A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri Profª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri Profª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri."— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri Profª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri

2 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri UMA SOCIEDADE É TÃO ADEQUADA QUANTO LHE PERMITE O ESTADO EMOCIONAL DOS INDIVÍDUOS QUE A INTEGRAM. PERTURBAÇÕES NOS CASAMENTOS AUMENTAM O NÚMERO DE FILHOS COM CONFLITOS E POTENCIALMENTE MENOS PREPARADOS PARA A INTERDEPENDÊNCIA ONTOLÓGICA COM O MUNDO, A CULTURA E A FAMÍLIA.

3 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri O QUE PRECISAMOS APRENDER É RECONHECER COMO OS PROBLEMAS LOCAIS E GLOBAIS ESTÃO INTERCONECTADOS. NENHUM DOS PROBLEMAS DO NOSSO TEMPO PODE SER ENTENDIDO DE MANEIRA ISOLADA. PARA RESOLVÊ-LOS, PRECISAMOS APRENDER COMO PENSAR SISTEMICAMENTE EM TERMOS DE RELACIONAMENTOS, PADRÕES E CONTEXTOS. CAPRA, 2008

4 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri A EDUCAÇÃO É O MELHOR CAMINHO PARA A MUDANÇA DE PARADIGMAS E A FAMÍLIA E A ESCOLA SÃO OS PRIMEIROS GRANDES VÍNCULOS DE INSERÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE PADRÕES ÉTICOS NA VIDA DOS CIDADÃOS.

5 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri E, AO MESMO TEMPO, AGREDIR, HUMILHAR, DESTRUIR, ABUSAR E MATAR ESSA MESMA DESCENDÊNCIA. SOMOS A SOCIEDADE MAIS COMPLEXA DOS SERES VIVOS. PODEMOS CRIAR, ACALENTAR, EDUCAR E FORMAR NOSSA PROLE

6 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri A MÍDIA, ALGUMAS MÚSICAS E O CINEMA PODEM SER ABUSIVOS SEXUAIS PARA NOSSAS CRIANÇAS. 1974, A OMS: O LAR É O LUGAR MAIS VIOLENTO DAS AMÉRICAS DE VÁRIAS FORMAS: PELOS PAIS BIOLÓGICOS, NAMORADOS DE PAIS SEPARADOS, PAIS ADOTIVOS, PADRASTOS E MADRASTAS, TIOS, PRIMOS E IRMÃOS MAIS VELHOS. FBI, EM 2005, 48% DE VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS OCORRE DENTRO DE CASA O GRAU DE TOXIDADE DESSES ABUSOS, INCLUI A HUMILHAÇÃO, A EXPLORAÇÃO E A DEGRADAÇÃO A QUE A VÍTIMA É SUBMETIDA.

7 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri REVISÃO DAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO À SITUAÇÃO TRAUMÁTICA VIVIDA POR TODA FAMÍLIA, DOS PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM AS INTERVENÇÕES: MÉDICOS, POLICIAIS, PSICÓLOGOS, ASSISTENTES SOCIAIS E JUIZES, ENTRE OUTROS. PROFISSIONAIS E COMUNIDADE NECESSITAM CONSTRUIR UMA REDE MAIS CAPACITADA E ENFRENTADORA DA VIOLÊNCIA. PRECISAMOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E SOCIEDADE CIVIL NECESSITAM DE CAPACITAÇÕES REAIS PROFUNDAS E AMPLAS PARA ATENDER OFENSORES, VÍTIMAS E CO-OFENSORES.

8 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri PRECISAMENTE PORQUE O HOMEM ESTÁ EM ESSÊNCIA NO MUNDO, ELE PODE VIVER NO AMOR E/OU NA DESTRUIÇÃO. FERIDAS EMOCIONAIS VISÍVEIS E INVISÍVEIS SÃO HERDADAS, RECONSTRUÍDAS AO LONGO DAS GERAÇÕES.

9 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VALORES PESSOAIS, RELACIONAIS, DE CIDADANIA, DE ÉTICA, DE JUSTIÇA, SÃO TRANSMITIDOS IMPLÍCITA E EXPLÍCITADAMENTE AO LONGO DAS TRANS-GERAÇÕES.

