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Consumo de Vídeo Online no Brasil. Fatos motivadores O que nos levou a fazer este estudo? #01 A Pesquisa Consumo de vídeo online no Brasil #02 Conclusões.

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1 Consumo de Vídeo Online no Brasil

2 Fatos motivadores O que nos levou a fazer este estudo? #01 A Pesquisa Consumo de vídeo online no Brasil #02 Conclusões #03

3 Fatos motivadores O que nos levou a fazer este estudo? #01 A Pesquisa Consumo de vídeo online no Brasil #02 Conclusões #03

4 #01

5

6 13 horas de vídeo subidos ao YouTube a cada minuto. 412,3 anos são precisos para assistir todos os vídeos do site

7 #01 Quebrando as barreiras para a distribuição, criando o modelo de conteúdo A cauda longa Amplo Alcance Alcance de Nicho

8 #01 Redes de Comunicação reagindo: Novos modelos de hiper-distribuição se desenvolvendo?

9 #01

10 Fonte: Strategy Analytics, (millions)

11 #01

12

13 Fonte: JupiterResearch Internet Advertising Model (Western Europe)

14 #01 13 dos 23 vídeos mais vistos no mês são em português

15 #01 Crescimento da categoria no Brasil Usuário únicos categoria Multimedia (em 000) FONTE: ComScore junho/2010

16 #01 Outros dados da categoria no Brasil 62,7% dos internautas acessam sites de vídeo 12 é o número médio de visitas/usuário na categoria 9,6 min é o tempo médio de visitas em sites de vídeo 310 milhões de visitas/mês à sites de vídeo FONTE: ComScore junho/ bilhões de minutos/mês gastos em sites de vídeo

17 #01

18 Clientes em Banda Larga dobrou em 03 anos no Brasil

19 #01

20

21 Banda larga está difundida entre os que acessam a internet no Brasil FONTE: 21ª pesquisa Internet POP. Locais onde acessa a internet por tipo de provedor (entre os que possuem acesso a internet no domicílio) / ComScore abril/2010 LocalMin. por visita Brasil29,5 Reino Unido29,2 EUA26,4 #01

22 Sites de vídeos e fotos são amplamente consumidos, principalmente pela classe A FONTE: 21ª pesquisa Internet POP. Tipo de conteúdo consumido (entre os que usam e/ou acessam ainda que de vez em quando) #01

23 Todos os grandes players fazem uso do vídeo em seus conteúdos #01 Ranking usuários únicos (000) FONTE: comScore Media Metrix – Junho/2010

24 Vídeo é forte entre categorias em crescimento acelerado na internet do Brasil #01 fonte: comSocre State of internet Brazil", nov 09

25 Novela interativa traz público para a internet e influencia consumo de vídeo online #01 Essa estratégia revela também o empenho da emissora em resgatar o público que está migrando para outros canais no horário nobre e, sobretudo, conquistar a juventude que é pouco afeita a se plantar diante da tevê para ver novela, mas é vidrada na internet. (Istoé)

26 Eu sou linda! Absoluta! Eu sou Stefhany... Me dá meu chip, Pedrooo! É uma puta falta de sacanagem! Vou xingar muito no twitter hoje... muito! Sanduíche-iche Leave Britney alone! Eu fumo a 30 anos, todos os dias, e não to viciada. Eu não sou emo...

27 Influências na navegação buscadores #01

28 Influências na navegação redes sociais #01

29 Facebook inaugura canal de transmissão de vídeos ao vivo #01

30 Influências na navegação sites baseados em vídeo #01

31 Influências na navegação e-commerce #01

32 Influências na navegação Campanhas Políticas #01

33 Essa bola de neve está na nossa frente, e aumentando muito rápido.

34 Fatos motivadores O que nos levou a fazer este estudo? #01 A Pesquisa Consumo de vídeo online no Brasil #02 Conclusões #03

35 Introdução #02 Esse projeto é uma adaptação do estudo realizado pela Havas Digital na Espanha e nos EUA à realidade brasileira.

