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Cosmetovigilância nas empresas conhecer o mercado é desafio e oportunidade Flávia Addor MEDCIN Instituto da Pele 2008.

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Apresentação em tema: "Cosmetovigilância nas empresas conhecer o mercado é desafio e oportunidade Flávia Addor MEDCIN Instituto da Pele 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Cosmetovigilância nas empresas conhecer o mercado é desafio e oportunidade Flávia Addor MEDCIN Instituto da Pele 2008

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3 Propaganda Embalagem Proposta

4 Propaganda Embalagem Proposta Uso: cor, cheiro, viscosidade, facilidade de aplicação, fixação, intensidade...

5 Propaganda Embalagem Proposta Uso: cor, cheiro, viscosidade, facilidade de aplicação, fixação, intensidade... Beleza Elegância Realce Moda Sedução...

6 Propaganda Embalagem Proposta Uso: cor, cheiro, viscosidade, facilidade de aplicação, fixação, intensidade... Beleza Elegância Realce Moda Sedução...

7 REAÇÃO ADVERSA Todo efeito inesperado e indesejável à utilização do produto, independentemente do tempo de aplicação e intensidade

8 EVENTO INDESEJADO Todo evento resultante de uma interação do consumidor com o produto que venha a ser nociva, independentemente de sua utilização em condições normais, orientadas pelo fabricante. Exemplos: –Machucar-se com a embalagem –Uso inadequado (ingestão)

9 REAÇÕES ADVERSAS EVENTOS INDESEJADOS

10 uso inadequado sensibilização anterior outra causa de reação outra doença cutânea

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13 REPERCUSSÕES Silêncio ressentido... SAC: –Queixa cidadã –Queixa propriamente dita Desgaste ou não... Solicitações ou não... Ameaças ou não...

14 REPERCUSSÕES Silêncio ressentido... SAC: –Queixa cidadã –Queixa propriamente dita Desgaste ou não... Solicitações ou não... Ameaças ou não... PROCONMÍDIANOTIVISA

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17 Reações adversas a produtos sempre existirão; a diferença está na condução do consumidor com reação adversaReações adversas a produtos sempre existirão; a diferença está na condução do consumidor com reação adversa

18 Cosmetovigilância: Exercício que trata desde a tática da coleta de informações até a análise dos dados de mercado com tomadas de decisões

19 Resolução- RDC Nº 332, de 1º de dezembro de 2005 estabelece a necessidade de organização de um sistema de cosmetovigilância interno, cujas informações deverão integrar o dossiê de segurança de cada produto comercializado, mesmo os importados.

20 COSMETOVIGILÂNCIA: atribuições Monitorar comportamento do produto no pós venda: 1.Atender de forma adequada o consumidor com RA 2.Tomar medidas adequadas em caso de desvio quanti ou quali do produto ou algo relacionado a ele; 3.Manter uma documentação adequada em caso de fiscalização ou problemas legais 4.Usar informações de pós venda para aperfeiçoar o produto ou futuros lançamentos

21 EXERCÍCIO DA COSMETOVIGILÂNCIA 1. Atendimento adequado ao consumidor –SAC: »Treinamento »Questionários adequados –Análise das queixas »Condutas padronizadas »Eventos fora do padrão:Suporte técnico para orientações e pareceres MEDCIN Instituto da Pele

22 Atendimento qualificado permite: Agilidade: reduz desgaste com consumidorAgilidade: reduz desgaste com consumidor Efetividade: Inibe má féEfetividade: Inibe má fé

23 2.Tomar medidas adequadas em caso de desvio quantitativo ou qualitativos Reconhecer problemas rapidamente: Quantitativas: Estabelecer margens aceitáveis para cada produto Tabulação das RAs (mensal, semanal) Reações:Estabelecimento de nexo causal Qualitativas: –Medidas individuais de acordo com o caso

24 Estabelecimento do nexo de causa 1.Interpretação do caso e sua documentação 2.Documentação: relatório de cosmetovigilância

25 Identificação: Produto reclamado: História e docs fornecidos: Hipótese(s) diagnostica(s): Relação de nexo: Comprovada Provável Dificilmente relacionada Não comprovada Conduta recomendada:

26 Estabelecimento do nexo de causa: Para o consumidor: A reação realmente foi causada pelo produto? Para a empresa: Avaliação quantitativa: Número de reações causada pelo produto está dentro do esperado? Avaliação qualitativa: Reação intensa? Desgaste intenso do consumidor?

27 Conhecimento do perfil de reações e do seu nexo causal permitem... Preservar a IMAGEM DE MARCA perante ao consumidor Provar a QUALIDADE do produto perante a autoridade sanitária

28 EXERCÍCIO DA COSMETOVIGILÂNCIA 3.ações de acordo com análise técnica das informações externas +informações internas (dossiê de segurança) Não vamos tomar nenhuma atitude porquê está dentro do esperado Vamos mudar o texto de rotulagem Vamos reduzir o ingrediente X Vamos tirar o produto do mercado MEDCIN Instituto da Pele

29 EXERCÍCIO DA COSMETOVIGILÂNCIA Acompanhar as ações para verificação da sua efetividade. Próprio SAC é a principal fonte de informação Distribuidores e força de vendas MEDCIN Instituto da Pele

30 EXERCÍCIO DA COSMETOVIGILÂNCIA 4.Criar um banco de dados sobre o comportamento do produto no mercado PARA CADA PRODUTO: Número de reações/número de vendas Nexo causal positivo/número de reações Condutas tomadas ou não: justificativas MEDCIN Instituto da Pele

31 Manter uma documentação adequada em caso de fiscalização ou problemas legais Manual próprio de procedimentos Sintonizado com: –perfil do porfolio –canal de vendas –consumidor

32 PASSOS: 1.Capacitação do SAC 2.Estabelecimento de uma POLÍTICA DE COSMETOVIGILANCIA 1.De acordo com o perfil da empresa, suas estratégias, portfolio, canal de vendas... 2.Procedimentos para: 1.Gestão de rotina 2.Gestão de crises 3.Confecção periódica de RELATÓRIOS DE COSMETOVIGILÂNCIA

33 OBRIGADA


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