10 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri O CASAMENTO E A VIDA FAMILIAR HÁ LEALDADES MORAIS, FILOSÓFICAS, RELIGIOSAS, POLÍTICAS E PSICOLÓGICAS ONDE AS VÁRIAS GERAÇÕES DAS FAMÍLIAS ASSUMEM COMPROMISSOS QUE PODERÃO SE CONSTITUIR EM DÍVIDAS OU MÉRITOS PARA AS GERAÇÕES SEGUINTES.

11 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri PROBLEMAS CONJUGAIS NÃO RESOLVIDOS PODERÃO CONSTITUIR DÍVIDAS E/OU MÉRITOS PARA OS FILHOS, SEUS FUTUROS CASAMENTOS E SEUS FILHOS.

12 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri AGHAPE FILOSEROS PROJETO COMUM DE VIDA: FILHOS MATRIMÔNIO CARREIRA COMPANHEIRISMO AMIZADE AFETO PAIXÃO SEXO DESEJO AMORES POSSÍVEIS

13 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIA DOS DIVÓRCIOS AFETIVOS E SOCIAIS TEM EXPRESSÕES: FÍSICAS. SEXUAIS. EMOCIONAIS. SOCIAIS. VÁRIAS POSSIBILIDADES DE PREVENÇÃO: PRIMÁRIA. SECUNDÁRIA. TERCIÁRIA.

14 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIA SOCIAL?

15 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIA SOCIAL?

16 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIA SOCIAL?

17 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIA SOCIAL?

18 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VERGONHA SOCIAL?

19 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIA FÍSICA?

20 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIA SOCIAL?

21 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIA RELIGIOSA?

22 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIA SEXUAL?

23 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIA FÍSICA? MORAL? EMOCIONAL?

24 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIAS

25 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIAS

26 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIAS

27 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIA AMBIENTAL

28 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri A VIOLÊNCIA FÍSICA É A MAIS EVIDENTE. A EMOCIONAL, POUCO VALORIZADA. A SEXUAL, NEGADA. A SOCIAL, É PROTAGONISTA. CONSTITUEM UMA TEIA DE ARTICULAÇÕES E COMPLEXIDADES ONDE AS CO- REPONSABILIDADES FICAM CAMUFLADAS.

29 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri. COMPREENDER A COMPLEXIDADE DA VIOLÊNCIA.. DESCONSTRUÇÃO DA A ILUSÃO OU A VISÃO ROMÂNTICA DA QUE A VIOLÊNCIA SE PRODUZ LINEAR E POLARIZADAMENTE NAS FIGURAS DOS VITIMIZADORES E DAS VÍTIMAS. TRABALHO PSICOSSOCIAL JURÍDICO:

30 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri PROMOVER A VISIBILIDADE DA NOSSA ATUAÇÃO COMPLEXA ENQUANTO PRODUTORES, CONSUMIDORES E VÍTIMAS DAS VIOLÊNCIAS. EM DIVERSOS GRAUS, CONTEXTOS E PAPÉIS: FILHOS. PAIS. ALUNOS. EDUCADORES. TERAPEUTAS. CIDADÃOS. TRABALHO PSICOSSOCIAL JURÍDICO:

31 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri ENXERGAR AS NUANCES DA VIOLÊNCIA, TACITAMENTE NEGADAS POR NOSSAS CONSTRUÇÕES CULTURAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E RELIGIOSAS. TRABALHO PSICOSSOCIAL JURÍDICO:

32 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri COMO RECUPERAR A AUTO-ESTIMA? COM A REJEIÇÃO FAMILIAR

33 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri SÃO PESSOAS CHAMADAS DE DISTINTAS, DE TODAS AS CLASSES SOCIAIS, DE VÁRIAS PROFISSÕES, RAÇAS, RELIGIÕES, ETNIAS DE NACIONALIDADES. COMO SÃO OS ABUSADORES? ESSENCIALMENTE HOMENS, EM TORNO DE 94%. (BARUDY, 1998). DESTRÓEM UMA CRIANÇA OU ADOLESCENTE, DE UMA FORMA TÃO REFINADA E MANIPULADORA EMOCIONALMENTE, QUE A VÍTIMA, MUITAS VEZES, NEM CONSEGUE SE RECONHECER COMO TAL.