36 Introdução #02 Pesquisa quantitativa on-line. Questionário estruturado de auto-preenchimento disponível no site do QualiBest, a partir de s enviados aos respondentes Pesquisa quantitativa on-line. Questionário estruturado de auto-preenchimento disponível no site do QualiBest, a partir de s enviados aos respondentes METODOLOGIA respostas, em todo o Brasil, homens e mulheres, classes ABC, 16+, cadastrados no Painel QualiBest ( nomes), que declaram ter o costume de assistir a vídeos online. AMOSTRA A coleta de dados ocorreu entre 03 e 09 de Junho de COLETA DE DADOS

37 03 grandes blocos dividem entendimento da pesquisa Quem são e como interagem com a internet Hábitos de consumo de vídeo online Relação vídeo X propaganda online #02

38 03 grandes blocos dividem entendimento da pesquisa Quem são e como interagem com a internet Hábitos de consumo de vídeo online Relação vídeo X propaganda online #02

39 Perfil da amostra é proporcional à distribuição * do internauta brasileiro #02 Q4. Em qual Estado você reside? (RU) Q4. Em qual Estado você reside? (RU)/ Q29. Critério Brasil (RU) / *PNAD 2009 Q2. Sexo. Q2. Sexo. (RU)/Q3. Qual é a sua idade? (RU)

40 Atividades realizadas diariamente Incidência de pessoas que realizam determinadas atividades (%) #02 Total Base:(1286) Utilizando o telefone celular (seja para chamadas ou para acessar a Internet) 91 Assistindo à TV aberta 90 Acessando a Internet através de notebook ou desktop 85 Lendo livros 85 Lendo jornais online 84 Escutando rádio 80 Assistindo a DVD/ Blu-ray/ VHS 79 Lendo revistas impressas 77 Lendo revistas online 75 Lendo jornais impressos 71 Utilizando MP3 67 Assistindo à TV por assinatura 55 Jogando vídeo game 49 Índice de multiplicidade 9, anos anos anos35-44 anos45-54 anos Q.7. Q.7. Por favor, de forma geral, quanto tempo, em média, você gasta com cada uma das atividades listadas abaixo por dia? (RU por linha)

41 Atividades realizadas diariamente Incidência de pessoas que realizam determinadas atividades (%) #02 Total Base:(1286) Utilizando o telefone celular (seja para chamadas ou para acessar a Internet) 91 Assistindo à TV aberta 90 Acessando a Internet através de notebook ou desktop 85 Lendo livros 85 Lendo jornais online 84 Escutando rádio 80 Assistindo a DVD/ Blu-ray/ VHS 79 Lendo revistas impressas 77 Lendo revistas online 75 Lendo jornais impressos 71 Utilizando MP3 67 Assistindo à TV por assinatura 55 Jogando vídeo game 49 Índice de multiplicidade 9,9 ABC Q.7. Q.7. Por favor, de forma geral, quanto tempo, em média, você gasta com cada uma das atividades listadas abaixo por dia? (RU por linha)

42 Atividades realizadas diariamente tempo gasto (%) #02 Média (em minutos) Incidência de atividades diárias (%) Apesar do tempo gasto online ser maior do que vendo TV, o hábito de acessar a internet não substitui ao de assistir à TV, mas o complementa. Apesar do tempo gasto online ser maior do que vendo TV, o hábito de acessar a internet não substitui ao de assistir à TV, mas o complementa. Q.7. Q.7. Por favor, de forma geral, quanto tempo, em média, você gasta com cada uma das atividades listadas abaixo por dia? (RU por linha)

43 Atividades realizadas diariamente tempo gasto (%) Quadro Geral #02 Média em min. % pessoas que praticam a atividade 90 min ou + 89 min ou - 70% ou +69% ou - - Utilizando MP3 - Lendo livros - Assistindo à TV por Assinatura ALTO ÍNDICE / MAIS TEMPO ALTO ÍNDICE/ MENOS TEMPO BAIXO ÍNDICE / MAIS TEMPO BAIXO ÍNDICE / MENOS TEMPO - Jogando video game - Lendo revistas online - Lendo revistas impressas - Lendo jornais online - Lendo jornais impressos - Utilizando o telefone celular - Acessando a internet por notebook ou desktop - Assistindo à TV aberta - Assistindo a DVD / Blu-ray / VHS - Escutando rádio

