar à cidade? 49 EVENTOSimNãoTalvezTOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) 9802 VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) 9109 II FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA Participação (em %) 9802 IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

50 Quadro 27. Qual a sua opinião sobre a cidade? 50 EVENTOÓtimaBoaRegularRuimPéssimaNão teve oport.TOTAL I SIMPÓSIO DE AVICULTURA Participação (em %) VII ONCOVET Participação (em %) XVI CONAMAT Participação (em %) XIV CONGRESSO BRAS. DE FICOLOGIA Participação (em %) XX SINAPE Participação (em %) º SBMO Participação (em %) II FESTIVAL DE TURISMO DE J. PESSOA Participação (em %) IV SICTA Participação (em %) TOTAL Participação (em %) Fonte: Observatório de Turismo.

51 51 DESTAQUES DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO 08 importantes eventos; As investigações realizadas tiveram propósito de caráter exploratório, visando contribuir nas ações de promoção e de políticas públicas e privadas para o segmento; Os resultados apresentados na pesquisa registram tendências, mas não necessariamente refletem o comportamento geral da demanda; 979 turistas - 13 estrangeiros (1,33%) brasileiros (98,67%); 55% são do sexo feminino; 54% tem a faixa etária entre 18 a 29 anos de idade; 36,73% residem na Região Nordeste; 65% são solteiros; 30% tem renda média mensal acima de R$ 5.000,00; 52% tem pós-graduação;

52 52 59% utilizaram o avião para chegar a João Pessoa; 78% não solicitaram serviços de agência de turismo; 32% solicitaram os serviços de reserva de hospedagem, passagem área, transfer e city tour da agência de turismo; 67% utilizaram o hotel como meio de hospedagem na cidade; 47% avaliaram como bom o atendimento prestado nos meios de hospedagem; 54% avaliaram como bom o atendimento prestado nos restaurantes; 37% utilizaram o táxi como meio de transporte na cidade;

53 53 52% permaneceram de 3 a 5 dias; 35% tomaram conhecimento do evento pela Internet; 52% avaliaram a organização do evento como boa; 56% avaliaram os equipamentos audiovisuais como bom; 45% avaliaram a infraestrutura do local do evento como ótima; 40% visitaram as praias urbanas como atrativos; 73% gastaram em média até R$ 1.000,00.

54 54 78% avaliaram os preços cobrados como normais; 66% afirmaram visitar a cidade pela primeira vez; 88% pretendem retornar a cidade; 50% caracterizaram a cidade como ótima.

55 55 IMPACTO ECONÔMICO GERADO Número médio de participantes x Número médio de permanência x Gasto médio = x 3 x R$ 650,00 = ,00

56 56 Com dados quantitativos e qualitativos, o Observatório do Turismo de Eventos conclui que a capital paraibana vem apresentando um grande potencial para o Turismo de Eventos, porém ainda precisa de mais investimentos governamentais e privados neste segmento específico. O Turismo de Eventos é um grande aliado para o desenvolvimento turístico, principalmente no que concerne à Economia da Cidade, na baixa estação. Quanto maior for o número de eventos captados ou realizados, maior será a solicitação por serviços de hospedagem, alimentação, receptivo e lazer, o que garante um fluxo de renda positivo e movimenta a economia. Baseando-se nos dados que refletem a avaliação dos Eventos, João Pessoa deixa uma imagem positiva para seus visitantes. Dos 979 turistas entrevistados, 88% pretendem retornar a cidade a lazer e 50% caracterizaram a Capital Paraibana como ótima. Estes dados servem como incentivo para os empresários locais e grandes investidores, os quais se beneficiarão com tais investimentos e contribuirão para uma João Pessoa cada vez melhor. Considerações Finais


Carregar ppt "Impactos, Comportamento e Perfil Socioeconômico dos Eventos profissionais realizados na cidade de João Pessoa Resultados 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google