34 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri DIFICULDADES DE AUTONOMIA EMOCIONAL PARA PARTICIPAR DE RELAÇÕES EMOCIONAIS COM SEUS PARES. OS ABUSADORES TÊM PROBLEMAS DE AUTO-ESTIMA E DE RELACIONAMENTO HOMENS QUE NÃO SE SENTEM CAPAZES DE ENFRENTAR SUA MASCULINIDADE TÊM PROBLEMAS DE INDIVIDUAÇÃO POR NÃO ANTIGIREM A MATURIDADE ESPERADA EM NÍVEIS PSICOSSOCIAIS

35 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri... EU ME SENTIA GRADUALMENTE TOMADO POR UMA ANGÚSTIA, UM VAZIO ENORME NO PEITO E NA BOCA DO ESTÔMAGO... O SEGREDO E O ISOLAMENTO QUE EU ME IMPUNHA DESDE ADOLESCENTE... A ESPOSA ERA DOCE E ME RESPEITAVA EM MUITAS CRISES DE MAU HUMOR... DAÍ A SOLIDÃO ME EXCITAVA... A IDÉIA IA TOMANDO CONTA DE MIM... A COISA IA CRESCENDO, CRESCENDO E EU QUERIA UM ALÍVIO... DEPOIS DE CONSUMAR O ATO... EU ME ALIVIAVA... E ESQUECIA... O ABUSADOR GILBERTO, NOME FICTÍCIO DE UM EXECUTIVO DE 41 ANOS

36 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri... EU ME SENTIA TÃO ESTIMULADO PELA INOCÊNCIA DA MINHA MENINA QUE ADORMECIA NO CARRO, NO BANCO DE TRÁS... COMECEI A ACARICIAR SUA GENITÁLIA LEVEMENTE, PRIMEIRO SOBRE A CALCINHA E DEPOIS DEBAIXO DELA... PAREI O CARRO E ME MASTURBAVA ENQUANTO ACARICIAVA A MINHA PRÓPRIA FILHA COM TRÊS ANINHOS... PARECIA UMA EXCITAÇÃO DE MENINO... EU FICAVA EXALTADAMENTE FELIZ... PODEROSO, INTEIRO...FELIZ... MAS BASTAVA ELA SE MEXER OU VIRAR DE LADO QUE EU ME ASSUSTAVA E PARAVA IMEDIATAMENTE... DAÍ EU ME SENTIA TENSO DE NOVO, COMO QUANDO TIVE AS PRIMEIRAS RELAÇÕES SEXUAIS COM AS NAMORADAS... EU SÓ ME ALIVIAVA QUANDO FANTASIAVA AQUELA SITUAÇÃO DE NOVO... E ME MASTURBAVA MUITAS VEZES...COMPULSIVAMENTE... O ABUSADOR MÁRIO, NOME FICTÍCIO DE UM SENHOR ADVOGADO DE 42 ANOS

37 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri... EU ERA TIDO COMO UM GAROTO AMOROSO E TÍMIDO... QUASE NÃO SAIA DE CASA, PASSAVA OS DOMINGOS DENTRO DE CASA OU COM A FAMÍLIA... ME ASSUSTAVAM AS GAROTAS... EU ME ACHAVA POUCO ATRAENTE... E ODIAVA A POSSIBILIDADE DE SER REJEITADO, ENTÃO PREFERIA NÃO ARRISCAR NADA... DESCOBRI QUE NAMORAR AS MENINAS MAIS FEIAS E MAIS POBRES ERA UMA SAÍDA... COM 16 ANOS EU PEGUEI A FILHA DA MINHA EMPREGADA, QUE TINHA UNS 3 OU 4 ANOS E ME MASTURBAVA ME ESFREGANDO NO BUMBUM DELA... DAÍ A COISA FOI CRESCENDO E CRESCENDO... HOJE EU TENHO QUE FUGIR DA INTERNET... PORQUE FOTOS DE MENINAS NUAS ME CHAMAM PARA UMA RECAÍDA... SÉRGIO, 67 ANOS O ABUSADOR

38 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri... PARECIA QUE EU ENTRAVA NUM TRANSE QUANDO EU ACARICIAVA A MINHA FILHA À NOITE... EU IA COBRÍ-LA... TODAS AS NOITES E ALI EU ME MASTURBAVA... A DELICADEZA E A FRAGILIDADE DELA ERAM O QUE MAIS ME EXCITAVA... A CARA DE ANJO DORMINDO... O CABELO SEDOSO, A PELE MACIA DE CRIANÇA... SÉRGIO, 67 ANOS. O ABUSADOR