44 Uso de internet Local de acesso (%) #02 CASA TRABALHO ESCOLA / FACULDADE CASA DE AMIGOS LAN HOUSE CEL. LOCAIS GRATUITOS Índice de Multiplicidade: 2, anos18-24 anos25-34 anos Q.5. De quais locais você costuma acessar a Internet? (RM) 2,4 2,0

45 ABC Uso de internet Local de acesso (%) #02 CASA TRABALHO ESCOLA / FACULDADE CASA DE AMIGOS LAN HOUSE CEL. LOCAIS GRATUITOS Q.5. De quais locais você costuma acessar a Internet? (RM) Índice de Multiplicidade: 2,1 2,62,21,9

46 #02 Uso de internet Atividades que realiza (%) Total Assistir a vídeos curtos online de conteúdo geral (Google vídeo, Youtube, etc) 96 Baixar músicas 85 Escutar músicas/ rádios de forma online 79 Assistir a clipes musicais online 76 Baixar vídeos 75 Baixar filmes 65 Baixar clipes 57 Assistir a vídeos curtos online de conteúdo esportivo (melhores lances) 54 Assistir a programas de TV online (noticiários, shows,etc) 53 Assistir a filmes online 48 Assistir a séries online 44 Baixar programas de TV 38 Índice de multiplicidade 7,7 Q.8. Q.8. Pensando nos locais que você costuma acessar a Internet, quais das atividades listadas abaixo você realiza? (RM) anos18-24 anos25-34 anos35-44 anos45-54 anos

47 Uso de internet Assuntos de interesse (%) #02 TotalMasculinoFeminino Procurar assuntos, informações sobre música, artistas, shows Procurar assuntos, informação sobre séries/ seriados Procurar assuntos, informações relacionadas a culinária/ gastronomia/ receitas Procurar assuntos, informações relacionadas a esportes Q.8. Q.8. Pensando nos locais que você costuma acessar a Internet, quais das atividades listadas abaixo você realiza? (RM)

48 Tempo gasto online mostra força de filmes/ vídeos e música #02 Q.9. Q.9. Pensando no total de tempo que você acessa a Internet através do notebook ou desktop em um dia normal, o quanto você gasta com cada uma destas atividades ? (RU por linha) Base Respondente: Somente se citou a atividade que realiza nos locais de acesso que não fosse o celular

49 #02 Quem são e como interagem com a internet 01. Aumento no número de atividades simultâneas online não está canibalizando atividades tradicionais no meio 02. Atividades interativas tendem a ser mais consumidas, principalmente as relacionadas com ENTRETENIMENTO 03. Atividades relacionadas com ENTRETENIMENTO possuem forte ligação com MÚSICA e ESPORTE 04. Hábito de consumir vídeo online está amplamente difundido e distribuído em diversos tipos de conteúdo.

50 03 grandes blocos dividem entendimento da pesquisa Quem são e como interagem com a internet Hábitos de consumo de vídeo online Relação vídeo X propaganda online #02

51 Atividades relacionadas a vídeos online realizadas nos últimos 6 meses #02 STREAMING DE UM VÍDEO CURTO STREAMING DE UM FILME BAIXEI UM VÍDEO PIRATA STREAMING DE UM JORNAL STREAMING DE CONTEÚDO ESPORTIVO STREAMING DE SÉRIES ASSISTI UM VÍDEO SOB DEMANDA STREAMING DE UM SHOW COMPREI UM VÍDEO ORIGINAL P/ BAIXAR Q12. Q12. Falando especificamente sobre vídeos online, responda as seguintes perguntas: Quais das atividades listadas abaixo você realizou nos últimos 6 meses? (RM) (RODÍZIO)