39 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri ALGUMAS VEZES SÃO HOMENS COM QUADROS DEPRESSIVOS, NÃO EXPRESSAMENTE VIOLENTOS E COM UMA CERTA PASSIVIDADE EMOCIONAL QUE LEMBRA AS SITUAÇÕES SEXUAIS ONDE ELES PRÓPRIOS FORAM ABUSADOS EM SUA INFÂNCIA. ABUSADORES SEXUAIS INTRAFAMILIARES SÃO EMARANHADOS EMOCIONALMENTE COM SUAS FAMÍLIAS DE ORIGEM POSSUEM DÉBIL INDIVIDUAÇÃO INTEGRADA: DEPENDENTES OU MAGICAMENTE INDEPENDENTES EMOCIONALMENTE DE SEUS FAMILIARES. BUSCAM DOMINAR A ANGÚSTIA DE DESINTEGRAÇÃO ATRAVÉS DA FUSÃO COM OS CONTATOS SEXUAIS COM AS CRIANÇAS.

40 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri CRIANÇAS ABUSADAS... EU PENSAVA QUE AQUELE ERA O JEITO NORMAL DE LAVAR O MEU PIPI... AÍ PERGUNTEI PARA UM AMIGO DA ESCOLA SE QUERIA QUE EU LAVASSE O PIPI DELE COM A MINHA BOCA... COMO A MINHA VÓ FAZIA EM MIM... EU ACHAVA NORMAL... RAFAEL, 14 ANOS. SOFREU ABUSO SEXUAL DA AVÓ MATERNA NA INFÂNCIA.

41 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri ESTAS MULHERES TAMBÉM SE SENTEM CULPADAS POR NÃO SATISFAZER SEXUAL E AMOROSAMENTE SEUS HOMENS VIOLENTOS. SÃO TREINADAS A DESCULPÁ-LOS. AMAM DEMAIS OU SÃO CO-DEPENDENTES AFETIVAS. MÃES CO-ABUSADORAS UM TERÇO DESSAS MULHERES ESTÁ EM RELAÇÕES CONJUGAIS CONFLITIVAS E FORAM ABUSADAS FÍSICA, SEXUAL E/OU PSICOLOGICAMENTE EM SUAS FAMÍLIAS DE ORIGEM. ALGUMAS APRESENTAM-SE COMO AGRESSIVAS SÃO APARENTEMENTE AUTÔNOMAS, MAS DESEJOSAS DE INTIMIDADES AFETIVAS E EMOCIONAIS.

42 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri... ELE SERIA A ÚLTIMA PESSOA DE QUEM EU DESCONFIARIA UMA MONSTRUOSIDADE DESSAS. O QUE SEMPRE ME ENCANTOU NELE FOI A BONDADE, O ALTRUÍSMO, A GENTILEZA COMIGO E COM MEUS FAMILIARES... NUNCA VOU PODER ME PERDOAR POR TER SIDO TÃO CEGA... MÃE CO-ABUSADORA MÃE DE DOIS MENINOS, 39 ANOS, MARIDO ABUSOU DE DUAS SOBRINHAS, FILHAS DE SUA IRMÃ MAIS VELHA

43 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri... ELA ME CONTOU RECENTEMENTE QUE SE ACHAVA POUCO IMPORTANTE PARA TODOS, MENOS PARA ELE, MEU PAI... E QUE ELE ERA BOM E FAZIA COM QUE ELA SE SENTISSE PROTEGIDA E SEGURA. ELA TINHA MEDO DE FICAR SOZINHA PARA O RESTO DA VIDA. SEU PAI, O MEU AVÔ, BATIA MUITO NELA... BEBIA, BATIA NA MÃE E NOS IRMÃOS... E QUE MEU PAI, PELO MENOS, NÃO BEBIA E NÃO BATIA NA GENTE... ELA DIZIA QUE ELE ERA UM BOM MARIDO E UM PAI PARA NÓS, MUITO MELHOR QUE O PAI DELA... ELA PARECE QUE ME OFERECEU DE BANDEJA PARA ELE... PARA AGRADECER PORQUE ELE NÃO BATIA NELA... QUE CRUELDADE E EGOÍSMO... NÃO SEI QUEM ERA PIOR: ELE OU ELA. EU LEMBRO DE COLOCAR TAMPAS DE PANELAS NA MINHA CAMA PARA FAZER BARULHO QUANDO ELE IA... EU BATIA A CABEÇA NA PAREDE... ELA NUNCA ESCUTOU, NUNCA ACORDOU... SILVANA, 38 ANOS, VÍTIMA SEXUAL DE SEU PAI BIOLÓGICO DOS 5 AOS 14 ANOS, FALAVA DE SUA MÃE:

44 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri FLASHBACKS, ALUCINAÇÕES, LABILIDADES EMOCIONAIS, TRANSTORNOS DO SONO E DA ALIMENTAÇÃO; HIPERGIVILÂNCIA, HIPERATIVIDADE, EVITAÇÃO, PETRIFICAÇÃO AFETIVA, ISOLAMENTO, PERDA DE INTERESSES SOCIAIS, FAMILIARES, LÚDICOS E DE LAZER; TRANSTORNOS DE MEMÓRIA E DE CONCENTRAÇÃO, FOBIAS, PÂNICO, DEPRESSÃO E IDÉIAS SUICIDAS, ENTRE OUTROS. COMPORTAMENTOS DE PESSOAS ABUSADAS SEXUALMENTE

45 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri SEDUÇÃO EROTISMO EXAGERADO PARA IDADE AGRESSIVIDADE SEXUAL MASTURBAÇÃO COMPULSIVA PROMISCUIDADE SEXUAL JOGOS SEXUAIS AGRESSIVOS TRANSTORNOS DE IDENTIDADE SEXUAL PROSTITUIÇÃO ATRAÇÃO POSTERIOR POR PARCEIROS (AS) ABUSIVOS. SÍNDROME DE ADAPTAÇÃO (SUMMIT, 1983) OU DE ALIENAÇÃO SACRIFICIAL (BARUDY, 1992)

46 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri... EU SÓ SABIA SEDUZIR PARA BUSCA AFETO... E ISSO ME ROTULAVA DE SAFADA NA FAMÍLIA. ENTÃO, QUANDO MEU MARIDO, A QUEM EU CONTEI O SEGREDO, REVELOU À MINHA FAMÍLIA E BATEU NO MEU PAI, TODOS FORAM CONTRA MIM, DE NOVO... E DISSERAM COMO EU FUI UMA PEQUENA PUTINHA, DESDE OS CINCO ANOS DE IDADE... FALARAM TANTOS HORRORES DE MIM, QUE TIVE MEDO DE MEU MARIDO ACHAR ISSO TAMBÉM... ALIÁS EU AINDA TENHO ESSE MEDO... QUE UM DIA ELE SE VIRE CONTRA MIM... JOANA, 32 ANOS ABUSADA PELO PAI, AVÔ PATERNO E MOTORISTA DA FAMÍLIA

47 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri DIMINUIÇÕES DAS CAPACIDADES DE SENTIR EMOÇÕES ASSOCIADAS À INTIMIDADE, AO CONTATO FÍSICO E À SEXUALIDADE COMPORTAMENTOS DE PESSOAS ABUSADAS SEXUALMENTE ANORGASMIA PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA, VAGINISMO ENTRE OUTRAS DISFUNÇÕES SEXUAIS.

48 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri... EU ME IMAGINAVA COM UM URSINHO ABRAÇADO A MIM E DEITADA COM O MEU BUMBUM NUMA ESTRADA CHEIA DE PEDRINHAS... POR ISSO PODIA TER ALGUMA DOR... JOANA, 32 ANOS. DISSOCIAÇÃO COM UM MECANISMO DEFENSIVO

49 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri O TERAPEUTA FAMILIAR PODE SER MEDIADOR ENTRE AS DETERMINAÇÕES JURÍDICAS E AS QUESTÕES EMOCIONAIS DAS FAMÍLIAS BUSCA PREVENÇÃO DE TRAUMAS E DE SINTOMAS DESENCADEADOSPOR LUTOS NÃO TRABALHADOS.