52 Atividades relacionadas a vídeos online realizadas nos últimos 6 meses #02 STREAMING DE UM VÍDEO CURTO STREAMING DE UM FILME BAIXEI UM VÍDEO PIRATA STREAMING DE UM JORNAL STREAMING DE CONTEÚDO ESPORTIVO STREAMING DE SÉRIES ASSISTI UM VÍDEO SOB DEMANDA STREAMING DE UM SHOW COMPREI UM VÍDEO ORIGINAL P/ BAIXAR Q12. Q12. Falando especificamente sobre vídeos online, responda as seguintes perguntas: Quais das atividades listadas abaixo você realizou nos últimos 6 meses? (RM) (RODÍZIO) anos18-24 anos25-34 anos35-44 anos45-54 anos

53 Forma como assiste aos vídeos DVD/Blu-Ray/VHS X Online #02 Q.13. Q.13. Por favor, assinale, para cada uma das alternativas abaixo, a forma como você mais assiste a estes tipos de vídeos seja através de DVD/ Blu-Ray/ VHS ou de forma online. Quanto mais para a esquerda você marcar, mais assiste a cada um destes vídeos utilizando DVD/ Blu-Ray/ VHS e quanto mais para a direita você marcar, mais você assiste de forma online. Caso você utilize tanto um meio quanto outro em uma mesma medida, por favor, clique em Ambos. (1211) (1007) (1014) (874)

54 Tipos de vídeo online assistidos mais freqüentemente #02 Até última semana (%) Penetração (%) Q.15. Q.15. Quando foi a última vez que você assistiu aos seguintes tipos de vídeos online na Internet? (RU por linha) (RODÍZIO) (1270) (1068) (917) (856) (1024) (999)

55 Duração dos vídeos consumidos online tende a aumentar!

56 08:43 09:32

57 YouTube aumenta duração máxima de vídeos de 10 para 15 minutos

58 Horários em que pessoas costumam assistir a vídeos online têm pico entre 20hrs e 01hr #02 Média total Q.16. Q.16. De forma geral, em que horário(s) você costuma acessar a Internet para ver vídeos online? (RM) %

59 Pico de audiência é menos concentrado a medida que o público é mais jovem #02 % Q.16. Q.16. De forma geral, em que horário(s) você costuma acessar a Internet para ver vídeos online? (RM)

60 Tipos de vídeos assistidos nas últimas 10x é equilibrado entre semana e fins de semana #02 Média Q.17. Pensando nas dez últimas vezes que você assistiu vídeos online, quantos eram programas de TV, séries, filmes ou vídeos curtos durante a semana? E no final de semana? Por favor, considere que o total de vídeos vistos é igual a 10. Caso não realize algumas das atividades preencha o campo com 0 (zero). É necessário que todos os campos estejam preenchidos para que você possa avançar. (SOMATÓRIA) DURANTE A SEMANA Q18. Caso não realize algumas das atividades preencha o campo com 0 (zero). É necessário que todos os campos estejam preenchidos para que você possa avançar. (SOMATÓRIA) FINAL DE SEMANA Q.17. Pensando nas dez últimas vezes que você assistiu vídeos online, quantos eram programas de TV, séries, filmes ou vídeos curtos durante a semana? E no final de semana? Por favor, considere que o total de vídeos vistos é igual a 10. Caso não realize algumas das atividades preencha o campo com 0 (zero). É necessário que todos os campos estejam preenchidos para que você possa avançar. (SOMATÓRIA) DURANTE A SEMANA Q18. Caso não realize algumas das atividades preencha o campo com 0 (zero). É necessário que todos os campos estejam preenchidos para que você possa avançar. (SOMATÓRIA) FINAL DE SEMANA