50 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri O TERAPEUTA FAMILIAR É UM FREQUENTE MEDIADOR DEDIVÓRCIOS

51 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri CRIANÇAS E ADOLESCENTES PODEM SER TRAUMATIZADAS POR SEPARAÇÕES LITIGIOSAS DOS PAIS...NUNCA MAIS...NUNCA MAIS EU VI MINHA MÃE FICAR CONTENTE. ELA CONTOU PARA NÓS QUE MEU PAI DESTRUIU A VIDA DELA... SERÁ QUE ELE VAI DESTRUIR A MINHA VIDA DEPOIS?... Henrique, 10 anos Pais em divórcio litigioso. Depressão e fobia social (escolar)

52 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri OUTRO DESAFIO DO TERAPEUTA FAMILIAR IMPEDIR OU MINIMIZAR RELACIONAMENTOS DE GUERRA ENTRE QUEM VAI SEMPRE SE RELACIONAR: PAIS QUEM VAI SEMPRE SE RELACIONAR: PAIS E FILHOS. FILHOS.

53 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri EX-MULHER: ATUAL MÃE VIOLENTA.... EU VOU VIVER PARA MANTER A VIDA DELE NUM INFERNO... NÃO SOU UM TRAPO VELHO QUE ELE PODE JOGAR FORA DEPOIS DE TANTOS ANOS DE PARCERIA E CONSTRUÇÃO... NÃO VOU DAR MOLEZA! ELE NÃO VAI TER O RESPEITO DOS FILHOS... EU MOSTRO SIM PARA OS FILHOS QUE ELE É... UM GRANDE BANDIDO... Sara, 49 anos. Sara, 49 anos. Em divórcio litigioso. Em divórcio litigioso.2006.

54 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri EX-MARIDO: ATUAL PAI VIOLENTO ATUAL PAI VIOLENTO...NÃO VOU QUERER O BEM ESTAR DELA, QUE ME EXPLORA!... ELA TEM QUE SABER QUE FICAR SEM MIM É FICAR COM A VIDA PIOR MESMO... É FICAR COM A VIDA PIOR MESMO... QUE SE DANE!... SE OS FILHOS QUEREM BOM PADRÃO DE VIDA, QUE VENHAM MORAR COMIGO... PARA ELA... NADA!... João, 44 anos. João, 44 anos.2006.

55 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri MARIDO CULPADO...EU ME SENTIA TÃO CULPADO QUE PERDI A LUCIDEZ QUERIA DEIXAR TUDO PARA ELA... AFINAL FUI EU QUEM DESTRUIU A NOSSA FAMÍLIA... Marcos, 38 anos 2007

56 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri FILHOS ADOLESCENTES E DROGADIÇÕES...É UM INFERNO.. ELES SÓ FALAM MAL UM DO OUTRO... EU NÃO SUPORTO... QUANDO ME DROGO E ENCHO A CARA TENHO VIAGENS DE PAZ... Manoel, 15 anos 1999.

57 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri A DOR DO LUTO...SOMENTE PESSOAS CAPAZES DE AMAR PROFUNDAMENTE PODEM TAMBÉM SOFRER UMA GRANDE DESILUSÃO... TOLSTOY... MINHA DOR NÃO É SÓ PELA FALTA DELA... E DE MEUS FILHOS. SOFRO PORQUE TENHO QUE PERDER MINHA MAIOR ILUSÃO... MEU SONHO DE TER A FAMÍLIA QUE NUNCA TIVE... Vicente, 40 anos 2007

58 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri LUTOS NÃO RESOLVIDOS... ATÉ HOJE, DEPOIS DE 10 ANOS LEMBRO COM DOR NO CORAÇÃO DO DIA EM QUE MEU PAI SAIU DE CASA CHEIO DE RAIVA... ERA RAIVA DA VIDA DELE, MAS EU ACHAVA QUE ERA RAIVA DE MIM E DE MEUS IRMÃOS... Marina, 17 anos 2003

59 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri CRIANÇAS NA FASE DE SEPARAÇÃO...MEU PAI SAIU DE CASA PORQUE EU E MINHA IRMÃ FAZEMOS MUITO BARULHO... Nelsinho, 6 anos Maio de 2002

60 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri MEDIAÇÃO E TRABALHO DO LUTO...A GENTE TEM DUAS CASAS MAS A GENTE É A MESMA FAMÍLIA... Nelsinho, 6 anos Novembro de 2002

61 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri ATIVAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO PARASSIMPÁTICO NO LUTO: LUTA OU FUGA. SENSAÇÕES FÍSICAS DE: VAZIO NO ESTÔMAGO APERTO NO PEITO NÓ NA GARGANTA HIPERSENSIBILIDADE A BARULHO SENSAÇÃO DE DESPERSONALIZAÇÃO FALTA DE AR FRAQUEZA MUSCULAR BOCA SECA FALTA DE ENERGIA...EU CAMINHO PELA RUA E NADA PARECE REAL, INCLUSIVE EU... Paula, 39 anos 2007

62 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri DISTÚRBIOS DA VIOLÊNCIA DE APETITES: QUADROS DE: OBESIDADE BULIMIA ANOREXIA. DO SONO COMPORTAMENTOS AÉREOS: ESTRESSES PÓS TRAUMÁTICOS: TAQUICARDIAS SUDORESES MEDOS HIPERATIVIDADE ALCOOLISMO E DROGADIÇÃO TENTATIVAS DE SUICÍDIO DIRETAS OU INDIRETAS. ESQUECIMENTOS ISOLAMENTO SOCIAL PESADELOS

63 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri FILHOS ENTRE A GUERRA DOS PAIS... SE ELES SE AMAVAM TANTO E AGORA SE ODEIAM ASSIM... QUEM GARANTE QUE NÃO VÃO ODIAR A GENTE DEPOIS?... EU E MEUS IRMÃOS?... Célia,12 anos 2004

64 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri VIOLÊNCIA E EX-CONJUGALIDADE... COMO SUSTENTAR A MÃE DE MEUS FILHOS?...EU NÃO SUPORTO A IDÉIA DE SUSTENTAR AQUELA MULHER DEPOIS DE TUDO......SABER QUE ELA VAI PARA A ACADEMIA, QUE ELA VIAJA, COMPRA ROUPAS... EU NÃO QUERO VÊ-LA FELIZ COM A MINHA GRANA... NÃO QUERO QUE ELA SEJA FELIZ COM MEUS FILHOS.. ELA NÃO MERECE SER A MÃE DELES... Celso, 42 anos Pai de Célia 2004.

65 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri SENTIMENTOS DE ENDIVIDAMENTO NO AMOR DOS FILHOS...EU NÃO POSSO FALAR PARA A MAMÃE QUE EU GOSTO DA CASA DO PAPAI E NEM DA NAMORADA DELE... ELA FICA TRISTE!... EU FALO PARA ELA QUE LÁ É CHATO DE FICAR... E PEÇO PARA ELA DAR UMA RISADINHA PARA MIM, PARA ELA FICAR FELIZ... ELA SÓ CHORA E GRITA. QUANDO A GENTE CHEGA DA CASA DO PAPAI... FAZ MUITAS PERGUNTAS... Regina, 9 anos 2004

66 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri DESCRENÇAS DO MUNDO ADULTO...FIQUEI COM UMA MÃE ENLOUQUECIDA... E MEU PAI SÓ CURTE A VIDE DELE COM AS MULHERADAS... E OS DOIS TÊM CORAGEM DE DIZER QUE AMAM A GENTE... EU E MEUS IRMÃOS.. IMAGINA SE NOS ODIASSEM!... SÃO DOIS EGOÍSTAS. NUNCA MAIS VOU ACREDITAR EM GENTE GRANDE... Pedro, 11 anos 2002

67 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri FILHOS NÃO SÃO ARMAS...EU AGORA SEI QUE SEMPRE VOU PODER GOSTAR DOS DOIS. JÁ ENTENDI QUE ELES NÃO VÃO PODER MAIS MORAR JUNTOS COM A GENTE... JÁ NÃO ESTOU MAIS BRAVA COM OS ANJINHOS... Marcinha, 8 anos 2007.