61 Como localizou o último vídeo que assistiu? #02 Q19. Pensando agora no último vídeo online que você assistiu, por favor, nos diga como você o encontrou? (RU) ALGO ME DIRECIONOU PARA O VÍDEO (REDES SOCIAIS, ARTIGO OU PROPAGANDA) ALGUÉM ME INDICOU/FALOU SOBRE ESSE VÍDEO EU JÁ SABIA QUE ESTE VÍDEO ESTARIA DISPONÍVEL ONLINE (SEM NINGUÉM ME DIZER) ENCONTREI ESSE VÍDEO AO ACASO, ENQUANTO NAVEGAVA ONLINE ENCONTREI ESSE VÍDEO AO ACASO, ENQUANTO ASSISTIA OUTRO VÍDEO OUTROS Indicação (viralização) é principal fonte de tráfego para vídeos online

62 Razão para assistir ao vídeo de forma online #02 PORQUE ONLINE POSSO ASSISTIR A QUALQUER MOMENTO PORQUE SÓ ESTAVA DISPONÍVEL ONLINE PORQUE NÃO ESTAVA DISPOSTO A PROCURAR EM OUTRO MEIO PORQUE NÃO O ENCONTREI EM NENHUM OUTRO LUGAR OUTROS Q20. Pensando ainda neste último vídeo online que você assistiu, por que você decidiu assisti-lo de forma online/na Internet? (RM) (RODÍZIO) anos 46

63 Ações relacionadas ao último vídeo online que assistiu #02 ASSISTIU OUTROS VÍDEOS RELACIONADOS CHECOU QUANTAS PESSOAS O ACESSARAM BAIXOU O VÍDEO NÃO TEVE AÇÃO LEU COMENTÁRIO SOBRE O VÍDEO RECOMENDOU PARA AMIGOS E FAMILIARES CHECOU A NOTA MÉDIA SALVOU O LINK DO VÍDEO FEZ COMENTÁRIOS DEU NOTA OUTRAS AÇÕES anos Q21. E novamente pensando no último vídeo online que você assistiu, você diria que...? (RM) (RODÍZIO)

64 # Vídeos curtos já fazem parte do cotidiano do internauta, mas filmes, seriados, notícias e programas de tv já são buscados, principalmente pela liberdade de horário para assistir 02. Em vídeos longos em geral os preferidos são filmes e shows, mas no meio online os mais vistos são SERIADOS e PROGRAMAS DE TV 03. INDICAÇÃO é fator de sucesso nos vídeos online. - Foco no conteúdo - Vídeos relacionados é ótima ferramenta de indicação Hábitos de consumo de vídeo online

65 03 grandes blocos dividem entendimento da pesquisa Quem são e como interagem com a internet Hábitos de consumo de vídeo online Relação vídeo X propaganda online #02

66 Usuários não tem rejeição à propaganda em vídeo, mas querem que o vídeo varie #02 TOP 2 BOXES Q.11.Abaixo estão algumas afirmações sobre propaganda online. Por favor, indique o quanto você concorda ou discorda com as frases abaixo, utilizando uma escala de 5 pontos, onde 1 significa Discordo totalmente e 5, Concordo totalmente. (RU por linha)

67 Tipo de propaganda que usuário mais lembra de ter visto #02 PROPAGANDAS ANTES DO VÍDEO COMEÇAR LOGOMARCA DE PATROCINADORES PROPAGANDAS EM BANNERS PROPAGANDAS EM POP-UPS PROPAGANDAS DE CAMADA TRANSPARENTE PROPAGANDAS DEPOIS DO VÍDEO PROPAGANDAS NO MEIO DO VÍDEO OUTROS NÃO LEMBRO DE TER VISTO PROPAGANDA Q22. Q22. Que tipo de propagandas você lembra de ter visto quando você assistiu este último vídeo online? (RM) (RODÍZIO) Sempre lembrem que o usuário abriu o vídeo para ver o conteúdo e não uma propaganda.