68 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri O TERAPEUTA FAMILIAR MEDIADOR ENTRE A LEI E A VIDA EMOCIONAL DA FAMÍLIA BUSCA: JUSTIÇA EMOCIONAL QUE LEGITIME AS DIFERENÇAS E LIMITE AS DESIGUALDADES

69 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri O TERAPEUTA FAMILIAR MEDIADOR ENTRE A LEI E A VIDA EMOCIONAL DA FAMÍLIA FAVORECE: CONTEXTOS DE AUTONOMIA DESAPEGOS DO LITÍGIO COMO MANUTENÇÃO DE VÍNCULOS MORTOS E DE LUTOS PATOLÓGICOS

70 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri A TERAPIA FAMILIAR PODE SER ESPAÇO DE MEDIAÇÃO EM LITÍGIOS RESOLVIDOS PELA JUSTIÇA.... A JUSTIÇA E A LEI NOS PROTEGEM QUANDO O AMOR FALHA EM NOS CUIDAR. MAS A ALMA E O CORAÇÃO NÃO SÃO OUVIDOS NO FORUM... PRECISAMOS DA FAMÍLIA, DOS AMIGOS, DO COLO E DO APOIO DAQUELES QUE NÃO PRECISAM NOS JULGAR. A LEI NOS PROTEGE E O AMOR NOS SALVA! PEÇO PERDÃO A MEUS FILHOS POR NÃO TER RESPEITADO A MÃE DELES. E POR ELA NÃO TER ME RESPEITADO.

71 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri A TERAPIA FAMILIAR PODE SER ESPAÇO DE MEDIAÇÃO EM LITÍGIOS RESOLVIDOS PELA JUSTIÇA. ESTÁVAMOS MUITO SOZINHOS E FRAGILIZADOS. SÓ TÍNHAMOS A LEI E OS ADVOGADOS PARA NOS DEFENDER. QUE OS NOSSOS FILHOS POSSAM APRENDER COM NOSSOS ERROS. QUANDO NÃO CONCEDEMOS, NÃO PODEMOS DAR AMOR E O ÓDIO CRESCE. NÃO HÁ TROFÉU PARA A GUERRA DENTRO DA FAMÍLIA. SÓ CEDENDO PODEMOS GANHAR: EU GANHO, ELA GANHA, NÓS GANHAMOS.

72 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri A TERAPIA FAMILIAR PODE SER ESPAÇO DE MEDIAÇÃO EM LITÍGIOS RESOLVIDOS PELA JUSTIÇA. BASTA A DOR DE PERDER UM GRANDE AMOR E UM GRANDE SONHO DE FAZER UMA FAMÍLIA MELHOR QUE A DOS NOSSOS PAIS... Horácio, 38 anos. Foi casado com Denise,36 anos, por 10 anos. Pais de : Marcinha, 8 anos, Geraldo, 6 anos e Tomas, 3 anos. Numa sessão de Ritual de fechamento da Mediação do Divórcio. 2007

73 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri O LIBERALISMO E O AUTORITARISMO EXCESSIVOS PROMOVEM ENDIVIDAMENTOS E DESORGANIZAÇÕES QUE SE REFLETEM NAS RELAÇÕES IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS DAS GERAÇÕES FAMILIARES.

74 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri TERÁ TEMPO A HUMANIDADE DE DESENVOLVER HIERARQUIAS DE VALORES ANTES QUE A SUPERPOPULAÇÃO, A POLUIÇÃO E A DESTRUTIVA TECNOLOGIA ARMAMENTISTA IMPONHAM EMERGÊNCIAS DESTRUTIVAS? DE ONDE E COMO SURGIRÃO EDUCADORES, TERAPEUTAS, ADVOGADOS E JUÍZES? COMO SERÃO OUVIDOS OS SERES HUMANOS QUE NÃO CONFIAM EM NINGUÉM?

75 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri SE NOSSA CULTURA ESTÁ CENTRADA NA DESCONFIANÇA AUTORITARISMO SUBJULGAÇÃO APROPRIAÇÃO E CEGUEIRA PERANTE AO OUTRO... NEGA O AMAR ÉTICO

76 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri O AMAR É A ÚNICA EMOÇÃO QUE EXPANDE O OLHAR EM TODAS AS DIREÇÕES RELACIONAIS E AMPLIA: O VER, O OUVIR, O TOCAR.

77 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri O AMAR DO DIREITO E DA PSICOLOGIA PRECISA DO ABANDONO: DAS CERTEZAS DAS EXPECTATIVAS DOS JUÍZOS DOS PRECONCEITOS

78 Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri A EXISTÊNCIA DOS SERES VIVOS É MULTIDIMENSIONAL! O OLHAR DO DIREITO E DA PSICOLOGIA PRECISA DA MULTIDIMENSIONALIDADE


Carregar ppt "Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri Profª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google