68 Lembrança de marca relacionada a vídeos online #02 LEMBRO DA MARCA E DO PRODUTO/SERVIÇO LEMBRO SOMENTE DA MARCA LEMBRO SOMENTE DO PRODUTO/SERVIÇO NÃO ME LEMBRO DE NADA Q23. Q23. Você se lembra da(s) marca(s) específica(s) ou do(s) produto(s) mostrado(s) em qualquer uma dessas propagandas online vistas desta última vez? (RU) Associar o vídeo a consumidores fiéis em redes sociais com certeza gera maior lembrança e, conseqüentemente, compartilhamento do vídeo que está anunciando Base Respondente (Lembra de algum tipo de propaganda): 904 respostas

69 Lista de marcas mais lembradas #02 Base Respondente: (Lembra de algum tipo de propaganda e disse lembrar de alguma marca/ produto): 475 respostas Q24. Q24. Qual ou quais eram estas marcas ou produtos/ serviços? (ABERTA) COCA-COLA NIKE GLOBO.COM SKOL ITAÚ FIAT VIVO SONY ADIDAS LG TERRA MERCADO LIVRE GOOGLE MARCAS (NET) TOP OF MIND RELACIONADAS A VÍDEOS

70 Lista de produtos mais lembrados #02 Base Respondente: (Lembra de algum tipo de propaganda e disse lembrar de alguma marca/ produto): 475 respostas Q24. Q24. Qual ou quais eram estas marcas ou produtos/ serviços? (ABERTA) PRODUTOS (NET) CELULAR CARROS SITE DE ENCONTROS/RELACIONAMENTO/NAMORO TÊNIS SITES DE INFORMÁTICA

71 Ações relacionadas a propagandas com associação aos vídeos online #02 VISITOU O SITE DA MARCA OU PRODUTO ANUNCIADO CLICOU NA PROPAGANDA PARA MAIS INFORMAÇÕES COMENTOU SOBRA A PROPAGANDA OU PRODUTO COM ALGUÉM PROCUROU POR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PRODUTO OU MARCA ANUNCIADA COMPROU ALGO DA MARCA OU O PRODUTO ANUNCIADO OUTRAS AÇÕES NÃO TOMOU NENHUM TIPO DE AÇÃO Q25. Q25. Em relação a esta(s) propaganda(s) online você diria que... (RM) (RODÍZIO)

72 Relação da propaganda com assunto do vídeo online #02 Q26. Q26. Ainda em relação a esta(s) propaganda(s) online, você diria que ela(s) estava(m) relacionada(s) com o assunto do vídeo que você assistiu? (RU) Base Respondente (Lembra de algum tipo de propaganda): 904 respostas Eu prefiro propagandas online relacionadas com o vídeo / assunto do vídeo que estou assistindo Q27 Q27 Pensando ainda nesta(s) propaganda(s) online que você viu, por favor, indique o quanto você concorda ou não com a frase abaixo. Considerando uma escala de 5 pontos, onde 1 significa Discordo totalmente e 5, Concordo totalmente. (RU)

73 Atenção a propagandas online #02 Q28. Q28. Qual das frases abaixo mais condiz com a atenção que você dá a comerciais em geral? (RU)

74 #02 Relação vídeo X propaganda online 01. Usuários aceitam propaganda nos vídeos se a marca estiver associada ao conteúdo. 02. Lembrança do anúncio alcança metade do público, portanto, vale lembrar que indicação e associação são essenciais nesse caso. 03. Começar distribuição do vídeo por formadores de opinião e seguidores da marca é um bom caminho.

75 Fatos motivadores O que nos levou a fazer este estudo? #01 A Pesquisa Consumo de vídeo online no Brasil #02 Conclusões #03

76 3 palavras chave para concluir este estudo

77 #03 OPORTUNIDADE

78 O amplo consumo de vídeo online já é uma realidade no Brasil. #03 Ainda existe um gap grande entre consumo das pessoas e o investimento por parte dos anunciantes.

79 #03 RELEVÂNCIA

80 #03 A adequação do conteúdo publicitário com o do vídeo é fundamental. É importante variar o conteúdo do vídeo publicitário para não cansar a audiência.

81 #03 ENGAJAMENTO

82 #03 Aproveite o melhor dos dois mundos: o formato áudio visual da TV com a interatividade da Internet. Promovendo a interação e o engajamento, aumenta a audiência e a lembrança.

83 Obrigado!


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